Futebol
Abel Ferreira é contestado no Palmeiras; Ex Sporting vive momento para esquecer
22 Jan 2026 | 12:16
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Jan 2026 | 15:33 |
Jota Silva esteve muito próximo de regressar a Portugal no verão passado, para reforçar o Sporting, mas o negócio acabou por não se concretizar por apenas um minuto. Em declarações ao The Athletic, o internacional português - que acabou por seguir para a Turquia para representar o Besiktas - falou sobre esse momento, reconhecendo que voltar ao país natal era “uma boa opção” e admitindo que foi “muito duro” perceber que a transferência para Alvalade falhou por tão pouco.
"Nunca foi uma questão do clube ou do lugar"
"Falei com o Nuno [Espírito Santo] e ele ajudou-me. Nunca foi uma questão do clube ou do lugar. O Forest contratou alguns jogadores para a minha posição e acho que me conhece bem... Gosto de jogar, gosto de me sentir importante, de contribuir. Tive a oportunidade de voltar ao meu país, de lutar por títulos. Era uma boa opção", começou por contar.
"Sentiu-se várias vezes que estava praticamente fechado. Mas as coisas iam mudando de dia para dia. Acabou da pior forma possível. Perder uma transferência por um minuto é muito duro. Agora não tenho problemas com o Forest nem com o Sporting… mas não vou mentir. Foi difícil", realçou Jota Silva.
"O meu mundo fez ‘boom’"
"Quando recebi a chamada a dizer que a papelada não tinha entrado a tempo… o meu mundo fez ‘boom’. Mas, no dia seguinte, acordei às 8h e fui treinar. Os meus colegas ajudaram-me. Fiquei calado e não falei porque naquele momento, quando se fala com emoção, podem dizer-se coisas das quais nos arrependemos", concluiu.
Recorde-se que depois de o acordo falhado com Botafogo, o Sporting - que tem acordo verbal com clube - avançou com uma proposta de 4,5 M€ pelo empréstimo, com opção de compra de 15,5 M€, aceite pelo Nottingham Forest já após as 23h00. A troca de documentação prolongou-se até perto das 23h45 e, apesar de o Clube ter enviado os papéis à Liga, o relógio já marcava 00h01, o que levou à rejeição da inscrição e ao colapso de uma transferência que já constava nos registos da FIFA.
Depois de uma noite mágica, protagonizada pela vitória dos leões sobre os campeões europeus, avançado de Alvalade aproveitou o pós-jogo para conhecer ídolo
22 Jan 2026 | 13:36 |
Alisson Santos precisou de poucos minutos em campo para deixar a sua marca numa noite europeia memorável. Lançado na segunda parte da vitória frente ao PSG (2-1), na 7.ª jornada da Liga dos Campeões, o extremo trouxe irreverência, velocidade e critério ao ataque, ajudando a equipa a crescer num momento decisivo do encontro. Após o mesmo, o brasileiro trocou a camisola com Marquinhos, capitão dos parisienses.
Apesar do recente tempo reduzido em campo, o canarinho deu início ao lance que originou o golo do vitória, marcado por Luis Suárez - que ganha eco no futebol internacional. A sua iniciativa abriu espaços na defesa do PSG e permitiu aos leões construir uma jogada eficaz, esta depois coroada com o tento que garantiu três pontos fundamentais na caminhada europeia.
No final da partida, Alisson Santos viveu ainda um momento especial fora das quatro linhas. O jogador do Sporting aproveitou o pós-jogo para conhecer Marquinhos, capitão do PSG e uma das suas grandes referências desde a infância. O encontro entre os dois atletas foi registado em imagem e partilhado nas redes sociais.
A fotografia rapidamente gerou reações positivas entre adeptos, que destacaram o simbolismo do momento. Para Alisson, o contacto com Marquinhos representou mais do que uma simples recordação, sendo também uma fonte de motivação extra para continuar a evoluir e afirmar-se ao mais alto nível.
