Modalidades
Defesa cobiçado pelo Sporting para 2027/28 dispara de longe e marca golo a Portugal
14 Out 2026 | 15:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
13 Set 2020 | 16:43 | Por Redação
A relação de Ângelo Girão com o Sporting CP já teve melhores dias. Nos jogos de pré-época realizados até ao momento, o guardião verde e branco não envergou a braçadeira de capitão, que, anteriormente, lhe pertencia. A decisão estará relacionada com a recusa de Girão em reduzir o salário. Segundo fonte ouvida pelo Leonino, o motivo pelo qual Girão não tem vindo a ser o capitão de equipa poderá mesmo estar relacionado com o facto de o guarda-redes não ter aceitado uma redução salarial. A mesma fonte referiu ainda que esta pode não ser uma decisão final e que, tal como aconteceu noutros casos, a estrutura do Clube pode voltar atrás com a decisão. Ao que o Leonino apurou, o clima que se vive no balneário da equipa de hóquei em patins não será o melhor. Para lá de Ângelo Girão, existem outros jogadores descontentes, nomeadamente aqueles que aceitaram uma redução salarial com a garantia de que todos os outros colegas o iam fazer. Recentemente, Ângelo Girão deixou uma publicação algo enigmática nas redes sociais (LER AQUI), afirmando que “deceção é receber ingratidão de quem você ajudou a fortalecer!”. Pouco depois, esclareceu que não se estava a referir ao Presidente do Sporting CP, Frederico Varandas (LER AQUI). Contactado pelo Leonino, o Sporting CP preferiu, para já, não fazer quaisquer comentários, referindo que se tratam de jogos amigáveis e apenas em partidas oficiais se saberão quais os capitães de equipa. Lembre-se que, logo no início da temporada, após a vitória, por 3-0, frente ao FC Porto, Ângelo Girão pediu para "que o Sporting CP nos protegesse mais enquanto jogadores e já disse a quem de direito isso mesmo, nomeadamente ao diretor de comunicação, ao nosso treinador e ao nosso diretor". Ângelo Girão chegou ao Sporting CP em 2014, proveniente da AD Valongo. Desde então, com o leão ao peito, realizou 182 jogos e conquistou uma Liga Europeia (2018/19), uma Taça Continental (2019), uma Taça CERS (2014/2015), um Campeonato Nacional (2017/18) e uma Supertaça (2015).
Fotografia de Sporting CP
Equipa dos verdes e brancos até inaugurou o marcador, mas não conseguiu aguentar a vantagem que teve por duas vezes e perdeu
30 Out 2026 | 13:42 | Por Redação
A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu com a Oliveirense, por 5-3, esta quinta-feira, dia 29 de outubro, em partida válida para os quartos de final da Elite Cup, disputada em Santo Tirso. Os leões não conseguiram levar a melhor e falharam a passagem às meias.
Os verdes e brancos entraram fortes no encontro e procuraram por várias vezes inaugurar o marcador, mas a primeira parte não teria golos para qualquer um dos lados. A vantagem dos leões acabaria por chegar aos 31 minutos de jogo, por Nolito Romero.
Ainda assim, muito havia para jogar nesta segunda parte. João Almeida, ex Sporting, empatou o encontro pouco depois (36'), com Joan Galbas a colocar a Oliveirense na frente aos 38' e, apesar de Alessandro Verona ter respondido para os leões aos 41' e Rampulla aos 42' de grande penalidade, a reviravolta não tardava.
Logo de seguida, também de grande penalidade, João Souto - que passou seis temporadas em Alvalade - empatou (43'). Bruno Di Benedetto faria o 4-3 já na reta final (48') e João Almeida acabaria por bisar aos 50', sentenciando a derrota leonina.
Com esta derrota - no primeiro jogo oficial da temporada - o Sporting despede-se daquele que seria o primeiro objetivo da época. Os leões voltam a entrar em campo sábado, 7 de novembro, frente ao Benfica, para disputar a Supertaça.
