Futebol
Penálti por assinalar e golos legais? Especialistas sem dúvidas no Moreirense - Sporting
22 Fev 2026 | 09:56
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Fev 2026 | 11:48 |
Tomás da Cunha deixou os seus habituais comentários sobre o Moreirense - Sporting, que os leões venceram, por 3-0. Um dos jogadores em destaque por parte do comentador desportivo foi Francisco Trincão, que desbloqueou a partida e foi considerado o homem do jogo, depois de alguns encontros em baixo de forma.
Tomás da Cunha: "O melhor período veio logo no início"
"Uma das consequências de ter dois esquerdinos na esquerda (até com entendimento espacial e associativo) é a procura exagerada por cruzamentos, numa equipa sem especialistas. Suárez perde opções. O melhor período veio logo no início, com Trincão a aproximar-se desse corredor", começou por escrever no decorrer da partida, na sua conta da plataforma 'X'.
Tomás da Cunha: "Trincão sobe o nível"
"Ainda tentou algumas variações, mas o Sporting deu pouco a Catamo na primeira parte. Uma equipa a acumular ocasiões sem sucesso não pode desperdiçar aquela relação com a baliza. Desbloqueou na sequência de recuperação alta (jogo sério na reacção à perda). Trincão sobe o nível", vincou Tomás da Cunha.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 36 jogos: 23 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.029 minutos realizados, o avançado apontou onze golos e onze assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Estoril. O encontro, a contar para a 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Ian Cathro, jogar-se-á às 20h45, no Estádio José Alvalade.
Verdes e brancos garantiram os três pontos numa sempre dura deslocação a Moreira de Cónegos e foram alvos de vários elogios
22 Fev 2026 | 11:13 |
O Sporting venceu este sábado, por 3-0, no reduto do Moreirense, fruto dos golos de Francisco Trincão (52'), Geny Catamo (56') e Luis Suarez (75'). No final do encontro, foram várias as personalidades a avaliarem a exibição da turma orientada por Rui Borges em Moreira de Cónegos.
Sousa Cintra: "Agora é esperar que o Sporting continue assim"
José de Sousa Cintra, antigo presidente dos leões, não se mostrou surpreendido com a a postura leonina: "Foi aquilo que se esperava. O Sporting não podia perder pontos e conseguiu uma vitória merecida, sem qualquer dúvida e contestação. Agora é esperar que o Sporting continue assim, a vencer com toda a vontade e justiça, com vista a conquistar o objetivo de ser novamente campeão".
Carlos Xavier: "Um dos jogos mais completos que vi do Sporting"
Também em declarações ao jornal Record, Carlos Xavier teceu fortes elogios e mostrou-se satisfeito com o que viu: "Foi um dos jogos mais completos que vi do Sporting esta época. Foi mandão e controlador do princípio ao fim, criou imensas oportunidades e apresentou um futebol muito fluido, de pé para pé, com todos os jogadores envolvidos nos momentos ofensivos e defensivos. Uma vitória em cheio e uma exibição completa".
F. Rodrigues dos Santos: "O Sporting fez parecer fácil uma deslocação a um campo difícil"
A opinião foi de encontro as palavras de Francisco Rodrigo dos Santos, que apelidou esta de "exibição perfeita" por parte dos pupilos de Rui Borges. "O Sporting fez parecer fácil uma deslocação a um campo difícil. Domínio absoluto, maturidade competitiva e golos a gosto. Se esta seriedade for a regra, o tricampeonato deixa de ser ambição e passa a ser destino".
Com esta vitória – a 28.ª em 38 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 58 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (59) está no primeiro posto, com menos um jogo. Já o Benfica é terceiro com 55.
Verdes e brancos venceram o Moreirense de forma convincente à passagem pela 23.ª jornada do Campeonato Nacional e merecem elogios
22 Fev 2026 | 10:50 |
O Sporting venceu o Moreirense, por 3-0, em partida válida para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no último sábado. No final da partida, Vasco Botelho da Costa, treinador dos cónegos, mostrou-se resignados, mas deixou fortes elogios aos verdes e brancos, que acredita serem a equipa que melhor joga em Portugal. Confira tudo o que disse o técnico.
