
Futebol
Bernardo Palmeiro vai tentar contratar internacional espanhol para o Sporting
05 Set 2025 | 13:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Out 2024 | 10:21 |
Rúben Amorim estará perto de reforçar o Manchester United, informam os media internacionais, depois do despedimento de Erik Ten Hag. Se, em 2024, pode juntar-se ao Manchester United como treinador, há apenas seis anos, em 2018, esteve em Manchester como aluno.
Na altura, no âmbito de um estágio que fez da Faculdade de Motricidade Humana, chamado ‘High Performance Football Coaching’, Amorim visitou as instalações do Manchester United, como um dos três alunos que estava sob alçada do ‘Special One’ - José Mourinho.
Mourinho, que até passou no Sporting em 1993 como treinador-adjunto e tradutor, despontou para o futebol como treinador principal no início dos anos 2000 e leva quase 25 anos de carreira. Já Rúben Amorim fez a sua estreia em 2018, exatamente no mesmo ano em que se encontrou com o ‘special one’ em Manchester.
Desde que o caminho dos dois se cruzou, José Mourinho passou, para além dos ‘Red Devils’, pelo Tottenham Hotspurs, Roma e Fenerbahçe – onde milita atualmente. Venceu, desde 2018, uma Liga Conferência com a Roma; Já Rúben Amorim começou em 2018 no Casa Pia, o Braga B, a equipa principal do Braga, e o Sporting desde 2020. Venceu, nesses seis anos, uma Supertaça, três Taças da Liga e dois Campeonatos Nacionais (todos os títulos exceto uma Taça da Liga enquanto treinador do Sporting).
Rúben Amorim, que segundo a imprensa inglesa, está muito perto de se juntar ao Manchester United pelo valor da sua cláusula de rescisão, leva um percurso quase imaculado ao comando do Sporting na época 24/25. São nove vitórias em nove jogos para o campeonato, com 30 golos marcados e apenas dois sofridos; sete pontos em nove possíveis na Liga dos Campeões; presença nos quartos de final da Taça da Liga e nos 16 avos de final da Taça de Portugal.
Rúben Amorim comparado a José Mourinho:
Defesa espanhol tem sido opção inicial de Rui Borges no lado direito da linha mais recuada dos verdes e brancos, mas não convence adeptos
05 Set 2025 | 13:59 |
Iván Fresneda tem sido o lateral-direito do Sporting neste arranque de temporada. No entanto, Zeca Rodrigues acredita que a posição será, brevemente, de Georgios Vagiannidis, admitindo que o grego tem de "começar um ou dois jogos a titular" para ganhar o lugar.
"É um lateral muito ofensivo, com grande qualidade técnica. Vai para um ambiente novo, precisa de algum tempo, mas também foi grande aquisição e vai dar muitas alegrias", disse o médio, ao jornal O Jogo, deixando também o seu parecer sobre Fotis Ioannidis.
Para Zeca, Vagiannidis "precisa de alguma adaptação", que chegará com a saída de Iván Fresneda do onze inicial de Rui Borges: "Começar um ou dois jogos a titular para ganhar confiança e mostrar o seu valor, no futuro vai ser ainda melhor", admitiu.
Vale recordar que Zeca já tinha deixado grandes elogios a Vagiannidis, ainda antes de o lateral ter sido contratado pelo Sporting. Uma vez que jogaram juntos no Panathinaikos, o luso-helénico é muito conhecedor das características do defesa leonino.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 8 milhões de euros - participou em três partidas. O lateral dos verdes e brancos foi suplente utilizado em todos os encontros que disputou, somando 98 minutos e uma assistência.
Internacional grego é o novo 'camisola 89' dos verdes e brancos e estava referenciado pela estrutura dos leões desde a temporada passada
05 Set 2025 | 13:54 |
Fotis Ioannidis foi contratado para a posição de ponta de lança, mas pode jogar em várias zonas do terreno. Quem o diz é Zeca Rodrigues, médio que partilhou balneário com o grego no Panathinaikos e que acredita no sucesso do novo 'camisola 89' dos leões - tal como Laszlo Boloni.
Zeca: "Ioannidis vai enquadrar-se muito bem no sistema do Sporting"
“É um jogador técnico, rápido, que gosta de se associar com os colegas. E tanto procura a bola na profundidade como no pé. A técnica, a força e a velocidade são as suas principais características e, por isso, vai enquadrar-se muito bem no sistema do Sporting”, começou por dizer, ao jornal O Jogo.
O médio acredita que Ioannidis e Harder "são avançados muito diferentes", estabelecendo a comparação entre ambos: "O Harder é um jogador mais na base da força, de tentar sempre finalizar as jogadas, mesmo com remates de fora da área, não é tão associativo como o Ioannidis, essa é a grande diferença entre eles”.
Zeca: "Ioannidis pode ser utilizado noutra posição que não a de ponta-de-lança"
“(Ioannidis) Pode ser utilizado noutra posição que não a de ponta-de-lança, mais descaído para a esquerda no flanco, como um falso nove. Consegue associar-se, é muito inteligente e tem muita qualidade”, admitiu Zeca, garantindo que Rui Borges poderá ter várias opções com o grego.
O rendimento do avançado não foi o melhor na última temporada, mas Zeca compreende a queda de forma: “No ano passado começou a época lesionado num ombro, perdeu a pré-época. As coisas também não corriam muito bem à equipa e os resultados só melhoraram com a entrada do Rui Vitória. As coisas não correram como ele desejava, queria muito ser campeão no Panathinaikos, penso que houve vários fatores a contribuir para uma temporada menos boa a nível pessoal".
Leões visitam o terreno dos minhotos na quinta jornada da Liga Portugal Betclic, num encontro agendado para as 20h30 de dia 13 de setembro
05 Set 2025 | 13:50 |
Rui Borges recebeu grandes notícias! Hidemasa Morita e Maxi Araújo vão ser opção diante do Famalicão. O encontro da quinta jornada do Campeonato Nacional marca o regresso da dupla do Sporting, que tem estado afastada a contas com uma lesão.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, a dupla ainda cumpre trabalho específico. Morita falhou o Clássico com o Porto por problemas musculares e Maxi está fora desde o primeiro jogo oficial da temporada, diante do Benfica, na Supertaça.
Contudo, a mesma fonte garante que, apesar de ainda terem treino específico, tanto Morita como Maxi integrarão o lote de convocados de Rui Borges. Em contrapartida, Ousmane Diomande irá continuar afastado das opções do treinador do Sporting.
O defesa-central da Costa do Marfim está numa fase mais atrasada da recuperação e a deslocação a Famalicão é vista como uma das mais exigentes da Liga Portugal Betclic, pelo que os responsáveis do Sporting não vão forçar a utilização do 'camisola 26'.
O Sporting volta a entrar em campo apenas no próximo dia 13 de setembro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a quinta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á no Minho, com pontapé de saída agendado para as 20h30.
Bernardo Palmeiro vai tentar contratar internacional espanhol para o Sporting
05 Set 2025 | 13:47
Exclusivo Leonino - Rui Borges muito desiludido com extremo do Sporting
05 Set 2025 | 13:37
Estêvão marca golaço de bicicleta no Brasil - Chile com contribuição de ex Sporting (vídeo)
05 Set 2025 | 13:27