Modalidades
Confirmado! Goleador do Sporting tem lesão no joelho e é baixa por semanas
18 Ago 2026 | 20:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
29 Abr 2026 | 13:13 |
O Pavilhão João Rocha vai servir de palco europeu esta quarta-feira, às 17h45, com o bicampeão nacional Sporting a receber o Aalborg, campeão dinamarquês, com o objetivo de alcançar, pela primeira vez, uma final-four da Champions, que se irá disputar na LANXESS Arena, em Colónia (Alemanha), a 13 e 14 de junho.
Na primeira mão dos quartos de final da maior competição de clubes da modalidade, os leões têm à sua espera uma partida que poderá ser decisiva, já que terão a oportunidade de melhorar a classificação de 2025 e demonstrar o quanto evoluíram esta temporada. No entanto, o Aalborg tem alguns dos melhores atletas do mundo, como o norueguês Sander Sagosen, os suecos Felix Moller e Lukas Nilsson, entre muitos outros astros, medalhados pela Dinamarca nas grandes competições internacionais.
No confronto direto frente aos leões, os nórdicos, finalistas vencidos na Champions de 2021 frente ao Barcelona do ex-leão Luís Frade, somaram uma vitória em casa na primeira volta da fase de grupos, por 35-30, e uma derrota em Lisboa, por 33-35, em fevereiro. A segunda mão dos quartos de final disputar-se-á a 6 de maio, em Aalborg, Dinamarca.
Simon Dahl: "São uma equipa a ter em conta"
Depois das declarações de Ricardo Costa, também Simon Dahl, treinador dos dinamarqueses, fez a antevisão à partida, deixando elogios aos verdes e brancos: “Não há dúvida de que o Sporting representa para nós um desafio formidável nestes quartos de final. Demonstraram repetidamente esta temporada que são uma equipa a ter em conta, como pudemos constatar na nossa última partida, em fevereiro. Dito isto, também acreditamos que temos um grupo de jogadores talentosos que os podem desafiar, mas precisaremos de manter o foco total durante os 60 minutos, se quisermos ter sucesso".
O Aalborg qualificou-se diretamente para os quartos de final como segundo classificado do Grupo A, enquanto a equipa do Sporting terminou em sexto no mesmo grupo e eliminou o Orlen Wisla Plock nos play-offs. Os irmãos, Francisco e Martim Costa, marcaram juntos 34 golos nas duas partidas dos play-offs e são os melhores marcadores dos campeões nacionais, com 111 e 99 golos, respetivamente. Do outro lado, Thomas Arnoldsen já rematou com sucesso 76 vezes pelo Aalborg.
Triunfo permitiu ao emblema verde e branco alcançar uma marca histórica: esta foi a 50.ª vitória consecutiva em provas nacionais
30 Ago 2026 | 11:22 |
A equipa de andebol do Sporting somou mais uma vitória convincente, ao bater o Santo Tirso por 37-25, no Pavilhão João Rocha. O triunfo permitiu aos leões alcançar uma marca histórica: foi a 50.ª vitória consecutiva em provas nacionais. Kiko Costa, lateral dos leões, fez quatro golos.
A partida da primeira jornada (em atraso) começou equilibrada, sobretudo devido às boas intervenções dos dois guarda-redes. O Clube de Alvalade permitiu mesmo que o adversário chegasse ao empate a quatro golos. A partir daí, porém, a equipa leonina acelerou e começou a construir uma vantagem confortável, chegando aos 8-4 aos 17 minutos e ao intervalo a vencer por 17-10.
No segundo tempo, os tricampeões nacionais aumentaram ainda mais a intensidade e rapidamente transformaram a diferença numa vantagem de dois dígitos. André Kristensen esteve em destaque entre os postes e ajudou a travar as tentativas do conjunto visitante.
Com o resultado praticamente decidido, Ricardo Costa aproveitou os minutos finais para lançar vários jovens, entre eles Vicente Almeida, ‘Salva’ Santos, Dario Ursu e Santiago Póvoas. Orri Þorkelsson foi o melhor marcador (sete golos), seguido por Carlos Álvarez e Victor Romero (ambos com seis)
A vitória permitiu, assim, ao Sporting reforçar um domínio que já se tornou histórico. Agora, os leões, que já venceram a Supertaça, mudam o foco para a Supertaça Ibérica, onde vão defrontar o Bidasoa nas meias-finais, na próxima sexta-feira, às 19h00, em Vigo.
