Futebol
Rafael Soares acusa Rui Borges de 'enganar' adeptos do Sporting: "Atirou areia para os olhos"
23 Out 2026 | 13:00
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Dez 2024 | 07:35 |
Rui Borges foi apresentado como novo treinador do Sporting na passada quinta feira, dia 26 de dezembro, e tem marcado para o próximo dia 29 de dezembro o primeiro desafio como técnico dos leões. O novo comandante em Alvalade já terá falado com o grupo acerca de uma alteração importante que pretende: a mudança do sistema tático para um 4x3x3.
Quem avança esta informação é o jornal 'Record'. Rui Borges terá chegado ao Sporting sem medo de mudar e investido em dar o seu cunho pessoal à equipa. A novidade acerca da alteração já terá sido passada aos jogadores, sendo que muitos deles que vêm a jogar regularmente num sistema tático 3x4x3, usado por Ruben Amorim, e mantido por João Pereira.
O treinador de 43 anos não calcula, no entanto, que esta mudança tenha um grande impacto nos atletas, uma vez que considera que existirem várias parecenças entre a sua ideia e as dinâmicas que a equipa trazia: tanto na construção - muitas vezes feita a três homens - como na pressão, rápida e com a ambição de recuperar a bola num prazo máximo de 5 segundos após a perda.
A grande dúvida é, então, se Rui Borges planeia introduzir estas alterações já no próximo jogo, o dérbi de Lisboa frente ao Benfica. O 'Record' avança que poderá ser possível observar, logo nesse primeiro encontro, momentos em que o Sporting apresente uma linha de quatro defesas: por um lado, para baralhar a preparação feita por Bruno Lage, e por outro lado, para ir preparando gradualmente a transição para a ideia de jogo do novo técnico.
Relembrar que este não é um fenómeno inédito, uma vez que também João Pereira procurou introduzir algumas nuances próprias numa equipa dos leões habituada a outras rotinas. O antigo técnico de Alvalade nunca conseguiu convencer os adeptos, mas a verdade é que o grupo de trabalho terá recebido bem o novo treinador, e está disposto a abraçar as suas ideias já num curto prazo.
Em debate no canal NOW, um comentador recorreu a uma descrição curiosa para classificar um dos melhores futebolistas do Clube
23 Out 2026 | 15:28 |
Luis Suárez continua a dar que falar no Sporting, numa altura em que este acabou por 'reagir' à pressão para deixar Alvalade no arranque da temporada. Rafael Soares comentou a atitude do internacional colombiano e as implicações contratuais do avançado, chamando-lhe mesmo "animal competitivo".
Rafael Soares: "Este rendimento de Luis Suárez explica-se porque é um animal competitivo"
"Este rendimento de Luis Suárez explica-se porque é um animal competitivo no bom sentido da palavra. Ele está sempre ligado à corrente, dá sempre 100% dentro de campo e é extraordinário", começou por dizer, no canal NOW.
O verão de Suárez foi marcado por forte turbulência, começando quando o jogador aceitou ser trunfo eleitoral de uma lista à presidência do Fenerbahçe. A tensão escalou em agosto, quando abandonou um treino num ataque de fúria após recusar ordens da equipa técnica de Rui Borges.
A resposta do camisola ´97´ foi implacável e dada dentro das quatro linhas. Suárez deu a volta por cima com golos, assumindo-se como a grande figura ofensiva dos leões na nova temporada ao faturar consecutivamente na Liga Portugal Betclic e ao sagrar-se o melhor marcador da história do Clube na Liga dos Campeões.
Na presente temporada, ao serviço do Sporting, Luis Suárez - avaliado em 30 milhões de euros - realizou 11 partidas oficiais: Oito na Liga Portugal e três na Champions League. Nos 740 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o colombiano marcou 11 golos e soma uma assistência.
Antigo treinador leonino tem mantido interesse no 'camisola 25' dos leões, mas parece estar agora interessado em jogador referenciado em Alvalade
23 Out 2026 | 14:47 |
Tiago Gabriel pode acabar por criar um problema em duas frentes ao Sporting. O central português, de 21 anos, estava referenciado pelos verdes e brancos como possível solução para uma eventual saída de Gonçalo Inácio, mas entrou agora na mira do Milan, precisamente um dos clubes mais interessados no capitão leonino.
