Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

COM O TÍTULO JÁ NO BOLSO, RÚBEN AMORIM VAI DAR PRENDA DAS GRANDES A JOGADOR DO SPORTING

Treinador do Clube de Alvalade avançou com boa notícia para médio dos verdes e brancos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Mai 2024 | 11:05 |

Icon Comentário0

Miguel Menino, jovem médio do Sporting, constará no lote de convocados dos leões para o embate da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic, onde o Clube de Alvalade visitará o Estoril. Já com o título de campeão nacional garantido, Rúben Amorim, treinador dos verdes e brancos, revelou que iria chamar futebolistas que ainda não se tinham estreado na equipa principal.


O português de 21 anos, que representa as cores dos leões desde 2009, encontra-se assim à espreita dos seus primeiros minutos na formação A do Sporting, numa fase em que o seu contrato tem apenas um ano de validade (até 2025) e tudo indica que não será aposta regular do técnico do Clube de Alvalade na próxima temporada. Assim, Miguel Menino poderá ter a chance de se sagrar campeão nacional numa casa que bem conhece.


Para além do 'camisola 93' dos leões, também João Muniz, Mauro Couto e Rafael Nel, aguardam por uma chamada de Rúben Amorim para a última jornada da época, esta que será disputada no Estádio José Alvalade, frente ao Chaves. O trio de jogadores fez parte dos trabalhos durante a temporada, sendo que Nel estreou-se nas competições europeias. Diogo Pinto, por outro lado, já se sabe que vai mesmo ser titular, por conta das ausências de Franco Israel e Antonio Adán.


Assim, tudo indica que Miguel Menino poderá ser o 20.º futebolista proveniente da Academia Cristiano Ronaldo que Rúben Amorim irá lançar na equipa principal dos leões a par do já mencionado guardião. Já os restantes permanecerão em ‘banho-maria’ até ao embate com os flavienses.

O Sporting, já campeão nacional, volta a entrar em campo diante do Estoril. O jogo frente ao emblema da Linha está agendado para este sábado, às 18h00, no Estádio António Coimbra da Mota. Apesar de já terem vencido a Liga Portugal Betclic, os comandados de Rúben Amorim ainda estão na luta pelo recorde de pontos do Clube de Alvalade, que pertence a Jorge Jesus na temporada 2015/16, com 86. Para tal, os verdes e brancos têm de vencer os canarinhos e bater o Chaves, na última jornada do campeonato.



Futebol

Varandas prefere quartos da Champions ou vencer a Taça? Líder do Sporting dá resposta muito clara

No Portugal Football Summit, Presidente leonino defendeu que Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira

Frederico Varandas prefere que Sporting chegue aos quartos de final da Liga dos Campeões a vence uma Taça de Portugal
Frederico Varandas prefere que Sporting chegue aos quartos de final da Liga dos Campeões a vence uma Taça de Portugal

23 Set 2026 | 17:52 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas voltou a explicar o modelo que tem permitido ao Sporting crescer financeiramente e manter uma aposta forte no futebol, destacando a importância da Liga dos Campeões e da valorização de jogadores. No Portugal Football Summit, o Presidente leonino defendeu que o Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira, apontando Viktor Gyokeres e Issa Doumbia como exemplos do perfil de jogador que os leões procuram. Além do mais, referiu que prefere chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões a vence uma Taça de Portugal.


“É mais difícil comprar jogadores de 30M€ do que vender de 70M€. Não se pode pedir racionalidade à paixão. Há uma pessoa que tem ordenado de 600 euros e gasta 500 numa Gamebox. Claro que essa pessoa tem paixão e há irracionalidade. Sporting precisa de Gyökeres, Doumbias e jogadores que façam crescer o Sporting e depois do rendimento desportivo deem mais valias”, explicou.


O dirigente revelou ainda que a presença na Champions pesou diretamente na contratação de dois reforços no último mercado: “Não teríamos contratado dois jogadores se não houvesse Champions no último mercado. Tenho uma visão fria do que é um jogador do Sporting. Temos de entender que um jogador tem os seus objetivos, crescimento e num momento o seu fim. Temos de agradecer o que fizeram, colocar o nome na história do Sporting e a seguir ir buscar outros. Não podemos ter um Gyökeres quatro ou cinco anos. Se acontecer, é porque algo correu mal”.


F. Varandas: "Trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal"

A Liga dos Campeões assume, por isso, um papel central na estratégia leonina. Varandas classificou a competição como “indispensável” e lembrou que a campanha da temporada passada, que terminou nos quartos de final, representou cerca de 80 milhões de euros para o Clube. “Uma performance desportiva daquelas significou 80 milhões de euros ao Sporting e eu trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal. Se me derem a escolher, quero tudo, mas se pudesse escolher, escolheria aquilo sempre. 80 milhões de euros dão condições financeiras para continuarmos a ser altamente competitivos, por isso a Champions é o objetivo número um”, afirmou.


Além do mais, aproveitou também para voltar a defender Rui Borges, sobretudo perante as críticas à continuidade do treinador. Varandas destacou os resultados alcançados na Champions e lembrou o triunfo sobre o Galatasaray: “Recentemente fui massacrado por manter um treinador que não vence, mas e a Champions? Se calhar é importante alguém avisar o Galatasaray, porque estão convencidos de que perderam e se calhar não perderam... mas perderam! Champions League, campeão turco, uma equipa que se reforça no Bayern, Man. City, Milan, com três vezes a nossa massa salarial... somámos três pontos, mas também 2,1 milhões. A performance de um treinador tem vários quadrantes, mas esta não é valorizada”, atirou.

