Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Craque de Rui Borges tem 'problema' em mãos e pode falhar 9 jogos do Sporting

Treinador dos verdes e brancos prevê ter algumas dores de cabeça no decorrer dos próximos meses, sendo que algumas ainda precisam de confirmação

Rui Borges poderá não contar com Geny Catamo e até Ousmane Diomande nas opções do Sporting por até nove jogos nos próximos meses
Rui Borges poderá não contar com Geny Catamo e até Ousmane Diomande nas opções do Sporting por até nove jogos nos próximos meses

03 Dez 2025 | 07:25 |

Icon Comentário0

Geny Catamo será ausência garantida para Rui Borges devido à sua presença praticamente confirmada entre os eleitos de Chiquinho Conde para defender Moçambique no CAN'2025. O jogador do Sporting, além de baixa para os leões, também não irá passar as festividades em família.


No caso, a seleção dos Mambas e da Costa do Marfim - para a qual não se sabe se Ousmane Diomande será convocado -, defrontam-se logo na primeira jornada do grupo F, com a partida a ser disputada a... 24 de dezembro. Uma vez que grande parte dos países participantes tem crentes mulçumanas, a CAF não tem qualquer problema em marcar os jogos para as datas cristãs, como é caso do Natal. 


Apesta de Geny Catamo partilhar, habitualmente, o Natal com a sua família, este ano não será o caso. Também a véspera de ano novo está comprometida, visto que Moçambique tem novo compromisso, desta vez diante dos Camarões.


Fora todas estas questões, quem também acabará por 'sofrer' nesta fase é mesmo Rui Borges. O Sporting pode vir a perder duas das suas peças mais importantes durante um mês de competição e, contas feitas, Geny Catamo e Ousmane Diomande podem vir a perder o total de nove jogos pelos leões.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 17 partidas. Nos 833 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto fez um golo e assistiu os companheiros de equipa em três ocasiões.



Futebol

A jogar com 10, Sporting sofre golo perto dos 90' e tropeça frente ao Gil Vicente (Vídeo)

Luis Suárez marcou para os leões, mas um cabeceamento certeiro nos minutos finais impediu a quinta consecutiva para o Clube de Alvalade

Sporting empatou frente ao Gil Vicente (1-1), esta sexta-feira, dia 2 de janeiro, e pode ficar mais longe do primeiro lugar
Sporting empatou frente ao Gil Vicente (1-1), esta sexta-feira, dia 2 de janeiro, e pode ficar mais longe do primeiro lugar

02 Jan 2026 | 20:46 |

Icon Comentário0

O Sporting empatou frente ao Gil Vicente (1-1), esta sexta-feira, dia 2 de janeiro, em jogo a contar para a 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Luis Suárez marcou para os leões, mas um golo de Carlos Eduardo perto dos 90' impediu a quinta consecutiva para o Clube de Alvalade.


Num duelo disputado no Estádio Cidade de Barcelos, os leões estiveram melhor na primeira parte e chegaram ao golo aos 45 minutos. O atacante colombiano agradeceu o grande passe de Eduardo Quaresma desde a retaguarda e, isolado, atirou por baixo das pernas de Andrew.


Na segunda parte, o duelo foi mais equilibrado com ambas as formações a terem oportunidades para marcar. Aos 80 minutos, uma grande contrariedade para o Sporting. Gonçalo Inácio viu o cartão vermelho direto, depois de travar Gustavo Varela, que seguia isolado para a baliza de Rui Silva. A jogar com 10 unidades, os minhotos chegaram mesmo à igualdade. Aos 87', Luís Esteves cruzou para o segundo poste, onde Carlos Eduardo cabeceou para o 1-1.


Com este empate – o quarto em 28 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm 42 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (46) está no primeiro posto, mas tem menos um jogo. Já o Benfica é terceiro com 36 e também menos uma partida.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.


Golo de Luis Suárez:



Futebol

Mourinho não é campeão há mais de 10 anos, mas volta a provocar Sporting

Treinador do Benfica deixou várias farpas ao Clube de Alvalade na antevisão do jogo entre águias e Estoril, da 17.ª jornada da Liga portuguesa

José Mourinho voltou a provocar o Sporting na antevisão do jogo entre Benfica e Estoril, da 17.ª jornada da Liga
José Mourinho voltou a provocar o Sporting na antevisão do jogo entre Benfica e Estoril, da 17.ª jornada da Liga

02 Jan 2026 | 17:27 |

Icon Comentário0

José Mourinho voltou a provocar o Sporting na antevisão do jogo entre Benfica e Estoril, comentando as arbitragens com ironia e deixando farpas ao rival. O técnico afirmou que “nunca tenho medo dos árbitros antes dos jogos”, mas aproveitou para criticar decisões que, na sua opinião, beneficiaram os leões.


