Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Conrad Harder ainda não atingiu o nível de Viktor Gyokeres, mas está a caminhar nessa direção. O avançado dinamarquês, que chegou este verão ao Sporting, marca um golo na Liga a cada 62 minutos, enquanto o sueco precisa de apenas 60 minutos para fazer o mesmo. Foi precisamente o jovem de 20 anos quem proporcionou a última grande alegria a Ruben Amorim, ao brilhar no jogo de despedida do técnico em Braga. Bruno Romão, treinador português com experiência no futebol nórdico, especialmente na Finlândia, analisou a evolução do dinamarquês nos leões e a importância do recrutamento de jogadores desta região.
O jovem dinamarquês foi a última contratação a chegar a Alvalade, mas já se revelou um trunfo valioso. No jogo contra o Braga, partindo do banco, marcou dois golos decisivos que selaram uma reviravolta memorável para os leões. Estes dois momentos confirmaram as expectativas em torno do jogador, que chegou como uma alternativa a Fotis Ioannidis, uma contratação que não se concretizou. Após 11 jogos, ninguém sente falta do avançado grego, que, no Panathinaikos, tem apenas um golo em 15 partidas. Já Harder, em 382 minutos jogados, marcou cinco golos, destacando-se pela sua eficiência mesmo saindo do banco.
O rendimento de Harder traz novamente à ribalta o sucesso dos jogadores nórdicos em Alvalade, como Gyokeres e Hjulmand. A pergunta que se impõe é: qual o segredo por detrás da afirmação destes talentos escandinavos? Bruno Romão, que conhece bem o futebol nórdico, acredita que o potencial do dinamarquês ficou evidente, especialmente pelos golos decisivos marcados contra o Braga. No entanto, salienta que o Harder ainda precisa de evoluir e que há qualidades que o distinguem do sueco, nomeadamente a sua capacidade de baixar para apoiar e jogar entre linhas, encarando os últimos defesas com inteligência.
“Estes dois golos sobre o Braga confirmam o potencial, nada mais, apesar de acreditar que o Harder pode ficar com o lugar de Gyokeres e também que esse foi o plano do Sporting aquando da sua contratação. Há dois aspetos em que o Harder me parece ligeiramente mais competente que o Viktor: a capacidade de baixar em apoio ou de jogar entre linhas a encarar os últimos defesas e a procura da baliza de meia distância”, analisou Bruno Romão.
“A fome de baliza (versátil a finalizar de diferentes formas) e a capacidade que tem de verticalizar o jogo (estar em condições de jogar para a baliza) porque é rápido e tecnicamente evoluído. Sente-se que é um jogador disponível para a equipa, porém, mais do que criar expectativas à volta dele, tenho curiosidade de ver a sua evolução em termos da decisão (de frente e de costas), bem como a colaborar, dentro da sua posição específica, nas tarefas defensivas”, concluiu o técnico.
Equipa verde e branca já voltou a treinar após o desaire frente ao Brugge, por 2-1, em partida válida para a Liga dos Campeões
|
0O Sporting saiu derrotado do encontro frente ao Club Brugge na passada terça feira, dia 10 de dezembro, por 2-1, em jogo a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões. Mas a quarta derrota consecutiva - e quarto desaire em cinco jogos de João Pereira - podem não ser as únicas más notícias que os leões trazem da Bélgica, uma vez que a equipa já treinou e não pôde contar com dois jogadores.
Ainda na Bélgica, a equipa verde e branca já fez, na manhã de 11 de dezembro, o primeiro treino após o jogo da prova milionária. João Pereira não contou com Gonçalo Inácio - que sentiu uma dor no tornozelo direito durante o aquecimento do jogo - e Eduardo Quaresma, forçado a sair durante a partida após forte choque de cabeça com um jogador adversário. Os dois jogadores ficaram entregues ao departamento clínico do Sporting.
