Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CARLOS BARBOSA DA CRUZ, ADEPTO DO SPORTING, SOBRE POSIÇÃO DO BENFICA QUANTO AOS DIREITOS TELEVISIVOS: “FORAM DESAJEITADOS”

Conhecido simpatizante do emblema verde e branco escreveu mais um artigo opinativo para o Record

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

01 Nov 2023 | 18:34 |

Icon Comentário0

Carlos Barbosa da Cruz, advogado, escritor e conhecido adepto do Sporting, criticou a posição do Benfica depois de, num outro artigo, já ter alertado a CMVM para as contas do Porto. Desta vez aborda questão da centralização da negociação dos direitos televisivos no que toca às transmissões de jogos do futebol português.


“Estamos perante uma preocupação redistributiva. A indigência competitiva das nossas equipas na Liga Conferência, é, entre outras coisas, uma questão de meios, que urge retificar, a bem do ranking do nosso futebol, pelo que entendo essa perspetiva. Os clubes maiores já fizeram saber – O Benfica de forma particularmente desajeitada – que não abdicam de receber pelo menos o que já recebem”, começou por referir.


“Se não houver dinheiro que chegue para acomodar os diversos interesses em liça, difícil se torna acertar um modelo que reúna consenso. Até maio de 2026, a Liga e a Federação têm de apresentar ao Governo uma proposta de centralização que agrade à Autoridade da Concorrência; se não o fizerem será o Governo a decidir”, continuou o advogado.


“Como nestes assuntos de invasão tutelar da esfera da iniciativa privada, o Governo decide quase sempre mal – vide o caso da TAP – melhor será que os clubes se entendam. A nossa Liga tem apenas doze jogos de relevante interesse competitivo e luta num mercado onde há muita e melhor oferta; será um desafio verdadeiramente homérico”, terminou.

Carlos Barbosa da Cruz detalhou este artigo como “O nó górdio da centralização” sendo que, é de notar que ainda chegou a sublinhar que a Autoridade da Concorrência se preocupada com o “funcionamento das regras da sã concorrência” e que se igual ao modelo aplicado em Espanha.



Futebol

Titular do Sporting falha chamada à seleção e Rui Borges agradece

Selecionador operou revolução na convocatória para o duplo compromisso de outubro, frente a República Dominicana e Uzbequistão, de preparação para o Mundial

Selecionador aproveitou o facto de se tratar de dois encontros de carácter particular e deixou pupilo de Rui Borges no Sporting de fora
Selecionador aproveitou o facto de se tratar de dois encontros de carácter particular e deixou pupilo de Rui Borges no Sporting de fora

06 Out 2025 | 18:09 |

Icon Comentário0

Marcelo Bielsa operou uma revolução na convocatória do Uruguai para o duplo compromisso de outubro, frente a República Dominicana e Uzbequistão, de preparação para o Mundial 2026. Maxi Araújo, habitual titular do Sporting, ficou de fora das escolhas.


O selecionador uruguaio aproveitou o facto de se tratar de dois encontros de carácter particular e abdicou de vários nomes importantes. Além do pupilo de Rui Borges, também Federico Valverde (Real Madrid), Ronald Araújo (Barcelona), Darwin Núñez (Al Hilal) e José María Giménez (Atlético Madrid) foram poupados.


Marcelo Bielsa chamou 17 futebolistas que atuam foram do Uruguai, entre eles o ex-leão Franco Israel (Torino), além do médio Rodrigo Zalazar, que ontem marcou no 1-1 em Alvalade, pelo Braga, juntando-lhes mais 12 jovens que dos sub-18 daquele país.


Ambos os particulares vão decorrem na Malásia. A seleção celeste ficou em quarto lugar nas eliminatórias para o próximo Campeonato do Mundo, à frente do Brasil, com os mesmos 28 pontos da seleção canarinha, agora orientada pelo italiano Carlo Ancelotti.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - soma oito partidas. Ao longo dos 519 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o internacional uruguaio ainda não marcou, mas já fez uma assistência para golo.



