
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Conrad Harder ainda não atingiu o nível de Viktor Gyokeres, mas está a caminhar nessa direção. O avançado dinamarquês, que chegou este verão ao Sporting, marca um golo na Liga a cada 62 minutos, enquanto o sueco precisa de apenas 60 minutos para fazer o mesmo. Foi precisamente o jovem de 20 anos quem proporcionou a última grande alegria a Ruben Amorim, ao brilhar no jogo de despedida do técnico em Braga. Bruno Romão, treinador português com experiência no futebol nórdico, especialmente na Finlândia, analisou a evolução do dinamarquês nos leões e a importância do recrutamento de jogadores desta região.
O jovem dinamarquês foi a última contratação a chegar a Alvalade, mas já se revelou um trunfo valioso. No jogo contra o Braga, partindo do banco, marcou dois golos decisivos que selaram uma reviravolta memorável para os leões. Estes dois momentos confirmaram as expectativas em torno do jogador, que chegou como uma alternativa a Fotis Ioannidis, uma contratação que não se concretizou. Após 11 jogos, ninguém sente falta do avançado grego, que, no Panathinaikos, tem apenas um golo em 15 partidas. Já Harder, em 382 minutos jogados, marcou cinco golos, destacando-se pela sua eficiência mesmo saindo do banco.
O rendimento de Harder traz novamente à ribalta o sucesso dos jogadores nórdicos em Alvalade, como Gyokeres e Hjulmand. A pergunta que se impõe é: qual o segredo por detrás da afirmação destes talentos escandinavos? Bruno Romão, que conhece bem o futebol nórdico, acredita que o potencial do dinamarquês ficou evidente, especialmente pelos golos decisivos marcados contra o Braga. No entanto, salienta que o Harder ainda precisa de evoluir e que há qualidades que o distinguem do sueco, nomeadamente a sua capacidade de baixar para apoiar e jogar entre linhas, encarando os últimos defesas com inteligência.
“Estes dois golos sobre o Braga confirmam o potencial, nada mais, apesar de acreditar que o Harder pode ficar com o lugar de Gyokeres e também que esse foi o plano do Sporting aquando da sua contratação. Há dois aspetos em que o Harder me parece ligeiramente mais competente que o Viktor: a capacidade de baixar em apoio ou de jogar entre linhas a encarar os últimos defesas e a procura da baliza de meia distância”, analisou Bruno Romão.
“A fome de baliza (versátil a finalizar de diferentes formas) e a capacidade que tem de verticalizar o jogo (estar em condições de jogar para a baliza) porque é rápido e tecnicamente evoluído. Sente-se que é um jogador disponível para a equipa, porém, mais do que criar expectativas à volta dele, tenho curiosidade de ver a sua evolução em termos da decisão (de frente e de costas), bem como a colaborar, dentro da sua posição específica, nas tarefas defensivas”, concluiu o técnico.
'Camisola 6' dos leões foi uma das grandes revelações da temporada do Clube de Alvalade, apesar de ter sido adaptado a médio por Rui Borges
|
Zeno Debast foi uma das revelações da temporada do Sporting. O 'camisola 6' destacou-se na defesa e no meio-campo verde e branco, admitindo estar satisfeito com as suas exibições, que lhe dão esperança para ser chamado a participar no Campeonato do Mundo, grande objetivo no futuro.
Zeno Debast: "Estou muito feliz por ter vindo para o Sporting"
"Fiquei muito contente com a minha escolha. Estou muito feliz por ter vindo para cá. Cresci muito e vivi momentos inesquecíveis, como na Champions League. Tive três treinadores, todos com estilos um pouco diferentes, tivemos várias lesões...", começou por dizer o jogador do Sporting, à RTL Sports.
Debast foi o quarto jogador com mais partidas disputadas esta temporada (48, a par de Geny Catamo) e não escondeu a satisfação: "Posso estar muito feliz com os jogos que fiz, com os minutos que tive e com a confiança que recebi de todos os treinadores. Vim para aprender. Experienciar isto logo na minha primeira época é fantástico. Tudo foi positivo".
