Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
05 Mar 2020 | 16:52 |
O basquetebol sénior masculino leonino regressou esta temporada ao Clube. Depois do fim em 1994/95 e do recomeçar da modalidade em 2012/13, com os escalões mais baixos de formação e equipas de sub-19 e sénior femininos, os leões estão este ano a ter uma temporada quase perfeita.
O primeiro treino deste regresso foi a 20 de agosto e desde aí os leões já realizaram mais de uma centena de treinos e 29 jogos, dos quais 24 oficiais. São 26 vitórias e três derrotas, sendo que se as contas foram apenas nos jogos oficiais são 22 vitórias e duas derrotas.
Na LPB Placard, principal campeonato português, a equipa orientada por Luís Magalhães só vacilou num jogo, o dérbi eterno na luz, no qual foram derrotados por 85-79. A partir daí, são 16 vitórias consecutivas, o que dá a liderança na competição a cinco jogos do fim da fase regular.
Os leões têm a margem de erro de um jogo e dois jogos mais complicados do que os restantes: a deslocação ao terreno da equipa bicampeã nacional, a UD Oliveirense e, logo na semana seguinte, a receção ao FC Porto. Tendo em conta o nível apresentado não seria estranho vencer os cinco jogos em falta, mas só dentro de campo se vê favoritismos.
O plantel de Luís Magalhães sofreu recentemente a saída de Demetric Austin e fica, assim, com apenas quatro estrangeiros até ao final da temporada, ainda que exista uma possibilidade algo remota de Brandon Nazione ainda poder jogar esta temporada.
O treinador leonino, um dos melhores treinadores portugueses, já conquistou vários títulos, e este ano quer conquistar mais, como já por diversas vezes referiu. Magalhães teve de montar um plantel do zero e até agora está a ter muito sucesso. Os leões recrutaram dois dos três melhores jogadores estrangeiros da UD Oliveirense – Williams e Ellisor -, dois estrangeiros que já tinham jogado juntos (Ty Toney e Nazione) e Abdul-Malik Abu, um poste mais atlético do que físico. Além disso, trouxeram dois jogadores a jogar no campeonato universitário norte-americano (Amiel e Cândido Sá), além de jogadores internacionais portugueses (Fonseca, Catarino, Ventura ou Araújo), a esta lista junta-se ainda João Fernandes, vindo da Ovarense, e que tem sido uma das boas surpresas da equipa. Por fim, juntam-se três jovens promessas (Manjate, Cruz e Embaló) que têm jogado mais na equipa satélite – Academia do Lumiar, da Proliga –, do que na equipa principal.
Nas outras competições, os leões caíram nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos, ao serem derrotados, após prolongamento, pela Oliveirense, que viria a vencer a competição. Já na Taça de Portugal a equipa verde e branca apurou-se ontem, dia 4 de março, para a final-four, ao bater a Oliveirense após prolongamento (LER AQUI). Os jogos decisivos vão ser em Odivelas nos dias 21 e 22 de março.
O Sporting CP ainda não ganhou nada esta temporada, é um facto, mas tem sido uma equipa muito consistente e que pode vencer qualquer jogo em Portugal, mesmo contando, novamente, com menos um estrangeiro do que os rivais diretos. Março pode ficar marcado por este regresso aos títulos, algo que não acontece desde 1985/86, ano em que os leões foram vencedores da segunda divisão nacional. O último campeonato principal foi conquistado em 1981/82 e a última Taça de Portugal data de 1979/80.
Após triunfo categórico nas competições europeias, Clube de Alvalade vence fora de casa e segue na luta pela liderança dp Campeonato
14 Fev 2026 | 17:12 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu a Ovarense por 85-82, este sábado, dia 14 de fevereiro, em jogo da 15.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado na Arena de Ovar, os leões voltaram a vencer, depois do triunfo na FIBA Europe Cup.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 23-17. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de cinco pontos (40-35).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais equilibrado, mas o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais três pontos do que a Ovarense (59-56). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu manter a vantagem frente ao opositor (85-82).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Stephan Swenson. O base belga somou 17 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Diogo Ventura contabilizou 17 pontos e três assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 22.ª em 32 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 27 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). No sábado, dia 21 de fevereiro, os leões disputam as meias-finais da Taça de Portugal e vão defrontar a Oliveirense, às 19h00, em Albufeira.
Equipa do Clube de Alvalade garantiu o seu único triunfo na sexta e última jornada da competição europeia na noite desta quarta-feira, 11 de fevereiro
11 Fev 2026 | 21:18 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu os eslovacos do BK Prievidza, por 92-73, esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, em jogo da sexta e última jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões, que já não tinham possibilidades de passar à próxima fase, fecharam com o primeiro triunfo.
Após a derrota frente ao Porto no último jogo, os verdes e brancos entraram melhores na partida e, no final do primeiro período, venciam por 24-21. No segundo parcial, a vantagem continuou do lado do Clube de Alvalade e, ao intervalo, a diferença era ligeiramente maior (51-46).
No terceiro parcial, os verdes e brancos 'cresceram' ainda mais no jogo e garantiram a entrada nos últimos dez minutos com uma distância tranquila de 20 pontos (78-58). No último período, o Sporting conseguiu manter-se em cima e fechar com uma vitória (92-73).
A unidade em maior destaque do emblema leonino no encontro foi Stephan Swenson. O belga somou 24 pontos, três ressaltos e quatro assistências. Já Robby Robinson somou 19 pontos, dez ressaltos e duas assistência, números que se mostraram suficientes para que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 21.ª em 31 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães terminam a sua participação no terceiro lugar do Grupo M com sete pontos. O Bilbao Basket terminou em primeiro com 12, seguido de PAOK (dez) e Prievidza (sete). O próximo duelo, a contar para a 15.ª jornada da Liga portuguesa, está marcado para sábado, dia 13 de fevereiro, frente à Ovarense, às 15h00, no reduto adversário.
Presente em ambiente de Clássico, apoiante do Clube dirigiu insultos a atletas do emblema rival. Leões prometem instaurar processo disciplinar
09 Fev 2026 | 13:16 |
O Sporting condena o comportamento do adepto que dirigiu insultos racistas a basquetebolistas do Porto, no passado sábado, no decorrer do jogo entre os dois emblemas no Pavilhão João Rocha, assegurando que irá instaurar um processo disciplinar caso este seja sócio do Clube.
"O Sporting considera absolutamente inaceitável o comportamento do adepto, condena-o de forma firme e inequívoca e adoptará uma postura de total intolerância face a condutas desta natureza", revelou uma fonte oficial da estrutura leonina, à agência Lusa.
A mesma fonte acrescenta que, "como sempre, caso se confirme que o adepto em causa é sócio do clube, serão acionados os mecanismos previstos nos Estatutos e no Regulamento Disciplinar, com vista à eventual instauração de procedimento disciplinar pelo Conselho Fiscal e Disciplinar".
Um dia depois do incidente, o Sporting explicou à Lusa que "o adepto foi de imediato retirado do Pavilhão João Rocha, tendo o Sporting iniciado os respetivos procedimentos internos de averiguação". O Porto deu nota do repúdio de "qualquer forma de racismo, discriminação ou discurso de ódio, práticas que não têm lugar no desporto nem na sociedade".
O incidente, que teve como alvo os basquetebolistas Wes Washpun e Javian Davis, foi denunciado no sábado pelo Porto, após a vitória no terreno dos leões, por 82-76, em jogo da 14.ª jornada do campeonato. De momento, após a derrota frente ao rival azul e branco, o Sporting encontra-se no segundo lugar da tabela com 25 pontos e dois do líder, Benfica.