Futebol
Gonçalo Inácio é líder não só no Sporting, mas na Europa; Leões atentos
27 Jan 2026 | 13:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Jan 2026 | 17:03 |
É do Sporting o ataque mais eficaz da presente edição da Liga Portugal Betclic, com 52 golos marcados em 19 jornadas, mais dez do que o Benfica, equipa que segue em segundo posto no que a golos marcados diz respeito. Mas o ataque dos leões destaca-se além fronteiras.
Em comparação com as chamadas big-5, os principais campeonatos europeus, o Sporting intromete-se no topo da lista de equipas mais eficazes, atrás do Bayern Munique (72 golos) e com mais aproveitamento ofensivo do que Barcelona, Marselha e até Manchester City, com uma média de 2.74 golos por partida.
O caudal ofensivo dos leões é fruto de um processo de jogo bastante intenso, de pressão alta, condimentado com cruzamentos perigosos, eficácia nas bolas paradas e no último terço, com Luis Suárez, que chegou a Alvalade esta época, com o peso de substituir Gyokeres, a ser o goleador da equipa, tendo assinado 17 dos 52 golos que o Sporting leva na Liga, seguido por Pedro Gonçalves (oito) , Trincão, Geny Catamo e Maxi Araújo (todos com quatro tentos) .
De realçar que desde que Rui Borges assumiu o comando técnico dos leões, no final de dezembro de 2024, o Sporting marcou em todos os 38 jogos de campeonato já cumpridos. Um registo que comprova o bom trabalho do antigo treinador do Vitória de Guimarães.
Aliás, a chegada do treinador mirandelense tem evidenciado a tendência ofensiva da equipa: 97 golos marcados nos já referidos 38 jogos, o que perfaz média de 2.55 golos marcados por jogo e comparando a temporada passada e a presente, os verdes e brancos estão mais letais, sendo que em Arouca, o último compromisso realizado, o Sporting alcançou a fasquia dos 31 jogos consecutivos a marcar, contabilizando todas as competições, igualando registo que datava da já longínqua época de 1940/1941.
Treinador da equipa basca antevê jogo complicado, mas quer conquistar pontos para classificar para o play-off da Champions League
27 Jan 2026 | 16:43 |
O Athletic Bilbao recebe amanhã, quarta-feira, o Sporting na derradeira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões e Ernesto Valverde, técnico do clube espanhol, deixa bastantes elogios à equipa orientada por Rui Borges, que venceu na jornada transata o PSG.
E. Valverde: "O Sporting joga muito bem"
"O Sporting joga muito bem, tem uma grande saída de jogo e jogadores importantes no ataque. É uma equipa que joga ao ataque. Temos de estar muito atentos porque, fisicamente, obrigam-te a abrir espaços. É uma equipa muito complicada. Fizeram um grande jogo contra o PSG, defenderam muito bem e saíram com personalidade para o ataque. Daí a classificação que ocupam. É uma equipa que está a lutar por "meter-se" nos oito primeiros da Champions, o que diz muito", concluiu, em entrevista à Sport TV+.
O treinador de 61 anos, mesmos com as qualidades da equipa leonina, acredita que o Bilbao irá proporcionar uma noite muito especial aos seus adeptos. "Temos a oportunidade de nos classificarmos. Sabemos que o Sporting já está classificado e vai lutar pela passagem direta (aos oitavos de final). É um grande adversário, uma equipa muito forte. Queremos ganhar e passar. Sempre dissemos que a Champions é um sonho. A liga é uma obrigação. A nossa classificação não é boa, mas amanhã é outra competição e queremos dar uma alegria aos adeptos" .
Os " Leones de San Mamés" estão na 23ª posição com oito pontos, fruto de duas vitórias (Qarabag e Atalanta) e dois empates (Slavia Praga e PSG) . O clube basco perdeu frente a Arsenal, Borussia Dortmund e Newcastle, e está obrigado a conquistar pontos frente a Turma de Alvalade para garantir presença no play-off.
O embate, a contar para a oitava e última jornada da maior prova de clubes da Europa e do mundo, está agendado para as 20h00 de amanhã, dia 27 no Estádio San Mamés, na região basca. O Sporting quer vencer para estar diretamente nos oitavos de final, e assim evitar mais dois jogos no seu calendário.
Um dos pilares da equipa orientada por Rui Borges não irá defrontar o clube basco, no jogo decisivo da Liga dos Campeões
27 Jan 2026 | 16:35 |
Há uma inesperada ausência na lista de convocados do Sporting para a visita a Bilbao. Zeno Debast, que apesar de ter estado no relvado nos 15 minutos em que os leões abriram do seu treino matinal aos jornalistas, não apareceu no grupo que embarcou até ao País Basco via Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
O internacional belga vinha somando minutos(Casa Pia e Arouca), após ter se lesionado no encontro da 3ª jornada da UEFA Champions League, frente ao Marselha, em outubro. Porém, o defesa-central volta a não constar na lista de opções do técnico leonino. Não se sabe ainda as razões para a sua ausência.
De resto, Rui Borges chamou um total de 24 futebolistas, com destaque para o central Eduardo Quaresma e o ala Nuno Santos, dupla recém reintegrada que integra a comitiva. O primeiro tirou algumas fotografias com funcionários da unidade de voo durante a entrada; o segundo, sorridente, não quis falar aos jornalistas, apesar da insistência. O presidente do Sporting, Frederico Varandas, apareceu ao lado do treinador, onde o bicampeão português joga o encerramento das suas contas na fase de liga da Champions.
De fora, por lesão, permanecem o extremo Geovany Quenda e o avançado grego Fotis Ioannidis, que é esperado que regresse às opções, a tempo da receção ao Nacional, no domingo, dia 1 de fevereiro, a contar para a 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Confira a lista de convocados para o encontro decisivo nas contas da Champions League:
Guarda-redes: Rui Silva, João Virgínia e Francisco Silva
Defesas: Iván Fresneda, Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma,Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Nuno Santos e Ricardo Mangas
Médios: Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, João Simões, Giorgi Kochorashvili e Daniel Bragança
Avançados: Geny Catamo, Flávio Gonçalves, Francisco Trincão, Pote, Alisson Santos, Maxi Araújo, Rafael Nel e Luis Suárez
Jogador dos verdes e brancos foi associado a uma possível mudança de ares neste mercado de transferências, mas situação alterou-se
27 Jan 2026 | 15:02 |
Apesar do interesse do Napoli em garantir o empréstimo de Alisson Santos neste mercado de transferências, o Sporting não vê com bons olhos essa opção e prefere manter o extremo canarinho no plantel de Rui Borges, pelo menos neste momento.
A informação é revelada pelo jornal A Bola que, apesar de confirmar a abordagem por parte do emblema italiano - adversário dos leões na Liga dos Campeões -, pelo extremo que chegou a Alvalade no último verão, tal acaba por não agradar aos leões.
Ainda assim, foi revelado no início do mês que os leões estão abertos à saída do jogador, uma vez que, após as chegadas de Luís Guilherme, proveniente do West Ham, e de Souleymane Faye, ex-Granada, o espaço de Alisson nas opções de Rui Borges será mais limitado.
Após um início fulgurante, o rendimento do atacante foi gradualmente caindo. A perda de fulgor é evidente, visto que o último golo apontado pelos leões aconteceu a 22 de outubro. Esse tento solitário surgiu no duelo europeu diante do Marselha, no triunfo, por 2-1, na Liga dos Campeões.
Nesta temporada, com a camisola do Sporting, Alisson – avaliado em 4 milhões de euros – realizou 29 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 663 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou dois golos e fez duas assistências.
Recorde o Media Day de Alisson Santos: