Futebol
Ousmane Diomande terá tempo de utilização limitado no Athletic Bilbao - Sporting
28 Jan 2026 | 09:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Jan 2026 | 10:39 |
Biel, contratado há exatamente um ano, prepara-se para iniciar uma nova etapa, desta vez na Arábia Saudita, mantendo o vínculo contratual ao Sporting. O extremo brasileiro, de 24 anos, teve uma passagem discreta por Alvalade e, no verão, seguiu por empréstimo para o Atlético Mineiro, no Brasil, clube que entretanto comunicou a saída do jogador, a poucos dias do arranque do campeonato brasileiro.
O atleta recebeu autorização para viajar para a Arábia Saudita, onde irá realizar os exames médicos e integrar o plantel do Al Taawon, sabe-se agora em concreto, mas o acordo não completa uma opção de compra, regressando mais tarde a Alvalade. Após meia época no Atlético Mineiro, o extremo será novamente cedido, apesar de o empréstimo ao emblema brasileiro estar inicialmente previsto até junho de 2026.
No momento em que foi emprestado pelos leões ao Atlético Mineiro, no último verão, ficou estabelecida uma cláusula de compra obrigatória no valor de 7 milhões de euros, caso o atleta cumprisse 33,3% dos jogos possíveis. Perante o rendimento apresentado e a reduzida utilização por parte de Sampaoli, o clube brasileiro decidiu libertar o jogador. Por sua vez, a SAD do Sporting apenas aceitava o regresso de Biel caso estivesse assegurada uma solução imediata para o brasileiro, que também não integra os planos de Rui Borges.
Nesse sentido, tal como avançado pelo nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, o Clube de Alvalade não conta com o jogador; por isso, está a finalizar uma nova colocação para o futebolista natural de Maracanaú, com um empréstimo a um emblema da Arábia Saudita até ao final da temporada.
Ao cabo de 24 partidas ao serviço do Atlético Mineiro, Biel somou apenas um golo e duas assistências na conta pessoal. O jogador de 24 anos de idade esteve em campo apenas durante 745 minutos, nos quais nunca foi capaz de cair nas graças dos adeptos.
Em comentário relativo ao embate europeu, entre bascos e leões, que acontecerá esta quarta-feira, avançado sublinha ambiente que se viverá em San Mamés
28 Jan 2026 | 10:33 |
Avançado internacional guineense, Álvaro Djaló, em antevisão ao Athletic Bilbao - Sporting - que já tem onze provável leonino -, defende que o embate europeu será uma noite mágica. Agora representando o Al-Gharafa de Pedro Martins, emprestado pelos bascos, também sublinha que o encontro será um "daqueles jogos que faz a cidade de Bilbau parar".
"Vai ser um bom jogo, num ambiente espetacular"
"Depois do Athletic ter ganho à Atalanta, e a precisar só de si para se qualificar para a próxima ronda da Champions, vai ser um bom jogo, num ambiente espetacular. Aquela vitória na Champions serve como vitamina extra", destacou o antigo jogador do Braga, em declarações ao Zerozero.
"Este é daqueles jogos que faz a cidade de Bilbau parar. Nunca tinha visto nada assim na minha vida. É do melhor que já vivi e senti no ano passado na meia-final da Liga Europa contra o Manchester United", disse Álvaro Djaló, referindo que a união transporta uma cidade para dentro do campo.
"Quem vai decidir o jogo são a equipa e os adeptos"
"Quem vai decidir o jogo são a equipa e os adeptos. Por experiência própria, posso dizer que vai ser um ambiente incrível, ao nível de um Braga - Vitória SC. As equipas visitantes passam mal", vincou ao destacar o que se vive em San Mamés, avisando o Sporting da pressão que pode vir a sentir.
O extremo, coloca o Athletic numa galeria diferente: "Para mim é um clube muito especial. Não conheço nenhum outro clube que tenha esta filosofia de ter jogadores só da sua região. É um clube com uma história enorme e que produziu jogadores de grande valor, que são criados no País Basco. Isso é algo bonito, pois dão valor às pessoas da cidade".
Internacional sub-21 por Espanha falou dos mais variados temas na antecâmara da partida da oitava e última jornada da Liga dos Campeões
28 Jan 2026 | 10:15 |
O Sporting encontra-se em Espanha a disputar a possibilidade de garantir o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões, sem recurso ao playoff - um cenário que, mesmo com uma vitória frente ao Athletic Bilbao, depende também de outros resultados. Este contexto mereceu destaque na imprensa espanhola. Esta quarta-feira, o jornal AS dedicou espaço, tanto na edição em papel como no portal online, a Iván Fresneda, internacional sub-21 por Espanha que cumpre a terceira época ao serviço dos leões.
