Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirAndebol
|
0A seleção portuguesa de andebol venceu o Chile, por 46-28, este domingo, dia 26 de janeiro, em jogo da terceira e última jornada do grupo III da fase principal da competição. Francisco Costa, lateral do Sporting, esteve em destaque do lado nacional e foi o melhor marcador do encontro com nove golos.
Em Baerum, na Noruega, a equipa de Paulo Jorge Pereira foi para o intervalo a vencer por uma vantagem confortável de (22-17) e, num segundo tempo marcado por um grande desequilíbrio, Portugal acelerou ainda mais e chegou a uma diferença de 18 golos no placard.
Além de Francisco Costa - que está nomeado para melhor jovem da prova - houve vários jogadores do Clube de Alvalade em destaque. Martim Costa (seis golos), Pedro Portela (cinco), Diogo Branquinho e João Gomes (três) e Salvador Salvador (um) ajudaram ao triunfo da equipa das quinas diante da turma liderada por Aitor Etxaburu. Dos 46 golos de Portugal, 27 foram apontados por pupilos de Ricardo Costa.
Luís Frade, antigo jogador dos leões e atualmente no Barcelona, foi poupado pelo selecionador nacional e não foi a jogo. Martim Costa foi também protagonista de um momento histórico, apontando o golo 1.000 de Portugal em Campeonatos do Mundo.
A seleção nacional fecha o Grupo 3 da ‘main round’ com nove pontos, à frente do Brasil, segundo classificado e também já apurado, que tem cinco e ainda este domingo joga com a Espanha. O embate dos quartos de final com a Alemanha terá lugar ao início da noite de quarta-feira, 29 de janeiro, às 19h30.
Jogador do Clube de Alvalade tem estado em altas, mas preferiu destacar o coletivo, após triunfo categórico, este domingo, dia 26 de janeiro
|
0Francisco Costa, lateral do Sporting, foi um dos destaques na vitória de Portugal frente ao Chile, por 46-28, este domingo, dia 26 de domingo, no Mundial de andebol. O jovem de 19 anos foi considerado o melhor jogador do encontro, após apontar nove golos, e mostra-se feliz pela campanha da equipa das quinas até ao momento, mas desvaloriza o prémio de MVP.
"Sabíamos que o Chile ia entrar por este jogo, não tinham nada a perder e iam entrar com tudo, pois queriam sair daqui com uma vitória. Tínhamos que estar preparados para isso. Na primeira parte não estivemos assim tão bem, estavam com mais vontade que nós", começou por dizer o jogador, revelando que a conversa ao intervalo fez diferença: "A seguir ao intervalo, acertámos pequenas coisas, voltámos e conseguimos defender bem e contra-atacar melhor".
O andebolista mostra-se confiante para o próximo jogo: "Agora é seguir o nosso caminho. Sabemos que vem aí uma grande luta para nós. Queremos estar nas meias-finais. É um sonho para nós estarmos nas 'meias'. Mas há que pensar na Alemanha, que é uma seleção muito forte", sublinhou em declarações reproduzidas pela Federação de Andebol de Portugal.
Quanto ao prémio de MVP, Kiko Costa prefere destacar o coletivo. "Não olho muito para isso. Olho mais para a vitória. O quão bem jogámos na segunda parte. Defendemos muito bem, atacámos muito bem. O MVP vem por acréscimo. Nós queríamos continuar a sentir a confiança que tínhamos. Não queríamos perder isso. Olho mais para a vitória e para o que podemos fazer e para o que também ainda vem mais", afirmou.
Francisco Costa chegou ao Sporting em 2021, oriundo do Porto, com Frederico Varandas a pagar a cláusula de rescisão. Desde então, participou em 174 jogos e conseguiu 1.008 finalizações certeiras. Em Alvalade, já conquistou seis títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24), duas Supertaças (2023 e 2024).
Talento leonino tem brilhado em todas as competições e está cada vez mais em destaque, sendo reconhecido no estrangeiro pelas boas exibições
|
0A Seleção portuguesa de andebol tem feito história no Campeonato do Mundo da modalidade, que decorre durante o mês de janeiro. A equipa lusa bateu, na passada sexta-feira, dia 24 de janeiro, a Espanha - uma vitória inédita que garantiu um apuramento histórico para o conjunto nacional. Um dos destaques tem sido Francisco Costa, jogador do Sporting.
Kiko tem brilhado tanto que mereceu, inclusive, a nomeação para melhor jogador jovem da competição. O lateral, que já leva 27 golos em prova até ao momento, tendo anotado oito no último encontro, está acompanhado na lista de nomeados por Diogo Rêma Marques, guarda-reddes luso, bem como pelo espanhóis Ian Barrufet, Petar e Djordje Cikusa, o suíço Gino Steenaerts e o checo Daniel Blaha. Apesar desta nomeação, a imprensa nacional parece ter-se esquecido do jovem leão.
Relembrar que tanto o lateral do Sporting, como o guarda-redes do Porto, foram as duas grandes figuras da Seleção nacional na vitória contra a equipa do país vizinho. O guardião acabou por levar para casa o prémio de MVP da partida, mas no fim do jogo disse que também ficaria bem entregue ao 'camisola 6' do Sporting.
"Eu disse-lhe (ao Francisco Costa) depois do jogo que também podia ser para ele. Andamos sempre picados durantes os treinos, mas é para evoluirmos mais. Mas é sem maldade, apenas para sermos cada vez melhores", explicou Diogo Rêma Marques.
Depois de garantir o apuramento para os quartos de final do Campeonato do Mundo de andebol, o conjunto de Portugal tem ainda uma partida a disputar, frente ao Chile, de modo a garantir o primeiro lugar do grupo da Main Round. Voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 26 de janeiro, pelas 14h30.
Seleção nacional qualificou-se de forma histórica para os quartos-de-final da competição e diário desportivo ignorou contribuição dos verdes e brancos
|
0Portugal apurou-se de forma histórica para os quartos-de-final do Mundial de Andebol. Salvador Salvador, Francisco e Martim Costa são três dos jogadores em maior destaque na competição, com o trio do Sporting a 'carregar' a seleção nacional. No entanto, o jornal A Bola fez vista grossa às exibições dos craques leoninos.
Na capa da edição deste sábado, dia 25 de janeiro, o diário desportivo enaltece o feito da armada lusa com destaques para Diogo Rêma Marques, Victor Iturriza, Fábio Magalhães (Porto), António Areia (Tremblay) e Diogo Branquinho (Sporting).
No estrangeiro, o principal motivo de destaque são os incansáveis irmãos Costa. Kiko marcou oito golos na vitória de Portugal frente à Espanha (35-29), seis dos quais de forma consecutiva quando os comandados de Paulo Jorge Pereira perdiam por 19-16.
"Uma exibição à altura dos melhores", escreveu a Teledeporte, canal responsável pela transmissão da competição internacional, apelidando de "colossal" a exibição do jovem prodígio do Sporting. Salvador foi o segundo melhor marcador da partida diante dos espanhóis, com seis golos e muita consistência defensiva. Martim marcou três - quinto melhor - uma vez que não está a 100% após um pequeno problema físico contraído no jogo com a Noruega.
A seleção portuguesa volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 26 de janeiro, diante do Chile, que ainda não pontuou, e, em caso de triunfo, a equipa das quinas pode terminar a fase de grupos no primeiro lugar. A partida está marcada para as 14h30.
Confira a capa do diário desportivo:
Reveja aqui os últimos momentos do Portugal - Espanha: