Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

DEFESA DO SPORTING LIDERA LISTA DOS MAIS EXPERIENTES E CHAMA À ATENÇÃO DO MERCADO

Defesa-central leonino ultrapassa jogadores do Benfica

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

13 Ago 2024 | 11:10 |

Icon Comentário0

Foi divulgada, esta segunda-feira, dia 12 de agosto, pelo Observatório do Futebol (CIES), a lista dos cinco defesas-centrais mais experientes que atuam fora das cinco ligas principais de futebol. Gonçalo Inácio, atleta do Sporting, lidera a tabela, com 22 anos e nove meses, seguido por outros dois companheiros da equipa de Alvalade.


O pódio fica completo com António Silva, jogador do Benfica, que tem 20 anos e sete meses, e  Luan Cândido, jovem de 23 anos e cinco meses que atua no Bragantino. Na quarta e quinta posições surgem mais dois jogadores do Sporting: Ousmane Diomande, com 20 anos e seis meses, e Zeno Debast, de 20 anos e oito meses.


O central leonino que ocupa o primeiro lugar na classificação está fora das contas do Manchester United. Apesar de ainda estar referenciado pelos red devils, o jogador de Rúben Amorim não se mudará para Old Trafford, uma vez que, depois de Leny Yoro, a equipa de Bruno Fernandes contratou Matthijs de Ligt.


Gonçalo Inácio – atualmente avaliado em 45 milhões de euros – soma duas partidas esta temporada, tendo disputado 190 minutos. O 'camisola 25' de Rúben Amorim já leva um golo, frente ao Porto, na Supertaça. Em 2023/24, o canhoto fez 49 jogos pelo Sporting, sendo um dos jogadores mais utilizados.

Com a Listada verde e branca, Gonçalo Inácio contabiliza 173 partidas, 16 finalizações certeiras, oito assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.


Confira a publicação:



Futebol

Questionado no Sporting, Georgios Vagiannidis terá tido atitude que surpreendeu Rui Borges

Internacional grego ainda não conseguiu encontrar o seu lugar na equipa verde e branca, acabando por ficar para trás na hierarquia

Georgios Vagiannidis ainda não conseguiu afirmar-se por completo no Sporting, mas Rui Borges está impressionado com o jogador
Georgios Vagiannidis ainda não conseguiu afirmar-se por completo no Sporting, mas Rui Borges está impressionado com o jogador

19 Mai 2026 | 09:43 |

Icon Comentário0

Georgios Vagiannidis ainda não conseguiu afirmar-se por completo no Sporting, mas continua a merecer confiança interna e pretende permanecer em Alvalade na próxima temporada. O lateral-direito chegou no verão passado proveniente do Panathinaikos e, apesar de manter mercado internacional, sente-se confortável no clube leonino e quer continuar a lutar pelo seu espaço.


O internacional grego ganhou recentemente pontos junto da estrutura técnica liderada por Rui Borges devido à atitude demonstrada antes do encontro frente ao Gil Vicente. Ainda condicionado fisicamente e a recuperar de lesão, Georgios Vagiannidis mostrou disponibilidade para ajudar a equipa numa fase particularmente complicada ao nível das opções defensivas.


A situação criou dores de cabeça ao treinador leonino, sobretudo porque Iván Fresneda também continuava lesionado. Além disso, Eduardo Quaresma precisou de regressar ao centro da defesa ao lado de Gonçalo Inácio, reduzindo ainda mais as alternativas disponíveis para o corredor direito.


Mesmo limitado, Vagiannidis acabou por cumprir o 32.º jogo da temporada de leão ao peito. No total, soma 1.843 minutos e duas assistências em 2025/26, números que continuam abaixo das expectativas criadas após o investimento de 12 milhões de euros realizado pelo Sporting na sua contratação.

Apesar disso, a SAD leonina continua a acreditar no potencial do jogador. A saída no próximo mercado não está totalmente afastada, até porque o defesa mantém interessados no estrangeiro, mas a prioridade do próprio passa por continuar em Alvalade. Vagiannidis tem contrato válido até 2030 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros.



Futebol

Atenção! Sporting pode ter dois lesionados aptos para a Taça de Portugal

Leões disputam a final da prova rainha já no próximo domingo, dia 24 de maio, frente ao Torreense, com apito inicial marcado para as 17h15

Iván Fresneda e Fotis Ioannidis podem ser reintegrados nos trabalhos do Sporting a tempo de estarem disponíveis para a final da Taça de Portugal
Iván Fresneda e Fotis Ioannidis podem ser reintegrados nos trabalhos do Sporting a tempo de estarem disponíveis para a final da Taça de Portugal

19 Mai 2026 | 09:11 |

Icon Comentário0

O Sporting regressa esta terça-feira ao trabalho para preparar a final da Taça de Portugal frente ao Torreense, marcada para domingo, às 17h15, no Estádio Nacional. A sessão de treino dos leões decorrerá precisamente no Jamor, a partir das 11h00, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.