Numa entrevista alargada, o lateral-direito abordou a postura competitiva da equipa leonina nas provas internacionais, falou sobre o ambiente no San Mamés e assumiu ambição na luta pelo tricampeonato. Rui Borges, Luis Suárez e Viktor Gyökeres foram também temas referidos pelo jovem jogador.
PSG e Athletic:
"Sabíamos do atual potencial do campeão da Champions [o PSG], mas tínhamos de usar as nossas armas... Esse jogo demonstrou que somos muito completos Podemos ter posse e sentirmo-nos cómodos com a bola, mas também mudar esse registo - como foi o caso - e sermos mais defensivos. Agora chegamos a San Mamés... Podemos entrar nos outro primeiros, mas isso depende de terceiros. Temos de ganhar e esperar. O Athletic está a cair na liga, mas sei perfeitamente a grande equipa que são. Mesmo parecendo que não estão bem, são fortíssimos. Com o Valladolid nunca os consegui vencer e, admito, é uma espinha que me está encravada..."
Ataque ao tricampeonato:
"Se uma equipa quer ser campeã em Portugal tem de perder a menor quantidade de pontos. Temos que ser ainda melhores na segunda volta. A primeira não foi má, mas precisamos de mais. Temos de meter isso na cabeça para conseguir o objetivo, que é ganhar o tricampeonato. Vamos jogo a jogo. Também estamos na Taça, outro troféu que queremos vencer, tal como a época passada"
E o Benfica vem atrás... Como é um dérbi de Lisboa?
"Incrível. A competitividade das equipas que estão mais acima na liga é enorme e um dérbi é algo que mexe com muita coisa ao seu redor. Vive-se com muitíssima intensidade e é uma rivalidade lendária. É espetacular o que se vive, tanto em casa como fora. Os nossos adeptos acompanham-nos a todo o lado. Muitas vezes jogamos fora e eles fazem-nos sentir como se fosse Alvalade. Os meus amigos e a minha família ficaram loucos [quando assistiram pela primeira vez a um dérbi]. Talvez em Espanha não se tenha bem a noção da dimensão desse dérbi"
Um ano com Rui Borges:
"Chegou e falou comigo, num momento em que se falava que eu podia estar de saída, Estou-lhe eternamente agradecido. Vínhamos de resultados negativos e ele demonstrou muitíssima confiança; apostou em mim e eu correspondi no campo. Ensinou-me muito, tal como a sua equipa técnica"
Super Suárez?
"Dá-nos muito e chega em forma... Antes que me pergunte, ele e o Gyökeres são jogadores diferentes. Jogam na mesa posição, mas têm caraterísticas diferentes. Mas o Luis, tal como fez Gyökeres, está a fazer um grande trabalho em prol do Sporting. É superimportante"
Emblema italiano continua a manter contatos pelo extremo brasileiro e é expectável que existam novidades no decorrer dos próximo dias
28 Jan 2026 | 09:59 |
O interesse do Nápoles em Alisson Santos mantém-se e as conversações sobre uma eventual transferência do extremo do Sporting para o campeão italiano prosseguem. Existem, inclusivamente, indicações de que o processo poderá ficar concluído nos próximos dias.
De acordo com as informações avançadas pelo jornal A Bola, o Sporting admite negociar o extremo através de um empréstimo, mas apenas com uma opção de compra significativa, que poderá ultrapassar os 20 milhões de euros. Um montante que antecipa novas rondas de negociações.
A aproximação teve início na semana passada, com um primeiro contacto dos napolitanos junto do Clube de Alvalade. Nessa fase, a proposta passava por um empréstimo do jogador brasileiro, uma solução que foi recusada pelos leões. Ainda assim, o Nápoles não terá desistido da contratação e pretende insistir nos próximos dias.
Agora, o emblema italiano tem de responder às exigências financeiras do Sporting, que pede um valor elevado pelo atleta, que nesta temporada se destacou sobretudo na Liga dos Campeões, competição em que soma dois golos em sete jogos. Por sua vez, Alisson mostra-se recetivo a um novo desafio, numa altura em que o seu espaço no plantel diminuiu após as chegadas de Luís Guilherme e Faye.
Nesta temporada, com a camisola do Sporting, Alisson – avaliado em 4 milhões de euros – realizou 29 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 663 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou dois golos e fez duas assistências.
Ousmane Diomande terá tempo de utilização limitado no Athletic Bilbao - Sporting
28 Jan 2026 | 09:42
Onze provável Athletic Bilbao - Sporting: Rui Borges dá tudo pelo top-8
28 Jan 2026 | 09:29
Athletic Bilbao - Sporting (Liga dos Campeões): Transmissão, onze provável, horários e...
28 Jan 2026 | 09:19