
Futebol
Craque de Rui Borges voltou de lesão e levou adeptos do Sporting à loucura: "A garra de um leão..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Conrad Harder tem vindo a conquistar o seu espaço no Sporting, mas também já brilhou no palco internacional, ao estrear-se pela seleção principal da Dinamarca frente a Portugal, em pleno Estádio José de Alvalade. Um momento que ficou marcado na memória do jovem de 20 anos e que foi agora recordado num conteúdo descontraído divulgado pela federação dinamarquesa.
Durante o estágio da seleção nórdica, Harder participou numa conversa informal com Biereth, avançado do Monaco, onde partilhou alguns dos seus gostos mais pessoais e curiosidades fora do campo. O camisola '19' dos leões não teve receio em revelar o seu "guilty pleasure". "Diria que o meu gosto por jogar Playstation é um guilty pleasure. Também gosto de um grande bife com molho béarnaise e algumas batatas. Adoro o bife do Jensens Steakhouse, em Copenhaga. Outro é estar com a minha família, que me dá segurança", confessou.
Esta temporada, Harder soma já 10 golos e seis assistências em 46 partidas, números que lhe valeram a primeira chamada à seleção principal. Um orgulho que o jovem voltou a destacar. "Chamada? Não me consegui conter quase. Fiquei feliz, liguei a um amigo meu, o Luca, e ele só se riu quando lhe disse que tinha sido convocado", contou entre risos, numa conversa leve e bem-humorada.
O colega de diálogo, Biereth, também revelou detalhes curiosos, como o facto de ter um labrador chamado Diego, em homenagem a Diego Armando Maradona. Momentos como este mostram o lado mais humano dos atletas, reforçando a ideia de que, mesmo nos bastidores do futebol de alto nível, há sempre espaço para autenticidade e afetos.
O jovem dinamarquês de 20 anos, chegou ao Sporting esta temporada por 19 milhões de euros. Fez toda a sua formação no clube do seu país de origem, Nordsjaelland, subindo para a equipa principal na época 2023/24 onde rapidamente fez se destacou como avançado e captou a atenção do Sporting. Com a saída de Viktor Gyokeres no verão, Conrad Harder vai poder ter espaço na equipa de Rui Borges para a próxima época. No último jogo do Sporting, frente ao Boavista no qual os leões venceram por 5-0, o treinador Rui Borges elogiou decisão de Harder.
Diretor do jornal A Bola deixa muitos elogios a um jogador fundamental da equipa verde e branca e fala sobre a luta pela conquista do campeonato
|
Sporting e Benfica protagonizam uma disputa renhida pela conquista do campeonato, estando igualados no topo da classificação, com 75 pontos. Luís Pedro Ferreira, diretor do jornal A Bola, destaca a luta intensa entre leões e encarnados e deixa muitos elogios a Viktor Gyokeres que, na opinião do jornalista, “merece vencer a Bota de Ouro”.
“A luta dos dois rivais eternos continua taco a taco, golo a golo, com um coletivo encarnado a ter de lutar contra o maior fenómeno que se viu nos relvados portugueses em muitos, muitos anos”, começa por afirmar Luís Pedro Ferreira, num artigo de opinião publicado no jornal A Bola, referindo-se a Gyokeres.
O jornalista considera ainda que, independentemente de quem vença o campeonato, o goleador sueco será sempre o melhor: “Viktor Gyokeres será, de forma unânime, o jogador do campeonato, mesmo que o Sporting não o vença e o sueco merece, sem dúvida, ser Bota de Ouro europeu. Não é fácil, porque Gyokeres tem de marcar sempre muito mais que os outros, mas seria inglório estar tão perto e não o conseguir”.
Destacando as goleadas de Sporting e Benfica nos respetivos jogos da 31ª jornada, Luís Pedro Ferreira diz que os rivais estão atentos a todos os detalhes na luta pelo título: “Entre uma goleada e outra, a certeza que havia é de que antes de o Sporting ir à Luz não haveria campeão; na próxima jornada, saber-se-á se ambos podem fazer a festa no grande jogo ou apenas um. Até lá, joga-se tudo no pormenor, da gestão dos amarelos, aos minutos de compensação. Todos correm para a Luz, e que cheguem lá como o dérbi e esta disputa merece: com Benfica e Sporting na máxima força para realmente ver quem é melhor este ano”.
Vale lembrar que o dérbi entre Sporting e Benfica, referente à 33ª jornada da Liga Portugal Betclic, está agendado para as 18h do próximo dia 10 de maio (sábado), no Estádio da Luz. Antes, os verdes e brancos medem forças com o Gil Vicente, num jogo marcado para o próximo domingo, às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Elementos do Clube de Alvalade mostraram-se encantados com a exibição e os quatro golos do avançado sueco na partida frente aos axadrezados
|
Viktor Gyokeres realizou mais uma grande exibição com a camisola do Sporting, no jogo frente ao Boavista. Autor de quatro golos no duelo frente aos axadrezados, o goleador sueco chegou aos 52 remates certeiros, em 48 encontros disputados na presente temporada. Os companheiros de equipa no Clube de Alvalade fizeram questão de elogiar a prestação do “camisola 9” no duelo que os leões venceram por 5-0.