Zeno Debast: "Médio ou central? Está a ser interessante fazer as duas posições"
A falta de médios obrigou Rui Borges a adaptar o belga, que foi contratado para defesa-central. No entanto, a posição não incomoda Zeno Debast: "Nos últimos meses tenho jogado em ambas as posições. E também na seleção fiz um jogo como médio-defensivo e outro a defesa central. Está a ser interessante fazer as duas coisas, vamos ver no futuro. Fiz a minha estreia como central e foi onde mais aprendi. Continuará a ser a minha posição, mas é sempre bom ter várias opções".
Para terminar, Zeno Debast - que ficou encantado com os festejos no Marquês de Pombal - foi questionado sobre as exibições no Sporting e a regularidade com que é chamado à seleção, revelando um sonho futuro: "Ser convocado para o Mundial é um objetivo, um dos mais importantes. Temos um grupo talentoso e podemos fazer algo".
Avançado formado na Academia Cristiano Ronaldo é bem visto por lenda do futebol, que aponta polivalência como uma das grandes qualidades
|
Rafael Leão é visto por Lothar Matthaus como possível alternativa a Harry Kane. O antigo internacional alemão aprecia as qualidades do ex Sporting e acredita que a polivalência do futebolista formado em Alcochete pode ser benéfica para o Bayern Munique.
Lothar Matthaus: "Rafael Leão seria uma boa solução para o Bayern Munique"
"Ao contrário de [Leroy] Sane, cujo contrato está a terminar, eu consideraria [Kingsley] Coman como um candidato à venda. Acredito que o Bayern Munique precisa de uma lufada de ar fresco naquela posição. Rafael Leão seria uma boa solução", disse o já retirado médio, à Sky Sport.
Matthaus acredita que Rafael Leão consegue apresentar bom desempenho em várias posições, podendo atuar como ponta de lança: "o internacional português jogou, maioritariamente, na ala esquerda, no Milan, mas também pode jogar como avançado-centro, o que seria importante, uma vez que o Bayern Munique precisa de uma alternativa para quando [Harry] Kane precisa de descansar".
Vale recordar que o futuro de Rafael Leão no Milan é incerto. O avançado tem sido apontado a uma possível transferência neste mercado de verão, por um valor abaixo da cláusula - fixada nos 175 milhões de euros. Em Inglaterra, há um nome que tem sido muito associado ao português.
Ao serviço do Sporting, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão - avaliado em 75 milhões de euros - realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2, tendo o outro sido obtido no Estádio do Dragão.
Presidente dos verdes e brancos quer convencer futebolista a jogar em Alvalade na temporada 2025/26 e prepara oferta estratosférica
|
Frederico Varandas ofereceu 6 milhões de euros anuais para convencer Viktor Gyokeres a ficar em Alvalade. O avançado verde e branco é muito cobiçado nos grandes campeonatos, mas os leões fazem os possíveis para manter o jogador na próxima temporada.
Segundo informação avançada pela CMTV, o Presidente do Clube de Alvalade decidiu aumentar bastante o vencimento do ponta-de-lança, que aufere cerca de 1,8 milhões de euros. A mesma fonte revela que, numa primeira instância, Gyokeres recusou, pois tem em mãos "uma proposta de Inglaterra substancialmente superior". No entanto, o jogador terá ponderado e estará a equacionar a permanência no Sporting.
Gyokeres terá em mãos uma oferta de 7 milhões de euros anuais, num contrato de cinco anos, sendo que receberá ainda 12M de prémio de assinatura, revela a CMTV, sem mencionar o nome do clube. No entanto, depois das conquistas recentes, o avançado do Sporting terá prometido a Varandas que "ia pensar" na proposta.
A família do sueco estará a pressionar o matador leonino para ficar em Portugal, visto que está bastante satisfeita com o nível de vida e pretende que Gyokeres fique no Sporting pelo menos mais um ano, ainda para mais depois dos valores apresentados pela SAD verde e branca.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Confira o momento em que Viktor Gyokeres leva a Taça de Portugal: