Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

Craques do Sporting arrasam no Portugal - Chile do Mundial de andebol

Triunfo diante da seleção sul-americana permite aos comandados de Paulo Jorge Pereira assegurar primeiro lugar do Grupo III da Main Round

Kiko Costa marca nove golos no Portugal - Chile, em jogo do Mundial de Andebol
Kiko Costa marca nove golos no Portugal - Chile, em jogo do Mundial de Andebol

26 Jan 2025 | 16:25 |

Icon Comentário0

A seleção portuguesa de andebol venceu o Chile, por 46-28, este domingo, dia 26 de janeiro, em jogo da terceira e última jornada do grupo III da fase principal da competição. Francisco Costa, lateral do Sporting, esteve em destaque do lado nacional e foi o melhor marcador do encontro com nove golos.


Em Baerum, na Noruega, a equipa de Paulo Jorge Pereira foi para o intervalo a vencer por uma vantagem confortável de (22-17) e, num segundo tempo marcado por um grande desequilíbrio, Portugal acelerou ainda mais e chegou a uma diferença de 18 golos no placard.


Além de Francisco Costa - que está nomeado para melhor jovem da prova - houve vários jogadores do Clube de Alvalade em destaque. Martim Costa (seis golos), Pedro Portela (cinco), Diogo Branquinho e João Gomes (três) e Salvador Salvador (um) ajudaram ao triunfo da equipa das quinas diante da turma liderada por Aitor Etxaburu. Dos 46 golos de Portugal, 27 foram apontados por pupilos de Ricardo Costa.


Luís Frade, antigo jogador dos leões e atualmente no Barcelona, foi poupado pelo selecionador nacional e não foi a jogo. Martim Costa foi também protagonista de um momento histórico, apontando o golo 1.000 de Portugal em Campeonatos do Mundo.

A seleção nacional fecha o Grupo 3 da ‘main round’ com nove pontos, à frente do Brasil, segundo classificado e também já apurado, que tem cinco e ainda este domingo joga com a Espanha. O embate dos quartos de final com a Alemanha terá lugar ao início da noite de quarta-feira, 29 de janeiro, às 19h30.



Modalidades

Sporting arranca defesa do tricampeonato com vitória sobre o Marítimo

Leões bateram a formação insular sem grandes dificuldades e viram agora atenções para a estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões

Andebol do Sporting venceu o Marítimo por 36-29, na primeira jornada do Campeonato Placard e é líder da prova
Andebol do Sporting venceu o Marítimo por 36-29, na primeira jornada do Campeonato Placard e é líder da prova

04 Set 2025 | 08:17 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting venceu o Marítimo por 36-29, na primeira jornada do Campeonato Placard. Os leões entraram com tudo para defender o bicampeonato, procurando conquistar a prova pela terceira vez consecutiva e fazer história.


Num duelo disputado no reduto adversário, os comandados de Ricardo Costa dominaram a partida desde cedo, nesta que foi a primeira disputa depois da derrota diante do Barcelona, na Supertaça Ibérica. Ao intervalo, o Sporting vencia por 18-15.


Na etapa complementar, os verdes e brancos não tiraram o pé do acelerador e acabaram por aumentar a distância para com a formação insular, que terminou a edição passada da liga na quarta posição, com 33 pontos, menos 17 que o Sporting (50).


Kiko Costa foi o homem do jogo, com 10 golos apontados. Salvador Salvador, capitão de equipa, com sete e Martim Costa (seis) estiveram igualmente em bom plano. Os reforços Carlos Álvarez (quatro) e Víctor Romero (um), também inscreveram o nome na lista de marcadores.

Com esta vitória - a terceira em quatro jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa somam três pontos e são lideres da prova. O próximo encontro dos leões está marcado para quarta-feira, dia 10 de setembro, às 17h45, frente ao Dínamo Bucareste, em jogo da primeira jornada do grupo A Liga dos Campeões.



Modalidades

Escândalo! Árbitros 'impedem' Sporting de vencer Supertaça frente ao Barcelona

Clube de Alvalade esteve muito perto de bater turma catalã, mas decisão polémica no final da partida alterou rumo dos acontecimentos

Equipa do Sporting perdeu a final da Supertaça frente ao Barcelona com uma decisão muito polémica de arbitragem
Equipa do Sporting perdeu a final da Supertaça frente ao Barcelona com uma decisão muito polémica de arbitragem

31 Ago 2025 | 18:36 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting perdeu a final da Supertaça Ibérica frente ao Barcelona por 35-34, na marcação dos livres de sete metros, este domingo, dia 31 de agosto. O Clube de Alvalade lutou pelo triunfo, mas uma decisão polémica de arbitragem em cima do minuto 60 alterou o rumo dos acontecimentos. Veja AQUI como decorreu a partida.


Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, depois de vitória nas meias-finais frente ao Ademar León (42-27), a turma verde e branca foi superior ao campeão e vencedor da Taça do Rei de Espanha e, ao intervalo, levava uma vantagem de dois golos (15-13).


Na etapa complementar, o placard teve várias reviravoltas no marcador com ambas as formações a querer chegar ao triunfo. O lance polémico aconteceu no final, quando Luís Frade não estava a três metros da bola no momento do remate de Francisco Costa, o que daria lugar a sanção disciplinar ao jogador e à consequente marcação de livre de 7 metros, que poderia dar a vitória aos leões. O marcador estava em 31-31 a um segundo do fim, mas os árbitros nada assinalaram após visualizarem as imagens.


Com esta derrota - a primeira em três jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa veem o Barcelona voltar a conquistar a prova pela quarta vez. O próximo encontro dos leões está marcado para quarta-feira, dia 3 de setembro, às 18h30, frente ao Marítimo, em jogo da primeira jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Terminou assim a quarta edição da Supertaça Ibérica, um formato que opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais de Portugal e Espanha. Ademar León e Porto participam na prova já que foram finalistas vencidos das provas rainhas de ambos os países. Na disputa pelo terceiro lugar, os dragões derrotaram os espanhóis por 28-23.



Modalidades

Supertaça Ibérica Andebol 2025/26: Barcelona - Sporting (Final) ao minuto

Acompanhe aqui todas as emoções do encontro decisivo do torneio, que coloca frente a frente conjunto espanhol e verdes e brancos

Acompanhe aqui todas as emoções do Barcelona - Sporting, de acesso à final da Supertaça Ibérica, que coloca frente a frente espanhóis e leões
Acompanhe aqui todas as emoções do Barcelona - Sporting, de acesso à final da Supertaça Ibérica, que coloca frente a frente espanhóis e leões

31 Ago 2025 | 15:50 |

Icon Comentário0

FINAL DO JOGO: BARCELONA 35-34 SPORTING





- Falha o Sporting (35-34).

- Marca o Barcelona.


- Não falha o Sporting (34-34).

- Marca o Barcelona.

- Marca Kiko Costa. Tudo empatado (33-33).

- Marca o Barcelona

- Marca o Sporting (32-32).

- Marca o Barcelona

- Falha o Sporting

- Falha o Barcelona

FINAL DOS 60 MINUTOS: BARCELONA 31-31 SPORTING


60' - Barcelona empata a 30 segundos do fim (31-31).

58' - Martim Costa não perdoa (29-31).

57' - Tudo empatado novamente (29-29).

52' - Sporting na frente (27-28).

49' - Cartão vermelho para Gassama (26-25).

44' - Empata Kiko Costa (23-23).

44' - Luís Frade volta a faturar para o Barcelona (23-21).

39' - Marcam os catalães (18-19).

34' - Turma de Ricardo Costa com dois golos de vantagem (16-18).

31' - Arranca a segunda parte.

INTERVALO: BARCELONA 13-15 SPORTING


24' - Leões em vantagem. Marca Carlos Álvarez (10-12).

19' - Barcelona passa para a frente do placard (10-9).

11' - Salvador Salvador não desperdiça (6-8).

8' - Marca Martim Costa (6-6).

5' - Cinco golos para cada lado.

2' - 2-2 no marcador.

1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!

  
0' - Leões em exercícios de aquecimento.

0' - Sporting e Barcelona já se defrontaram em cinco ocasiões: os leões nunca alcançaram a vitória.

0' - A Supertaça Ibérica vai para a sua quarta edição. A turma catalã venceu sempre.

0' -  A equipa espanhola também venceu o campeonato e a Taça do Rei.

0' - O conjunto de Ricardo Costa entra na condição de Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal.

0' - O Barcelona venceu o Porto por 28-25.

0' - A turma de Alvalade parte em busca da primeira conquista deste troféu, depois de ter eliminado os espanhóis do Ademar León por 42-27 nas meias-finais.

0' - O Leonino leva até si todas as emoções da final da Supertaça Ibérica de Andebol 2025/26.

0' - O Sporting defronta o Barcelona, este domingo, dia 31 de agosto, às 16h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Gordo leva tareia do Sporting e leões vão enfrentar Barcelona na final
Modalidades

Gordo leva tareia do Sporting e leões vão enfrentar Barcelona na final

30 Ago 2025 | 17:45

Icon Comentário0
Supertaça Ibérica Andebol 2025/26: Sporting - Ademar León (Meia-final) ao minuto
Modalidades

Supertaça Ibérica Andebol 2025/26: Sporting - Ademar León (Meia-final) ao minuto

30 Ago 2025 | 14:50

Icon Comentário0
Oficial! Lenda do Sporting reforça rival do norte
Modalidades

Oficial! Lenda do Sporting reforça rival do norte

26 Ago 2025 | 16:50

Icon Comentário0