Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Bruno Ramos esteve presente no Worthersee Stadion, com o restante plantel do Sporting. O central acompanhou a equipa ao balneário, mas, uma vez que Rúben Amorim não enviou o nome do jogador à UEFA, estava impedido de alinhar diante do Sturm Graz.
"O Bruno Ramos apresentou-se bem, mas tivemos a infelicidade de o treinador não o ter inscrito na Liga dos Campeões na altura, às vezes não pensamos em todas as nuances do jogo", disse Rúben Amorim, na antevisão do duelo frente aos austríacos.
Certo é que, apesar de não ser possível utilizar o jovem canarinho, o técnico do Clube de Alvalade fez questão que o defesa viajasse com o restante plantel. A inclusão do futebolista parece estar cada vez mais certa e o treinador leonino deposita muita esperança no atleta.
Tal como o nosso Jornal noticiou em Exclusivo no passado dia 1 de outubro (Saiba mais AQUI), a Direção do Sporting pretende contratar Bruno Ramos em definitivo. O brasileiro de 19 anos despertou a atenção de Rúben Amorim nas primeiras sessões de trabalho da época, sendo que o técnico tem estado atento ao desenvolvimento do central.
Pelos escalões secundários do Clube de Alvalade, Bruno Ramos - avaliado em 100 mil euros - somou os primeiros minutos no empate dos verdes e brancos diante do Caldas (1-1). O futebolista chegou a ser titular como central pelo meio na vitória (2-1) da equipa A do Sporting num jogo-treino com o Mafra, em Alcochete, no início do mês de setembro, estreando-se oficialmente diante do Portimonense, na Taça de Portugal.
Jogador dos verdes e brancos foi questionado, após a vitória na Liga dos Campeões, sobre gesto chamativo durante a partida disputada na Áustria
|
0Durante o encontro entre Sporting e Sturm Graz, Geny Catamo pediu várias vezes a bola, no corredor direito dos leões. No final do encontro, foi questionado sobre o gesto que fazia para os companheiros lhe passarem o esférico e garantiu ser "um hábito".
"Primeiro, foi um jogo difícil, porque o campo não ajudou muito, tivemos alguns lances em que escorregámos todos, mas tivemos de nos adaptar. Foi uma vitória importante para nós, é comemorar porque são três pontos muito importantes, mas é preciso mudar já o chip para o Famalicão", disse, à DAZN.
"É habito meu de estar sempre a pedir bola, porque quero sempre a bola do meu lado, mas faz parte do jogo, para descansar e pensar bem como atacar o adversário. Foi bom, calhou em mim, fui para cima deles e deu golo", revelou, para responder a uma das questões colocadas.
Esta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 13 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo dos 907 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o 'camisola 21' de Rúben Amorim marcou dois golos e fez uma assistência.
Geny Catamo estreou-se pelo Sporting diante do Portimonense, a 29 de dezembro de 2021 – num encontro que terminou com vitória leonina, por 3-2. Desde então, já esteve a empréstimo dos leões no Vitória de Guimarães e no Marítimo. O internacional por Moçambique tem contrato em Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Leões venceram o Sturm Graz, na Áustria, por 2-0, e passam a somar sete importantes pontos nesta primeira fase da Liga dos Campeões
|
0Rúben Amorim não pensa em deixar Alvalade. O técnico vem, há várias temporadas, sendo questionado sobre uma eventual saída do Sporting, mas, de momento, é um 'não assunto'. Depois do triunfo frente ao Sturm Graz (2-0), o treinador leonino voltou a ser confrontado com uma mudança.
"Não sei. Estou muito feliz aqui. Desfruto muito do meu staff e do meu país, o que é muito importante para mim. Portanto, veremos", garantiu Amorim - que vem sendo muito apontado como sucessor de Pep Guardiola no Manchester City - à DAZN Áustria, já depois do apito final.
Sobre o encontro, o técnico revelou: "Termos tanto a bola ajudou-nos. Depois também penso que controlámos muito bem os avançados do Sturm Graz, fomos muito fortes nos duelos, aquele que é um dos pontos fortes do Sturm Graz. Creio que devíamos ter marcado mais golos, mas foi um jogo muito completo da nossa parte",
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 226 encontros, tendo vencido 159, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.
Verdes e brancos acabaram por sair da Áustria com os três pontos no bolso, mas a partida teve alguns momentos que mereceram análise
|
0No jogo entre Sturm Graz e Sporting, a arbitragem de Giorgi Kruashvili foi, no geral, boa, com uma gestão equilibrada das várias situações em campo. Contudo, houve um lance que gerou maior controvérsia. Este momento foi destacado na análise técnica feita por Duarte Gomes, antigo árbitro português.
Nesse lance, o antigo juiz admite o lance 'roça' o segundo amarelo para Yalcouye, ao tentar dividir a bola com Morten Hjulmand, acabou por tocar no esférico, mas, simultaneamente, pisou o pé do médio dinamarquês. Esta ação imprudente revelou falta de sensibilidade técnica por parte do jogador do Sturm Graz, que deveria ter sido mais cauteloso na disputa.
“Aos 64 minutos, Yalcouye voltou a denotar alguma falta de sensibilidade técnica ao arriscar demasiado na forma como dividiu o lance com o adversário (no caso, Hjulmand). O médio do Mali tocou na bola e pisou depois o pé do médio dinamarquês. Em sua defesa, o jogador foi desequilibrado pelo braço esquerdo de Nuno Santos. Estava no limite para o segundo amarelo”, disse o antigo árbitro
Fora isso, Duarte Gomes ainda teceu os seus comentários sobre o segundo golo do encontro, que teve a assinatura de Viktor Gyokeres, à passagem pelo minuto 53: "Golo legal do Sporting, da autoria de Gyokeres, após assistência bem sucedida de Debast", pode ler-se.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 26 de outubro, frente ao Famalicão, em jogo relativo à nona jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Armando Evangelista jogar-se-á às 20h30, no Minho.