
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bruno Fernandes foi considerado pelo Transfermarkt como o jogador veterano mais valioso da Premier League, entre aqueles com 30 anos ou mais. O médio português do Manchester United lidera a lista com um valor de mercado de 55 milhões de euros, destacando-se como uma peça essencial na equipa dos red devils.
Apesar de Mohamed Salah, do Liverpool, também estar avaliado em 55 milhões de euros, o capitão do United ocupa o primeiro lugar, reforçando a sua importância na liga inglesa. Bernardo Silva, do Manchester City, perdeu posições e viu o seu valor de mercado baixar para 45 milhões, enquanto Nathan Aké, também do City, desceu para os 32 milhões. Outros nomes na lista incluem Trossard (Arsenal), Stones (Manchester City) e Son (Tottenham), todos avaliados em 30 milhões de euros.
Bruno Fernandes chegou ao Manchester United na temporada 2019/20, após três épocas de sucesso no Sporting (2017/18, 2018/19 e 2019/20). Desde então, tem sido uma peça fundamental na equipa, assumindo a braçadeira de capitão e sendo o principal criador de jogo dos red devils.
A sua melhor temporada no clube inglês foi na época de 2020/21, onde marcou 28 golos, somando também 18 assistências. O jogador brilhou no Sporting na época 2019/20 e destacou-se bastante antes de rumar a Inglaterra, com 15 golos marcados e um registo de 14 assistências em metade da temporada.
Antes de rumar a Alvalade, esteve uma época em Itália pelo Sampdoria, três épocas pela Udinese também em território italiano. Aos 30 anos, Bruno Fernandes continua a mostrar a sua qualidade e liderança dentro de campo, mantendo-se como um dos jogadores mais valiosos da Premier League e uma referência do Manchester United.
Enquanto a equipa de Rui Borges luta pelo título e a Taça de Portugal, Direção verde e branca já pensa na construção do plantel para a próxima temporada
|
O plantel do Sporting deverá sofrer mudanças na próxima temporada. Algumas saídas estão a ser estudadas, sendo que Ricardo Esgaio e Diogo Travassos podem abandonar Alvalade já no próximo mercado de verão, não entrando nas contas de Rui Borges.
Ricardo Esgaio, lateral de 31 anos, esteve muito perto de sair no mercado de janeiro para um clube turco. As negociações avançaram, mas o entendimento final falhou. Com espaço reduzido nas opções de Rui Borges, tudo indica que o cenário não se vai alterar na próxima janela de transferências. A saída, desta vez, pode mesmo concretizar-se, até porque o Sporting já olha para outros nomes para reforçar o corredor direito.
Diogo Travassos, de apenas 21 anos, tem aproveitado bem o empréstimo ao Estrela da Amadora, onde tem somado minutos e boas exibições. No entanto, o jovem formado em Alcochete termina contrato em 2026 e, até agora, não há qualquer sinal de que o clube leonino esteja interessado em renovar. A ausência de uma cláusula de compra no empréstimo reforça a sensação de que o Sporting pode estar a preparar-se para o vender já este verão.
A administração leonina está focada nas grandes decisões da época, mas sabe que o plantel para 2025/26 começa a desenhar-se agora. Com a possível conquista do campeonato e uma ida ao Jamor em perspetiva, será essencial limpar algumas arestas, e as laterais parecem ser uma das prioridades da próxima época
Recorde-se que o Sporting vai defrontar o Rio Ave, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, às 20h45, partida que conta para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. A equipa de arbitragem já é conhecida e parece não agradar a Rui Borges.
Jogador da equipa verde e branca está na lista de contratações de vários clubes ingleses e, no verão, devem chegar propostas a Alvalade
|
Morten Hjulmand é um dos jogadores mais cobiçados do plantel do Sporting. O Clube de Alvalade sabe que, no próximo mercado de verão, deverão chegar várias propostas para a contratação do internacional dinamarquês, titular indiscutível para Rui Borges no meio-campo dos leões. Manchester United, Arsenal e Tottenham estão na linha da frente dos clubes interessados.
A informação é avançada pelo Caughtoffside, portal especializado no mercado de transferências. No caso dos red devils, Ruben Amorim gostaria de voltar a treinar um jogador que bem conhece, depois de terem estado juntos durante cerca de época e meia no Sporting – entre 2023 e novembro passado. Depois de Gonçalo Inácio, o treinador português demonstra, assim, interesse em outro atleta da ex-equipa.
Já o Arsenal tem também Hjulmand - que tem vínculo com o Clube de Alvalade válido até 2028 - no topo da lista de contratações para a próxima janela de transferências. O clube londrino quer reforçar o meio-campo e fazer face às prováveis saídas de Jorginho e Thomas Partey, que estão em final de contrato com os gunners e devem rumar a outras paragens em 2025/26.
Por sua vez, o Tottenham também vê no médio do Sporting uma mais-valia para o setor intermediário. Os spurs pretendem contratar um jogador que ofereça garantias de qualidade e consistência para o treinador Ange Postecoglou e apreciam a capacidade de liderança do capitão dos leões. Os responsáveis do emblema de Londres deverão tentar convencer a direção do Clube de Alvalade a aceitar a venda do jogador por um valor abaixo da cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros.
Na presente temporada, Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 42 partidas: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 4.092 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
Equipa orientada por Rui Borges vai enfrentar vilacondenses na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal e juiz do encontro é de má memória
|
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta segunda-feira que Hélder Carvalho será o árbitro do encontro entre Rio Ave e Sporting, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. O jogo está marcado para esta terça-feira, às 20h45, no Estádio dos Arcos, e decidirá qual das equipas segue para o Jamor. Os leões partem em vantagem, depois de terem vencido por 2-0 em Alvalade.
Hélder Carvalho será acompanhado pelos assistentes Francisco Pereira e Gonçalo Freire, enquanto Miguel Peixoto Ribeiro será o quarto árbitro. No VAR estará André Narciso, com Hugo Ribeiro no papel de AVAR da partida entre as duas formações.
Recorde-se que em dezembro, Hélder Carvalho foi bastante criticado após ter assumido o VAR na receção ao Santa Clara no Estádio José Alvalade, que acabou com a derrota da equipa, à data comandada por João Pereira, por 1-0. Cláudio Pereira foi o árbitro do encontro.
Os leões sentiram-se gravemente prejudicados no encontro que contava para a Liga Portugal Betclic, ficando dois penáltis por assinalar: o primeiro, aos 15 minutos por carga de Vinícius sobre Geny Catamo e o segundo, já no fim da primeira parte, quando Alisson Safira impede com o braço um remate certeiro de Viktor Gyokeres.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na primeira mão, os leões venceram por 2-0.