Em declarações ao jornal Record, o extremo do Sporting não escondeu a ambição de um dia chegar à seleção brasileira, um objetivo há muito alcançado por Marquinhos. Consciente do caminho que ainda tem pela frente, Alisson sublinhou que jogos desta dimensão e momentos como este reforçam a sua confiança e alimentam um sonho que pretende transformar em realidade.
Confira a publicação:
Verdes e brancos encontram-se, neste momento, na décima posição da tabela classificativa da prova milionária, com 13 pontos amealhados
22 Jan 2026 | 13:25 |
A página MisterChip, dedicada à análise estatística no futebol, divulgou os resultados de cerca de quatro milhões de simulações realizadas por um supercomputador para projetar a classificação final da fase regular da Liga dos Campeões. Entre os dados apresentados estão as probabilidades do Sporting avançar para a fase seguinte da competição.
No caso dos leões, orientados por Rui Borges, o cenário é amplamente favorável. À entrada para a última jornada, o Sporting ocupa o 10.º lugar, com 13 pontos, e apresenta uma probabilidade de 99,96% de terminar no top-16, posição que assegura, no mínimo, presença no playoff - algo que já está matematicamente garantido. Já a hipótese de alcançar o top-8, que permite o apuramento direto para os oitavos de final, é estimada em 23%, segundo as simulações.
Entre os clubes com maior probabilidade de terminar no top-8, a MisterChip destaca Arsenal e Bayern Munique, ambos com 100%, seguidos por Liverpool (92%), Real Madrid (86%), Barcelona (76%), PSG (69%), Manchester City (61%) e Atlético de Madrid (55%).
Com a vitória diante do PSG – a 22.ª em 31 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam 13 pontos na prova e estão no décimo lugar da tabela classificativa. O próximo jogo na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 28 de janeiro, às 20h00, frente ao Athletic Bilbao, no Estádio de San Mamés.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de dezembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.
Deputado do Partido Socialista, após a vitória do Clube de Alvalade sobre o campeão europeu, realçou que sempre acreditou no triunfo dos leões
22 Jan 2026 | 13:17 |
André Pinotes Batista, comentador da CMTV afeto ao Sporting, assegura que nunca duvidou que os leões iam bater o atual campeão europeu, o Paris Saint-Germain (PSG). Pelo menos, durante os 90 minutos que passou na terça-feira nas bancadas do Estádio José Alvalade (2-1).
"Esta vitória é épica porque foi feita de atitude e sofrimento"
"Mais do que os milhões que o Sporting arrecadou, mais do que a possibilidade de passar à fase seguinte da Champions, esta vitória é épica porque foi feita de atitude e sofrimento. Deu-me gozo comprovar que a máxima do Rui Borges - 'quando não houver talento que não falte a atitude' - é verdadeira e permite ganhar ao campeão da Europa", considerou o deputado do Partido Socialista.
"Foi um suster da respiração, mas nunca senti medo. Apesar desses momentos em que tive de suster a respiração, nunca perdi a confiança", assegura Pinotes Batista, que sentiu igual reação dos mais de 50 mil adeptos que preencheram por completo das bancadas do anfiteatro leonino. "Toda a gente teve consciência da dureza da tarefa, mas mantiveram sempre a confiança na equipa", resumiu.
"Temos coração para enfrentar o que aí vem"
Questionado por Record sobre o que poderá esperar-se da equipa de Rui Borges - que é destaque pela Europa fora - depois da vitória alcançada frente ao campeão europeu, André Pinotes Batista deixa uma frase emblemática. "Temos a certeza de que, além de qualidade, temos coração para enfrentar o que aí vem", assegurou o deputado socialista na Assembleia da República.
Vale a pena recordar que o emblema verde e branco, no que toca à Liga dos Campeões, volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, pelas 20h00, frente ao Athletic Bilbao, em reduto adversário. Fechando assim a fase regular da prova milionária.