Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

CHEGAR, VER E VENCER?

Leões do basquetebol estão em primeiro da LPB Placard e nas meias-finais da Taça de Portugal

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O basquetebol sénior masculino leonino regressou esta temporada ao Clube. Depois do fim em 1994/95 e do recomeçar da modalidade em 2012/13, com os escalões mais baixos de formação e equipas de sub-19 e sénior femininos, os leões estão este ano a ter uma temporada quase perfeita.

O primeiro treino deste regresso foi a 20 de agosto e desde aí os leões já realizaram mais de uma centena de treinos e 29 jogos, dos quais 24 oficiais. São 26 vitórias e três derrotas, sendo que se as contas foram apenas nos jogos oficiais são 22 vitórias e duas derrotas.


Na LPB Placard, principal campeonato português, a equipa orientada por Luís Magalhães só vacilou num jogo, o dérbi eterno na luz, no qual foram derrotados por 85-79. A partir daí, são 16 vitórias consecutivas, o que dá a liderança na competição a cinco jogos do fim da fase regular.


Os leões têm a margem de erro de um jogo e dois jogos mais complicados do que os restantes: a deslocação ao terreno da equipa bicampeã nacional, a UD Oliveirense e, logo na semana seguinte, a receção ao FC Porto. Tendo em conta o nível apresentado não seria estranho vencer os cinco jogos em falta, mas só dentro de campo se vê favoritismos.

O plantel de Luís Magalhães sofreu recentemente a saída de Demetric Austin e fica, assim, com apenas quatro estrangeiros até ao final da temporada, ainda que exista uma possibilidade algo remota de Brandon Nazione ainda poder jogar esta temporada.


O treinador leonino, um dos melhores treinadores portugueses, já conquistou vários títulos, e este ano quer conquistar mais, como já por diversas vezes referiu. Magalhães teve de montar um plantel do zero e até agora está a ter muito sucesso. Os leões recrutaram dois dos três melhores jogadores estrangeiros da UD Oliveirense – Williams e Ellisor -, dois estrangeiros que já tinham jogado juntos (Ty Toney e Nazione) e Abdul-Malik Abu, um poste mais atlético do que físico. Além disso, trouxeram dois jogadores a jogar no campeonato universitário norte-americano (Amiel e Cândido Sá), além de jogadores internacionais portugueses (Fonseca, Catarino, Ventura ou Araújo), a esta lista junta-se ainda João Fernandes, vindo da Ovarense, e que tem sido uma das boas surpresas da equipa. Por fim, juntam-se três jovens promessas (Manjate, Cruz e Embaló) que têm jogado mais na equipa satélite – Academia do Lumiar, da Proliga –, do que na equipa principal.

Nas outras competições, os leões caíram nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos, ao serem derrotados, após prolongamento, pela Oliveirense, que viria a vencer a competição. Já na Taça de Portugal a equipa verde e branca apurou-se ontem, dia 4 de março, para a final-four, ao bater a Oliveirense após prolongamento (LER AQUI). Os jogos decisivos vão ser em Odivelas nos dias 21 e 22 de março.

O Sporting CP ainda não ganhou nada esta temporada, é um facto, mas tem sido uma equipa muito consistente e que pode vencer qualquer jogo em Portugal, mesmo contando, novamente, com menos um estrangeiro do que os rivais diretos. Março pode ficar marcado por este regresso aos títulos, algo que não acontece desde 1985/86, ano em que os leões foram vencedores da segunda divisão nacional. O último campeonato principal foi conquistado em 1981/82 e a última Taça de Portugal data de 1979/80.


Modalidades

OFICIAL! TROCOU SPORTING PELO PORTO, PARTIU BRAÇO A EX COMPANHEIRO E AGORA... RENOVA COM VILLAS-BOAS

Jogador que passou mau bocado em Alvalade vai continuar com a camisola dos azuis e brancos na próxima temporada

  |

Icon Comentário0

É oficial! Tanner Omlid renovou contrato com o Porto. O antigo basquetebolista do Sporting, eleito melhor defensor da Liga Betclic esta temporada, vai continuar com a camisola dos dragões, depois de ter fechado acordo com André Villas-Boas.

"Tenho expectativas altas para nós e para os adeptos e planeio dar o meu melhor, como dei este ano", assegurou o extremo norte-americano que passou pelos leões, em declarações aos meios de comunicação dos azuis e brancos.


De recordar que Tanner Omlid lesionou propositadamente André Cruz, que esteve vários meses afastado das quadras, depois de um lance arrepiante com o antigo companheiro, ainda na pré temporada. O atleta do clube azul e branco partiu o braço ao jovem extremo verde e branco. O lance ocorreu no passado dia 3 de setembro, durante o Torneio da Cidade de Viana. O Sporting bateu o Porto, na grande final, por 100-93, e o português teve uma infelicidade num lance disputado com o basquetebolista norte-americano.


Na temporada 2022/2023, ao serviço dos leões, Tanner Omlid realizou apenas dois jogos pelo Sporting, registando médias de 2,0 pontos, 2,0 assistências e 0,5 ressaltos. No verão de 2023, abandonou Alvalade e rumou ao rival azul e branco. Este ano, fez 10,0 pontos, 1,5 assistências e 5,8 ressaltos, em 51 encontros.

Vale recordar que, este ano, Omlid gozou com com os adeptos do Sporting nas redes sociais, depois de um triufo. O jogador agiu em tom de provocação perante a massa adepta do Clube de Alvalade: “Esta vitória teve um toque de doçura”, pode se ler na zona de comentários do X, numa publicação elaborada pela Federação Portuguesa de Basquetebol.



