Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Ainda antes da conferência de imprensa onde Rúben Amorim e Frederico Varandas explicaram a todos os Sócios e adeptos a saída do treinador do Clube, o Sporting recebeu, e venceu por 5-1, o Estrela da Amadora, em jogo a contar para a décima jornada do campeonato.
Esta foi a décima vitória da equipa de Alvalade no mesmo número de jogos, mantendo o pleno de vitórias no campeonato. Com apenas um jogo da Liga para disputar até à saída de Rúben Amorim, o treinador fica assim com a hipótese de igualar o melhor início de época da história do Sporting: 11 vitórias nos primeiros 11 jogos na prova.
Foi já há 34 anos que o registo foi alcançado, na época 90/91, com Marinho Peres aos comandos da equipa: nesse ano, triunfos sobre Vitória Guimarães, Penafiel, Salgueiros, Boavista, Belenenses, Estrela da Amadora, União da Madeira, Nacional, Vitória de Setúbal, Famalicão e Braga (curiosamente, também foi contra os arsenalistas que os leões jogaram na 11ª jornada em 90/91) valeram o recorde.
Na jornada seguinte, frente ao Chaves, a equipa acabaria por ceder um empate e sofreria a primeira derrota dois jogos depois da igualdade com os flavienses. Depois do início fulgurante, o Sporting de 90/91 perdeu ‘gás’, e acabou por terminar o campeonato português no terceiro lugar da classificação.
O Sporting de 24/25, por sua vez, leva vitórias contra Rio Ave, Nacional, Farense, Porto, Arouca, AVS, Estoril, Casa Pia, Famalicão e Estrela da Amadora, com chance para igualar o recorde contra o Braga. Tem mais golos marcados e menos sofridos que a equipa de 90/91 (28-4 em 11 jogos contra 35-3 em dez jogos), mas um contexto muito específico: vai ficar, após a décima primeira jornada da Liga Portuguesa, sem o treinador que está aos comandos da equipa desde março de 2020.
Futebolista do Clube de Alvalade é muito apreciado no estrangeiro e vem fazendo uma grande temporada com a Listada verde e branca
|
0Geovany Quenda é um dos maiores diamantes do Sporting. Na primeira época ao serviço da equipa principal, o jovem tem sido um dos principais agitadores do ataque verde e branco, o que lhe vale destaque fora de Portugal e cobiça de grandes tubarões.
O jornal Sport escreve que o jovem craque "está destinado a tornar-se um jogador que pode marcar uma era no futebol europeu, se mantiver esta evolução". O diário desportivo do país vizinho faz até uma comparação com Lamine Yamal, estrela do Barcelona.
"A precocidade, o talento e o jogo de desequilíbrio" são fatores referidos pela fonte acima mencionada, que não esquece os recordes do 'camisola 57' ao ser o mais jovem de sempre a marcar na Liga pelo Sporting, ultrapassando Cristiano Ronaldo, mas também o mais jovem a jogar na Champions pelos leões, a marcar em Clássicos e a ser convocado para a Seleção Nacional.
Esta época, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 31 partidas, nas quais disputou 2.147 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, quatro assistências e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.
Sendo esta a sua primeira temporada ao serviço da equipa principal do Clube de Alvalade, na época anterior, Geovany Quenda participou em 24 encontros pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, apontou 11 golos e fez sete assistências.
Técnico verde e branco está ansioso por poder trabalhar com jogador, numa altura em que Clube de Alvalade luta pela conquista do campeonato
|
0Pedro Gonçalves caminha a passos largos para o regresso aos relvados. O 'camisola 8' do Sporting está na reta final da recuperação e, embora possa ter luz verde para voltar às opções, Rui Borges não quer apressar a situação e abrir a possibilidade de perder o jogador novamente.
O técnico verde e branco está ansioso por trabalhar com Pote, que ainda não teve qualquer utilização por parte do treinador dos leões. O último encontro do internacional português foi a 10 de novembro, em Braga, na despedida de Ruben Amorim.
É expectável que o jogador - classificado como "indispensável" por Carlos Pereira - regresse no início do próximo mês de fevereiro, estando o duelo com o Farense marcado no calendário da estrutura leonina. O duelo joga-se dia 2, às 18h00, no Estádio José Alvalade e o Sporting acredita que Pote esteja apto.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada desportiva de 2024/25 em grande plano. De momento, soma cinco golos e seis assistências em apenas 12 partidas, nas quais disputou um total de 884 minutos dentro das quatro linhas.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 190 partidas, 81 golos, 49 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Frederico Varandas, Presidente dos verdes e brancos, estará atento a possível negócio com o emblema andaluz, mas tem concorrência pelo jogador
|
0O Sporting está muito atento a Juanlu Sánchez, lateral-direito do Sevilha. Depois de falhar as contratações de Alberto Costa e Andrés García, Frederico Varandas, Presidente dos leões, estuda, em sintonia com a restante estrutura leonina, a contração do jovem espanhol.
A informação está a ser avançada pelo Estadio Deportivo, com o jornal do país vizinho a garantir que Sporting e Real Madrid estão interessados no jogador. O polivalente de 21 anos vê o contrato terminar em breve - 30 de junho de 2026 - e tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.
A mesma fonte explica que Juanlu está muito bem referenciado, apesar de os responsáveis leoninos ainda não terem feito qualquer proposta concreta. Para já, apenas foram estabelecidos os habituais contactos por parte de intermediários de uma eventual transferência.
A possível chegada de Juanlu deixava Iván Fresneda novamente mais perto da saída. O 'camisola 22' tinha tudo acordado com o Como, mas Rui Borges vetou a transferência, uma vez que recusou ficar apenas com Eduardo Quaresma para a posição.
Esta temporada, Juanlu Sánchez - avaliado em 12 milhões de euros - soma 18 partidas com a camisola do emblema da Andaluzia. No total, o Campeão Olímpico pela Espanha disputou 890 minutos, tendo marcado três golos e feito outras tantas assistências.