
Modalidades
Campeonato Placard Andebol Fase Final 24/25: Marítimo - Sporting (Jornada 5) ao minuto
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
A equipa de andebol do Sporting sagrou-se no passado sábado bicampeã. No final do encontro, que terminou com a vitória dos leões, Ricardo Costa, à semelhança de Salvador Salvador, foi um dos rostos que reagiu ao triunfo dos verdes e brancos.
Ricardo Costa - "Foi uma época muito dura, muito exigente"
"Estamos muito felizes, tem um sabor especial, não é o primeiro mas é como se fosse. Foi uma época muito dura, muito exigente. Fizemos história, esta é uma das melhores épocas de sempre, mas ainda não acabou! Queremos ganhar a Taça de Portugal", começou por contar o técnico do Sporting após a conquista do Bicampeonato.
"Foi um ano extraordinário, muito duro, mas conseguimos chegar ao objetivo final que era sagrar-nos campeões nacionais", acrescentou de seguida Ricardo Costa, que acabou por recordar a eliminação na Liga dos Campeões, acabando por revelar que esperava chegar mais longe na prova europeia.
"Quando chegámos ao Sporting, propusemo-nos marcar uma era e não ganhar de vez em quando. O que queríamos era ganhar mais vezes do que aquelas que perdemos. Creio que sete títulos em 3 anos e meio espelha isso e o empenho que colocamos nessa tarefa. É uma marca, mas não é minha enquanto treinador, é de todos", prosseguiu o timoneiro enquanto festejava a conquista.
"Queremos que o Sporting seja maior a cada dia, quando saímos para o campo queremos ganhar todos os dias. Ainda queremos mais, queremos estar por aqui mais anos e não sei onde vamos chegar. Queremos voltar à Liga dos Campeões e fazer mais, queríamos estar em Colónia. Isso ainda está na nossa mente", finalizou Ricardo Costa.
Depois de uma época de conquistas, dirigente máximo dos leões acordou permanência de uma das peças fundamentais do Clube de Alvalade
|
Mamadou Gassama renovou, esta terça-feira, contrato com o Sporting. Em comunicado, o Clube de Alvalade, liderado por Frederico Varandas, anunciou a continuidade do ponta do andebol leonino, que se mostrou muito satisfeito por continuar nos verdes e brancos e desejoso de continuar a ganhar troféus, isto após o bicampeonato do fim-de-semana passado.
Mamadou Gassama: "Estou cheio de orgulho por poder estar no Sporting durante mais épocas"
“Este é um momento muito feliz para mim e para a minha família. Estou cheio de orgulho por poder estar aqui durante mais épocas. Foi o que me fez ficar. Quando saímos da zona de conforto temos sempre dúvidas e este era um projecto novo, com jogadores jovens, mas aqui, desde o primeiro dia, as pessoas estiveram à volta da equipa e isso torna tudo mais fácil. Acho que evoluí também e dei sempre o meu melhor pela equipa e pelos adeptos”, começou por afirmar Mamadou Gassama.
“Quando cheguei, queria ganhar títulos, mas nunca imaginei que ia jogar contra as melhores equipas e os melhores jogadores na Champions. Tenho 31 anos e tudo o que aconteceu esta época foi um sonho, e temos de continuar a perseguir os nossos sonhos”, destacou Gassama, em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
Mamadou Gassama destacou o trajeto histórico protagonizado pelo Sporting, sendo a primeira equipa portuguesa a apurar-se diretamente para os quartos-de-final da Liga dos Campeões de Andebol e agradeceu aos adeptos: “Muito obrigado por todos estes anos. Estão sempre connosco. Surpreendeu-me a forma como nos estiveram a apoiar durante vários minutos depois de sermos eliminados. Foi um momento muito lindo e que nunca vou esquecer. Para mim, o Sporting, além de ser grande, é muito familiar".
Desde que chegou ao Sporting, oriundo dos espanhóis do Granollers, Mamadou Gassama realizou 196 encontros, nos quais marcou uns impressionantes 496 golos. O espanhol já conquistou dois Campeonatos Nacionais (2023/24 e 2024/25), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24) e duas Supertaças (2023 e 2024).
