Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Cinco meses depois, Sporting volta a respirar de alívio e há dedo de Rui Borges

Treinador dos verdes e brancos fez mudança na equipa e resultados estão à vista, com registo que não se via em Alvalade desde a era Ruben Amorim

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Abr 2025 | 11:05 |

Icon Comentário0

Pela primeira vez, nos últimos cinco meses, o Sporting não sofreu golos em dois jogos consecutivos. Nas recentes vitórias frente a Estrela da Amadora (3-0) e Rio Ave (2-0), os leões mantiveram a sua baliza inviolada e, além dos cinco golos marcados no total, também cumpriram a missão no plano defensivo.


A última vez que a equipa verde e branca tinha visto os adversários ficarem em 'branco' em duas partidas seguidas aconteceu em outubro passado. No final desse mês, a formação ainda orientada por Ruben Amorim venceu o Sturm Graz, na Áustria, por 2-0, em jogo da Liga dos Campeões, e, dias depois, foi ao terreno do Famalicão triunfar por 3-0, numa partida da 9.ª jornada do campeonato.


Fazendo a comparação entre os dois momentos, facilmente se percebe que muito mudou na estrutura defensiva dos leões, a começar pela baliza. Em outubro, o titular era Franco Israel, agora relegado para o estatuto de suplente de Rui Silvacontratado no mercado de inverno ao Bétis, num empréstimo com opção de compra obrigatória que pode custar cerca de 5,75 milhões de euros ao Clube de Alvalade. No que diz respeito ao centro da defesa, nos jogos frente a Sturm Graz e Famalicão, Ruben Amorim apostou em Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e na adaptação de Ricardo Esgaio. Agora, as escolhas de Rui Borges são um pouco diferentes, como demonstra a titularidade de Jeremiah St. Juste, frente ao Rio Ave, e de Eduardo Quaresma, na Reboleira.


Para os leões, a melhor série da temporada sem golos sofridos registou-se entre final de agosto e final de setembro. Em seis jogos, a equipa de Ruben Amorim venceu sempre sem sofrer golos: Farense (5-0), Porto (2-0), Arouca (3-0), Lille (2-0), AVS (3-0) e Estoril (3-0). O excelente momento defensivo foi interrompido com o empate 1-1 diante do PSV, para a Liga dos Campeões.

A expectativa para perceber se o bom registo defensivo dos leões se mantém no próximo jogo. A sempre exigente receção ao Braga, a contar para a 28.ª jornada do campeonato, está marcada para as 20h45 da próxima segunda-feira, no Estádio José Alvalade. Não sofrer golos nesse encontro será fundamental para a conquista de mais três pontos, na luta pelo bicampeonato.



Futebol

14 anos depois, Bojinov lembra episódio infeliz no Sporting: "Todos cometemos erros"

Ex futebolista não esquece momento caricato que protagonizou no Estádio de Alvalade e pediu desculpa aos adeptos pelo sucedido

Bojinov impediu Matías Fernández de bater um penálti, que viria a ditar a eliminação do Sporting da Taça da Liga
Bojinov impediu Matías Fernández de bater um penálti, que viria a ditar a eliminação do Sporting da Taça da Liga

04 Nov 2025 | 19:11 |

Icon Comentário0

Valeri Bojinov, antigo jogador do Sporting, somou apenas 16 jogos mas a passagem ficou marcada por um incidente que haveria de ditar a sua saída de Alvalade, quando impediu Matías Fernández de bater um penálti, que viria a ditar a eliminação dos leões da Taça da Liga. 14 anos depois, o ex-futebolista pediu desculpa aos adeptos e elogia o Clube de Alvalade.


Bojinov: "Portugal é um país único"


"Portugal é um país único para mim. Foi uma honra, um prazer, um privilégio e um respeito conhecer as tradições, as pessoas, mentalidade, a gastronomia e, sobretudo, a cultura. Lisboa é uma cidade incrível, o clima é maravilhoso, solarengo. Só tenho de agradecer pelos momentos maravilhosos em Portugal e, em especial, pelo incrível povo de Lisboa", começou por dizer, em entrevista ao jornal A Bola.


Bojinov: "Agora é o momento de pedir desculpa pela situação e pelo incidente"

Quando questionado sobre o penálti que falhou depois de impedir Matías Fernández a marcá-lo - o que lhe valeu um processo disciplinar -, o também ex-Juventus acabou por se retratar: "Olhe... só posso agradecer ao Sporting por tudo. Foi uma honra jogar numa das equipas mais mediáticas de Portugal, com adeptos fantásticos. Depois só posso dizer uma coisa: somos humanos. Todos cometemos erros. O importante é compreendê-los e reconhecê-los. Se ofendi alguém, especialmente os adeptos, agora é o momento de pedir desculpa pela situação e pelo incidente. Peço desculpa. O Sporting é um grande clube, os adeptos são incríveis. Ao clube e adeptos desejo tudo de bom, com o meu coração e alma".


Bojinov: "O futebol em Portugal é muito dinâmico, rápido, muito técnico, e foi difícil adaptar-me"

De seguida, Bojinov fez uma análise à sua carreira, uma vez que trazia algum portfólio aquando da sua chegada a Alvalade. O ex-jogador falou sobre o processo de adaptação: "Joguei naquele que, na minha opinião, a Liga mais forte na sua vertente tática e física, o italiano. A jogar com jogadores enormes em clubes como a Juventus, Fiotentina, Lecce, mas também Manchester City e Parma. Mas, sinceramente, quando cheguei a Lisboa, ao campeonato português, pensei que seria muito mais fácil, mas infelizmente não foi. O futebol em Portugal é muito dinâmico, rápido, muito técnico, e foi difícil adaptar-me. Sinceramente subestimei a situação e não a encarei com respeito e dignidade. Foi realmente difícil. Há muitos jogadores fortes em Portugal. Hoje penso que foi uma honra jogar no Sporting pelos adeptos que tem. E inclino-me diante deles".

Por fim, o antigo jogador do Sporting foi questionado sobre se sentiu pressão em Alvalade e na Juventus: "Os adeptos obrigam-te a isso. A mentalidade vencedora está sempre presente. Só importam a vitória e os três pontos, nada mais. Obrigam-te a estar sempre no topo, ser campeão, de sermos vencedores em todos os momentos. É a história destes clubes e é por essa razão que adoro este jogo".


Futebol

Exclusivo Leonino - João Muniz vai sair do Sporting em janeiro

Rui Borges entende que ainda não é o momento certo para apostar com regularidade no jovem internacional sub-21 por Portugal

Exclusivo Leonino - Estrutura do Sporting entende que João Muniz está em condições de dar o salto para uma equipa competitiva da primeira liga
Exclusivo Leonino - Estrutura do Sporting entende que João Muniz está em condições de dar o salto para uma equipa competitiva da primeira liga

04 Nov 2025 | 18:53 |

Icon Comentário0

João Muniz vai ser emprestado na próxima janela de transferências, sabe o Leonino. O defesa de 20 anos é um habitual titular na equipa B do Sporting, mas a estrutura entende que o jogador está em condições de dar o salto para uma equipa competitiva da primeira liga.


O central português é visto como uma das maiores promessas da Academia verde e branca, mas Rui Borges entende que ainda não é o momento certo para apostar com regularidade no jovem internacional sub-21 português, daí que uma eventual cedência é mesmo o cenário mais provável.


Um empréstimo possibilitará ao futebolista somar minutos e jogar ao mais alto nível, de modo a ganhar maturidade e bagagem competitiva. A concorrência neste setor do plantel do Sporting é grande. Ousmane Diomande - que está prestes a renovar - e Gonçalo Inácio são os centrais titulares, além de Zeno Debast, Eduardo Quaresma e Matheus Reis como opções válidas.


O canhoto esteve cedido ao Rio Ave na primeira metade da temporada passada, mas o empréstimo não correu de feição. O jogador acabou por não somar qualquer jogo oficial no emblema vilacondense, tendo sido 'resgatado' pelos leões em janeiro, pelo que o Clube de Alvalade procura agora o emblema certo para o jogador evoluir.

Em 2025/26, João Muniz – avaliado em 500 mil euros – soma, até ao momento, sete encontros pela equipa B do Sporting e um pela equipa principal, contabilizando um total de 628 minutos, não tendo marcado nenhum golo ou feito qualquer assistência. O atleta tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.



Futebol

Liga dos Campeões 25/26: Juventus - Sporting (Jornada 4) ao minuto

Acompanhe aqui todas as emoções do encontro da competição internacional que vai colocar frente a frente italianos e verdes e brancos

Acompanhe aqui todas as emoções do encontro da Liga dos Campeões 25/26 que vai colocar frente a frente equipas da Juventus e Sporting
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro da Liga dos Campeões 25/26 que vai colocar frente a frente equipas da Juventus e Sporting

04 Nov 2025 | 18:00 |

Icon Comentário0

0' - Suplentes: João Virgínia, Matheus Reis, Morita, Geny Catamo, Kochorashvili, Alisson Santos, Rodrigo Ribeiro, Bruno Ramos, Salvador Blopa, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas e Luis Suárez


0' - Onze do Sporting: Rui Silva; Vagiannidis, Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Hjulmand e João Simões; Quenda, Trincão e Pote; Ioannidis



0′ – As duas equipas já se defrontaram em quatro ocasiões, registando-se duas vitórias para a 'vecchia signora' e dois empates.

0' - A turma transalpina também vêm de uma vitória (2-1) em casa da Cremonese.


0' - Na última partida, os comandados por Rui Borges derrotaram o Alverca por 2-0, em Alvalade.

0' - A turma orientada por Luciano Spalletti está no 25.º posto da tabela com dois pontos.

0' - Neste momento, os leões estão no 11.º lugar da competição com seis pontos.

0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do jogo a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões 2025/26.

0’ – O Sporting visita a Juventus, esta terça-feira, dia 4 de novembro, às 20h00, em Turim.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rodrigo Ribeiro pode rumar à Alemanha em janeiro e já há conversas com o Sporting
Futebol

Rodrigo Ribeiro pode rumar à Alemanha em janeiro e já há conversas com o Sporting

04 Nov 2025 | 17:59

Icon Comentário0
Oficial! Ex técnico no Sporting é o escolhido pelo Casa Pia para enfrentar Benfica
Futebol

Oficial! Ex técnico no Sporting é o escolhido pelo Casa Pia para enfrentar Benfica

04 Nov 2025 | 17:39

Icon Comentário0
Ex defesa de Sporting e Juventus lamenta poucas oportunidades nos leões: "Fiquei triste"
Futebol

Ex defesa de Sporting e Juventus lamenta poucas oportunidades nos leões: "Fiquei triste"

04 Nov 2025 | 16:37

Icon Comentário0