Futebol
CÍRCULO PRÓXIMO DE MAXI ARAÚJO EXPRESSA ESTADO DE ESPÍRITO DO JOGADOR AO RUMAR AO SPORTING
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Fotis Ioannidis foi porta-voz do grupo do Panathinaikos, esta quarta-feira, dia 21 de agosto, e falou em conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Lens, para a Liga Conferência. O jogador foi questionado sobre o seu futuro e diz estar totalmente focado no clube grego.
"Não preciso de 'burburinho' em torno do meu nome para saber do que valho. Sou muito exigente comigo próprio. Mas esta conferência é sobre o jogo e é sobre isso que quero falar. Estou focado no Panathinaikos e em fazer o meu trabalho da melhor forma possível", começou por dizer, à margem da antevisão ao jogo com o Lens, referente à primeira mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga Conferência.
"Fiquei de fora muito tempo, por isso não tive os minutos que queria. Mas é futebol. A pouco e pouco chegarei ao nível que preciso", atirou ainda, sobre a lesão no ombro que o afastou do arranque da temporada do Panathinaikos e da qual se encontra totalmente recuperado.
Apesar de o Sporting já estar a preparar esta alternativa, a verdade é que os leões ainda não desistiram do avançado grego, por quem pretendem ter uma nova reunião no decorrer desta semana, mas preferem estar preparados para a eventualidade de o Panathinaikos continuar sem ceder.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.
Selecionador Nacional falou sobre ausência do pupilo de Rúben Amorim do último Campeonato da Europa
|
0Pedro Gonçalves não fez parte da convocatória de Portugal para o Campeonato da Europa de 2024. Em entrevista ao zerozero, Roberto Martínez, Selecionador Nacional, falou do jogador do Sporting e diz que o pupilo de Rúben Amorim "não conseguiu demonstrar o que tinha para oferecer" porque se lesionou em março.
"A minha força, enquanto selecionador nacional, é ser neutral. Não preciso de ter cores futebolísticas. Não tenho passado no futebol português, portanto, as minhas decisões são pela seleção. O Pote esteve inserido em todas as pré-listas, mas em março de 2024 acabou por lesionar-se e não conseguiu demonstrar o que tinha para oferecer", começou por dizer.
"Continuamos a acompanhar o seu trajeto, começou a época muito bem e, tal como é natural, a porta da seleção está aberta. Não o vejo como um atleta para ocupar o nosso meio-campo com apenas dois homens. Acho que ele pode jogar por dentro, pois possui uma chegada à baliza contrária de elevado nível. Além disso, aporta boa finalização e é um jogador inteligente, que consegue fazer o passe no momento certo", acrescentou.
Pedro Gonçalves - que está avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já quatro golos e três assistências em três partidas, nas quais disputou um total de 255 minutos.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 180 partidas, 80 golos, 54 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Pote tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e a segunda cláusula mais alta do plantel (80M), apenas atrás de Viktor Gyokeres (100M).
Pupilo de Rúben Amorim quer vingar com a equipa das quinas e abdica de alinhar pelo 'escrete'
|
0João Muniz, defesa central do Sporting, recusou uma chamada à seleção sub-20 do Brasil. O pupilo de Rúben Amorim disse 'não' à CBF e comunicou aos responsáveis canarinhos que irá tentar continuar a conquistar o seu espaço a nível de seleções, mas ao serviço de Portugal.
De acordo com o jornal Record, a própria Federação Portuguesa de Futebol - ainda liderada por Fernando Gomes - colocou-se em contacto com o jogador leonino quando soube deste interesse da CBF. A ideia passada ao central foi de que é uma peça importante, sendo que essa argumentação coincidiu com o desejo que o defesa já tinha bem presente.
O futebolista de 20 anos tem dupla nacionalidade, uma vez que os pais são brasileiros, pelo que teria a hipótese de jogar pelos canarinhos. A Confederação Brasileira de Futebol tentou uma jogada de antecipação para seduzir o esquerdino, mas esbarrou na vontade firme que João Muniz que quer representar a equipa das quinas.
Em janeiro, o Bayer Leverkusen - atual campeão da Bundesliga - fez uma oferta de 10 milhões de euros para levar o central do Clube de Alvalade. Uma vez que a esperança da Direção de Frederico Varandas e restante estrutura do Sporting é bastante elevada, a transferência do jovem para a Alemanha foi prontamente negada e travada com o aval de Rúben Amorim.
Em 2023/24, João Muniz – avaliado em 500 mil euros – somou 18 encontros pela equipa B do Sporting e um pela equipa de sub-23, contabilizando um total de 1.246 minutos, não tendo marcado nenhum golo ou feito qualquer assistência. O defesa-central tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Ala que passou pelo Clube de Alvalade saturado com rumores em torno do ponta de lança
|
0Fotis Ioannidis continua a ser um dos alvos do Sporting para reforçar a frente de ataque. Fernando Mendes, antigo jogador do Clube de Alvalade e atual comentador da CMTV, diz estar saturado da novela em torno da possível vinda do ponta de lança que joga pelo Panathinaikos.
A discrição de Hugo Viana, diretor desportivo dos leões, foi também motivo de conversa, tendo em conta que na última visita a Barcelona numa tentativa de alinhavar os planos com Vítor Roque, o ‘plano b’ do Sporting, acabou por ser apanhado em imagens. O deslize foi considerado uma tentativa “para pressionar Ioannidis”, segundo Mendes.
O comentador retorquiu ainda com um desabafo: “O Sporting tem um alvo, pelos vistos dois. Já me cansa este tempo todo de espera, esperar que venha um destes, se não vier um destes que venha outro”, atirou. Roque também não escapou à opinião do antigo jogador, que afirmou: “Se este rapaz quer ir para Sevilha, então que vá”.
Nos próximos dias, a SAD liderada por Frederico Varandas irá colocar em cima da mesa uma proposta de cerca de 20 milhões de euros fixos mais 5 milhões em objetivos coletivos ou individuais. Caso falhe a contratação de Fotis Ioannidis, os verdes e brancos procurarão novas alternativas para o setor ofensivo.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.