Futebol
Milhões da Arábia? Não, obrigado! Pilar do Sporting recusa assinar com o Al Hilal de Jorge Jesus
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Vitória de Guimarães, atual casa de Jota Silva, alvo do Sporting, levou a melhor, na última quinta-feira, diante do Floriana, por 1-0, em partida a contar para a segunda pré-eliminatória da Liga Conferência. Apesar de ter estado em clara superioridade, o emblema português sentiu algumas dificuldades em lidar com a pressão do eixo defensivo do conjunto maltês.
Mesmo dominando ao longo da partida, o Vitória começou o jogo em desvantagem, com o Floriana a criar as primeiras oportunidades de golo. Por volta dos três minutos, Thiaguinho Santos rematou ao poste, já aos 13’ Grech acertou em cheio na barra. Foi depois dos 15 minutos, que os vimarenses conseguiram ter posse de bola. Ainda assim, foi apenas na segunda parte, mais precisamente aos 78 minutos que o alvo dos verdes e brancos fez gosto ao pé após uma assistência do recém-entrado Ramirez e alterou o nulo do marcador.
Até ao final da partida, o Vitória procurou aumentar a margem de vantagem, contudo o guarda-redes congolês provou ser a estrela da equipa maltesa, ao impedir por diversas ocasiões os minhotos de irem à frente da eliminatória no jogo da segunda mão. Desta feita, a equipa de Jota Silva receberá o Floriana na próxima quinta-feira, no Dom Afonso Henriques, em partida marcada para as 20h15 (hora de Portugal continental).
Em 2023/24, Jota Silva fez a melhor época da carreira – o que fez disparar o seu valor de mercado para os 12 milhões de euros. O extremo realizou 42 partidas: 33 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal, duas na qualificação para a Liga Conferência e uma na Taça da Liga. Nos 3.459 minutos que realizou, o internacional português marcou 15 golos e fez sete assistências. O extremo, que tem contrato com o emblema minhoto até 2025, está também na rota do Panathinaikos, emblema a quem o Sporting pretende contratar Fotis Ioannidis.
A boa temporada do jogador valeu-lhe a presença na equipa do ano da Liga Portugal Betclic, composta por Ricardo Velho (Farense); Costinha (Rio Ave), Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, João Neves (Benfica), Morten Hjulmand, Pedro Gonçalves; Rafa Mujica (Arouca) e Viktor Gyokeres e Jota Silva (Vitória de Guimarães), sendo o Sporting a equipa mais representada com seis elementos. O avançado português foi ainda convocado por Roberto Martínez para a seleção nacional.