Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Jul 2024 | 11:10 |
Apesar de o Sporting estar bem posicionado para contratar Fotis Ioannidis ao Panathinaikos, é muito pouco provável que o avançado grego esteja disponível para disputar a Supertaça Cândido de Oliveira, diante do Porto, uma vez que os atenienses irão estar ocupados com a Liga Europa.
De acordo com o jornal A Bola, os tryfilli não estão focados em negociar nos próximos dias, visto que têm o embate da pré-eliminatória da prova secundária da UEFA a 1 de agosto, diante do Botev Plovdiv. Assim sendo, apenas voltam a assuntos de mercado após o embate com os búlgaros.
Ainda que o Sporting consiga fechar a contratação imediatamente a seguir aos compromissos europeus do Panathinaikos, a presença de Ioannidis na Supertaça está descartada, visto que o Clássico que arranca a época oficial tem data marcada para 3 de agosto, às 20h15, em Aveiro.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.
Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.
Estrutura do Clube de Alvalade encontra-se à procura de uma solução para o jogador e, ao que parece, já existem movimentações para a saída
24 Ago 2026 | 10:29 |
Samuel Justo pode estar a caminho da Turquia. O Kocaelispor, emblema do primeiro escalão daquele país, apresentou uma proposta ao Sporting pelo médio de 22 anos, que não entra nos planos de Rui Borges para a temporada 2026/27.
A informação é avançada por Reşat Can Özbudak. Para já, não são conhecidos os valores nem os restantes moldes da oferta apresentada pelos turcos, mas existe uma abordagem concreta por um jogador cuja saída de Alvalade está a ser trabalhada neste mercado.
O cenário confirma a informação avançada em primeira mão pelo Leonino no passado dia 18 de junho. À data, Samuel Justo não seguiu com a equipa principal para o estágio de pré-temporada em Lagos e a estrutura verde e branca entende que o melhor caminho passa por encontrar um novo destino para o futebolista.
Depois de uma passagem por empréstimo pelo Farense em 2024/25, o médio regressou ao Sporting e integrou a equipa B. A experiência no Algarve ficou aquém das expectativas e Samuel Justo prepara-se agora para deixar o Clube ao qual chegou em 2013.
Na temporada de 2025/26, Samuel Justo disputou 32 encontros disputados pelo Sporting B, todos eles na Segunda Liga. No total, o jogador foi opção para João Gião para estar em campo 2.547 minutos, tempo esse no qual fez três golos e uma assistência para os companheiros de equipa.
Treinador dos verdes e brancos mostra-se bastante agradado com o trabalho demonstrado por parte do jogador e prova dos nove está para breve
24 Ago 2026 | 10:12 |
Ibrahima Ba aproveitou da melhor forma a primeira oportunidade com a camisola do Sporting. O central senegalês estreou-se frente ao Alverca e deixou Rui Borges satisfeito, entrando de imediato na discussão por um lugar no onze para a deslocação ao Rio Ave.
Segundo o jornal A Bola, os elogios do treinador após o encontro traduziram exatamente a avaliação feita internamente à exibição do reforço. “É natural que tivesse entrado um pouco nervoso, falhou os dois primeiros jogos, mas não se escondeu, manteve-se fiel ao que é, ao que pedimos, fiel à ideia de jogo. E fez um belíssimo jogo, muito equilibrado, com e sem bola”, afirmou Rui Borges.
Ba deu ao setor características que a equipa técnica procurava, nomeadamente maior fisicalidade, agressividade nos duelos, rapidez na antecipação e força no jogo aéreo. O defesa tinha estado a cumprir um plano de fortalecimento muscular depois da intervenção cirúrgica realizada na reta final da época passada.
O Sporting investiu 21,25 milhões de euros na contratação do antigo jogador do Famalicão, num negócio acelerado assim que ganhou força a saída de Ousmane Diomande para o Nottingham Forest. Rui Borges já tinha ficado impressionado com o central nos confrontos com os minhotos durante a última temporada.
Com Ba, Debast, Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma disponíveis, Rui Borges tem quatro opções para duas vagas no centro da defesa. Depois de sofrer quatro golos nas duas primeiras jornadas, o Sporting ainda procura a primeira partida sem sofrer na Liga e a exibição diante do Alverca deixou Ba bem colocado para voltar a ter minutos frente ao Rio Ave.
'Camisola 10' dos verdes e brancos continua a ser um dos ativos mais assediados neste arranque de temporada e leões fazem contas à vida
24 Ago 2026 | 09:57 |
Geny Catamo arrancou a temporada 2026/27 em grande forma e já soma três assistências nos três primeiros jogos oficiais do Sporting. O extremo moçambicano tem sido um dos elementos mais influentes da equipa de Rui Borges, mesmo com o futuro ainda a gerar atenção no mercado.
O Sunderland continua interessado no 'camisola 10' e já viu uma proposta de 30 milhões de euros fixos ser recusada pela SAD leonina. Os ingleses poderão voltar à carga nos próximos dias e admitem aproximar-se dos 40 milhões, embora esse valor continue abaixo da cláusula de rescisão, fixada nos 60 milhões.
Em Alvalade, a posição mantém-se firme. O Sporting pretende segurar Geny e qualquer eventual saída só será analisada perante uma oferta muito elevada e apresentada com tempo suficiente para encontrar um substituto. Quanto mais perto estiver o fecho da janela, maior será a exigência dos verdes e brancos.
Dentro de campo, o internacional moçambicano tem respondido da melhor forma. Geny fez uma assistência em cada um dos três primeiros encontros e está já perto de igualar os quatro passes para golo registados em toda a última temporada.
A melhor marca da carreira continua a ser de cinco assistências, alcançada em 2023/24, mas o arranque atual deixa antever novos máximos. Numa equipa que perdeu Francisco Trincão e se prepara para a saída de Pedro Gonçalves, Geny Catamo tem ganho ainda mais peso na construção ofensiva do Sporting.