Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0No próximo domingo (5 de janeiro), o FC Porto visita o Sporting CP, em jogo referente à 15.ª jornada da Liga NOS. Atualmente no segundo lugar do campeonato, com 35 pontos, os dragões estão “proibidos” de perder pontos, caso queiram continuar na luta pelo título de campeão nacional. Contudo, a verdade é que a história nos mostra que os dragões não têm sido nada felizes nas deslocações a Lisboa para defrontar os leões. 5 de outubro de 2009, foi esta a última vez que o clube da cidade invicta triunfou no Estádio José de Alvalade. Na época de 2008/2009, os então comandados de Jesualdo Ferreira venceram por 2-1, com golos de Lisandro López e Bruno Alves. Do lado verde e branco, o treinador era Paulo Bento e golo leonino foi apontado por João Moutinho. Desde esse encontro, os dragões visitaram o reduto leonino por mais 14 vezes, tendo empatado oito vezes e perdido seis. Se tivermos apenas em conta os embates desde que Sérgio Conceição é treinador do FC Porto, registaram-se dois empates e uma derrota. É com o objetivo de terminar com esta maldição que, certamente, o conjunto azul e branco se desloca a Alvalade. O FC Porto é o segundo melhor ataque, com 28 golos marcados, e a segunda melhor defesa, com apenas seis golos sofridos. Nestes dois registos, apenas superado pelo SL Benfica, com 37 e cinco golos, respetivamente. Em 14 jogos disputados, os dragões perderam pontos em três ocasiões e todas elas fora de portas: Gil Vicente FC (2-1), CS Marítimo (1-1) e Belenenses SAD (1-1). No capítulo individual, Zé Luís é o homem golos dos azuis. Em 12 jogos, o internacional cabo-verdiano já apontou sete golos e é o terceiro melhor marcador da Liga NOS. Moussa Marega e Alex Teles, com quatro tentos certeiros cada um, são os senhores que se seguem. No caso do lateral esquerdo brasileiro, é mesmo um dos homens chave do FC Porto, tendo influência em 29% dos golos da equipa (quatro golos e quatro assistências). Naturalmente, e segundo o site transfermarket, o internacional brasileiro é mesmo o jogador mais valioso dos dragões, estando avaliados em 40 milhões de euros. Nota, também, para Danilo Pereira, que se assume como um dos pilares dos azuis. Nesta temporada, e apesar de algumas lesões, o capitão do FC Porto é o quinto jogador mais utilizado por Sérgio Conceição, tendo já somados 1927 minutos em todas as competições. O internacional português está avaliado em 30 milhões de euros. É certo que, quando a bola começa a rolar, a história de pouco ou nada vale, mas é um indicador que deve estar bem presente na mente de Sérgio Conceição e dos jogadores do FC Porto. Leões e dragões defrontam-se no próximo domingo (5 da janeiro), pelas 17h30, no Estádio José de Alvalade.
Fotografia de FC Porto
Sporting lidera Liga Portugal Betclic 2024/25, mas está menos competente frente aos pequenos. Fortaleza de Alvalade quebrada já no reinado de João Pereira
|
0O Sporting de Frederico Varandas está à frente de Rui Costa (Benfica) e André Villas-Boas (Porto) na Liga Portugal Betclic 2024/25, mas a diferença é mínima. Com 36 pontos em 14 jornadas, os leões seguram o primeiro lugar por apenas um ponto sobre o seu eterno rival, e dois sobre os dragões.
Sporting na frente apesar das recentes derrotas
O Sporting, agora treinado por João Pereira, somou duas derrotas, incluindo um inesperado desaire em casa frente ao Santa Clara na 12.ª jornada, perdendo consecutivamente depois em Moreira de Cónegos. O Benfica, por outro lado, apresenta-se com apenas uma derrota no campeonato e dois empates, naquele que foi um arranque em falso dos encarnados, já que perderam cinco pontos nas duas primeiras deslocações ao norte. Também cedeu pontos recentemente com um empate frente ao AFS, fora de casa. Já o Porto tem sido mais competente contra os pequenos: tem o mesmo número de derrotas que os leões, mas perdeu seis pontos em jogos contra rivais diretos; e apenas dois contra equipas de menor expressão.
Registo em casa: Fortaleza de Alvalade quebrada
O Sporting perdeu pontos no seu reduto, algo que nem Benfica nem Porto experimentaram até ao momento. O Benfica e o Porto mantêm-se invencíveis nas suas casas, não tendo sequer consentido qualquer empate na situação de visitado, este ano na Liga Portugal.
• Sporting: Derrota em casa frente ao Santa Clara (0-1, jornada 12).
• Benfica: Invicto no Estádio da Luz.
• Porto: Invicto no Estádio do Dragão.
