Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Atenção, Sporting! Afinal, Hjulmand ainda está longe do Atlético de Madrid

Imprensa espanhola chegou a adiantar que o capitão dos leões já havia chegado a acordo com o emblema colchonero, mas situação tem mais que se lhe diga

Não existe para já qualquer acordo entre as partes e o Sporting continua sem receber uma proposta formal por Morten Hjulmand do Atlético de Madrid
Não existe para já qualquer acordo entre as partes e o Sporting continua sem receber uma proposta formal por Morten Hjulmand do Atlético de Madrid

16 Jun 2026 | 08:44 | Por Redação

Icon Comentário0

Morten Hjulmand continua a ser um dos nomes mais quentes do mercado do Sporting, mas a saída para o Atlético de Madrid está longe de estar fechada. Apesar das informações que surgiram em Espanha nas últimas horas, não existe qualquer acordo entre as partes e os leões continuam sem receber uma proposta formal pelo capitão de equipa.


O interesse dos colchoneros é antigo e bem conhecido em Alvalade. O clube orientado por Diego Simeone acompanha o internacional dinamarquês há vários meses e chegou mesmo a realizar uma abordagem no mercado de inverno, com uma oferta na ordem dos 25 milhões de euros, prontamente recusada pela SAD liderada por Frederico Varandas.


Ainda assim, o Sporting há muito que se prepara para um cenário de saída. As contratações de Rodrigo Zalazar, Pedro Lima, Issa Doumbia e Silas Andersen reforçaram significativamente o meio-campo leonino, numa estratégia que poderá ganhar novo capítulo caso se concretize também o regresso de João Palhinha.


Apesar da tranquilidade demonstrada pelos responsáveis leoninos, existe a consciência de que a permanência de Morten Hjulmand será cada vez mais difícil caso surjam propostas dos principais campeonatos europeus. O médio de 26 anos continua a despertar interesse em Espanha e Inglaterra, mercados que o próprio vê com especial atenção para uma eventual mudança de patamar na carreira.

Frederico Varandas mantém a intenção de respeitar o compromisso assumido com o jogador no verão passado. O Presidente leonino prometeu facilitar a saída caso apareça uma proposta próxima dos 40 milhões de euros, acrescida de objetivos, entendimento que continua em vigor entre as duas partes.


Do lado do jogador, a posição também é conhecida. Recentemente, Hjulmand admitiu que pretende sentar-se com os responsáveis do Sporting para discutir o futuro, mas essa conversa deverá acontecer apenas quando existir uma proposta concreta em cima da mesa. Até lá, o capitão continua a ser jogador dos leões e uma das figuras centrais do projeto de Rui Borges para 2026/27.

Leia a seguir Reforço que custou milhões de euros jogou 59 minutos pelos sub-23

Futebol

Reforço que custou milhões de euros jogou 59 minutos pelos sub-23

Jogador continua sem somar qualquer oportunidade ao serviço da equipa principal, para a qual foi contratado, mostrando-se em escalões abaixo

Moncef Zekri continua a dar passos rumo à estreia pela equipa principal do Sporting, tendo agora somado 59 minutos pelos sub-23
Moncef Zekri continua a dar passos rumo à estreia pela equipa principal do Sporting, tendo agora somado 59 minutos pelos sub-23

18 Out 2026 | 12:02 | Por Redação

Icon Comentário0

Moncef Zekri continua a dar passos rumo à estreia pela equipa principal do Sporting. O lateral-esquerdo de 18 anos foi titular nos sub-23 este sábado e somou 59 minutos na vitória por 2-0 frente ao Gil Vicente, para a Liga Next Gen.


Sem jornada da Liga 2 neste fim de semana, devido à Taça de Portugal, o Sporting aproveitou para colocar o marroquino às ordens de Leandro Grimi. Rafael Camacho, aos 39 minutos, e Miguel Almeida, já nos descontos da primeira parte, marcaram os golos do triunfo leonino.


Zekri encontra-se na fase final de um trabalho específico destinado a recuperar ritmo e intensidade competitiva. Antes de ser plenamente integrado nos treinos da equipa principal, o reforço realizou também trabalho de reforço muscular.


Contratado ao Mechelen num investimento de 4 milhões de euros, o defesa já acompanhou a turma de Rui Borges nas recentes deslocações a Braga e Lens, mas ainda não somou qualquer minuto oficial pela formação principal do Sporting.

A afirmação tem sido feita, para já, através das equipas secundárias. Zekri já tinha realizado 45 minutos pela equipa B frente ao Vizela e acrescentou agora mais 59 pelos sub-23, continuando a aproximar-se das condições necessárias para entrar definitivamente nas opções de Rui Borges.