Figura histórica do emblema verde e branco e internacional português, de 79 anos de idade, deu entrada no Hospital Egas Moniz
24 Out 2026 | 16:29 | Por Redação
António Ramalhete, histórico guarda-redes de hóquei em patins, está internado no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, com prognóstico reservado. O antigo atleta do Sporting e internacional português, de 79 anos de idade, não consegue falar.
Nascido a 8 de dezembro de 1946, em Monsanto, a figura histórica dos leões é considerado um dos melhores de sempre da modalidade. Ao longo da carreira, representou Benfica e Sporting, deixando uma marca importante nos dois clubes e no hóquei em patins nacional.
Em Alvalade, destacou-se como membro do célebre 'Cinco Maravilha', ao lado de Júlio Rendeiro, João Sobrinho, Chana e António Livramento. O grupo marcou uma das épocas mais gloriosas da história da modalidade no Sporting, conquistando vários troféus nacionais e internacionais.
Entre os principais feitos ao serviço dos leões está a conquista da Taça dos Campeões Europeus, em 1977, numa equipa que se tornou histórica por ter levado o Sporting ao topo do hóquei europeu. Ramalhete também venceu campeonatos nacionais e outras competições ao longo das passagens pelo Clube.
A carreira do antigo guarda-redes ficou igualmente marcada pelo percurso ao serviço da Seleção Nacional. Somou 220 internacionalizações, conquistou dois Campeonatos do Mundo, em 1974 e 1982, e cinco Campeonatos da Europa, em 1971, 1973, 1975, 1977 e 1979.
Melhores momentos de António Ramalhete:
Antigo técnico do Clube de Alvalade desabafou após vitória em prova internacional e adiciona mais um título na sua experiente carreira
19 Out 2026 | 15:53 | Por Redação
Nuno Lopes conduziu a França ao primeiro título mundial da sua história no hóquei em patins, após ter derrotado a Argentina na final, nos penáltis. Após o triunfo em Assunção, o técnico português, visivelmente emocionado, descreveu o último domingo como "histórico".
N. Lopes: "É um sonho de uma vida"
"Felizmente aconteceu, é um sonho de uma vida. Eu ganhei uma Taça de Portugal pelo Sporting de Tomar e dizia: não sei o que é ser campeão do mundo, mas será uma coisa semelhante. Hoje digo que é semelhante, mas é uma coisa estratosférica. Campeão do mundo com a França, com o Pedro Chambell na baliza e a jogar com 5... Para que todos saibam que é tudo possível, assim o grupo o permita fazer. Não há chavões e não há coisas feitas antes do tempo", afirmou, em declarações à imprensa portuguesa.
O antigo técnico do Sporting defende que foi uma vitória conquistada pela alma gaulesa. "Não quero chorar porque não tenho energia para chorar. Mas acho que foi a vitória do sofrimento, a vitória do trabalho. Trabalhámos muito para isto, queríamos muito", falou.
N. Lopes: "É um dia para ficar para a história"
Nuno Lopes queria dar o Campeonato do Mundo - onde Eloi Cervera destacou-se - inédito à França. "Terminou no stick do Carlo (di Benedetto), terminou na mão do Chambell. Acho que era importante viver este momento, devolver o hóquei a mais um país. É um dia para ficar para a história, já tínhamos feito história e fizemos outra vez", concluiu.
Na capital do Paraguai, o técnico de 54 anos ergue o maior troféu da sua carreira, depois de já ter vencido uma Taça de Portugal (2022/23) pelo Sp. Tomar (o seu atual clube), uma Supertaça de Portugal (2015/16) e uma Taça CERS, ambas pelo Sporting.
Defesa cobiçado pelo Sporting para 2027/28 dispara de longe e marca golo a Portugal
14 Out 2026 | 15:40
Guarda-redes do Sporting não foge à realidade: “Não fomos tão consistentes como o Benfica”
12 Out 2026 | 13:17
Exclusivo Leonino - Avançado do Sporting recusou ir à Seleção por motivos pessoais
09 Out 2026 | 16:36