Clube
Eleições Sporting: Movimento toma decisão sobre Frederico Varandas e Bruno Sá
12 Fev 2026 | 11:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
13 Fev 2026 | 13:10 |
O prazo para a entrega de candidaturas no Sporting esgotou-se esta quinta-feira e o Clube vai a votos no próximo dia 14 de março para escolher entre os projetos de Frederico Varandas e Bruno Sá - que explicou recentemente a intenção da sua candidatura. Após ponderação, Nuno Correia da Silva decidiu não entrar na corrida eleitoral em 2026 mas admite que gostava de ver uma estrutura “mais participado pelos Sócios".
"O Sporting tem imensos sócios e adeptos que não estão a ser aproveitados"
“O propósito da candidatura seria de mobilizar os adeptos para a adesão a um modelo de gestão mais participado pelos Sócios. Considero o atual modelo muito centralizado e distante. O Sporting tem um imenso capital humano, os seus Sócios e adeptos, que não estão a ser aproveitados", revelou, em declarações ao jornal Record.
"Das consultas que fiz, a maioria das pessoas reveem-se neste propósito, mas entendem que não é o timing certo para avançar. Respeito, não é a minha opinião, mas só faria sentido avançar em equipa. Pessoalmente, há razões de saúde que aconselham a não avançar”, declarou.
"O propósito não está prejudicado. Mas só o futuro ditará a oportunidade"
Administrador da SAD entre 2016 e 2022, não exclui a possibilidade de avançar noutro momento: “O propósito não está prejudicado. Mas só o futuro ditará a oportunidade”, observou, esperançado em ver, no próximo mandato presidencial até 2030, “um Sporting que vende [jogadores] por ajustamentos de plantel e não por razões de tesouraria".
Ao concluir, Nuno Correia da Silva apontou o fundamental: "O importante é gerar receitas alternativas que possam sustentar a manutenção dos melhores no seu melhor período. Isso é possível com a internacionalização da marca e com o recurso a múltiplas fontes de receitas. Os maiores clubes europeus têm como maior fonte de receita, mais de 50%, as receitas comerciais, decorrentes da sua internacionalização, esse deve ser o caminho".
Acusação protagonizada pelo emblema azul e branco tem em causa as declarações feitas pelo líder leonino, depois de partida em dezembro de 2025
13 Fev 2026 | 12:08 |
O Conselho de Disciplina da FPF absolveu Frederico Varandas da prática de uma infração disciplinar, por lesão da honra, na sequência de uma participação feita pelo Porto contra o presidente do Sporting. Em causa, estão as declarações feitas pelo líder leonino depois do jogo com o Vitória SC, a 23 de dezembro de 2025.
Frederico Varandas: "Durante décadas, a arbitragem tinha dono. Porto e Benfica."
“Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira. Eu tenho 46 anos, vocês são da minha geração e crescemos assim (...)", disse Frederico Varandas - que já já formalizou recandidatura -, na sequência da vitória dos leões sobre os vimaranenses (4-1), em dezembro do ano passado.
"Insustentável foram 40 anos de fruta, 40 anos de reuniões de presidentes Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa a discutir quem eram o presidente da Liga e da Federação, a discutirem qual o árbitro para este jogo", sublinhou.
Frederico Varandas: "40 anos de agentes de futebol a comprarem jogadores para perderem jogos"
"40 anos de missas, de padres, de agentes de futebol a comprarem jogadores para perderem jogos. Isso é que era insustentável”, atirou, além de ter referido que os rivais "eram donos da arbitragem" mas que a mesma é, agora, "livre e sem dono".
A consequente participação do Porto levou o Conselho de Disciplina a dirimir o "apuramento da relevância disciplinar" das declarações do Presidente leonino e, em última instância, o órgão disciplinar da FPF decidiu, em comunicado datado desta quinta-feira, "julgar totalmente improcedente a acusação e, em consequência, absolver o Arguido Frederico Nuno Faro Varandas, da prática de 1 (uma) infração disciplinar p. e p. pelo artigo 136.º, n.ºs 1, 3 e 4".
Adversário de Frederico Varandas no ato eleitoral do Clube de Alvalade oficializou a sua presença no dia 14 de março através das suas redes sociais
12 Fev 2026 | 15:28 |
Bruno Sá já é, oficialmente candidato, à presidência do Sporting. O proprietário do restaurante "Cantinho do Sá" anunciou este passo nas suas redes sociais e já se sabe os principais nomes da sua lista para eleições de 14 de março.
São eles: Nélson Nave e Pedro Pratas. O primeiro é o sócio 8.696, é coronel licenciado em Ciências Militares e Ciências do Desporto. No currículo tem ainda Introdução ao Jornalismo e o 1º nível de treinador da FPF. Nélson, de 81 anos, candidata-se ao cargo de presidente da MAG.
Já Pedro Pratas, com 39 anos, é proprietário e consultor da PJP Consultoria Financeira. É o sócio 13.269 e é especializado nas áreas de contabilidade, auditoria e controlo de gestão. É o escolhido para liderar o conselho fiscal. Andreia Sorreluz, mulher de Bruno Sá, é a mandatária da candidatura.
A formalização da sua candidatura deverá acontecer ainda esta quinta-feira, com Bruno Sá a deslocar-se ao Estádio José Alvalade para proceder à entrega das listas aos órgãos sociais dos bicampeões nacionais junto da Mesa da Assembleia Geral.
As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.
Confira o vídeo de candidatura:
Proprietário do restaurante ‘Cantinho do Sá’ recorreu às redes sociais para explicar à massa adepta leonina os motivos de entrar na corrida à presidência
12 Fev 2026 | 12:51 |
Bruno Sá recorreu, ao final da manhã desta quinta-feira, às redes sociais para oficializar a sua candidatura à presidência do Sporting - depois de já ter criado as suas páginas oficiais -, tendo em vista as eleições marcadas para 14 de março. O empresário desafia assim o atual Presidente, Frederico Varandas.
"Acredito que é possível construir um Sporting que volte a colocar os Sócios no centro"
"Sportinguistas, depois de refletir profundamente, decidi avançar com a minha candidatura à Presidência do Sporting Clube de Portugal. Porque acredito que é possível construir um Sporting que volte a colocar os sócios no centro, que preserve a sua essência e projete um futuro sólido", escreveu.
"Esta não é uma candidatura contra alguém"
"Esta não é uma candidatura contra alguém. É uma candidatura a favor de um Sporting de sócios, e não de clientes, fiel ao seu ADN, com rumo, identidade, ambição e que pretende reunir a família sportinguista. E, sim, é possível", acrescentou o proprietário do restaurante ‘Cantinho do Sá’, localizado nas imediações do Pavilhão João Rocha.
A formalização da candidatura deverá acontecer ainda esta quinta-feira, com Bruno Sá a deslocar-se ao Estádio José Alvalade pelas 14h30, para proceder à entrega das listas aos órgãos sociais dos bicampeões nacionais junto da Mesa da Assembleia Geral.
As eleições do Sporting terão lugar no Pavilhão João Rocha, entre as 09h00 e as 20h00, no próximo dia 14 de março. Esta calendarização decisiva foi anunciada formalmente pelo órgão da Mesa da Assembleia Geral, através do jornal oficial do Clube.
Confira a publicação:
Eleições Sporting: Movimento toma decisão sobre Frederico Varandas e Bruno Sá
12 Fev 2026 | 11:34
Eleições Sporting: Bruno Sá apresenta candidatura e atira: "É possível..."
12 Fev 2026 | 10:58
Eleições Sporting: Frederico Varandas já formalizou recandidatura e apresentou novo mandatário
12 Fev 2026 | 09:21