Emblema verde e branco prolonga domínio no panorama nacional; Este foi o 11.º troféu consecutivo alcançado pela equipa leonina em provas nacionais
23 Ago 2026 | 20:52 |
O Sporting entrou na nova temporada de andebol da mesma forma que terminou a anterior: a conquistar um troféu. Os leões venceram o Benfica por 31-24, em Santo Tirso, e levantaram a Supertaça, prolongando o domínio no panorama nacional. Este foi o 11.º troféu consecutivo conquistado pela equipa leonina em provas nacionais.
A formação orientada por Ricardo Costa - sem Martim Costa - assumiu o controlo desde os primeiros minutos e rapidamente construiu uma vantagem confortável. Os leões chegaram a estar a vencer por 7-2 e mantiveram uma diferença significativa ao longo da primeira parte, perante um rival em muitas dificuldades.
A equipa encarnada ainda tentou reagir, mas encontrou pela frente uma defesa leonina muito consistente e um Mohamed Aly em grande nível entre os postes. O guarda-redes esteve vários minutos sem sofrer golos, enquanto Martim Costa se destacou no ataque com cinco golos ainda durante a primeira parte.
Ao intervalo, o marcador apresentava 15-9 a favor dos leões e a tendência manteve-se após o regresso dos balneários. Diogo Branquinho aumentou a vantagem para a dezena de golos, deixando o Sporting cada vez mais confortável no marcador. O clube da Luz ainda conseguiu reduzir a diferença na reta final, mas os leões confirmaram mais um triunfo.
O Clube de Alvalade volta a jogar na próxima quarta-feira, dia 26 de agosto, frente à Artística de Avanca. O duelo, a contar para a segunda jornada (antecipada) da Liga portuguesa diante da turma orientada por Pedro Silva, jogar-se-á às 20h00, no Pavilhão João Rocha.
Imprensa estrangeira encontra-se a avançar a notícia através das redes sociais, garantindo a chegada de um novo nome a Alvalade
19 Ago 2026 | 13:00 |
Negócio fechado! Sebastian Kaczor vai reforçar a equipa masculina de andebol do Sporting a partir da temporada 2027/28. O pivô internacional polaco, de 25 anos, chegará a Alvalade em julho de 2027, depois de terminar contrato com o USAM Nîmes Gard.
A informação é avançada por Maciej Wojs, da ‘TVP Sport’, que dá o negócio como fechado e destaca a mudança como uma das transferências mais relevantes de um internacional polaco nos últimos anos. Kaczor chegará a custo zero, uma vez que o vínculo com o emblema francês termina no final de 2026/27.
O pivô encontrará no Sporting uma equipa que tem marcado presença entre a elite europeia, alcançando os quartos de final da Liga dos Campeões nas duas últimas temporadas. Internamente, os verdes e brancos também têm dominado, conquistando Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça nas últimas três épocas.
Sebastian Kaczor terá ainda a oportunidade de trabalhar sob as ordens de Ricardo Costa, num projeto que tem apostado no desenvolvimento de jogadores jovens e com margem de progressão. Atualmente, o Sporting conta para a posição de pivô com Victor Romero, Edy Silva e Christian Moga, este último utilizado sobretudo nas tarefas defensivas.
O Sporting será o sexto clube da carreira do internacional polaco. Kaczor começou no Kusy Kraków, passou pelo SMS ZPRP Gdańsk, chegou ao Industria Kielce em 2020 e, posteriormente, representou o Górnik Zabrze. Em 2025 mudou-se para o Nîmes, onde permanecerá até se juntar aos leões no verão de 2027.
Confirmado! Goleador do Sporting tem lesão no joelho e é baixa por semanas
18 Ago 2026 | 20:13
Alerta em Alvalade! Goleador do Sporting lesiona-se e gera preocupação
16 Ago 2026 | 12:17
Oficial! Flensburg confirma contratação de Kiko Costa, que não sai do Sporting sozinho
02 Ago 2026 | 16:11