Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Ago 2024 | 09:25 |
Miguel Pinho, empresário de Gonçalo Inácio, está em Inglaterra para negociar com o Liverpool. Apesar de não estar nos planos do Sporting, a perda de um titular de Rúben Amorim ainda poderá acontecer este mercado de verão e o 'camisola 25' vê avanços quanto ao seu futuro.
A informação está a ser avançada pelo jornal A Bola, garantindo que, de momento, as conversas são de um nível informal, mas os reds estão bastante interessados no jogador. No entanto, visto que o canhoto é um dos intocáveis do técnico leonino, dada a sua qualidade, a saída apenas poderá acontecer mediante pagamento dos 60 milhões de euros da cláusula de rescisão.
A mesma fonte refere que "os últimos dias de mercado em Alvalade prometem agitação" e que a situação do central internacional português terá novos avanços. O emblema de Merseyside quer reforçar a defesa, mas não parece disposto a bater o valor pedido pelo Sporting.
Gonçalo Inácio – atualmente avaliado em 45 milhões de euros – soma duas partidas esta temporada, tendo disputado 190 minutos. O 'camisola 25' de Rúben Amorim já leva um golo, frente ao Porto, na Supertaça. Em 2023/24, o canhoto fez 49 jogos pelo Sporting, sendo um dos jogadores mais utilizados.
Com a Listada verde e branca, Gonçalo Inácio contabiliza 173 partidas, 16 finalizações certeiras, oito assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Assista a alguns momentos de Inácio e veja o motivo da cobiça do Liverpool:
Redator e repórter principal do jornal Notícias ao Minuto abordou recente dérbi entre águias e leões, assim como as exibições da turma leonina
20 Abr 2026 | 15:11 |
Com base na recente eliminação da Liga dos Campeões e desaire frente ao Benfica, Carlos Pereira Fernandes acredita que a gestão de Frederico Varandas relativamente ao plantel "roça o 'criminoso'". Apesar do jornalista assumir certas decisões questionáveis tomadas por Rui Borges, este considera que "faltou um Danoninho" ao técnico leonino que o presidente verde e branco "lhe recusou dar".
Carlos Pereira Fernandes: "O Sporting corre sérios riscos de ver a temporada de 2025/26 ir cano abaixo no espaço de apenas uma semana"
"O Sporting corre sérios riscos de ver a temporada de 2025/26 ir cano abaixo no espaço de apenas uma semana. Depois do empate com o Arsenal (que funcionou como uma derrota, já que ditou a eliminação da Liga dos Campeões), surgiu o desaire com o Benfica, que quase mata a corrida pelo título de campeão nacional... e segue-se o Porto, para a Taça de Portugal", escreveu, no seu texto de opinião ao jornal Notícias ao Minuto.
"Se, contra o Arsenal, ficou a sensação de que era mesmo possível o leão ter sido feliz, contra o Benfica, não foi muito diferente. É caso para dizer que, em ambos os casos, faltou a Rui Borges um Danoninho, que está à vista de todos já desde a última época, mas que Frederico Varandas lhe recusou dar, com os resultados que estão à vista", destacou.
Carlos Pereira Fernandes: "A gestão de Frederico Varandas face ao plantel roça o 'criminosa'"
"Rui Borges tem decisões questionáveis, é verdade. Entre elas, a de insistir num Pedro Gonçalves preso por arames, que só a espaços vai fazendo lembrar o jogador que chegou a ser. No entanto, a gestão por parte do presidente em relação ao plantel roça o 'criminosa', especialmente, numa temporada em que poderia ter alcançado a hegemonia do futebol português", atirou, no que ao plantel e gestão do mesmo diz respeito.
"O exercício é muito simples de fazer. Em 2025/26, o Sporting gastou quase 100 milhões de euros em reforços, mas só um (Luis Suárez) entrou de caras no onze. Todos os outros, ou desiludiram, ou passaram mais tempo de fora do que em campo, pelo que custa apontar o dedo a Rui Borges por um 'pesadelo' que vai parecendo cada vez mais inevitável", atirou ainda.
Carlos Pereira Fernandes: "Rui Borges pode passar de herói a vítima"
"Dito isto, Rui Borges pode passar de herói a vítima do 'síndrome José Peseiro', ficando conhecido como o treinador que tinha tudo na mão, e tudo deixou passar. Mas a verdade é que a única coisa que pedia a Frederico Varandas era um Danoninho contra o descalabro de 2024/25 (que, miraculosamente, resolveu), mas esse nunca chegou", concluiu.
