Modalidades
Guarda-redes apontado à saída do Sporting antevê próximo jogo: "Vai ser difícil"
04 Out 2026 | 16:56
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
18 Set 2026 | 03:00 | Por Redação
André Kristensen interessa ao Flensburg, sabe o Leonino. O emblema alemão, uma das formações de maior dimensão da Bundesliga, tem o guarda-redes de andebol Sporting referenciado e acompanha com atenção a situação do internacional norueguês.
O interesse do emblema que já garantiu as contratações de Kiko Costa e Martim Costa surge numa altura em que Kristensen continua a assumir um papel de destaque na equipa orientada por Ricardo Costa. O guardião de 26 anos é uma das principais figuras do projeto leonino e renovou contrato em 2024, embora a duração do novo vínculo não tenha sido tornada pública.
O Sporting, ainda assim, está atento a qualquer desenvolvimento em torno do futuro do norueguês. Como o Leonino revelou anteriormente, Ísak Steinsson, guarda-redes islandês de 20 anos que representa o Drammen, está entre os jogadores acompanhados pelos responsáveis verdes e brancos para reforçar a baliza nas próximas temporadas.
Não existe, para já, qualquer proposta dos leões pelo jovem internacional islandês, mas o perfil agrada à estrutura da modalidade. Steinsson, de 1,94 metros, encaixa na política de identificar atletas com margem de progressão e poderá ganhar maior relevância caso se abra uma vaga no setor, que atualmente conta com Kristensen, Mohamed Aly e Santiago Póvoas.
André Kristensen chegou ao Sporting em 2023, precisamente proveniente do Drammen, e tornou-se uma das peças fundamentais da equipa. O guarda-redes soma 192 encontros de leão ao peito e conquistou 11 títulos: três Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal e quatro Supertaças.
Equipa do Clube de Alvalade meteu o pé no acelerador e conquistou um triunfo bastante dilatado em nova jornada do Campeonato Nacional
18 Out 2026 | 15:27 | Por Redação
O Sporting continua imparável no Campeonato Nacional de andebol. Os tricampeões nacionais somaram a oitava vitória consecutiva na fase regular, ao vencerem o Águas Santas por expressivos 37-28, no pavilhão da formação adversária.
Na ressaca de dois jogos para a EHF Champions League, os leões começaram praticamente a construir o triunfo desde os primeiros minutos. Ao intervalo, a grande figura da partida era Salvador Salvador, com o capitão dos leões a apontar seis dos golos leoninos e a terminar a primeira parte já com uma vantagem considerável: 21-14.
No segundo tempo, a equipa de Alvalade geriu a vantagem sem nunca permitir que o adversário colocasse o triunfo em causa. O resultado foi-se dilatando numa altura em que o Águas Santas já acusava bastante cansaço e, a meio desta segunda parte, os leões distanciavam-se por 13 golos. No final, o Sporting acabou por vencer por 37-28.
Salvador Salvador foi o melhor marcador da equipa do Sporting, com 8 golos assinalados no encontro, enquanto Francisco Costa acrescentou 5, seguindo-se na lista. Carlos Álvarez e Mamadou Gassama - que pode estar de saída - também estiveram em destaque com 4,.
Com esta vitória - a 13.ª em 15 partidas oficiais nesta temporada - os verdes e brancos continuam na liderança do Campeonato Nacional, com 24 pontos amealhados e apenas com triunfos. O Sporting volta agora e entrar em campo no próximo domingo, 25 de outubro, frente ao Póvoa AC, no Pavilhão João Rocha.
Saída do jogador de 25 anos de idade junta-se a um conjunto de despedidas que promete obrigar a uma reformulação significativa do plantel
11 Out 2026 | 03:00 | Por Redação
Emil Berlin vai deixar o Sporting no final da presente temporada, sabe o Leonino. O lateral direito sueco não vai integrar o plantel verde e branco em 2027/28, numa altura em que a estrutura leonina prepara várias mudanças na equipa de andebol orientada por Ricardo Costa.
A saída do jogador junta-se a um conjunto de despedidas que promete obrigar a uma reformulação significativa do grupo. A renovação do plantel surge num contexto de mudanças profundas em Alvalade. Martim Costa e Kiko Costa já têm a saída definida para o Flensburg.
Orri Þorkelsson também tem acordo para representar o Gummersbach na próxima temporada. Mamadou Gassama é outro dos nomes apontados à saída, num cenário que obriga o Sporting a preparar alternativas para manter a competitividade nas várias frentes.
Emil Berlin chegou ao Sporting no verão de 2025, depois de ter passado praticamente toda a carreira no Sävehof, da Suécia. Natural de Gotemburgo, o lateral chegou a Alvalade para viver a primeira experiência fora do seu país, depois de oito anos no seu país natal.
Na primeira época de leão ao peito, integrou uma equipa que voltou a conquistar o campeonato nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça. Berlin terminou a temporada 2025/26 com 84 golos em 52 jogos. Já na campanha atual, procura continuar a contribuir para uma equipa que pretende manter o domínio interno.
Neste momento, tudo indica que o jogador será um dos vários nomes a deixar o Clube de Alvalade assim que esta época chegar ao fim
07 Out 2026 | 03:00 | Por Redação
Mamadou Gassama vai deixar o Sporting no final da presente temporada, sabe o Leonino. Ao que tudo indica, o jogador espanhol não fará parte do plantel verde e branco em 2027/28, aumentando uma lista de despedidas que promete obrigar a uma profunda reformulação da equipa de andebol dos leões.
Ao que o nosso Jornal apurou, a saída está definida e Gassama irá terminar a ligação ao Sporting quando chegar ao fim a atual época, isto depois da última renovação ter acontecido em maio de 2025. A estrutura leonina está já a preparar o futuro do plantel, num momento em que várias das principais peças da equipa têm o destino traçado para a próxima temporada.
Martim Costa e Kiko Costa têm a saída oficializada para o Flensburg, enquanto Orri Þorkelsson também já tem acordo para representar o Gummersbach em 2027/28. A estes podem juntar-se André Kristensen, cuja possível foi avançada em exclusivo pelo Leonino, num cenário que evidencia a dimensão das alterações que se aproximam em Alvalade.
Há ainda outros dossiers em andamento. Natan Suárez poderá rumar ao Montpellier, possibilidade igualmente avançada em primeira mão pelo nosso Jornal, enquanto Edy Silva está praticamente fechado no PSG. A confirmação da saída de Gassama acrescenta, assim, mais um nome importante a uma autêntica vaga de mudanças que o Sporting terá de gerir para construir o plantel da próxima temporada.
Mamadou Gassama chegou a Alvalade na temporada 2021/22, oriundo do Granollers (Espanha). A cumprir a sexta temporada ao serviço do Sporting, o ponta espanhol já soma 609 golos em 257 partidas disputadas ao serviço dos leões, tendo conquistado o três campeonatos nacionais, quatro Supertaças e cinco Taças de Portugal.