Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
05 Mar 2020 | 16:52 |
O basquetebol sénior masculino leonino regressou esta temporada ao Clube. Depois do fim em 1994/95 e do recomeçar da modalidade em 2012/13, com os escalões mais baixos de formação e equipas de sub-19 e sénior femininos, os leões estão este ano a ter uma temporada quase perfeita.
O primeiro treino deste regresso foi a 20 de agosto e desde aí os leões já realizaram mais de uma centena de treinos e 29 jogos, dos quais 24 oficiais. São 26 vitórias e três derrotas, sendo que se as contas foram apenas nos jogos oficiais são 22 vitórias e duas derrotas.
Na LPB Placard, principal campeonato português, a equipa orientada por Luís Magalhães só vacilou num jogo, o dérbi eterno na luz, no qual foram derrotados por 85-79. A partir daí, são 16 vitórias consecutivas, o que dá a liderança na competição a cinco jogos do fim da fase regular.
Os leões têm a margem de erro de um jogo e dois jogos mais complicados do que os restantes: a deslocação ao terreno da equipa bicampeã nacional, a UD Oliveirense e, logo na semana seguinte, a receção ao FC Porto. Tendo em conta o nível apresentado não seria estranho vencer os cinco jogos em falta, mas só dentro de campo se vê favoritismos.
O plantel de Luís Magalhães sofreu recentemente a saída de Demetric Austin e fica, assim, com apenas quatro estrangeiros até ao final da temporada, ainda que exista uma possibilidade algo remota de Brandon Nazione ainda poder jogar esta temporada.
O treinador leonino, um dos melhores treinadores portugueses, já conquistou vários títulos, e este ano quer conquistar mais, como já por diversas vezes referiu. Magalhães teve de montar um plantel do zero e até agora está a ter muito sucesso. Os leões recrutaram dois dos três melhores jogadores estrangeiros da UD Oliveirense – Williams e Ellisor -, dois estrangeiros que já tinham jogado juntos (Ty Toney e Nazione) e Abdul-Malik Abu, um poste mais atlético do que físico. Além disso, trouxeram dois jogadores a jogar no campeonato universitário norte-americano (Amiel e Cândido Sá), além de jogadores internacionais portugueses (Fonseca, Catarino, Ventura ou Araújo), a esta lista junta-se ainda João Fernandes, vindo da Ovarense, e que tem sido uma das boas surpresas da equipa. Por fim, juntam-se três jovens promessas (Manjate, Cruz e Embaló) que têm jogado mais na equipa satélite – Academia do Lumiar, da Proliga –, do que na equipa principal.
Nas outras competições, os leões caíram nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos, ao serem derrotados, após prolongamento, pela Oliveirense, que viria a vencer a competição. Já na Taça de Portugal a equipa verde e branca apurou-se ontem, dia 4 de março, para a final-four, ao bater a Oliveirense após prolongamento (LER AQUI). Os jogos decisivos vão ser em Odivelas nos dias 21 e 22 de março.
O Sporting CP ainda não ganhou nada esta temporada, é um facto, mas tem sido uma equipa muito consistente e que pode vencer qualquer jogo em Portugal, mesmo contando, novamente, com menos um estrangeiro do que os rivais diretos. Março pode ficar marcado por este regresso aos títulos, algo que não acontece desde 1985/86, ano em que os leões foram vencedores da segunda divisão nacional. O último campeonato principal foi conquistado em 1981/82 e a última Taça de Portugal data de 1979/80.
Num encontro disputado em reduto adversário, Clube de Alvalade conseguiu somar a terceira vitória consecutiva e continua na luta
03 Jan 2026 | 17:07 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz por 91-70, este sábado, dia 3 de janeiro, em jogo da 10.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Henrique Miranda, os leões somaram a terceira vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente à Oliveirense.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 28-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de sete pontos (51-44).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais desequilibrado e o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 12 pontos do que o Queluz (69-57). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (91-70).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 20 pontos e 13 ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 16 pontos, dois ressaltos e cinco assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 15.ª em 21 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 18 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na sexta-feira, dia 9 de janeiro, os leões disputam a 11.ª jornada do Campeonato Nacional e vão receber o Imortal, às 20h30.
Líder máximo dos verdes e brancos deixou claros os objetivos estipulados para os leões na presente temporada, ganhando força com o momento dos encarnados
31 Dez 2025 | 03:00 |
Frederico Varandas terá pedido à equipa de basquetebol do Sporting a conquista da Taça de Portugal, sabe o Leonino. Depois de o Benfica ter sido eliminado da prova rainha da modalidade pelo Braga, nos oitavos-de-final, o líder máximo dos verdes e brancos acredita que os leões têm toda a possibilidade de garantir este troféu.
Segundo revelaram fontes próximas do processo ao nosso Jornal, apesar de o basquetebol do Sporting também ter passado por algumas dificuldades nessa mesma fase da competição, os responsáveis do Clube de Alvalade veem a conquista da Taça de Portugal como um objetivo a nível interno que, sem as águias à mistura, pode ser mais facilmente garantido.
Tal como o nosso Jornal adiantou no final do mês de setembro, Frederico Varandas não pede o título de campeão nacional. O Presidente do Sporting reconhece que, neste momento, tanto o Benfica como o Porto têm mais argumentos do que a turma verde e branca, mas pediu que os leões lutem para alcançar bons resultados frente aos rivais esta temporada.
Neste momento, os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos. O Benfica é líder com a mesma pontuação, mas menos uma partida disputada. O pódio fica completo com a Ovarense, com 14, que ainda pode ultrapassar os leões no acerto de calendário.
No que à Taça de Portugal diz respeito, o Sporting deixou pelo caminho o Imortal, com uma vitória por 89-82, em partida válida para os oitavos-de-final da prova. Na próxima fase, os verdes e brancos terão pela frente a Ovarense, com o encontro a estar marcado para dia 17 de janeiro, pelas 16h00, no reduto adversário.
Num encontro disputado no reduto do quarto classificado do Campeonato, leões levaram a melhor e somaram segunda vitória consecutiva
28 Dez 2025 | 17:06 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu a Oliveirense por 86-76, este domingo, dia 28 de dezembro, em jogo da nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, os leões somaram a segunda vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente ao Vasco da Gama.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 27-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de três pontos (44-41).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações manteve-se equilibrado, mas o Sporting entrou nos últimos minutos com mais quatro pontos do que a Oliveirense (62-58). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (86-76).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Maleeck Harden-Hayes. O norte-americano somou 17 pontos e oito ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 15 pontos e duas assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar
Com esta vitória - a 14.ª em 20 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). No sábado, dia 3 de janeiro, os leões disputam a 10.ª jornada do Campeonato Nacional e vão visitar o reduto do Queluz, às 15h00.
Sporting sofre, mas segue em frente na Taça de Portugal e aproveita eliminação do Benfica
14 Dez 2025 | 21:27