Modalidades

QUASE OFICIAL! EXTREMO EX BENFICA 'CONFIRMA EXCLUSIVO LEONINO' E VAI MESMO JOGAR NO SPORTING

Negócio está fechado; Jogador que passou pelo clube da Luz tem presença garantida no plantel leonino

  |

Icon Comentário0
Bruno Araújo 'confirmou' que vai ser reforço para a equipa de basquetebol do Sporting. O extremo de 23 anos do Vitória de Guimarães, que já representou o Benfica por duas temporadas (2019 a 2021), partilhou na rede social Instagram uma publicação do portal 'Basquetebol Notícias' que dá conta da sua ida para o Clube de Alvalade. De recordar que foi o nosso Jornal que noticiou, em Exclusivo, a chegada do jogador aos leões (Recorde AQUI).

O português será uma das várias caras novas da modalidade do Clube de Alvalade, que irá sofrer uma reestruturação na próxima temporada. Os maus resultados de 2023/24 são irrepetíveis para Frederico Varandas, Presidente dos leões, que vai fechar a contratação novos atletas em breve, bem como a saída de alguns jogadores, como Marcus Lovett Jr.


Esta temporada, ao serviço dos vimaranenses, Bruno Araújo alcançou médias de 2,7 pontos, 0.8 assistências e 3,8 ressaltos ao longo de 29 partidas. Esta é a primeira época do jogador em Guimarães, depois de uma aventura nos Estados Unidos da América, representando os Missouri Spartans e os Tabor Bluejays. Antes da caminhada fora do país, representou o Benfica e o Basket Almada.


A reestruturação do Sporting vai passar também pela equipa técnica, como noticiou, em Exclusivo, o Leonino, no passado mês de maio (saiba mais AQUI). Tozé Coelho substitui Nuno Baião como diretor do basquetebol leonino, depois de uma discussão com Miguel Afonso.

Inicialmente, o plano de reestruturação no Sporting passava pelo despedimento do treinador [Pedro Nuno Monteiro], dados os maus resultados nesta época, com críticas de Miguel Afonso e um ambiente de cortar à faca com o técnico. No entanto, isso exigiria um esforço financeiro significativo, visto que o mesmo tinha renovado no final do ano por mais duas temporadas.


Confira a publicação de Bruno Araújo:

Modalidades

COM PROCESSO DISCIPLINAR EM ANDAMENTO, ESTRELA DO SPORTING FOI APONTADA AO PORTO, MAS NEGÓCIO FALHOU

Eventual mudança para o Dragão não teve fim desejado e craque dos leões vai rumar ao estrangeiro depois de problemas em Alvalade

  |

Icon Comentário0
Marcus Lovett Jr vai sair do Sporting. O basquetebolista não irá continuar em Alvalade, com a caminhada do base a terminar após uma grande confusão com Pedro Nuno Monteiro e restante equipa técnica, que resultou num processo disciplinar ao norte-americano que, segundo notícias recentes, iria reforçar a equipa do Porto a partir da próxima temporada.

No entanto, o jornal O Jogo garante que o futuro do base não vai passar por Portugal, estando descartada a hipótese de o jogador de 28 anos se mudar para o Dragão. Para já, não é conhecido o possível destino do atleta, que irá regressar ao estrangeiro.


Marcus Lovett causou desacatos com os responsáveis da turma de Alvalade, que acabaram por tomar medidas de dimensão superior ao esperado, o que culminou no fim da ligação do basquetebolista com o Sporting, ao fim de dois anos, rumando agora a uma nova aventura fora de portas.


Marcus Lovett passou duas temporadas em Alvalade, tendo sido resgatado ao Salon Vilpas, da Finlândia, depois de uma passagem na Ovarense. Com a Listada verde e branca, o ‘camisola 57’ destacou-se como a grande estrela do basquetebol leonino. Esta temporada, o base teve média de 17.4 pontos, 4.8 assistências e 2.5 ressaltos, ao longo de 32 partidas.

Para renovar a equipa, o Sporting tem dois reforços fechados para 2024/25, tal como o Leonino avançou, em Exclusivo. Bruno Araújo, ex Benfica, deixa o Vitória de Guimarães para reforçar os leões , bem como Filip Gewert, poste que representou o Póvoa na temporada passada.


Confira aqui este momento extraordinário de Marcus Lovett Jr e a publicação:

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


COM PROCESSO DISCIPLINAR EM ANDAMENTO, ESTRELA DO SPORTING FOI APONTADA AO PORTO, MAS NEGÓCIO FALHOU
Modalidades

COM PROCESSO DISCIPLINAR EM ANDAMENTO, ESTRELA DO SPORTING FOI APONTADA AO PORTO, MAS NEGÓCIO FALHOU

 

Icon Comentário0
NEGÓCIO FECHADO! EXTREMO QUE DEU NEGA AO SPORTING VAI SER REFORÇO DO PORTO
Modalidades

NEGÓCIO FECHADO! EXTREMO QUE DEU NEGA AO SPORTING VAI SER REFORÇO DO PORTO

 

Icon Comentário0
EXCLUSIVO LEONINO: VARANDAS ACERTA CONTRATAÇÃO DE ANDRÉ SILVA; SPORTING FECHA INTERNACIONAL PORTUGUÊS
Modalidades

EXCLUSIVO LEONINO: VARANDAS ACERTA CONTRATAÇÃO DE ANDRÉ SILVA; SPORTING FECHA INTERNACIONAL PORTUGUÊS

 

Icon Comentário0