Análise
"Não há muito a dizer. Estamos a jogar contra a melhor equipa da Liga na minha opinião. É muito difícil parar o Sporting. Enquanto tivemos a equipa compacta, conseguimos controlar relativamente a linha ofensiva do Sporting. Muito difícil pressionar, tentávamos pressionar alto, mas levávamos logo com uma bola entrelinhas e com bola sabíamos que ia ser difícil. O facto do campo ser mais pequeno por um lado é bom, mas por outro é mau contra uma equipa muito agressiva. Conseguimos uma ou outra situação, mas o jogo não tem muita história. São uns justos vencedores"
Jogo para analisar?
"Temos sempre que analisar. Temos ambição de competir com os melhores e a verdade é que a vitória do Sporting nunca esteve em causa. O jogo pendeu sempre para o lado do Sporting, mas o que desbloqueia o jogo, nos dois primeiros golos, são duas desorganizações da nossa parte. Este tipo de erros pequenos tornam-se grandes porque sofremos com isso. Continuamos dentro do nosso objetivo. Vamos descansar para preparar da melhor forma possível o jogo com o Casa Pia, que vai ser muito difícil também"
Dificuldades
"Uma palavra para os adeptos, fizeram-se ouvir, ainda que fosse difícil. Infelizmente não conseguimos sair com pontos, acho que o jogo nunca esteve em questão. A primeira parte acaba por ser relativamente equilibrada ainda que o Sporting tenha tido algumas situações de cruzamento do lado direito, estávamos a vascular pouco e a precisar dos médios para anular o corredor. Depois chegávamos tarde. Das poucas vezes que tentámos pressionar mais alto levámos logo com uma bola entrelinhas. Isto é fruto da qualidade do adversário"
"O que abre o jogo são pequenos erros que não se podem cometer. São duas bolas que ganhámos e queremos sair em contra-ataque. A partir do momento em que perdemos a bola temos 4 ou 5 eliminados e a defender com 4 ou 5. Estes adversários não perdoam. Gostamos de jogar em casa, não precisamos de recorrer à linha de 5 para anular a largura toda. Defendemos na mesma em 4-4-2, sem permitir muito jogo interior ao Sporting, num campo mais pequeno ter bola contar pressão agressiva e aí não conseguimos. Tentámos ter duas referências na frente. Tivemos uma ou outra situação de sucesso, mas nunca conseguimos ser verdadeiramente perigosos. Na minha opinião, Sporting é a equipa mais forte do campeonato, ainda que a tabela não diga isso. É uma equipa muito difícil de parar"
Avançado colombiano tinha ficado de fora das opções de Rui Borges no último encontro, por castigo, mas voltou para dizer 'presente' na luta de marcadores
22 Fev 2026 | 10:31 |
Vangelis Pavlidis ficou em branco na vitória do Benfica por 3-0 frente ao AVS SAD, enquanto Luis Suárez, de regresso após castigo, marcou um dos golos no triunfo do Sporting por 3-0 em casa do Moreirense, este sábado, dia 21 de fevereiro.
Com estes resultados, os dois avançados dos rivais eternos ficam agora igualados na corrida pela Bola de Prata, distinção atribuída ao melhor marcador da Liga. Neste momento, ambos os jogadores somam o total de 20 tentos assinalados ao cabo de 23 rondas. No caso, Suárez apenas disputou 22, falhando o Sporting - Famalicão por castigo.
No plano europeu, ambos continuam bem posicionados na luta pela Bota de Ouro, prémio entregue pela ESM ao melhor goleador dos campeonatos europeus. Ainda assim, o topo da tabela voltou a afastar-se, uma vez que Harry Kane bisou e reforçou a liderança. Também Kylian Mbappé e Erling Haaland foram a jogo este sábado, mas não marcaram, mantendo-se igualmente a alguma distância do primeiro lugar.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 36 encontros: 22 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.846 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 27 golos e fez quatro assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Estoril. O encontro, a contar para a 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Ian Cathro, jogar-se-á às 20h45, no Estádio José Alvalade.
Penálti por assinalar e golos legais? Especialistas sem dúvidas no Moreirense - Sporting
22 Fev 2026 | 09:56
Francisco Trincão deixa aviso ao Porto após Moreirense - Sporting: "Vamos ver..."
22 Fev 2026 | 09:34
"Campo mole", mudanças na 2.ª parte e Pote: Tudo o que disse Rui Borges após Moreirense - Sporting
22 Fev 2026 | 09:19