Nas redes sociais, foram vários os atletas que manifestaram a sua admiração pelo avançado sueco. O central holandês Jeremiah St Juste publicou um story no Instagram com uma fotografia do avançado nórdico, à qual acrescentou a legenda “Eu não tenho palavras”. Também Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Rui Silva, Geny Catamo e Zeno Debast fizeram publicações a destacar o poker de Gyokeres no jogo disputado no Estádio do Bessa.
Por sua vez, Maxi Araújo – que também fez o “gosto ao pé” no duelo frente ao Boavista – partilhou uma publicação com várias fotografias da partida, numa delas abraçado a Gyokeres, e escreveu: “Grande vitória equipa. Estamos no caminho correto e lutaremos até ao final. Mais 3 pontos. Sportinguistas, obrigado, porque onde seja, vocês estão”. Nos comentários, o “camisola 9” respondeu com um “Obrigado, irmão!”.
Contratado ao Coventry City, em 2023, a troco de 23 milhões de euros, Gyokeres está a cumprir a segunda temporada em Alvalade. No total, o internacional sueco – que foi muito elogiado pela imprensa internacional - já soma 95 golos, em 98 jogos realizados com a camisola do Sporting.
Depois do triunfo frente ao Boavista, os leões centram atenções na receção ao Gil Vicente. O duelo frente aos gilistas é referente à 32ª jornada da Liga Portugal Betclic e joga-se a partir das 20h30 do próximo domingo, no Estádio José Alvalade. Na primeira volta, os verdes e brancos empataram 0-0, em Barcelos.
Com números impressionantes, o avançado sueco ameaça bater recordes históricos em Alvalade. Conheça os detalhes da sua temporada de sonho
|
Viktor Gyokeres está a viver uma temporada de sonho no Sporting e não esconde as suas ambições de alcançar o topo dos goleadores europeus. O avançado sueco ultrapassou recentemente o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, na luta pela Bota de Ouro, um prémio atribuído ao melhor marcador das ligas europeias pela European Sports Media. Gyokeres, com 38 golos na Liga Portuguesa, não vai descansar até alcançar a glória máxima e pretende terminar a temporada no topo da classificação de goleadores da Europa.
A luta pela Bota de Ouro não será fácil, mas o avançado sueco tem a seu favor o apoio total da equipa e do treinador Rui Borges, que tem adaptado a estratégia ofensiva do Sporting para maximizar as capacidades do sueco. Borges tem mostrado sensibilidade em relação à ambição do seu goleador, utilizando o poder ofensivo de Gyokeres como um pilar fundamental da manobra ofensiva da equipa. O treinador até se desfez em elogios ao sueco após a vitória por 5-0 sobre o Bessa, no qual marcou quatro golos, revelando que ainda não descobriu nenhum ponto fraco no avançado.
Apesar da vantagem numérica de Gyokeres sobre Salah na Liga Portuguesa, o coeficiente de Portugal é 1,5, o que faz com que o jogador leonino acumule 57 pontos, enquanto o egípcio beneficia de um coeficiente de 2 na Premier League. Este fator pode ser um entrave para o camisola '9' alcançar o topo da classificação de goleadores, mas a sua motivação permanece intacta. Além disso, a incrível média de golos por jogo que tem registado desde a chegada de Rui Borges, 1,13 golos por jogo, deixa todos em Alvalade confiantes de que o sueco poderá alcançar feitos ainda mais impressionantes.
Gyokeres também está a apenas quatro golos de bater o recorde de Mário Jardel no Sporting, que em 2001/2002 marcou 42 golos numa única temporada da Liga. E o recorde de Yazalde, com 46 golos, que ainda mantém a Bota de Ouro recebida há 50 anos, também está ao alcance do sueco se continuar a sua fantástica forma nos três jogos restantes da temporada.
A caminho de recordes históricos e com um futuro brilhante pela frente, Gyokeres promete ser o nome que todos os sportinguistas irão recordar como um dos maiores goleadores que já passaram por Alvalade. Agora, só resta saber até onde o sueco conseguirá chegar nesta temporada inesquecível.
Com os registos impressionantes que o jovem de 26 anos tem apresentado ao longo desta temporada, muitos são os tubarões europeus que têm os radares neste momento mais ativados do que nunca. No entanto, parece que existe um clube inglês que está mais perto de contratar Viktor Gyokeres. O que se sabe é que o avançado sueco quer continuar num clube que esteja presenta na Liga dos Campeões.