Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Bernardo Ribeiro alerta para "criminosos de sangue" no Benfica - Sporting

Diretor do Record denuncia clima de violência em torno do futebol e desafia os adeptos a comportam-se perante os festejos do dérbi dos rivais de Lisboa

Bernardo Ribeiro apela à segurança e ao respeito no dérbi, Benfica-Sporting, de amanha na Luz, às 18h, deixando recado à direção do eterno rival dos leões
Bernardo Ribeiro apela à segurança e ao respeito no dérbi, Benfica-Sporting, de amanha na Luz, às 18h, deixando recado à direção do eterno rival dos leões

  |

Icon Comentário0

A poucas horas do dérbi que poderá decidir o campeão nacional, o diretor do jornal Record, Bernardo Ribeiro, lançou um alerta sobre o ambiente que rodeia o futebol português. Numa crónica publicada no jornal desportivo, criticou severamente a violência associada às claques e apelou a uma tomada de posição firme por parte da direção do Benfica. 


“Para quem gosta de futebol em Portugal há poucas coisas mais bonitas do que um dérbi"


“Para quem gosta de futebol em Portugal há poucas coisas mais bonitas do que um dérbi. O de amanhã, então, encerra ainda mais emoção e carga emocional do que é habitual”, começa por escrever Bernardo Ribeiro, referindo-se ao jogo entre Benfica e Sporting, que se realiza este sábado. Ambas as equipas estão empatadas com 78 pontos, mas os leões partem em vantagem no confronto direto, tendo vencido na primeira volta por 1-0, em Alvalade, no jogo de estreia de Rui Borges como treinador principal.


Mas é fora das quatro linhas que o diretor do Record concentra a sua crítica mais contundente “Infelizmente, em redor do desporto que amamos há vários tipos de bandidos que têm de ser erradicados. (...) Ainda piores: cobardes assassinos que ao abrigo de uma suposta devoção por um clube matam quem não ama a mesma cor.”

O editorial, carregado de indignação, acusa diretamente as claques violentas de atentarem contra o próprio espírito do jogo. “Claques que matam com very-lights, atropelam, sodomizam gente do próprio clube e esfaqueiam, sinceramente, isto não é gente. É outra coisa qualquer”.


Bernardo Ribeiro saúda os presidentes de Sporting e Porto, Frederico Varandas e André Villas-Boas, pelas posições tomadas contra estas práticas, e deixa um recado a Rui Costa: “Varandas já fez o seu papel, Villas-Boas também. O silêncio da direção do Benfica é ensurdecedor".

Num fim de semana onde o futebol devia ser sinónimo de festa, paixão e rivalidade saudável, o jornalista lembra que “o facto de existirem criminosos de sangue ligados a este desporto é algo que, gradualmente, me afasta do amor que sentia pelo jogo”.

O dérbi entre águias e leões, que decorre na Luz, poderá decidir o título nacional. Mas, para Bernardo Ribeiro, há muito mais em jogo do que os três pontos: está em causa o futuro do futebol português como espaço civilizado de paixão desportiva. A PSP já está em preparações para garantir estabilidade e segurança nos festejos após o dérbi.


Futebol

Varandas divulga informações aos adeptos antes do Benfica - Sporting

Clube de Alvalade referiu, através de uma nota no site, informações necessárias para adeptos leoninos que vão deslocar-se ao Estádio da Luz

Sporting, de Frederico Varandas, referiu, através de uma nota no site, informações necessárias para adeptos que vão deslocar-se ao Estádio do Benfica
Sporting, de Frederico Varandas, referiu, através de uma nota no site, informações necessárias para adeptos que vão deslocar-se ao Estádio do Benfica

  |

Icon Comentário0

Na véspera do Benfica - Sporting, o Clube de Alvalade divulgou, através de uma nota no site, as informações necessárias para os adeptos vão deslocar-se ao Estádio da Luz. O cortejo tem hora prevista de saída do Estádio José Alvalade em direção ao reduto das águias a partir das 15h00.


"Pedimos a todos que privilegiam a concentração em Alvalade e que evitem as entradas no cortejo noutros pontos"


"Às 15h00, dá-se a saída do Estádio José Alvalade para o Estádio do Sport Lisboa e Benfica no habitual cortejo devidamente supervisionado pelas forças de segurança. Pedimos a todos que privilegiam a concentração em Alvalade e que evitem as entradas no cortejo noutros pontos", começa por escrever o emblema dirigido por Frederico Varandas.


"Todos os adeptos do Sporting devem direcionar-se para os acessos visitantes, portas 22V e 23, evitando circular pelas zonas envolventes ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica, em especial pela zona do Alto dos Moinhos e Avenida Machado Santos", pode ler-se.

Numa partida de emoções fortes, e olhando para episódios recentes, o Sporting também apelou a todos os adeptos uma "conduta total de fair-play elevando o bom nome do Clube e transformando este domingo num verdadeiro momento de festa e alegria". E que não existam "estragos ou danos, uma vez que o Sporting é o maior prejudicado nessas situações".


Já a Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou um "policiamento dinâmico" para o dérbi entre deste sábado, da 33.ª jornada da Primeira Liga, que poderá decidir o campeão nacional de futebol em 2024/25 (Veja AQUI). A obrigatoriedade de fecho de cerca de 60 estabelecimentos de Lisboa, junto ao Marquês de Pombal e Parque Eduardo VII, prevista para sábado à tarde, fica sem efeito, caso não haja campeão.


