
Futebol
Morten Hjulmand dá sinais preocupantes no Dinamarca - Irlanda do Norte e Sporting está alerta
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Bayern de Munique dá 75 milhões de euros para a contratação de Rafael Leão. Os alemães querem selar acordo com o Milan e o Sporting poderá encaixar perto de 2,4 milhões de euros caso o avançado se transfira para a Allianz Arena pelo valor oferecido pelos bávaros.
A FIFA estipula, através do Mecanismo de Solidariedade, que 5% do valor de qualquer transferência internacional seja distribuído pelos clubes que formaram um jogador entre os 12 e os 23 anos. Rafael Leão esteve no Sporting dos 12 aos 19 e os verdes e brancos tem direito a aproximadamente 3,25% do total.
Segundo informação avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - o Milan definiu um valor de 100 milhões de euros para vender o ex Sporting, mas o Bayern Munique pretende fechar o negócio por 75M, incluindo Leon Goretzka ou Kingsley Coman.
Caso os rossoneri aceitem o valor apresentado pelos germânicos e cedam Rafael Leão, o extremo internacional português iria render qualquer coisa como 2,4 milhões de euros aos cofres do Sporting, tendo em conta as regras da FIFA acima apresentadas.
Na temporada de 2024/25, a sexta ao serviço do Milan, Rafael Leão - avaliado em 75 milhões de euros realizou um total de 50 jogos pelo conjunto rossonero. Ao longo dos 3.500 minutos disputados, o ex Sporting apontou 12 golos e fez ainda 11 assistências.
Confira a publicação:
Clube de Alvalade está muito perto de oficializar a chegada do jogador, mas no seu país de origem afirmam que ainda não está pronto para o mais alto nível
|
O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Rayan Lucas, médio brasileiro do Flamengo. Mauro Cezar Pereira, jornalistas brasileiro, prestou declarações ao jornal O Jogo, onde elogiou o jogador, mas deixou ressalvas em relação à necessidade de tempo para trabalhar o atleta.
Mauro Cezar Pereira: "Nunca entendi o motivo pelo qual não lhe deram mais chances no Flamengo"
Tal como o Leonino já tinha noticiado, Rayan Lucas está muito perto de chegar ao Sporting. Os moldes do negócio devem passar por uma cedência inicial, que inclua uma cláusula de opção de compra valorizada algures perto dos quatro milhões de euros.
Rayan Lucas é um médio, de 20 anos, que alinha no Flamengo de Filipe Luís. O jovem não vinha a ter muitas oportunidades, e o treinador brasileiro terá deixado claro que o jogador não entrava nos seus planos, o que motivou os leões a avançar para o negócio que consideram uma boa oportunidade de mercado.
O jornal O Jogo falou com Maro Cezar Pereira, que explicou o perfil do jogador: "É um jogador de boa técnica, bom passe, fisicamente forte também. Nunca entendi o motivo pelo qual não lhe deram mais chances na equipa principal. Acho uma boa aposta, mas é um jogador a ser desenvolvido. Ele joga à frente da linha defensiva, mas pode jogar mais adiante, porque tem bons recursos técnicos".
O plano do Sporting parece ir de acordo com as indicações dadas pelo jornalista brasileiro. Rayan Lucas vai ser adquirido para reforçar, inicialmente, a equipa B do Sporting, que na próxima temporada vai disputar a Liga 2. O médio brasileiro deverá ter espaço para crescer nesse contexto antes de ajudar o conjunto principal verde e branco.
Jovem defesa formado na Academia de Alvalade chegou a participar na final da Taça de Portugal, e parece ter convencido o treinador verde e branco
|
O Sporting já renovou o vínculo de David Moreira com o Clube até 2028. O jogador fez parte dos trabalhos da equipa principal durante vários períodos da época, e chegou mesmo a estrear-se com a Listada verde e branca na final da Taça de Portugal, no final do mês de maio.
O jovem defesa só tinha contrato com o Sporting até ao verão de 2025. Rui Borges terá ficado agradado com os desempenhos do lateral de 21 anos, que assinou com o Clube de Alvalade logo a seguir à final da Taça de Portugal, onde os leões triunfaram sobre o Benfica.
No entanto, David Moreira juntou-se à seleção de Cabo Verde logo a seguir ao derradeiro jogo da prova rainha, naquela que foi uma semana de sonho para o jovem defesa. Foi devido a esse facto que o Sporting não fez logo o anúncio da renovação de contrato.
Esse momento de partilha com os adeptos do Sporting vai ficar reservado para quando David Moreira regressar à Academia do Sporting, terminados os trabalhos da seleção de Cabo Verde. Quando voltar, os leões vão fazer todas as comunicações necessárias.
David Moreira juntou-se ao Sporting em 2011, onde percorreu todos os escalões de formação. O jovem defesa, que fez a estreia com na equipa principal no último jogo da temporada, também realizou 21 jogos na equipa B dos leões, que assegurou a subida de divisão, e ainda somou mais 10 no conjunto sub-23.
Especialista acredita que jogador dos verdes e brancos não terá argumentos para começar de início da final da Liga das Nações
|
A titularidade de Francisco Trincão no Portugal - Espanha gera dúvidas, com o extremo do Sporting a ser relegado para o banco de suplentes por grande parte dos especialistas. Rafael Leão e Francisco Conceição são dois dos nomes apontados ao onze inicial de Roberto Martínez.
Francisco Guerra: "É normal que Trincão vá para o banco"
"Francisco Trincão não viveu a noite mais inspirada frente à Alemanha e é normal que hoje inicie o jogo no banco de suplentes", garantiu Francisco Guerra, ao jornal Record, apontando a alternativa mais viável: "Mas, olhando para as opções disponíveis, Francisco Conceição devia ser a primeira, uma vez que foi decisivo e já não foi a primeira vez, pois no Europeu já tinha sido. Rafael Leão é um excelente jogador, muito técnico, mas depende do dia...".
Rafael Godinho: "Leão é mais perigoso do que Trincão"
Por sua vez, Rafael Godinho acredita que o avançado do Milan deve ocupar o lugar no onze inicial no Portugal - Espanha, visto ter mais argumentos que o 'camisola 17' do Sporting: "Rafael Leão é mais perigoso no 1x1 do que Trincão e oferece maior imprevisibilidade. Para além disso, Pedro Porro, que deverá estar na marcação a Leão, tem algumas debilidades defensivas que poderão ser exploradas de forma mais eficaz pelo extremo do Milan. Pedro Neto mantém-se no onze inicial da Seleção devido ao maior compromisso defensivo".
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 54 encontros: 34 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.682 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou 11 golos e fez 17 assistências.
Portugal vai defrontar a Espanha na grande da Liga das Nações. O encontro está agendado para este domingo, dia 8 de junho e tem pontapé de saída marcado para as 20h00, na Allianz Arena, em Munique. Nas 'meias', a Seleção Nacional venceu a Alemanha, por 2-1, com Cristiano Ronaldo a marcar o golo decisivo.