
Futebol
Exclusivo Leonino - José Eduardo diz que diamante do Sporting "só deve sair pela cláusula"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geny Catamo chegou, diante do Rio Ave, ao sexto golo da temporada - veja AQUI. O jogador do Sporting igualou o registo da época transata e procura ultrapassar os números de 2023/24. Chiquinho Conde, selecionador nacional de Moçambique, aplaude o crescimento do ala.
"Esta mudança do sistema tático promovida por Rui Borges, voltando ao 3x4x3 que era utilizado por Ruben Amorim beneficia-o porque ele, de facto, tem grande propensão atacante e fica mais fácil ir no um para um e atacar a profundidade", disse, ao jornal A Bola.
"Geny tinha futebol de rua, faltava-lhe tática"
O técnico crê que o 'camisola 21' do Sporting "está a evoluir muito bem", passando por várias experiências e algumas mudanças de posição - extremo e ela - em ambos os corredores, algo que vê com bons olhos e que ajuda no crescimento do jovem canhoto.
"Agradeço a evolução que ele tem registado desde que foi integrado na equipa principal do Sporting, em 2023, porque ele já tinha muito o futebol de rua mas faltava-lhe a componente tática, que ganhou", explica Chiquinho Conde, visivelmente agradado com o desenvolvimento de Geny.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 39 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.379 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou seis golos, tendo realizado ainda três assistências, procurando bater os números do ano anterior.
Antigo jogador, agora no papel de treinador, deixou mensagem sentida a peça-chave dos verdes e brancos, numa altura decisiva da temporada
|
Rui Borges fará, na receção ao Braga, o 300.º jogo da sua carreira de treinador - e terá uma baixa de peso. Marco Louçano, antigo colega de equipa e amigo próximo do treinador do Sporting, recorda os tempos em que partilharam balneário, comparando o técnico a Luís Figo, e aponta os vedes e brancos ao título de campeão nacional,
“Conhecemo-nos no Bragança [em 2001/02], na antiga Segunda Divisão B. Na altura eu tinha 21/22 e ele 18/19 anos. Estávamos muito tempo juntos e chegámos a partilhar quarto. Criámos uma boa relação e uma amizade que dura até hoje", explicou, ao jornal Record.
"Tinha características do Figo e batia bem as bolas paradas"
Louçano, que foi treinador adjunto da Académica no início da temporada, garantiu que o técnico do Sporting "é do bem, é gente boa", recordando que "em miúdo já era muito trabalhador e humilde". Natural de Mirandela, o treinador leonino jogou alguns anos no Bragança, rival direto, onde ficou "muito querido". Como médio, Rui Borges tinha “caraterísticas do Figo”, com "muita qualidade e versatilidade", sendo especialista nas bolas paradas.
"Quando ele era jogador não olhava para ele como treinador. Mas no Freamunde, onde eu era adjunto, fomos buscá-lo [ao Famalicão, em 2013] e ele já questionava o porquê disto e daquilo. Tinha interesse e percebia do jogo. Olhando para trás, de facto tinha ali qualquer coisa... É ambicioso e quando quer algo vai atrás até ao fim. E os jogadores gostam dele porque é muito verdadeiro e frontal", explicou.
"Acredito que Rui Borges será campeão"
Para terminar, Louçano aplaude a incrível marca de 300 jogos de Rui Borges e augura bom futuro ao treinador do Sporting: “Depois desses 300 vêm outros 300, talvez a um nível ainda mais alto. Tem qualidade e competência para isso. Sem passar por cima de ninguém e devagarinho, com o trabalho vai conseguir coisas ainda mais bonitas. E acredito que será campeão, merece-o".
Futebolista dos verdes e brancos fez escolha que acabaria por deixar Rui Borges com poucas opções para as próximas partidas dos leões
|
Ao que tudo indica, o Sporting não terá Hidemasa Morita disponível para a receção ao Braga. O médio continua afastado dos treinos, com o plantel verde e branco a ter apenas mais duas sessões antes da partida diante da formação Minhota, válida para a jornada 28 do campeonato.
O japonês continua lesionado, depois de ter feito um traumatismo no pé, ao serviço da seleção. O 'camisola 5' passava por muitas dificuldades físicas, mas, ao ser convocado, decidiu representar o seu país, mesmo sabendo que sairia com novas mazelas.
Viktor Gyokeres estava em situação semelhante e acabou por ser dispensado da Suécia. O goleador do Sporting descansou durante a pausa FIFA e parece ter voltado à melhor forma. Morita, por sua vez, alinhou 45 minutos com o Bahrein e não mais voltou a jogar no Sporting.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
O Sporting vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, frente ao Braga, em jogo relativo à 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Carlos Carvalhal tem pontapé de saída marcado para as 20h45, no Estádio José Alvalade.
Conselho de Disciplina do Órgão que tutela futebol português aceitou queixa da APAF, que remete a declarações ainda no passado mês de fevereiro
|
Frederico Varandas foi suspenso durante quase dois meses. Depois de uma queixa da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), devido às declarações do Presidente numa entrevista à Sporting TV, a 21 de fevereiro, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu castigar o líder leonino.
O acórdão da decisão foi publicado na passada sexta feira e revela que o castigo inicial afastava Varandas durante 68 dias, mas que, devido ao "bom comportamento” do Presidente do Sporting, a pena foi atenuada para 51 dias, além do pagamento de uma multa de 8.568 euros. No entanto, os leões vão recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).
O motivo do castigo deve-se ao líder máximo do Clube de Alvalade ter apontado o facto de alguns árbitros apitarem condicionados, criando desigualdade entre as equipas. Varandas deu exemplo de Tiago Martins no duelo entre Famalicão e Porto.
“Teve uma decisão onde anulou um golo ao Porto e marcou um penálti para o Famalicão. Foi uma decisão correta do Tiago Martins! O Porto perdeu pontos e depois vimos uma comunicação ‘old school’ que já vimos várias vezes e foi pedida uma reunião ao Conselho de Arbitragem… Houve muito ruído e tudo a bater no Tiago Martins… Depois, ele voltou a apitar o Nacional - Porto e há uma entrada para cartão vermelho e o mesmo Tiago Martins mostra cartão amarelo. O VAR chamou-o e o Tiago Martins manteve esse amarelo. Não tenho dúvidas que tomou a decisão por ter sido condicionado", disse, à data.
José Borges, presidente interino do CD da FPF de Pedro Proença, contactado pela Antena 1, garantiu que: “Gostava que (Varandas) não fosse castigado, porque isso seria sinal de que não foram assim tão graves [as declarações]. Não foi essa a intenção”.