Rui Borges poderá receber boas notícias antes do encontro que encerra a temporada leonina. Iván Fresneda continua a recuperar de uma inflamação num tendão na zona púbica e faz esforço para voltar às opções do treinador, depois de não competir desde o triunfo frente ao Estrela da Amadora, a 11 de abril.


Também Fotis Ioannidis está mais perto do regresso e ainda há esperança de que entre nas contas. O avançado internacional grego não joga desde 21 de fevereiro, quando o Sporting venceu o Moreirense, por 3-0, devido a uma lesão ligamentar no joelho direito.


Nas últimas semanas, o regresso do 'camisola 89' foi sucessivamente adiado, mas o próprio Rui Borges já admitiu, após o triunfo diante do Gil Vicente, que Fotis Ioannidis poderá voltar a integrar as opções para a final da Taça de Portugal.

Apesar destas duas esperanças para o técnico leonino para a prova rainha, de fora das opções dos verdes e brancos continuam Zeno Debast e João Simões, ambos lesionados e sem possibilidades de recuperar a tempo do duelo no Jamor.



Futebol

Rui Borges quer manter Daniel Bragança no Sporting, mas ainda há um entrave

Futuro do 'camisola 23' dos verdes e brancos continua a ser uma incógnita, mas o treinador pretende agarrar o jogador em Alvalade

Rui Borges já avisou a Direção do Sporting e Daniel Bragança de que pretende contar com a sua renovação, mas condições salariais afastam as partes
Rui Borges já avisou a Direção do Sporting e Daniel Bragança de que pretende contar com a sua renovação, mas condições salariais afastam as partes

19 Mai 2026 | 08:57 |

Icon Comentário0

Daniel Bragança continua com o futuro em aberto no Sporting, numa altura em que o processo de renovação permanece parado. Apesar de as negociações entre as partes estarem sem desenvolvimentos recentes, Rui Borges já deixou claro internamente que pretende contar com o médio na próxima temporada.


O treinador leonino ganhou enorme admiração pelo rendimento e compromisso demonstrados pelo 'camisola 23' ao longo da época e considera o internacional português uma peça importante para o futuro do plantel. Nesse sentido, Rui Borges já transmitiu tanto ao jogador como à estrutura liderada por Frederico Varandas que deseja ver o dossiê resolvido o quanto antes.


A ligação atual de Bragança aos leões termina em junho de 2027 e, em Alvalade, existe preocupação em evitar que o médio entre na próxima temporada num cenário de incerteza contratual. A intenção passa por blindar um jogador formado na Academia Cristiano Ronaldo e visto como um exemplo interno de perseverança e identidade leonina.


Depois de quase um ano afastado devido a uma grave lesão no joelho direito, Daniel Bragança regressou progressivamente à competição, começando pela equipa B antes de recuperar espaço no plantel principal. O médio acabou mesmo por ganhar protagonismo na reta final da temporada, somando seis golos e uma assistência em 23 jogos.

Além da qualidade técnica, Rui Borges ficou particularmente impressionado com a disponibilidade física e mental demonstrada pelo jogador ao longo da época. Mesmo condicionado por pequenas mialgias e dores resultantes do esforço competitivo, o jogador manteve sempre total disponibilidade para ajudar a equipa numa fase exigente da temporada.


O principal obstáculo nas negociações continua relacionado com as condições salariais do novo contrato. Segundo revela o jornal Record, a SAD do Sporting não ultrapassou, até ao momento, a barreira de 1 milhão de euros líquidos por temporada, valor que o jogador pretende ver superado.

Atualmente, Daniel Bragança aufere cerca de 750 mil euros líquidos por época, existindo ainda margem negocial entre as partes. Apesar das diferenças, em Alvalade prevalece a convicção de que será possível chegar a entendimento, até porque o médio é encarado como um ativo estratégico para o futuro do Sporting.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting prepara-se para iniciar 'operação Jamor' e Rui Borges aguarda por reforços
Futebol

Sporting prepara-se para iniciar 'operação Jamor' e Rui Borges aguarda por reforços

18 Mai 2026 | 17:20

Icon Comentário0
Poucos dias depois de ser contratado, Rodrigo Zalazar já 'foge' ao Sporting
Futebol

Poucos dias depois de ser contratado, Rodrigo Zalazar já 'foge' ao Sporting

18 Mai 2026 | 17:18

Icon Comentário0
Luis Suárez trouxe 'receita' infalível para fazer esquecer Gyökeres no Sporting
Futebol

Luis Suárez trouxe 'receita' infalível para fazer esquecer Gyökeres no Sporting

18 Mai 2026 | 16:38

Icon Comentário0