Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A Portuguesa esteve muito perto de assegurar o craque português Nani, que se reformou este ano, mas o sonho não se concretizou. “Estivemos muito perto de contratar o Nani, a minha relação com o presidente do Estrela ajudou, conversámos com o empresário, chegámos a fazer proposta, mas penso que ele estava decidido a encerrar a carreira”, afirmou Alex Bourgeois, presidente da SAD do clube. “Foi uma pena, teria sido maravilhoso para a Portuguesa e para o Brasil ter aqui um dos grandes jogadores mundiais dos últimos anos”, acrescentou.
Para reforçar o plantel, a SAD da Portuguesa contratou 15 jogadores em apenas 30 dias, um feito que o próprio presidente descreve com humor. “Deve ser um recorde mundial da história da humanidade...”, brinca Alex Bourgeois. Contudo, o processo de recrutamento não é aleatório. “Infelizmente não sou o Brad Pitt, mas gosto do Moneyball”, disse, referindo-se ao famoso filme sobre gestão desportiva. “Desenhei um modelo estatístico quantitativo em 2014. Para reforçar a Portuguesa, numa primeira seleção chegámos a 3000 jogadores, dos quais filtrámos 156, e foi daí que escolhemos os 15 que contratámos, sempre tendo em conta o sistema de jogo que o nosso treinador, Cauan de Almeida, pretende”.
Um dos grandes trunfos do clube é o projeto para o novo estádio. O Canindé, que será inaugurado em 2028, está a ser planeado como «a arena multiuso mais moderna do Brasil». Bourgeois detalha as ambições: “Terá jogos, claro, é a casa da Portuguesa, mas também espetáculos e eventos”.
Apesar de algumas experiências anteriores menos positivas em clubes como o São Paulo e o Figueirense, Bourgeois está confiante no modelo empresarial que está a implementar na Portuguesa. “No Lens correu bem porque é um clube com gestão empresarial, como a Portuguesa terá agora com a nossa chegada”, garantiu.
Pelo Sporting, Nani atuou em três momentos distintos: o primeiro de 2005/06 a 2006/07, até se transferir para a Premier League. O segundo, por empréstimo dos red devils em 2014/15, e o terceiro em 2018/19. Com a Listada verde e branca, pela equipa principal, o craque fez 141 jogos, marcou 33 golos e fez 24 assistências. Conquistou três Taças de Portugal e uma Taça da Liga de leão ao peito.
Jogador dos leões estava nomeado para galardão importante, mas acabou por ser tangencialmente ultrapassado pelo médio portista
|
0O capitão do Sporting, Morten Hjulmand, conquistou o segundo lugar na eleição de melhor médio do mês de dezembro da Liga Portuguesa, ficando apenas atrás do jogador espanhol do Porto, Nico Gonzalez.
O jogador leonino, obteve 15,56 % dos votos e ficando à frente do médio do Vitória de Guimarães Manu Silva e atrás do já cima referido médio espanhol. Hjulmand perdeu o título, visto que tinha sido o grande vencedor no passado mês de Novembro, demonstrando um elevada consistência na presença entre os melhores da Liga.
Os prémios de distinção dos melhores jogadores da Liga, que são atribuídos mensalmente, estão a cabo dos vários treinadores do principal escalão do futebol português. Ao longo de todos os meses, os técnicos votam nos jogadores que mais se destacam por posição e depois elegem o melhor jogador em geral do nosso campeonato.
Durante o mês de Dezembro, o capitão do Sporting realizou 6 jogos, quatro sob o comando de João Pereira e dois já com Rui Borges. Destes jogos, a equipa leonina obteve três vitórias, sendo que uma foi após prolongamento, um empate e duas derrotas. Foi sempre utilizado o número total de minutos que cada jogo teve, no caso do jogo que teve prolongamento jogou os 120 minutos que a partida teve. Não obteve qualquer golo ou assistência neste período de tempo.
Na presente temporada, 2024/25, Morten Hjulmand soma 28 partidas: 15 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça. No total, o capitão disputou 2.358 minutos, tendo feito dois golos e uma assistência.
Lateral-direito do Levante foi o escolhido para reforçar o plantel de Rui Borges, depois de a Juventus ter desviado Alberto Costa numa transferência milionária
|
0Andrés García está muito próximo de ser reforço do Sporting. O lateral-direito do Levante deverá chegar a Alvalade em breve, com a Direção leonina a fechar acordo com o emblema que milita atualmente na segunda divisão espanhola.
A informação está a ser avançada por Pepe Elías - jornalista espanhol especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que os verdes e brancos estão muito próximos de assegurar o jogador, que estaria cobiçado por outros clubes.
A fonte em questão refere apenas o nome do Bétis, assumindo que, apesar do interesse do emblema de Sevilha, os responsáveis andaluzes "não vão entrar em leilão" pela contratação de Andrés García. Desta forma, o Clube de Alvalade está próximo de assegurar um reforço para a ala direita.
Para já, a proposta do Sporting será na casa dos 10 milhões de euros, valor pelo qual a SAD leonina estaria disposta a negociar Alberto Costa. No entanto, a Juventus ofereceu até 15M, com bónus incluídos e contratou o lateral ao Vitória de Guimarães.
Esta temporada, Andrés García - avaliado em 1,2 milhões de euros - soma 23 partidas pelo Levante. No total, o jovem espanhol marcou três golos e fez o mesmo número de assistências ao longo dos 1.959 em que esteve dentro das quatro linhas.
Confira a publicação:
Interesse de vários clubes no futebolista cobiçado por Rui Borges estará a aumentar o montante pedido para a contratação do jogador desejado em Alvalade
|
0Bruno Fernandes, jornalista do 'Record', considera que a luta frenética que tem havido pela contratação de Alberto Costa, que esteve dado como certo no Sporting, mas assinou e vai rumar à Juventus, fez inflacionar em muito o valor do ainda jogador do Vitória de Guimarães.
"Se já os 9 milhões de euros que o Sporting oferecia, em termos de valor fixo, me pareceu um bocadinho exagerado, por um jogador que tem 21 jogos oficiais esta época, o ano passado tinha dois pela equipa principal do Vitória”, disse, no Now. “Aquilo que a Juventus irá pagar, 12,5 milhões mais 2,5 em bónus, parece-me descabido", admitiu.
Recorde-se que Alberto Costa esteve muito perto de voltar a ser orientado por Rui Borges, agora no Sporting. Porém a cobiça da Juventus, disposta a pagar bem mais que o Clube de Alvalade, foi ao encontro dos interesses do Vitória de Guimarães.
Já fora da corrida pelo internacional português sub-20, o Sporting encontrou alternativa na segunda divisão espanhola. Andrés García, do Levante, é agora alvo prioritário dos verdes e brancos que já preparam uma proposta avultada.
Alberto Costa renovou, em outubro, o contrato com os minhotos, ficando com uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. Formado no Vitória de Guimarães, leva 21 jogos esta temporada, 15 como titular, somando um golo e duas assistências nesta que é a época de estreia na equipa principal.
Presa por toda esta demora na contratação de um defesa lateral estará a saída de Iván Fresneda. O espanhol parecia ter tudo acertado com os italianos do Como, mas o negócio estará em stand by devido à não resolução da operação Alberto Costa.