Futebol
Especialista avalia Faye, contratação do Sporting: "É daqueles que vai..."
09 Jan 2026 | 16:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Out 2024 | 10:21 |
Rúben Amorim estará perto de reforçar o Manchester United, informam os media internacionais, depois do despedimento de Erik Ten Hag. Se, em 2024, pode juntar-se ao Manchester United como treinador, há apenas seis anos, em 2018, esteve em Manchester como aluno.
Na altura, no âmbito de um estágio que fez da Faculdade de Motricidade Humana, chamado ‘High Performance Football Coaching’, Amorim visitou as instalações do Manchester United, como um dos três alunos que estava sob alçada do ‘Special One’ - José Mourinho.
Mourinho, que até passou no Sporting em 1993 como treinador-adjunto e tradutor, despontou para o futebol como treinador principal no início dos anos 2000 e leva quase 25 anos de carreira. Já Rúben Amorim fez a sua estreia em 2018, exatamente no mesmo ano em que se encontrou com o ‘special one’ em Manchester.
Desde que o caminho dos dois se cruzou, José Mourinho passou, para além dos ‘Red Devils’, pelo Tottenham Hotspurs, Roma e Fenerbahçe – onde milita atualmente. Venceu, desde 2018, uma Liga Conferência com a Roma; Já Rúben Amorim começou em 2018 no Casa Pia, o Braga B, a equipa principal do Braga, e o Sporting desde 2020. Venceu, nesses seis anos, uma Supertaça, três Taças da Liga e dois Campeonatos Nacionais (todos os títulos exceto uma Taça da Liga enquanto treinador do Sporting).
Rúben Amorim, que segundo a imprensa inglesa, está muito perto de se juntar ao Manchester United pelo valor da sua cláusula de rescisão, leva um percurso quase imaculado ao comando do Sporting na época 24/25. São nove vitórias em nove jogos para o campeonato, com 30 golos marcados e apenas dois sofridos; sete pontos em nove possíveis na Liga dos Campeões; presença nos quartos de final da Taça da Liga e nos 16 avos de final da Taça de Portugal.
Rúben Amorim comparado a José Mourinho:
Após a oficialização de Luis Guilherme e a chegada de Souleymane Faye, Clube de Alvalade não descarta uma nova contratação
10 Jan 2026 | 09:50 |
O Sporting continua atento ao mercado e um dos nomes que mais desperta atenção é o de Yeremay Hernández. Carlos Valerón, ídolo para os adeptos do Deportivo da Corunha, analisou o impacto do jogador nesta temporada e deixou elogios ao internacional sub-21 espanhol.
C. Valerón: "Veremos o que acontece no futuro, mas o seu percurso é muito promissor"
"Neste momento, é o jogador mais determinante da liga. Tem um futuro muito risonho. Quis continuar a crescer no Deportivo porque tem o desejo de subir à LaLiga com o clube que o acolheu. Veremos o que acontece no futuro, mas o seu percurso é muito promissor", afirmou o ex-futebolista, em entrevista à 'Marca' sublinhando o valor crescente do extremo.
Os leões tentaram garantir o atleta no último verão, mas uma proposta na ordem dos 25 milhões de euros, mais cinco milhões por objetivos, não convenceu os galegos, que optaram por manter o seu ativo mais valioso no plantel. A vontade do jogador em ajudar o Deportivo na luta pela subida à primeira divisão espanhola também foi um fator decisivo.
Apesar da forte ligação ao clube, a novela de mercado continua em aberto, com Yeremay a encaixar perfeitamente no perfil desejado pelo Sporting para reforçar o flanco direito a partir da esquerda. Após a oficialização de Luis Guilherme e a chegada de Souleymane Faye, o Sporting não descarta uma nova contratação.
Esta temporada, ao serviço do Deportivo, Yeremay Hernández – avaliado em 25 milhões de euros – leva 20 encontros disputados, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 1.742 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo de 23 anos marcou sete golos e fez seis assistências.
Clube de Alvalade tem plano bem definido em relação ao jogador e, ao que tudo indica, fará parte do plantel principal dos leões na próxima época
10 Jan 2026 | 03:00 |
O Sporting está a ponderar contar Diogo Travassos em Alvalade para 2026/27, sabe o Leonino. O jogador dos quadros verdes e brancos encontra-se emprestado ao Moreirense e a Direção dos leões está bastante impressionada com a temporada que tem vindo realizar.
Segundo pode avançar o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, a equipa técnica de Rui Borges está a acompanhar atentamente a evolução do jovem lateral direito e, caso continua assim na segunda metade da temporada, o futuro poderá trazer-lhe a oportunidade de ingressar na equipa principal dos verdes e brancos.
Na verdade, o plano para Travassos sempre foi o seu regresso ao Sporting. Este segundo empréstimo consecutivo - depois de ter estado no Estrela da Amadora em 2024/25 -, tinha como objetivo primário a sua continuidade numa prova mais competitiva, para a estrutura perceber de que forma o jogador acabaria por reagir.
Apesar de não ter sido aposta de Rui Borges para o arranque de 2025/26, o atleta é visto como uma promessa para o futuro próximo do Sporting. Como prova da confiança depositada no jogador da formação de Alcochete, Frederico Varandas recompensou o defesa com uma renovação de contrato válida até 2030 e com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Neste início de temporada, Diogo Travassos - avaliado em 2,5 milhões de euros - foi emprestado pelo Sporting à formação do Moreirense, em busca de ganhar mais ritmo competitivo. Em Moreira de Cónegos, conta já com 13 partidas realizadas, 1.019 minutos de utilização e três golos.
Central de 22 anos, formado em Alcochete, é um dos vários atletas do Clube de Alvalade indisponíveis para o treinador da equipa
09 Jan 2026 | 17:39 |
Eduardo Quaresma já teve alta hospitalar e encontra-se agora em repouso domiciliário, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao osso zigomático da face esquerda, na sequência de uma lesão sofrida Sporting - Vitória de Guimarães, que culminou na eliminação na Allianz Cup.
A cirurgia decorreu sem complicações e permitiu que Eduardo Quaresma recebesse alta pouco depois, iniciando agora um período de repouso fora do hospital, sob vigilância médica, antes de regressar gradualmente à atividade desportiva.
Tal como já tinha sido avançado, o tempo de paragem estimado ronda as três semanas, dependendo da evolução da recuperação e da adaptação às proteções faciais que poderão ser utilizadas no regresso do 'camisola 72' à competição.
Apesar da ausência temporária, a evolução clínica do defesa português tranquiliza o Sporting, que segue atentamente o processo de recuperação de um jogador que tem somado minutos com Rui Borges na temporada, fruto das restantes lesões no plantel.
Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem 1088 minutos somados em 15 partidas oficiais, com um golo marcado e duas assistências. O jovem central já conquistou três Campeonatos Nacionais, uma taça de Portugal e uma Taça da Liga.