
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geny Catamo tem sido muito elogiado. Depois de Chiquinho Conde, selecionador moçambicano, Bruno Baltazar aplaudiu o crescimento do jogador do Sporting, analisando o que pode oferecer aos leões, jogando como ala ou como extremo e fazendo uma comparação direta com Geovany Quenda.
“Acho que o Geny dá várias coisas importantes naquela posição onde jogou, como velocidade, verticalidade, ataque à profundidade e qualidade no um contra um. É o tipo de jogador que em partidas frente a defesas baixas ajuda a desequilibrar e pode fazer a diferença", disse, ao jornal O Jogo.
"Geny toma melhores decisões do que na época passada"
O técnico acredita que o internacional moçambicano "está um jogador mais maduro" e que "evoluiu bastante, mesmo em comparação com a última temporada", o que demonstra "que tem sido bem trabalhado no Sporting". "Hoje toma melhores decisões, seja no passe e cruzamento para servir os colegas, seja na hora de finalizar. Tem um bom remate e está a usar essa arma melhor", atirou.
Utilizado por Rui Borges como ala direito ou extremo esquerdo, o 'camisola 21' apresenta uma grande polivalência e Bruno Baltazar crê que "na posição mais adiantada fica um pouco mais solto e mais protegido defensivamente, embora não deixe de ajudar a defender", visto que, atuando "como ala-direito, por ser canhoto, tinha maior tendência para vir para dentro, jogando à esquerda no ataque procura mais a profundidade e a largura”.
"Geny e Quenda evoluíram bastante"
Para terminar, o técnico faz uma comparação com Geovany Quenda, garantindo que "depende muito do que o Rui Borges pretende para os jogos e da análise que faz dos adversários", uma vez que "são dois jogadores que tiveram uma evolução tremenda, com grande qualidade técnica individual e que revelam capacidade de jogar em várias posições. Penso que isso fortalece o Sporting e ajuda também os jogadores a darem boa resposta quando lhes são pedidas coisas diferentes”.
Futebolista dos verdes e brancos optou por proposta mais vantajosa a nível pessoal, apesar de a diferença no sucesso desportivo ser notória
|
O Sporting oficializou, no passado dia 19 de março, as vendas de Geovany Quenda e Dário Essugo ao Chelsea. Agora é sabido que o Liverpool também estava na corrida pelo médio internacional jovem português, mas que o salário pesou na altura da decisão.
A informação está a ser avançada pelo portal 90min, especializado em assuntos relacionados com transferências. A mesma fonte indica que os reds ofereciam a Essugo qualquer coisa como 42.500 libras semanais, o que se traduz em cerca de 49.971 euros.
Em contrapartida, o Chelsea aumentou o vencimento do futebolista formado na Academia Cristiano Ronaldo para o dobro - 85.000 libras -, que equivale a 99.943 euros. Perante a diferença de valores, Dário Essugo escolheu rumar a Stamford Bridge, apesar de a diferença de sucesso desportivo entre os dois emblemas.
Vale recordar que os blues pagaram "22.272.275,00 (vinte e dois milhões, duzentos e setenta e dois mil, duzentos e setenta e cinco euros)" pelo jovem, segundo comunicado enviado pelo Sporting à CMVM. O médio muda-se para a Premier League no verão, acabando ainda esta temporada no Las Palmas.
A cedência de Dário Essugo para o emblema das Ilhas Canárias aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. Em Espanha, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 18 encontros na La Liga, somando 1.371 minutos e um golo marcado.
Extremo internacional português foi destaque em entrevista ao canal dos verdes e brancos e acabou por revelar alguns segredos do balneário
|
Francisco Trincão deu uma entrevista à Sporting TV, durante uma visita ao Museu do Design (MUDE). Com a 'camisola 17' em Alvalade, o extremo verde e branco respondeu a 17 questões curtas e acabou por apontar o dedo a alguns companheiros. Zeno Debast "veste-se muito mal" e motivou alguma troça do internacional português.
Durante a conversa, o atacante leonino garantiu dar preferência ao estilo clássico, ao invés do mais moderno. Franco Israel é quem mais precisa de conselhos de moda dentro do plantel, mas, para Trincão, Debast surge como o jogador "que acha que tem estilo, mas não tem".
O extremo do Sporting revelou ainda que Morten Hjulmand é um dos mais vaidosos do plantel e que Franco Israel é o seu melhor amigo no Clube de Alvalade, uma vez que "é uma pessoa muito fácil de lidar", sendo a amizade entre ambos bastante reconhecida pelos adeptos.
Vale recordar que o futuro de Trincão está a ser discutido, uma vez que o objetivo do Sporting passa por renovar contrato do canhoto. No entanto, o Barcelona tem feito alguma pressão junto da SAD leonina para que o avançado seja vendido, visto ter 50% do passe. Num Exclusivo Leonino, o nosso Jornal revelou qual a decisão de Frederico Varandas.
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 30 milhões de euros – já leva nove golos e 13 assistências na conta pessoal, ao longo de 45 encontros, apresentando a melhor temporada da carreira a nível individual. O extremo dos verdes e brancos é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.955 minutos.
Assista às perguntas:
Antigo jogador dos leões crê que futebolista de Rui Borges apresenta uma grande evolução e tem subido o seu nível desde a temporada passada
|
Geny Catamo chegou, diante do Rio Ave, ao sexto golo da temporada - veja AQUI. O jogador do Sporting igualou o registo da época transata e procura ultrapassar os números de 2023/24. Chiquinho Conde, selecionador nacional de Moçambique, aplaude o crescimento do ala.
"Esta mudança do sistema tático promovida por Rui Borges, voltando ao 3x4x3 que era utilizado por Ruben Amorim beneficia-o porque ele, de facto, tem grande propensão atacante e fica mais fácil ir no um para um e atacar a profundidade", disse, ao jornal A Bola.
"Geny tinha futebol de rua, faltava-lhe tática"
O técnico crê que o 'camisola 21' do Sporting "está a evoluir muito bem", passando por várias experiências e algumas mudanças de posição - extremo e ela - em ambos os corredores, algo que vê com bons olhos e que ajuda no crescimento do jovem canhoto.
"Agradeço a evolução que ele tem registado desde que foi integrado na equipa principal do Sporting, em 2023, porque ele já tinha muito o futebol de rua mas faltava-lhe a componente tática, que ganhou", explica Chiquinho Conde, visivelmente agradado com o desenvolvimento de Geny.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 39 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.379 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou seis golos, tendo realizado ainda três assistências, procurando bater os números do ano anterior.