Em referência ao recente jogo entre o Sporting e o Santa Clara (2-1), o treinador foi direto e disse que Clube de Alvalade teve uma "maravilhosa sorte" nos Açores. O treinador insistiu que encara todas as nomeações com confiança, mas acrescentou: “às vezes parece que alguns clubes têm sempre alguma vantagem em lances decisivos”.


J. Mourinho: "Se o Sporting não tivesse tido a maravilhosa sorte de ter sido marcado um canto contra o Santa Clara, não estávamos a cinco, estávamos a três"


"Se o Porto tivesse empatado dois jogos, em vez de 10 pontos, estávamos a seis. Se o Sporting não tivesse tido a maravilhosa sorte de ter sido marcado um canto contra o Santa Clara, não estávamos a cinco, estávamos a três. O Benfica, em condições normais, teria ganho ao Braga e ao Casa Pia. Teríamos mais quatro pontos", referiu.

O timoneiro das águias disse ainda estar satisfeito com o seu trajeto na Luz: "Estou a fazer um bom trabalho e a ganhar os jogos que temos de ganhar. Empatar com o Sporting é um resultado normal. Ganhar em Braga é brilhante e depois ganhámos outros jogos que não são fáceis e ganhar", concluiu.


J. Mourinho: “O importante é que o jogo seja justo, mas nem sempre o é para todos”

A ironia deixa claro que José Mourinho, que não é campeão desde 2015, não poupa críticas quando fala no Sporting. Antes de terminar a conferência, o técnico das águias reforçou a sua postura provocadora: “O importante é que o jogo seja justo, mas nem sempre o é para todos”.


Futebol

Salvador Blopa está lesionado e vai desfalcar Sporting durante vários...

Jogador apresentou algumas queixas musculares num gémeo, mas departamento de performance entendeu manter atleta parado para correr riscos

Salvador Blopa vai desfalcar o Sporting durante vários dias; Previsão é de que futebolista esteja afastado durante duas semanas
Salvador Blopa vai desfalcar o Sporting durante vários dias; Previsão é de que futebolista esteja afastado durante duas semanas

02 Jan 2026 | 16:41 |

Icon Comentário0

Salvador Blopa vai desfalcar o Sporting durante vários dias. A previsão aponta para que o jovem jogador fique de fora de ação por cerca de duas semanas. O ala sofreu um pequeno problema muscular, pelo que a sua paragem é preventiva. A equipa técnica optou por não arriscar na utilização do jogador frente ao Gil Vicente.


Durante este período, o futebolista vai fazer tratamentos e sessões específicas de recuperação. Esta ausência acontece num momento em que a equipa leonina, orientada por Rui Borges já conta com alguns jogadores indisponíveis, aumentando a importância de gerir bem o plantel.


Além do 'camisola 70', também Ricardo Mangas ficou de fora devido a uma lesão muscular num gémeo, afastando‑o dos relvados por algumas semanas. Os dois jogadores juntam-se ao lote de lesionados composto por Zeno Debast, Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Geovany Quenda.


Paralelamente à lesão, o nome de Salvador Blopa começou a ganhar destaque no mercado europeu. O Manchester United tem acompanhado de perto o jovem português, que pode desempenhar várias funções pelo lado direito do campo e não descarta avançar com uma proposta já no mercado de janeiro (Saiba mais AQUI).

Esta temporada desportiva, Salvador Blopa leva 20 encontros disputados pelo Sporting: 11 na Liga 3 pela equipa B, três pelos sub-19 na UEFA Youth League e seis no plantel principal. No total, o ala disputou 1.266 minutos, tendo marcado três golos e feito duas assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Técnico espanhol com medo que jogador rume ao Sporting: "Não quero que a transferência aconteça"
Futebol

Técnico espanhol com medo que jogador rume ao Sporting: "Não quero que a transferência aconteça"

02 Jan 2026 | 14:53

Icon Comentário0
Árbitro da meia final da Taça da Liga já foi criticado por ex presidente: "Tem alergia ao Sporting"
Futebol

Árbitro da meia final da Taça da Liga já foi criticado por ex presidente: "Tem alergia ao Sporting"

02 Jan 2026 | 13:22

Icon Comentário0
Ruben Amorim ameaça tirar Salvador Blopa do Sporting
Futebol

Ruben Amorim ameaça tirar Salvador Blopa do Sporting

02 Jan 2026 | 12:20

Icon Comentário0