Leia a seguir Daniel Bragança está cada vez mais longe do Sporting, mas Pote tem caso diferente

Futebol

Daniel Bragança está cada vez mais longe do Sporting, mas Pote tem caso diferente

Ambos os jogadores foram emprestados a emblemas da Serie A no último mercado de transferências, mas experiências são totalmente opostas

Daniel Bragança está cada vez mais perto de deixar o Sporting em definitivo, mas situação de Pote acaba por ser completamente diferente
Daniel Bragança está cada vez mais perto de deixar o Sporting em definitivo, mas situação de Pote acaba por ser completamente diferente

18 Out 2026 | 11:28 | Por Redação

Icon Comentário0

Daniel Bragança está cada vez mais perto de deixar o Sporting em definitivo. Emprestado ao Torino no último dia do mercado, o médio já cumpriu três dos 15 jogos de pelo menos 45 minutos necessários para tornar obrigatória a opção de compra acordada entre os dois clubes.


A cedência do jogador de 27 anos rendeu 1 milhão de euros aos leões, enquanto a compra definitiva está fixada em mais 2,5 milhões. Bragança participou em quatro encontros da Serie A e, em três deles, esteve em campo durante pelo menos 45 minutos. Faltam, assim, 12 jogos dentro desse requisito para o negócio atingir os 3,5 milhões.


O encaixe do Sporting pode ainda chegar aos 4,5 milhões de euros. Está previsto um pagamento adicional de 500 mil euros mediante determinados objetivos relacionados com jogos realizados, além de outros 500 mil caso o Torino consiga o apuramento para as competições europeias.


Bem diferente é a situação de Pedro Gonçalves. Pote também deixou o Sporting por empréstimo, neste caso para a Fiorentina, mediante 2,5 milhões de euros, existindo uma opção de compra de mais 22,5 milhões. Para esta passar a obrigatória, o português terá de cumprir uma percentagem significativa de jogos com pelo menos 45 minutos e a formação italiana terá ainda de garantir presença nas provas europeias. Até agora, participou em cinco encontros, mas nunca atingiu os 45 minutos.

Paolo Vanoli já explicou as dificuldades sentidas pelo antigo jogador do Sporting. "Chegou a Itália no último dia do mercado e com uma determinada condição física, precisa de tempo. Este ano quero utilizá-lo pelas qualidades que tem, sobretudo no ataque. Ele é quem tem mais golos e assistências mas temos de criar condições para que não tenha de correr", afirmou o treinador da Fiorentina. 


Leia a seguir Novo ‘patrão’ do Sporting só precisou de 10 jogos para fazer esquecer Hjulmand

Futebol

Novo ‘patrão’ do Sporting só precisou de 10 jogos para fazer esquecer Hjulmand

Jogador chegou a Alvalade com uma difícil tarefa, mas não só é um dos destaques dos leões neste arranque, como da própria Liga

Sergi Altimira chegou ao Sporting com a pesada missão de substituir Morten Hjulmand, mas precisou de apenas dez jogos para assumir o estatuto de patrão
Sergi Altimira chegou ao Sporting com a pesada missão de substituir Morten Hjulmand, mas precisou de apenas dez jogos para assumir o estatuto de patrão

18 Out 2026 | 10:23 | Por Redação

Icon Comentário0

Sergi Altimira chegou ao Sporting com a pesada missão de substituir Morten Hjulmand, mas precisou de apenas dez jogos para assumir o estatuto de patrão do meio-campo. O espanhol, que já tinha admitido gostar da pressão, tem respondido dentro das quatro linhas e supera mesmo o antigo capitão leonino em vários capítulos do jogo.


No plano defensivo, o 'camisola 5' apresenta números superiores aos registados por Hjulmand em 2025/26. Altimira soma mais recuperações, desarmes e interceções, tendo mesmo assumido destaque na Liga quando estas ações são analisadas em conjunto. Em contrapartida, o ex-Betis também recorre à falta com maior frequência.


A influência do espanhol estende-se igualmente à construção. Apesar de Hjulmand apresentar mais passes para o último terço, Altimira oferece elevados índices de segurança na circulação e destaca-se particularmente no passe longo, executando praticamente o dobro com uma eficácia de 84,78%.


Nos duelos existe maior equilíbrio entre os dois: Hjulmand apresentava melhores números pelo chão, enquanto Altimira leva vantagem no jogo aéreo. É na contribuição ofensiva que o atual médio do Sporting ainda apresenta margem para crescer, uma vez que remata menos e cria menos oportunidades do que o dinamarquês.

A mudança de Rui Borges para o 4x3x3 reforçou ainda mais a importância de Altimira. O espanhol passou a atuar como ‘6’ posicional e, nos últimos dois jogos, baixou entre os centrais no momento defensivo para formar uma linha de cinco. A nova tarefa tem sido cumprida com naturalidade e permite ainda libertar Geny Catamo para zonas mais adiantadas.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges prepara revolução no onze para o Sporting - LASK Linz
Futebol

Rui Borges prepara revolução no onze para o Sporting - LASK Linz

18 Out 2026 | 09:30

Icon Comentário0
Luis Suárez já comunicou ao Sporting a decisão sobre uma possível saída em janeiro
Futebol

Luis Suárez já comunicou ao Sporting a decisão sobre uma possível saída em janeiro

18 Out 2026 | 09:18

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Doumbia provoca corrida milionária e Sporting toma decisão drástica
Futebol

Exclusivo Leonino - Doumbia provoca corrida milionária e Sporting toma decisão drástica

17 Out 2026 | 14:32

Icon Comentário0