Futebol
VINÍCIUS JÚNIOR AO LADO DE CRISTIANO RONALDO? ESTRELA DO REAL MADRID ABRE O LIVRO: “TUDO É POSSÍVEL”
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Geovany Quenda deve 'falhar' o 11 inicial de Rúben Amorim no Sporting - Porto, do próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. Apesar do excelente arranque de temporada, o extremo deve começar o clássico no banco de suplentes.
De acordo com o jornal ‘Record’, Rúben Amorim já tomou a decisão de que o jovem prodígio dos leões vai começar o clássico diante dos dragões no banco, com Geny Catamo a mudar para o corredor direito e Nuno Santos a ocupar o corredor esquerdo.
A decisão de Rúben Amorim está relacionada com a menor experiência de Geovany Quenda comparativamente com Geny Catamo e Nuno Santos. Depois do descalabro na Supertaça Cândido de Oliveira, o técnico do Sporting procura dar alguma estabilidade à equipa em novo encontro frente ao Porto, desta vez a contar para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic.
Tal como o Leonino avançou em exclusivo na passada terça-feira, as prestações de Geovany Quenda têm convencido Rúben Amorim, de tal forma que o técnico, juntamente com a estrutura, descartou uma eventual ida ao mercado por um ala direito, acreditando no potencial do extremo formado em Alvalade.
Geovany Quenda marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos, na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade. Em 2024/25, o ala soma já um golo em quatro encontros, num total de 363 minutos dentro das quatro linhas.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. O atleta tem contrato até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Atleta é o principal pedido do técnico verde e branco para este mercado, mas negociações não estão fáceis
|
0Depois de colocar em cima da mesa 20 milhões de euros, mais 3 por objetivos e 10% de uma futura venda, o Sporting vai fazer uma última investida por Fotis Ioannidis, segundo informações recolhidas em Exclusivo pelo Leonino.
Ao que o nosso Jornal apurou, o clube da capital grega só aceita transferir o futebolista depois da segunda mão do playoff da Liga Conferência diante dos franceses do Lens, marcado para quinta-feira, dia 29 de agosto, sendo que os gregos estão em desvantagem na eliminatória (2-1), num cenário que Hugo Viana quererá aproveitar para um possível negócio em caso de eliminação dos helénicos.
Os verdes e brancos continuam inquebráveis no seu desejo de contratar o ponta de lança, mesmo que a concretização do negócio esteja cada vez mais distante, principalmente devido aos entraves colocados por Giannis Alafouzos, presidente do emblema grego.
A SAD liderada por Frederico Varandas pretende aumentar o leque de opções na frente, sendo que o grego também é visto como um sucessor natural de Viktor Gyokeres, que, apesar de ficar em Alvalade nesta janela de mercado, não poderá dar a mesma garantia na seguinte.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências. Em 2024/25, leva um golo em quatro jogos.
Leões oficializaram chegada de médio que pode vir a ser bastante útil a Rúben Amorim
|
0É oficial: Bento Estrela, jovem médio de 18 anos, é reforço do Sporting, assinando um contrato até junho de 2027, conforme havia sido anunciado. Nas primeiras declarações enquanto jogador do Clube de Alvalade, o atleta revelou já conhecer os verdes e brancos, fruto de nomes como Cristiano Ronaldo ou Figo, e prometeu deixar tudo dentro de campo.
“Estou muito entusiasmado para jogar. É um sonho jogar num clube grande e mal posso esperar para começar”, começou por afirmar Bento Estrela, em declarações aos meios de comunicação dos verdes e brancos.
“É uma história interessante [ter dado os primeiros passos de leão ao peito], porque ficava a cinco minutos da minha casa e a minha mãe levava-me todos os dias ao parque porque eu só queria correr e jogar à bola. Então a minha mãe perguntou se podiam ficar comigo. Desde aí, comecei a jogar futebol durante três anos e agora nem acredito que estou a jogar no Sporting”, referiu Bento Estrela.
“Jogo como médio-defensivo e sou bom a defender. Consigo fazer passes curtos e longos e também gosto de driblar. Conheço o Geovany Quenda. Vi-o jogar no Euro sub-17 e penso que é um jogador com muita qualidade”, afirmou o médio.
“Sei que já formaram aqui jogadores como Ronaldo, Figo e outros. Espero que um dia também eu consiga jogar na equipa principal. Estou muito feliz por aqui estar, vou dar tudo para vencer”, finalizou Bento Estrela.
Antigo jogador dos verdes e brancos defende que o jovem prodígio não deve ser opção inicial no clássico
|
0Litos, histórico jogador do Sporting, considera que Nuno Santos deve ser titular na receção dos leões ao Porto. No entender do antigo futebolista, apesar do excelente início de temporada de Quenda, o ala português e Geny Catamo dão mais garantias a Rúben Amorim.
“Sim [Nuno Santos a titular frente ao Porto]. Por aquilo que representa nesta equipa e pelo facto de o Catamo voltar a uma posição em que é mais eficaz e a combinar muito bem com o Trincão”, começa por afirmar Litos.
“Isso não retira nada daquilo que foi positivo do Quenda, que compreende perfeitamente que são jogadores mais fortes em termos físicos, é um jogo diferente, contra um adversário fortíssimo e em que o Rúben Amorim vai precisar de jogadores mais experientes, mais fortes, mais intensos e, na minha opinião, o Nuno Santos e o Catamo irão fazer as laterais”, argumenta o histórico jogador do Sporting.
“Tive a felicidade de ter tido esta experiência em 84/85, também com 17 anos, e fui entrando aos poucos. O Quenda teve a felicidade, de um momento para o outro, de estar a ser titular logo no início de época e acho que isso é uma coisa fantástica, que não vai esquecer, mas vai compreender perfeitamente que está a fazer parte de um plantel em que a qualidade é enorme, este patamar de exigência da qualidade aumentou e agora torna-se mais difícil e ele teve mérito”, continua Litos.
“Tem de compreender [Quenda] que o futuro dele vai passar, nos próximos tempos, pelo Sporting e é um jogador que, mesmo não jogando de início, é sempre chamado depois a entrar, é um jogador que com as características que tem criará grandes problemas aos adversários”, finalizou Litos.