Futebol

Ex Sporting que armou peixeirada com Amorim chamado para render João Neves na Seleção

Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta segunda-feira, dia 6 de outubro, a chamada de antigo jogador do Clube de Alvalade

Futebolista ex Sporting, que se desentendeu com Amorim, entra para a lista de Roberto Martínez após a dispensa de João Neves
Futebolista ex Sporting, que se desentendeu com Amorim, entra para a lista de Roberto Martínez após a dispensa de João Neves

06 Out 2025 | 17:47 |

Icon Comentário0

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta segunda-feira a chamada de Nuno Tavares, defesa que representa a Lazio e já passou pelo Sporting, para os dois jogos de qualificação para o Mundial 2026, diante da Irlanda (11 de outubro) e da Hungria (14 de outubro), ambos marcados para o Estádio José Alvalade, às 19h45.


O lateral-esquerdo entra para a lista de Roberto Martínez após a dispensa de João Neves, que foi considerado inapto para integrar a convocatória devido a problemas físicos. Em comunicado, a FPF esclareceu que a decisão foi tomada em articulação com o departamento médico do PSG.


“A Direção de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol, em articulação com o departamento médico do Paris Saint-Germain, considerou que o médio internacional português não está em condições físicas de participar nos jogos da Seleção”, refere a nota oficial.


O jogador soma seis jogos oficiais pela Lazio esta temporada e volta assim a vestir a camisola das quinas, reforçando as opções defensivas da equipa nacional. Portugal prepara-se para os dois compromissos de outubro, nos quais pode dar mais um passo rumo à qualificação para o Mundial 2026.

Nuno Tavares tem tido uma série de casos insólitos ao longo da carreira desportiva, sendo que entrou em sucessivos desaguisados com Ruben Amorim na fase de grupos da Liga dos Campeões - quando Marselha e Sporting se defrontaram em 2022/23. O lateral esquerdo saiu do Sporting, em 2013, para rumar ao Casa Pia, tendo, na época seguinte, assinado pelo Benfica.



Futebol

Jorge Faustino diz que médio do Braga poderia ter sido expulso frente ao Sporting aos 77 minutos

Antigo árbitro português fez análise ao desempenho de Cláudio Pereira no encontro entre leões e minhotos da oitava jornada da Liga

Jorge Faustino avaliou o desempenho de Cláudio Pereira, árbitro do Sporting - Braga, a contar para a oitava jornada da Liga Betclic
Jorge Faustino avaliou o desempenho de Cláudio Pereira, árbitro do Sporting - Braga, a contar para a oitava jornada da Liga Betclic

06 Out 2025 | 16:45 |

Icon Comentário0

Jorge Faustino avaliou o desempenho de Cláudio Pereira, árbitro do Sporting - Braga, a contar para a oitava jornada da Liga Betclic. O especialista analisou alguns dos lances do encontro e referiu que Rodrigo Zalazar poderia ter visto o cartão vermelho aos 77 minutos.


J. Faustino: "Rodrigo Zalazar teve entrada despropositada e muito negligente"


"Rodrigo Zalazar teve entrada despropositada e muito negligente ao acertar com a sola da bota na zona do tornozelo de Maxi Araújo. Bem no livre direto e cartão amarelo. Arriscou outra leitura disciplinar", escreveu o antigo árbitro português no jornal 'Record'.


J. Faustino: "Desequilibrou-se no movimento de finta a Debast acabando por se deixar cair"

Ainda antes, aos 62 minutos, Jorge Faustino referiu que o médio uruguaio tentou cavar uma grande penalidade: "Desequilibrou-se no movimento de finta a Debast acabando por se deixar cair. Contacto entre braços dos dois jogadores foi consequência da ação de ambos e sem influência na queda. Sem penálti".


Caso tivesse visto o cartão vermelho, Rodrigo Zalazar já não seria o autor do golo do Braga, que foi marcador já no período de descontos, já aos 90+7 minutos, depois de Luis Suárez (19') ter aberto o caminho para os leões se aproximarem do primeiro lugar.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


António Salvador ganhou penálti caído do céu e ainda vem criticar arbitragem do Sporting - Braga
Futebol

António Salvador ganhou penálti caído do céu e ainda vem criticar arbitragem do Sporting - Braga

06 Out 2025 | 16:24

Icon Comentário0
Acordo fechado! Craque do Sporting vai renovar e fica como um dos mais bem pagos do plantel
Futebol

Acordo fechado! Craque do Sporting vai renovar e fica como um dos mais bem pagos do plantel

06 Out 2025 | 16:08

Icon Comentário0
Reforço do Sporting foi aposta ganha! Pupilo de Rui Borges não pára de marcar
Futebol

Reforço do Sporting foi aposta ganha! Pupilo de Rui Borges não pára de marcar

06 Out 2025 | 13:55

Icon Comentário0