Resultados e Pontos Perdidos
Sporting
• Derrotas:
o Jornada 12: Sporting 0-1 Santa Clara
o Jornada 13: Moreirense 2-1 Sporting
• Empates: Nenhum
Benfica
• Derrota:
o Jornada 1: Famalicão 2-0 Benfica
• Empates:
o Jornada 4: Moreirense 1-1 Benfica
o Jornada 14: AFS 1-1 Benfica
Porto
• Derrotas:
o Jornada 4: Sporting 2-0 Porto
o Jornada 11: Benfica 4-1 Porto.
• Empate:
o Jornada 13: Famalicão 1-1 Porto.
Já este fim-de-semana, temos mais três jogos para acompanhar de perto, com duas saídas difíceis de Sporting (Barcelos, versus Gil Vicente) e Porto (Moreirense, equipa que tem causado dissabores aos grandes esta temporada) e um jogo previsivelmente mais tranquilo para o Benfica (em casa contra o Estoril), apesar do menor fulgor da equipa de Bruno Lage nesta fase da temporada. Os grandes partem sempre com a vantagem da qualidade dos plantéis, mas há que contar com as inúmeras lesões (sobretudo Sporting) e cargas de jogos a que têm sido sujeitos nesta fase da temporada.
Classificação Atual da Liga Portugal Betclic 2024/25
1.º Sporting, 36 pontos
2.º Benfica, 35 pontos
3.º Porto, 34 pontos
Scout prestou algumas declarações onde abordou as palavras do líder máximo dos leões sobre a atualidade do Clube de Alvalade
|
0Nuno Félix analisou o discurso recente de Frederico Varandas, Presidente do Sporting, destacando o tom adotado na apresentação de João Pereira como treinador da equipa principal. Segundo o scout, apesar do caráter motivador e solidário da intervenção, houve uma nuance que chamou a atenção.
“Embora Frederico Varandas faça um discurso muito motivador e agregador e um grande gesto de solidariedade para com João Pereira e com a sua equipa de futebol, acaba por ter um tom um pouco desculpabilizador relativamente à escolha que fez relativamente à nova equipa técnica”, referiu Nuno Félix, em declarações à A Bola TV.
Para Nuno Félix, a postura de Varandas apresenta uma inconsistência em relação ao discurso inicial. “Coisa que coincidiu bastante no discurso de apresentação de João Pereira: Frederico Varandas na apresentação de João Pereira apontou logo a grandes voos, e não vejo agora o presidente do Sporting a ter o mesmo discurso nos dias de hoje
Nuno Félix sublinhou ainda a importância de boas práticas no mundo do futebol, nomeadamente nas áreas de recrutamento e gestão desportiva. “Depois, quem está no mundo do futebol, em particular nas áreas de recrutamento e da gestão desportiva, há boas práticas, e muitas dessas vezes essas boas práticas não dão bom resultado, mas normalmente no longo prazo dão os seus frutos
Como exemplo, destacou a necessidade de uma "equipa sombra" para garantir a continuidade operacional em situações imprevisíveis, como lesões ou mudanças técnicas. “Nós temos sempre de ter uma equipa sombra, porque nunca sabemos o que pode acontecer no futuro. Numa equipa de futebol, por exemplo, se um jogador se lesiona, existe, ou devia existir, um substituto pronto, mas no Sporting isso não aconteceu”, concluiu Nuno Félix.
Assista às declarações na íntegra:
Internacional sueco dos leões foi distinguido como o ‘Jogador do Ano’ esta quinta-feira, 19 de dezembro, e deixou algumas palavras
|
0Viktor Gyokeres foi um dos principais destaques da 62.ª edição dos Prémios Stromp, que decorreu na última quinta-feira, dia 19 de dezembro. Apesar de ter chegado atrasado à cerimónia, que decorreu no Hotel Sheraton, em Lisboa, o jogador deu algumas declarações na altura em que foi chamado para ser distinguido como o Jogador do Ano.
Nas palavras dirigidas, o internacional sueco aproveitou para picar Geovany Quenda, companheiro de equipa que recebeu o prémio de ‘Revelação do Ano’: “O ano passado foi muito bom, espero que este seja melhor, se o Quenda me passar mais vezes mais bola”, atirou.
O ‘camisola 9’ dos leões foi uma das figuras da noite, tendo mesmo perdido a ‘fotografia de família’ de todos os premiados por ter ficado retido para tirar algumas ‘selfies’ entre os 250 Sócios do Sporting presentes na cerimónia.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 25 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.090 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 27 golos e fez cinco assistências.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões mais 4 por objetivos, Viktor Gyokeres contabiliza 75 partidas, 70 finalizações certeiras, 19 assistências e uma Liga Portugal Betclic (2023/24) conquistada. O avançado tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.