Os dois jovens centrais limitaram-se a fazer tratamento, e resta saber se as lesões têm consequências, e qual as possível extensão de uma paragem que não seria bem vinda, numa altura em que o plantel do Sporting já tem Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Daniel Bragança e Hidemasa Morita de fora por lesão.
De resto, ainda é esperado que a equipa do Sporting almoce na Bélgica, antes de voltar esta quarta feira, dia 11 de dezembro, a Lisboa - onde são esperados ao final da tarde. A equipa deverá começar a preparar o próximo encontro - contra o Boavista, para a décima quarta jornada da Liga Portugal Betclic - já na quinta feira, dia 12 de dezembro, de manhã.
Relembrar que, depois de um início fulgurante, onde os leões venceram 11 em 11 para a Liga, e somaram 10 pontos em 12 possíveis na Liga dos Campeões, passam agora por um período mais conturbado: perderam os últimos quatro jogos que realizaram, dois para o campeonato e dois para a Champions.
Estrutura do Clube de Alvalade, liderada por Varandas, encontra-se com alguns afazeres com o aproximar do mercado de transferências
|
0O Sporting encontra-se focado em preparar o mercado de transferências e tomou uma decisão bem clara sobre alguns dos jogadores mais importantes do plantel, sabe o Leonino. Frederico Varandas já deixou bem claro que não admite saídas da equipa em janeiro.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, o líder máximo do Clube de Alvalade reuniu com Hugo Viana, diretor desportivo, e João Pereira, treinador dos leões, de forma a discutir a postura durante o inverno.
Há vários craques apontados a uma possível saída do Sporting: Viktor Gyokeres, Ousmane Diomande, Geovany Quenda, Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand são os nomes mais falados dos últimos tempos. Sendo que Francisco Trincão também chegou a ser colocado na rota do Barcelona.
O maior desejo dos tubarões europeus é o avançado sueco. Manchester United, City, Chelsea, Arsenal, Nápoles, PSG, Bayern Munique e Barcelona foram, para já, os colossos que mostraram maior interesse em contratar o futebolista leonino.
Certo é que a saída de Gyokeres ou qualquer outro craque só poderá acontecer mediante o pagamento da respetiva cláusula de rescisão e apenas no mercado de verão. Até lá, a estrutura do Sporting vai procurar os substitutos ideais para manter o projeto vencedor.
Após a derrota com o Brugge, para a Champions, a contestação contra o treinador dos verdes e brancos tem vindo a crescer a olhos vistos
|
0A contestação de João Pereira no Sporting está a aumentar, sobretudo após a quarta derrota consecutiva dos verdes e brancos, por 2-1, frente ao Brugge. Por esta altura, são vários os adeptos e personalidades que acreditam que o técnico não tem condições para se manter ao leme dos verdes e brancos.
Eduardo Madeira, humorista adepto dos leões, também visou o técnico leonino: “O Sporting passou de ter uma estrela cadente que nos levava às vitórias para uma estrela decadente que nos leva às derrotas. Depois de um Amorim não virá alguém parecido tão cedo. O João Pereira está por um fio", disse, em declarações ao jornal Record.
Já Fernando Mendes defende que “o Sporting esteve um pouco melhor, mas custa-me estar a dizer isto: como é que se consegue destruir uma equipa em três semanas? A realidade é esta. É uma equipa destruída. O João Pereira demorou a mexer", atirou.
Por seu turno, Victor Espadinha acredita que João Pereira não tem capacidades para estar à frente do Sporting: “Jogámos um pouco melhor do que ultimamente, mas não é suficiente. Não quero mal nenhum ao João Pereira, mas ele veio de um barco a remos e deram-lhe um porta-aviões. Assim não vamos a lado nenhum", atirou.
Neste momento, os comandados por João Pereira continuam com 10 pontos na Liga dos Campeões e podem ser ultrapassados na tabela por vários emblemas. O próximo jogo na prova milionária da UEFA está marcado apenas para quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2025, frente ao Leipzig, na Alemanha, às 17h45.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de dezembro, frente ao Boavista, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Bacci jogar-se-á pelas 20h30, em Alvalade.