Varandas terminou a intervenção reforçando a evolução financeira alcançada pelo Sporting desde 2018. A SAD apresentou um lucro de 34,7 milhões de euros em 2025/26, o quinto exercício consecutivo com resultados positivos, enquanto o volume de negócios passou de cerca de 150 para 300 milhões de euros e os capitais próprios evoluíram de 13 milhões negativos para 76 milhões positivos. “Nunca daremos um passo maior do que a perna, mesmo que haja histerismo, de que é muito importante vencer. Quando era o campeonato era o bi, depois do bi era o tri... é muito importante vencer, mas queremos vencer com sustentabilidade e garantia do futuro. Estou tranquilo, porque aconteça o que acontecer, o Sporting vai ter condições de voltar a ser competitivo e lutar novamente pelo título. Não estamos numa montanha russa”, concluiu.


Futebol

R. Dias bate palmas ao rendimento de craque do Sporting: "Resposta implacável"

Futebolista está a atravessar um momento de grande eficácia nos leões, depois de um início de época marcado por alguma turbulência

Luis Suárez está a atravessar um momento de grande eficácia no Sporting; Rui Dias destacou resposta do avançado dos leões
Luis Suárez está a atravessar um momento de grande eficácia no Sporting; Rui Dias destacou resposta do avançado dos leões

23 Set 2026 | 16:28 |

Icon Comentário0

Luis Suárez está a atravessar um momento de grande eficácia no Sporting, depois de um início de época marcado por alguma turbulência. O avançado colombiano recuperou espaço na equipa e tem respondido dentro de campo, com uma sequência goleadora que o voltou a colocar entre os principais protagonistas dos leões.


Desde que reconquistou a titularidade, diante do Alverca, marcou em todos os seis jogos que disputou. O registo permite-lhe somar já sete golos em oito partidas realizadas esta temporada, sendo que seis desses tentos foram apontados na Liga.


O percurso recente ganha ainda mais relevância tendo em conta o contexto vivido pelo jogador no arranque da época. Rui Dias, jornalista do jornal 'Record', lembra que o atacante “tem sido sempre um caso no Sporting. Primeiro pelo amuo que só a persistência de Rui Borges resolveu a seu favor, depois porque, desde que reconquistou a titularidade".


R. Dias: “Implacável resposta de Luis Suárez"

Na análise publicada pelo jornalista, a atual fase do avançado representa uma resposta clara ao momento complicado que atravessou. “Implacável resposta de Luis Suárez. O colombiano está a reequilibrar-se depois de um início de época conturbado”.


Com sete golos no total e seis no campeonato, Suárez tem ainda um objetivo individual ao alcance. O camisola 97 mantém Pavlidis na mira, sendo que o internacional cafetero, que terminou como melhor marcador de 2025/26, contabiliza oito golos na Liga.


Futebol

Ruben Amorim tentou impedir que tanque dos leões rumasse ao Sporting no verão

Rossoneri quiseram entrar na corrida, mas não chegaram a transformar interesse numa proposta antes de os leões fecharem negócio

Issa Doumbia chegou ao Sporting proveniente do Venezia depois de uma temporada de grande nível e esteve também na mira do Milan, de Ruben Amorim
Issa Doumbia chegou ao Sporting proveniente do Venezia depois de uma temporada de grande nível e esteve também na mira do Milan, de Ruben Amorim

23 Set 2026 | 15:55 |

Icon Comentário0

Issa Doumbia foi uma das apostas do Sporting no último mercado e rapidamente ganhou espaço no meio-campo leonino. O médio italiano, de 22 anos, chegou proveniente do Venezia depois de uma temporada de grande nível e esteve também na mira do Milan, de Ruben Amorim.


Segundo a Gazzetta dello Sport, a diferença acabou por estar na velocidade de reação. De acordo com a imprensa italiana, o Sporting identificou Doumbia antes de outros interessados e avançou rapidamente para garantir a contratação, colocando 20 milhões de euros sobre a mesa, aos quais podem juntar-se mais 6 milhões em objetivos.


O Milan terá ponderado entrar na corrida, mas não chegou a transformar o interesse numa proposta antes de os leões fecharem o negócio. O interesse despertado pelo médio surgiu na sequência de uma excelente época ao serviço do Venezia.


Poucos meses depois da mudança para Alvalade, a aposta dos leões ganhou ainda maior dimensão. Doumbia tornou-se uma presença regular na equipa de Rui Borges e soma sete jogos na Liga portuguesa esta temporada, num total de 593 minutos, tendo ainda uma assistência.

Além do mais, Roberto Mancini incluiu o médio na primeira convocatória desde o regresso ao comando da seleção italiana, numa lista de 34 jogadores que contou com várias novidades. Também o Benfica esteve na corrida pelo 'camisola 77' dos leões.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting está à procura de reforços e quer tirar avançado a Martin Anselmi
Futebol

Sporting está à procura de reforços e quer tirar avançado a Martin Anselmi

23 Set 2026 | 15:35

Icon Comentário0
Abel Ferreira visto como preferido para ser novo treinador do Sporting
Futebol

Abel Ferreira visto como preferido para ser novo treinador do Sporting

23 Set 2026 | 13:47

Icon Comentário0
Diretora de Segurança do Sporting tem ideia arrojada: "É possível ter estádios seguros com álcool"
Futebol

Diretora de Segurança do Sporting tem ideia arrojada: "É possível ter estádios seguros com álcool"

23 Set 2026 | 12:58

Icon Comentário0