Antigo árbitro internacional espanhol deixou a sua opinião sobre o lance mais polémico do dérbi da 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic
20 Abr 2026 | 14:25 |
O penálti falhado por Luis Suárez, defendido por Anatoliy Trubin, continua a gerar polémica após o dérbi entre Sporting e Benfica (2-1). Em causa está a intervenção de Andreas Schjelderup, que entrou na área antes do remate e acabou por afastar a bola, num lance que levanta dúvidas quanto à legalidade da jogada.
Iturralde: "O simples facto de entrar antes do remate é uma sanção"
Para Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, não há margem para dúvidas: o castigo máximo deveria ter sido repetido. ”Esta jogada é sobre a interpretação da regra. Houve um lance semelhante em Espanha em que o penálti não foi repetido. Pedi um esclarecimento e disseram-me que não repetiram porque não houve disputa de bola. Por outras palavras, o defensor entra, mas o atacante não vai disputar a bola. Mas não concordo de todo com essa resposta. Porquê? Porque a regra diz ‘que entre ou dispute a bola’, não significa que tenha de disputar a 100%. O simples facto de entrar antes do remate é uma sanção".
Iturralde: "Para mim, tinha de ter repetido o penálti”
"Tinha de ser repetido o penálti. A regra é o que é. Não podemos retorcer o dicionário e o vocabulário para nos dar razão. A regra não diz que, se o defensor entra, o avançado tem de entrar e disputar a bola. Diz que, se o defensor entrar antes de tempo, já é sanção. Para mim, tinha de ter repetido o penálti”, afirmou, em declarações ao jornal Record.
O ex-juiz reforçou a ideia após procurar esclarecimentos junto de fonte da UEFA, apontando também o dedo ao VAR. "O jogador que entra [na área] interfere na jogada. Influencia a jogada porque é ele que limpa. Não é preciso estar sob pressão de um adversário. Entra, limpa a bola, está a interferir, a influenciar a jogada e tira benefício da jogada. Por conseguinte, há que repetir. O árbitro no relvado pode ter falhado, mas o que não se pode permitir é que escape ao VAR que, estando calmamente a ver o jogo, tem de avisar o árbitro para repetir o penálti".
Na análise à regra, Iturralde González garante que as alterações recentes não mudam o enquadramento deste lance. "A mudança de regra não afeta o facto de um companheiro de equipa do rematador do penálti, entrar e beneficiar dessa entrada indevida. Isso não se alterou. Alterou a regra para outro tipo. Por outras palavras, o VAR só entra em ação quando aqueles que entram fazem parte da ação. E aqui aquele que entra faz parte da ação. Ou seja, é o que limpa. A alteração da regra não tem nada a ver com isto. O penálti tinha de ser repetido e o VAR é que deveria ter dito. Desculpamos o árbitro porque podia estar a ver outras coisas, mas não faz sentido que o VAR não entre em ação", concluiu, classificando o lance como "um erro técnico muito grande".
Informações foram reveladas no decorrer da manhã desta segunda-feira, dia 20 de abril, dando ainda mais dores de cabeça a Rui Borges
20 Abr 2026 | 13:09 |
João Simões voltou a ressentir-se da lesão no pé direito e está em risco de falhar o que resta da temporada pelo Sporting. O internacional sub-21 português, que foi operado ao quinto metatarso há cerca de um ano, voltou a apresentar dores, situação que tem condicionado a sua utilização.
O caso está a ser acompanhado de perto pelos responsáveis leoninos, que privilegiam uma abordagem cautelosa para evitar uma recaída mais grave. A prioridade passa por não sobrecarregar o jogador, reduzindo o risco de nova fratura e consequente paragem prolongada. Para já, o jovem de 19 anos é baixa confirmada para os próximos jogos e poderá mesmo ficar de fora até ao final da época.
Em sentido inverso, há sinais positivos no boletim clínico. Nuno Santos, Fotis Ioannidis e Luís Guilherme estão mais próximos do regresso, já a trabalhar no relvado. Na antevisão ao dérbi, Rui Borges deixou em aberto a possibilidade de o trio poder ser opção no duelo com o Porto, referente à segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, agendado para quarta-feira, no Estádio do Dragão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 15 milhões de euros - realizou 32 jogos: 18 na Liga Portugal Betclic, dez na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.652 minutos em que esteve em campo, o médio apontou um golo e uma assistência.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, frente ao Porto. O encontro, a contar para segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, pelas 20h45.
Confira este momento de João Simões a cantar com os adeptos: