Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CINCO CURIOSIDADES SOBRE O GIL VICENTE FC – SPORTING CP

Leões deslocam-se ao terreno dos gilistas esta noite, pelas 21h00

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A equipa principal de futebol do Sporting CP desloca-se, esta noite, pelas 21h00, ao terreno do Gil Vicente. Em partida a contar para a 18.ª jornada da Liga NOS, os leões vão tentar somar a sexta vitória consecutiva e alargar a vantagem pontual para o FC Porto. Em dia de Sporting, o Leonino traz-lhe cinco curiosidades sobre o encontro entre a turma de Alvalade e os gilistas.

  • Leões tentam igualar melhor sequência da temporada
Esta época, o Sporting CP somou seis vitórias consecutivas em duas ocasiões. A primeira sequência começou nos Açores, frente ao CD Santa Clara (1-2) e terminou com o triunfo caseiro diante do Moreirense FC (2-1). Pelo meio, os comandados de Amorim bateram precisamente o Gil Vicente FC (3-1), CD Tondela (4-1), Vitória SC (0-4) e SG Sacavenense (7-1). Na segunda série de seis vitórias seguidas, as vítimas foram: FC Paços de Ferreira (3-0), CD Mafra (2-0), SC Farense (1-0), B-SAD (1-2), SC Braga (2-0) e CD Nacional (0-2). Agora, os leões já venceram FC Porto (2-1), SC Braga (1-0), Boavista FC (0-2), SL Benfica (1-0) e CS Marítimo (0-2).
  • Sequência de quatro jogos sem sofrer já é melhor da época
O conjunto de Rúben Amorim não sofre golos há quatro jogos, naquele que já é o melhor registo da toda a temporada. O último tento sofrido pelo Sporting CP data de 19 de janeiro, frente ao FC Porto, por intermédio de Marega. Desde então, SC Braga, Boavista FC, SL Benfica e CS Marítimo não foram capazes de ultrapassar a muralha leonina. Em jogos relativos à Liga NOS (17), os leões sofreram apenas nove golos, tendo mantido a baliza inviolável em dez partidas, sendo a melhor defesa da prova.
  • Histórico dá vantagem aos leões
O histórico das deslocações do Sporting CP ao terreno do Gil Vicente FC é favorável aos leões. Em 21 jogos, a turma de Alvalade vencer dez, empatou cinco e perdeu seis. No último encontro realizado no Estádio Cidade de Barcelos, os rapazes de verde e branco venceram, por 0-2, com golos de Bruno Fernandes e Luciano Vietto, já ao cair do pano. https://www.youtube.com/watch?v=Xpi33QBkOXU&feature=onebox
  • Conjunto de Ricardo Soares regressou aos triunfos diante do Boavista FC
O Gil Vicente não está a ultrapassar a melhor das fases. Apesar de ter regresso aos triunfos no último jogo, com uma vitória, por 1-2, no terreno do Boavista FC, a turma de Ricardo Soares vinha de quatro derrotas consecutivas. https://www.youtube.com/watch?v=bDOA84ovulE Atualmente no 13.º lugar da Liga NOS, com 16 pontos, os gilistas querem voltar a sorrir em casa, algo que já não acontece desde o dia 29 de novembro. Nesse dia, o Gil Vicente FC bateu o Rio Ave FC, por 2-0, com um auto-golo de Filipe Augusto e um tento certeiro de Lourency.
  • Reencontro com jovem leão
No último dia do mercado de transferência, o Sporting CP cedeu Pedro Marques ao Gil Vicente FC. Desde então, o jovem avançado verde e branco atuou 10 minutos no triunfo dos gilistas no Bessa. Porém, esta noite, por força dos regulamentos, Pedro Marques não poderá entrar em campo, mas terá, certamente, oportunidade de rever os seus colegas.


Fotografia de Sporting CP




Futebol

ÚLTIMA HORA: SPORTING JÁ SABE QUANDO COATES VAI REFORÇAR O NACIONAL MONTEVIDEU

Capitão dos leões está apenas à espera da despedida no Estádio de Alvalade

Coates já tem data para se apresentar no Uruguai
Coates já tem data para se apresentar no Uruguai

  |

Icon Comentário0

O troféu Cinco Violinos é a única coisa que ainda prende Sebastián Coates ao Sporting. O defesa-central vai regressar ao Nacional Montevideu logo após o duelo, que servirá como despedida do capitão dos leões, em pleno Estádio de Alvalade. A informação foi avançada por Gustavo Amoza, um dirigente do conjunto uruguaio, este domingo, 21 de julho.


"Espera-se que chegue a 28 ou 29, vai depender. Tem o jogo de homenagem e despedida a 27, e a ideia é que volte depois. Tem também questões pessoais para resolver, são muitos anos em Portugal, até porque volta com toda a família. Esperamo-lo nessa segunda-feira", revelou, em entrevista à rádio Sport890.


É de salientar que o regresso de Coates a Montevideu não vai custar nada à equipa do Uruguai, tendo em conta uma cláusula que estava presente no contrato do capitão do Sporting e que lhe permitia regressar à sua equipa de infância a custo zero.


Na temporada que terminou (2023/24), Sebastián Coates – avaliado em 3,5 milhões de euros – somou 44 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, 3.350 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão do Sporting marcou seis golos e fez uma assistência.

Ao todo, Sebastián Coates realizou 369 jogos de leão ao peito, tendo, ao todo, 37 golos, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O capitão deixa Alvalade como o estrangeiro com mais jogos na história dos leões.



Futebol

APÓS ENFRENTAR O BENFICA, LUÍS MAXIMIANO REVELA O QUE SENTIU COM A CONQUISTA DO TÍTULO PELO SPORTING

Guardião formado nos leões está agora ao serviço do Almeria, de Espanha

Max não esquece o Sporting
Max não esquece o Sporting

  |

Icon Comentário0

A carreira de Luís Maximiano levou-o para longe do Sporting, estando agora a representar o Almeria, que desceu ao segundo escalão espanhol. Contudo, o guarda-redes não esquece os leões e abordou a conquista do 24.º título de Campeão Nacional, depois do embate diante do Benfica, este domingo, dia 21 de julho.


"Claro que fiquei contente, tenho ali amigos, foi o clube onde estive 10 anos, fiquei feliz por terem conseguido o campeonato", confessou o guarda-redes português, que trocou a Lazio pelo Almeria a título definitivo, neste defeso de transferências de verão.


"O futebol é muito incerto, uma equipa pode estar bem na pré-época e depois não fazer um bom campeonato. Depende de muitos fatores, mas acho que todos [os favoritos] se preparam da melhor maneira. Para o Sporting será um campeonato difícil, mas desejo ao clube toda a sorte do mundo", terminou em antevisão à campanha 2024/2025.


Pelo Sporting, Luís Maximiano - avaliado em 5 milhões de euros - atuou em 36 jogos, conquistou um Campeonato Nacional (2020/21), uma Taça de Liga (2020/21) e uma Supertaça (2021/22), tendo saído, em 2021/22, por cerca de 5,5 milhões de euros, rumo ao Granada.

No clube espanhol foi figura de destaque e uma época bastou-lhe para ser contratado pela Lazio. O guardião acabou expulso no jogo inaugural da Liga italiana da temporada passada e nunca mais mereceu a confiança de Maurizio Sarri, treinador da equipa romana. Seguiu-se o empréstimo ao Almería, que foi despromovido e vai agora jogar a segunda divisão na próxima temporada.



Futebol

OLHA QUEM É ELE! ÁRBITRO DO SPORTING - GIL VICENTE TEM QUEDA PARA MOSTRAR AMARELOS A COATES E INÁCIO E JÁ DEIXOU LEÕES REDUZIDOS A DEZ

Confronto referente à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic, joga-se esta segunda-feira, dia 4 de dezembro em Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting vai enfrentar esta segunda-feira, dia 4 de dezembro, o Gil Vicente em Alvalade. A partida, a contar para a 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic, vai ter como líder da equipa de arbitragem uma cara bem conhecida dos leões e, principalmente, de Gonçalo Inácio e Sebastián Coates: Cláudio Pereira.


O confronto para o campeonato vai assumir um caráter ainda mais desafiador do que o habitual, isto porque há três jogadores da equipa leonina em risco de não jogar no próximo encontro: Coates,  Inácio e Morten Hjulmand.


Desses três jogadores que enfrentam o Gil Vicente, Gonçalo Inácio destaca-se como aquele que está há mais tempo em risco na Liga, mantendo esta condição desde a 7.ª jornada. O central de 22 anos, como alguns dos seus colegas no plantel leonino, já teve uma experiência árdua com o árbitro da Associação de Futebol de Aveiro.


O juiz de 36 anos já esteve envolvido numa partida dos leões nesta temporada, na qual saíram vitoriosos por 2-0 contra o Rio Ave, tendo aplicado um cartão amarelo a Coates nesse confronto. Ao longo da presente temporada, Cláudio Pereira já arbitrou sete jogos na Liga, totalizando 27 cartões exibidos.

No histórico de confrontos com o Sporting, em apenas quatro partidas arbitradas, o árbitro concedeu um total de 12 cartões amarelos a jogadores do Clube verde e branco. Em setembro de 2022, expulsou Bruno Tabata, diante do Penafiel, deixando os leões reduzidos a dez elementos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


SPORTING DE REGRESSO ÀS CONQUISTAS? TELMA ENCARNAÇÃO É A RESPOSTA DOS LEÕES
Futebol

SPORTING DE REGRESSO ÀS CONQUISTAS? TELMA ENCARNAÇÃO É A RESPOSTA DOS LEÕES

 

Icon Comentário0
ELE REGRESSOU! GONÇALO INÁCIO JÁ SE APRESENTOU ÀS ORDENS DO SPORTING
Futebol

ELE REGRESSOU! GONÇALO INÁCIO JÁ SE APRESENTOU ÀS ORDENS DO SPORTING

 

Icon Comentário0
QUASE FECHADO! BOLONHA PERTO DE CONTRATAR THIJS DALLINGA E QUEM BENEFICIA É O SPORTING
Futebol

QUASE FECHADO! BOLONHA PERTO DE CONTRATAR THIJS DALLINGA E QUEM BENEFICIA É O SPORTING

 

Icon Comentário0