
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
Foi revelado, na passada quinta-feira, dia 10 de julho, o calendário da primeira fase do Campeonato Nacional de juniores, após a realização do habitual sorteio na Cidade do Futebol. O Sporting, que integra a série sul, ficou a conhecer os seus adversários da fase inicial da prova e recebe o Benfica na 8ª jornada.
Na primeira jornada, os leões irão receber em Alcochete o União de Leiria, com a segunda jornada a ser disputada fora, frente a Os Belenenses. Já o Benfica começa a defesa do título nos Açores, frente ao Santa Clara, cruzando o caminho do Sporting, como já referido, na 8ª jornada, numa deslocação até Alcochete. O segundo encontro entre os rivais lisboetas concretiza-se na 17ª jornada.
A primeira fase, que se inicia a 9 de agosto, é disputada por 20 equipas divididas por duas séries, Norte e Sul. Cada série junta dez clubes, distribuídos conforme a sua localização geográfica. Como é normal em qualquer campeonato, as equipas jogarão entre si por duas jornadas, com vista à disputa de pontos.
Tendo isso em conta, apuram-se para a segunda fase, apelidada de Apuramento de Campeão, os quatro emblemas melhor classificados de cada série, totalizando assim oito equipas. As 12 equipas que falham a fase de Apuramento de Campeão irão disputar a fase Manutenção e Descida, transitando para essa segunda fase com metade dos pontos conquistados na primeira.
Recorde-se que Frederico Varandas acrescentou recentemente um novo talento à formação do Sporting, com a contratação de Edgar Sequeira. O extremo de 17 anos chega do Casa Pia e irá integrar a equipa de juniores dos verdes e brancos.
Jogador que fazia parte dos quadros verdes e brancos viu a sua ligação com o emblema de Alvalade terminar recentemente e deixou palavras aos adeptos
|
Diogo Cardoso está se saída do Sporting, e já se despediu dos adeptos verdes e brancos. Através de uma mensagem publicada na sua conta pessoal da sua rede social Instagram, o médio, que na época passado fez 15 jogos pela equipa sub-23 verde e branca, disse as últimas palavras de leão ao peito. A notícia surge depois dos leões anunciarem a renovação de outro atleta do mesmo conjunto da formação.
Diogo Cardoso: "O Sporting será sempre uma parte importante da minha carreira e da minha vida"
"Chegou o momento de me despedir do Sporting Clube de Portugal, clube que tive a honra de representar durante os últimos dois anos", começou por dizer Diogo Cardoso, que na primeira temporada alinhou em cinco partidas na equipa sub-23 dos leões, seguidas das 15 que disputou em 2024/25.
Diogo Cardoso prosseguiu: "Foram duas épocas marcadas por muito trabalho, dedicação e crescimento, tanto dentro como fora de campo. Saio com a consciência tranquila de ter dado sempre o meu melhor, com orgulho por ter vestido esta camisola e por ter feito parte da história de um clube com tanta grandeza".
"Agradeço a todos os que fizeram parte desta etapa. Levo comigo aprendizagens , grandes amizades e uma enorme gratidão por tudo o que vivi aqui", explicou, de seguida, Diogo Cardoso, com muitas palavras simpáticas dirigidas ao Sporting, aos seus adeptos e profissionais.
O antigo médio dos leões terminou a mensagem com o seguinte, antes de seguir para a próxima fase da sua carreira que, neste momento, é ainda desconhecida: "O Sporting será sempre uma parte importante da minha carreira e da minha vida. Muito obrigado por tudo".
Plantel do emblema verde e branco assinalou regresso aos trabalhos da nova temporada desportiva, que contou com palavras do treinador
|
A equipa sub-19 do Sporting regressou aos trabalhos na Academia de Alcochete. Além do regresso de vários jogadores, a sessão de treinos inaugural contou com o reforço Edgar Sequeira - contratado ao Casa Pia - e com a análise do treinador de equipa Mauro Miguel.
Mauro Miguel: "Queremos o crescimento de todos, individual e coletivamente"
“É um momento de boas-vindas e, depois, de síntese daquilo que deve ser um jogador do Sporting durante a época”, revelou aos meios de comunicação do Clube, antes de mencionar a importância da pré-época, naquilo que são as ambições leoninas para o resto do ano.
“A época não se ganha no último mês da competição, mas sim com tudo o que é feito desde este primeiro dia. Queremos o crescimento de todos, individual e coletivamente, e que isso ocorra a ganhar. O foco está no desenvolvimento dos jogadores, porque o rendimento da equipa será um reflexo disso”, apontou.
Duarte Tomás: "A exigência no Sporting passa por ganhar títulos"
Quem também partilhou a sua felicidade ao estar de volta a treinar na Academia Cristiano Ronaldo foi Duarte Tomás , que falou da importância dos reforços para a nova temporada: “Os novos jogadores vêm acrescentar muita qualidade e a nós cabe-nos integrá-los bem no grupo para que se sintam bem aqui”.
O jovem extremo de 16 anos definiu aquele que são os objetivos do plantel para a época 2025/26: “A exigência no Sporting passa por ganhar títulos e nós estamos focados em trabalhar no dia-a-dia, cada vez mais e melhor, para os conseguirmos atingir”.
Presidente verde e branco continua empenhado em reforçar as fileiras verdes e brancas este verão, a pensar já no futuro do Clube de Alvalade
|
O Sporting contratou Guilherme Sequeira para a sua equipa de sub-17. O defesa chega proveniente do Real Massamá, e conta com passagens por Barreirense, Fabril do Barreiro e Benfica, e é mais um dos muitos reforços para a formação que os leões têm apresentado nos últimos dias.
Guilherme Sequeira: "Sinto-me orgulhoso por vestir esta camisola"
"Sinto-me orgulhoso por vestir esta camisola. Cheguei a um grande patamar e há que continuar a trabalhar", começou por explicar Guilherme Sequeira aos meios de comunicação oficiais do Sporting, demonstrando-se agradado com a mudança para Alvalade.
Contou, depois, um pouco mais do seu percurso aos adeptos do Sporting: "O meu pai foi jogador de futebol de praia e comecei aí antes de ir para o futebol. Disse ao meu pai que queria ser jogador e, a partir daí, esse foi o meu foco. (...) Comecei como ponta-de-lança, fui médio-ofensivo e defensivo e agora sou central".
A jogar na posição de defesa central, depois de até ter passado por posições mais ofensivas, Guilherme Sequeira destaca a "garra" como uma das melhores qualidades e afirma querer "ganhar todos os lances" enquanto vestir a Listada verde e branca.
Por último, mostrou-se muito ambicioso com a mudança, agora que é jogador do Clube verde e branco: "[Chegar ao Sporting CP] traz uma grande responsabilidade. O Sporting CP acreditou em mim e só tenho de demonstrar que estou aqui para vencer".