Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Sebastián Coates já é o quinto defesa mais goleador da história do Sporting CP. No dérbi lisboeta, frente à Belenenses SAD, o uruguaio, ao minuto 21, respondeu da melhor forma ao canto batido por Wendel e igualou o encontro a uma bola. Foi o 16.º golo de Coates pelos leões, que, assim, ultrapassou André Cruz, com 15 finalizações certeiras pelo Clube de Alvalade.
https://twitter.com/playmaker_PT/status/1276587841934577664
Neste registo, Coates tem agora pela frente Octávio Barroso (17), Beto (25), Lúcio (35) e, um pouco mais longe, Morais (69).
Nesta temporada, o internacional uruguaio já marcou seis golos - quatro na Liga NOS e dois na Liga Europa) - sendo, portanto, a época mais goleadora de Coates no Sporting CP. Em 2017/18, em que realizou 54 jogos, o central marcou cinco golos.
https://twitter.com/playmaker_PT/status/1276586525275414528
Sebastián Coates chegou ao Sporting CP em janeiro de 2016, por empréstimo do Sunderland, tendo, posteriormente, sido adquirido em definitivo por uma verba a rondar os 4,5 milhões de euros.
Desde então, o internacional uruguaio somou 196 jogos e marcou 16 golos. Ao serviço dos leões, Coates conquistou uma Taça de Portugal (2018/2019) e duas Taças da Liga (2017/2018 e 2018/2019).
Novo pupilo de João Pereira voltou a estar em destaque pela sua nação e fez passe para golo numa vitória por 2-1, esta terça-feira, dia 19 de novembro
|
0Moçambique triunfou na visita à Guiné-Bissau, por 2-1. Geny Catamo voltou a estar em destaque e fez uma assistência parta golo. Chiquinho Conde viu o marcador ser inaugurado pelo lateral Bruno Langa aos nove minutos, sendo que a resposta dos comandados de Luís Boa Morte apenas surgiu aos 42 minutos, por Beto, assistido por Carlos Mané.
Na etapa complementar, apenas Stanley Ratifo foi capaz de mexer com o marcador. Por isso, aos 52 minutos, e, na sequência de um canto cobrado pelo pupilo de João Pereira, o ponta de lança cabeceou para nova vantagem dos moçambicanos, oferecendo os três pontos.
No término do Grupo I, Moçambique totaliza 11 pontos, permanecendo no segundo lugar, a três pontos do líder Mali, que esta terça-feira goleou o Eswatini (6-0). Quanto à Guiné-Bissau, o terceiro posto e os cinco pontos acumulados são insuficientes para atingir a próxima edição da CAN.
Esta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 17 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 1.089 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou dois golos e realizou três assistências.
Geny Catamo estreou-se pelo Sporting diante do Portimonense, a 29 de dezembro de 2021 – num encontro que terminou com vitória leonina, por 3-2. Desde então, já esteve a empréstimo dos leões no Vitória de Guimarães e no Marítimo. O internacional por Moçambique tem contrato em Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Avançado de 26 anos do Clube de Alvalade continua em grande forma e detalha forma como gosta de jogar dentro das quatro linhas
|
0Viktor Gyokeres continua nas bocas do mundo. Além do festejo, a forma como o goleador do Sporting ataca a profundidade é reconhecidamente uma das suas principais caraterísticas. O avançado de 26 anos do Clube de Alvalade explica que se sente muito confortável a jogar dessa forma.
"É algo que me sinto muito confortável em fazer. Já é natural. Acho que combina muito bem com o meu jogo", começou por referir, assumindo que por norma é um movimento difícil de parar. "Tem também a ver com 'feeling' e timing. Muitas vezes dá resultado...", atirou.
Jon Dahl Tomasson também teceu rasgados elogios a um jogador que bem conhece: "Vejo as corridas que o Viktor faz desde o tempo em que ele jogava no Coventry. Em Inglaterra chamam-se 'corridas no espaço', desde a parte interior para a parte exterior do relvado. Ele é muito bom no timing, fá-lo em todos os jogos no Sporting. Faz dez corridas por jogo, são muito importantes. Muitas dessas corridas criam espaços para outros jogadores", referiu.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 18 encontros (1.526 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 23 golos e fez quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Defesa central costa marfinense continua a não ser feliz ao serviço da sua nação, apesar de ser um jogador indiscutível para o Clube de Alvalade
|
0A pausa das seleções roubou vários jogadores a João Pereira, que tiveram de se juntar às suas equipas nacionais para os respetivos compromissos. A Costa do Marfim goleou (4-0) o Chade, em casa, mas Ousmane Diomande não fez parte das escolhas de Emerse Faé.
O defesa central de 20 anos voltou a não ser escolhido para um encontro em que o selecionador até aproveitou para dar minutos a jogadores com menos minutos de utilização, uma vez que já tinha garantido anteriormente a qualificação para a fase final da CAN de 2025.
Ousmane Diomande não tem sido opção regular na seleção da Costa do Marfim, apesar de ser chamado aos compromissos do conjunto africano. Ainda que não seja presença com assiduidade na seleção, o defesa é um indiscutível para o Clube de Alvalade e continua a ser muito cobiçado no mercado.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em 14 partidas: dez na Liga Portugal Betclic, uma na Supertaça e três na Liga dos Campeões. O jovem de 20 anos não soma, para já, qualquer golo ou assistência, nos 1.039 minutos disputados.
Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia. De momento, os leões já pagaram, no total, 10,8M.