Segundo o portal suíço ‘4-4-2.ch’, o Milan já terá iniciado contactos com Tiago Gabriel através de intermediários, enquanto a Roma também acompanha o defesa do Lecce. Everton e Crystal Palace juntam-se à corrida por um jogador que renovou recentemente até 2030 e cuja transferência poderá exigir entre 25 e 30 milhões de euros.
A situação ganha especial relevância para o Sporting devido ao futuro de Gonçalo Inácio. Ruben Amorim tem o internacional português muito bem referenciado e o Milan tem sido apontado como um dos principais candidatos a avançar pelo 'camisola 25', com a SAD leonina a apontar para um encaixe na ordem dos 40 milhões de euros caso se abra a porta à saída.
O aparecimento de Tiago Gabriel no radar dos rossoneri pode, porém, baralhar essas contas. Caso o Milan decida direcionar o investimento para o central do Lecce, o Sporting não só ganha concorrência por um jogador que estava identificado como possível sucessor de Inácio, como pode também perder força numa das principais vias para concretizar a venda do próprio capitão.
Com 1,96 metros, Tiago Gabriel soma já dois golos em seis encontros da Serie A esta temporada e tem-se destacado pela robustez, capacidade nos duelos e domínio aéreo. O perfil encaixa no que o Sporting procura para o eixo defensivo: um jogador jovem, com margem de valorização, mas já preparado para competir a alto nível. O problema é que o mesmo perfil parece agora agradar também a Ruben Amorim e ao Milan.
Confira a publicação:
Lenda do Manchester United deixou várias críticas à postura e declarações do internacional português após a derrota dos reds na Liga dos Campeões
23 Out 2026 | 14:17 |
Wayne Rooney não poupou Bruno Fernandes depois das declarações do internacional português na sequência da derrota do Manchester United frente ao Como, por 4-1, na Liga dos Campeões. O antigo avançado inglês considera que o médio, formado no Sporting, errou ao apontar diretamente para as decisões da equipa técnica e colocou-o no mesmo plano de Lisandro Martínez.
Rooney: "Bruno Fernandes? Não podes ter jogadores a fazerem isto"
“Não podes ter os jogadores a fazerem isto. Isto não pode continuar a acontecer. Primeiro, foi o Martínez, agora, foi o Bruno... Um deles apontou o dedo a Jason Wilcox, o outro apontou o dedo ao treinador. Isto não pode continuar a acontecer. São jogadores enormes empregados por um clube”, afirmou Rooney, no podcast ‘The United Stand’.
O antigo internacional inglês insistiu que os jogadores têm de assumir maior responsabilidade pelo que acontece dentro de campo. “Podes dizer que o Bruno tem razão ou não no que disse, mas tens de assumir responsabilidades, em campo, perante um grupo de jogadores. Houve alturas em que eu e Sir Alex Ferguson não falávamos, mas eu passava por uma parede de tijolos por ele, quando estava em campo, porque queria jogar por mim mesmo, pelo clube, pelos adeptos...”, acrescentou.
Rooney: "Estes jogadores são egoístas"
Rooney endureceu ainda mais o discurso ao falar de Bruno Fernandes e Lisandro Martínez. “Estes jogadores são egoístas, só se importam com eles próprios, não se importam com os companheiros de equipa, não se importam com o treinador, nem com o 'staff' ou os adeptos”. E prosseguiu: “São como bebés, que se limitam a atirar os brinquedos carrinho fora e, depois, tentam apontar culpas a todos os outros. Têm de olhar para eles próprios, ser sinceros com eles próprios, e só depois olhar para as outras pessoas”.
As críticas surgem depois de Bruno Fernandes ter questionado a estratégia adotada pelo Manchester United diante do Como. “É responsabilidade do treinador e da equipa técnica ver o que se passa, não minha. Eu digo apenas que, por vezes, temos de ser mais corajosos na pressão, tentado assumir o risco de aplicar aquela pressão muito elevada e deixando-os desconfortáveis, tal como eles nos fizeram”, afirmou o antigo jogador do Sporting, palavras que acabaram por motivar a forte reação de Rooney.