Futebol

Rui Calafate antevê derbi e elogia jogador do Sporting: "Já recusou propostas da Bundesliga"

Jogador verde e branco é exaltado como símbolo do Clube, antes do encontro frente ao Benfica, que poderá decidir futuro Campeão Nacional

Sporting entra na luz com vantagem de confronto direto e Rui Calafate pede inteligência tática e enaltece ainda jogador leonino
Sporting entra na luz com vantagem de confronto direto e Rui Calafate pede inteligência tática e enaltece ainda jogador leonino

  |

Icon Comentário0

Na antecâmara do dérbi que pode decidir o campeão nacional, Rui Calafate focou-se no Sporting e num nome que se tornou símbolo da esperança leonina: Eduardo Quaresma. O especialista em comunicação destaca o central como o herói que manteve os leões na corrida pelo título.


"Uma recompensa pelo trabalho árduo que o levou já a recusar propostas da Bundesliga”


“Começo por quem manteve o Sporting a depender apenas de si próprio para conquistar o bicampeonato: Eduardo Quaresma. É daqueles miúdos que nos faz acreditar que ainda há jogadores com amor à camisola”, escreveu. O golo decisivo frente ao Gil Vicente foi, para Calafate, uma “recompensa pelo trabalho árduo que o levou já a recusar propostas da Bundesliga”.


No campeonato disputado ponto a ponto, Sporting e Benfica entram com 78 pontos nesta penúltima jornada. A vantagem no confronto direto pertence aos leões que venceram na primeira volta por 1-0, com golo de Geny Catamo, no jogo de estreia de Rui Borges. O técnico é também chamado à reflexão de Calafate, que defende uma abordagem calculista na Luz: “Porque é bonito passar a mensagem que os jogadores estão proibidos de pensar no empate, mas seria kamikaze para Rui Borges entrar de peito feito amanhã e a tentar pela posse de bola estrangular os encarnados logo de início. A astúcia é uma virtude, tal como saber esperar o momento certo para ferir o adversário de morte.”

Sobre o duelo que se espera no meio-campo, destaca a importância de Morten Hjulmand “Vai depender da arte turca a criação dos passes desequilibradores e a superioridade no meio-campo. E por isso antevejo um duelo fantástico, e duro, com Hjulmand que é pedra-angular do sistema verde e branco.


“O Sporting não se apetrechou devidamente no mercado de inverno"

Calafate lembra que, ao contrário do rival “o Sporting não se apetrechou devidamente no mercado de inverno e perdeu balanço com a escolha absolutamente desacertada de João Pereira”, mas reforça que a equipa está na luta pelo título com mérito. O comentador termina com um alerta para a arbitragem, mostrando reservas, mas reconhecendo que “João Pinheiro é o melhor e isso basta para ver onde chegou o estado deste sector em Portugal.”


Futebol

César Peixoto não esconde azia e manda boca a Rui Borges antes do Benfica - Sporting

Técnico projetou encontro frente ao Arouca, mas também comentou polémica da última semana e deixou uma farpa ao treinador dos leões

César Peixoto projetou encontro frente ao Arouca, mas também comentou polémica da última semana e deixou uma farpa a Rui Borges, técnico do Sporting
César Peixoto projetou encontro frente ao Arouca, mas também comentou polémica da última semana e deixou uma farpa a Rui Borges, técnico do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Gil Vicente vai receber o Arouca na 33.ª jornada do campeonato. Em conferência de imprensa, César Peixoto projetou o encontro, mas também comentou a polémica com Rui Borges e deixou uma farpa ao treinador do Sporting e lembrou o seu currículo enquanto jogador, referindo que jogou "em grandes clubes" numa clara provocação ao técnico leonino.


"Ao longo da minha carreira joguei em clubes grandes"


"Semana difícil? Foi uma semana normal. Ao longo da minha carreira joguei em clubes grandes, estou habituado a todo o tipo de pressões. Estive sempre focado na minha equipa. Gostava de chegar aos 40 pontos e estou muito focado nisso. Não facilitar em nada. Estou só focado no Arouca e nada mais", apontou.


César Peixoto avisou que a partida “não vai correr bem” se os pupilos facilitarem perante os ‘lobos’ da serra da Freita, “uma boa equipa”, com “bons jogadores que gostam de ter a bola” e bem orientada pelo treinador Vasco Seabra, que ocupa o 12.º lugar, com 34 pontos, e também já garantiu a permanência.

De recordar que, no final do jogo frente aos leões, Rui Borges só cumprimentou o gilista na zona técnica perto dos balneários e na conferência de imprensa deixou algumas ‘bicadas’, depois de um lance que envolveu Zé Carlos e Viktor Gyokeres, com o empurrão do primeiro sobre o sueco.


Nos últimos dias, também César Peixoto deixou uma publicação nas stories da rede social Instagram com imagens de leões e uma mensagem onde refere que por vezes é melhor remeter-se ao silêncio perante pessoas que "nunca irão compreender" (Recorde AQUI).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


“Rui Silva é de Seleção” - Guarda-redes que joga em Liverpool elogia titular do Sporting
Futebol

“Rui Silva é de Seleção” - Guarda-redes que joga em Liverpool elogia titular do Sporting

 

Icon Comentário0
Oficial! Técnico que venceu Taça ao Sporting após invasão a Alcochete volta à Primeira Liga
Futebol

Oficial! Técnico que venceu Taça ao Sporting após invasão a Alcochete volta à Primeira Liga

 

Icon Comentário0
PSP anuncia condicionamentos no dia do Benfica - Sporting
Futebol

PSP anuncia condicionamentos no dia do Benfica - Sporting

 

Icon Comentário0