Confira este momento de Mamadou Gassama:
Atleta que conquistou o campeonato pelo Clube de Alvalade referiu-se ao treinador leonino e lembrou momento marcante dos festejos no Marquês de Pombal
|
O Sporting sagrou-se, este sábado, bicampeão nacional de andebol. A equipa verde e branca venceu na deslocação ao reduto do Marítimo, por 32-23, e garantiu o primeiro lugar do grupo A da fase final da Liga Placard. Os jogadores leoninos fizeram a festa no Funchal e Salvador Salvador lembrou, com boa disposição, o treinador da equipa de futebol, Rui Borges.
“Espero que tenham guardado uma mesinha na tasca do míster Rui Borges, que o andebol também é bicampeão. Vai mais uma para o Museu”, disse o lateral, num vídeo partilhado nas suas redes sociais, lembrando as palavras de Sofia Oliveira. O técnico dos bicampeões nacionais de futebol reagiu, nos stories do Instragam, e saudou a conquista do andebol do Clube de Alvalade: “Bicampeão. Juntos”.
Vale lembrar que, nas celebrações do bicampeonato de futebol, no Marquês de Pombal, Rui Borges ‘respondeu’ à comentadora Sofia Oliveira – que o tinha acusado de ser um “animal de taberna” – e atirou: “Agora vamos todos para a taberna festejar”. Também Pedro Gonçalves brincou com a situação e disse que o técnico era “o campeão da tasca”.
Este sábado, a equipa de andebol do Sporting confirmou o favoritismo e triunfou no reduto do Marítimo, por 32-23, sendo que ao intervalo os leões já venciam por 18-14. Orri Thorkelsson e Martim Costa foram os melhores marcadores do lado verde e branco, com seis golos marcados, enquanto Salvador Salvador marcou quatro tentos. O Clube de Alvalade soma 47 pontos, na liderança do grupo A da fase final do campeonato.
Até final da temporada, o Sporting vai defrontar o Porto, em duas ocasiões. No próximo sábado, dia 31 de maio, os leões recebem os azuis e brancos, num jogo referente à última jornada do campeonato e que servirá apenas para cumprir calendário. Uma semana depois, disputar-se-á novo clássico, em Santo Tirso, a contar para a final da Taça de Portugal.
Confira, aqui, as palavras de Salvador Salvador:
Equipa verde e branca passou com distinção na partida da quinta jornada do grupo A frente ao Marítimo e faz a festa a uma jornada do fim
|
A equipa de andebol do Sporting derrotou o Marítimo por 32-23, este sábado, dia 24 de maio, em jogo da quinta jornada do grupo A da fase final e sagrou-se bicampeã nacional a uma jornada do final da competição. O Clube de Alvalade levou de vencida a turma de Paulo Fidalgo e ergue o 23.º título da sua História.
Num duelo disputado no Funchal, a primeira parte teve várias reviravoltas no marcador, com a equipa insular a não facilitar a missão dos leões que precisavam de apenas um empate para serem campeões. Ainda assim, ao intervalo, já haviam alcançado uma diferença de quatro golos no marcador (18-14)
Na etapa complementar, a vantagem significativa que permitiu aos verdes e brancos gerir o jogo de outra forma. Ainda assim, o Clube de Alvalade aumentou a diferença no placard e somaram três pontos fulcrais, de forma incontestável, em casa dos madeirenses.
Orri Thorkelsson e Martim Costa foram os melhores marcadores do lado leonino, com seis golos marcados. Salvador Salvador e Mamadou Gassama (quatro) foram os senhores que se seguiram num jogo em que os verdes e brancos não deram qualquer hipóteses ao adversário.
Com esta vitória - a 41.ª em 52 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa passam a somar 47 pontos. Os dragões são segundos com 44, seguido do Benfica (37). O Marítimo é quarto com 32. O andebol do Sporting volta a jogar no próximo sábado, dia 31 maio, diante do Porto (18h00), no Pavilhão João Rocha, em partida da sexta e última ronda desta fase final, que servirá apenas para cumprir calendário.
Jogadores e adeptos festejam bicampeonato: