Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

DATA PARA REALIZAÇÃO DO FAMALICÃO - SPORTING? HÁ OITO POSSIBILIDADES E UMA DELAS DEPENDE DO ... PORTO

Embate relativo à 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic foi adiado devido à falta de policiamento no local

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Fev 2024 | 09:57 |

Icon Comentário0

O jogo entre o Famalicão e o Sporting, marcado para o passado sábado, 3 de fevereiro, foi adiado, por conta da falta de policiamento no reduto dos minhotos. O embate relativo à 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic aguarda assim nova data, mas não será nada fácil e tudo está dependente da prestação de Rúben Amorim na Taça de Portugal e Liga Europa, bem como de uma eventual qualificação do Porto para as meias-finais da Liga dos Campeões.


Isto porque o Clube de Alvalade está prestes a entrar na fase decisiva da temporada, nas três frentes onde ainda se encontra e onde quer, naturalmente, continuar em competição. Assim, o jogo frente ao Famalicão pode-se disputar entre em oito datas.


O cenário mais breve onde o Sporting poderia defrontar os famalicenses seria já no final do mês de fevereiro, mas, para tal acontecer, o Clube de Alvalade teria de ser eliminado dos quartos-de-final da Taça de Portugal, diante do União de Leiria. Outra das datas que se abre pode também decorrer caso a turma de Rúben Amorim caía no play-off da Liga Europa, frente ao Young Boys.


As outras possibilidades de data abrem-se na mesma linha que as anteriores, ou seja, caso o Sporting ser eliminado da Liga Europa ou da Taça de Portugal. Por enquanto, e dado que o Sporting se encontra em todas as frentes, o calendário não proporciona, para já, uma possível data.

O Sporting vira, desta forma, atenções para a Taça de Portugal, onde, na próxima quarta-feira, 7 de fevereiro, às 20h45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, terá pela frente o Leiria, em jogo relativo aos quartos-de-final da prova rainha. Os leões querem garantir um lugar na fase seguinte da prova.


Recorde-se que, neste mês de fevereiro, o Sporting tem um calendário verdadeiramente louco. Ao todo, a turma de Rúben Amorim tem seis encontros agendados: três da Liga Portugal Betclic, dois da Liga Europa e um da Taça de Portugal. Em caso de vitória na prova rainha, os leões jogarão a primeira mão das meias-finais da prova ainda este mês.

Com a não realização do Famalicão – Sporting, o Benfica assume a liderança da Liga Portugal Betclic, com 51 pontos em 20 encontros (16 vitórias, três empates e uma derrota). Os leões são segundos, com 49 pontos em 19 partidas (16 triunfos, um empate e dois desaires). O Porto ocupa o terceiro lugar, com 45 pontos, enquanto o Braga é quarto, com 40 pontos.

Confira aqui as datas em que o Famalicão - Sporting se pode realizar:

  • 28 ou 29 de fevereiro - Caso o Sporting seja eliminado nos quartos-de-final da Taça de Portugal
  • 6 ou 7 de março - Caso o Sporting seja eliminado no play-off da Liga Europa
  • 13 ou 14 de março - Caso o Sporting seja eliminado no play-off da Liga Europa
  • 3 ou 4 de Abril - Caso o Sporting não esteja nas meias-finais da Taça de Portugal
  • 10 e 11 ou 17 e 18 de Abril - Caso o Sporting não esteja nos quartos-de-final da Liga Europa
  • 24 de abril - Se o Porto estiver nas meias-finais da Liga dos Campeões
  • 2 e 3 ou 8 e 9 de Maio - Caso o Sporting não esteja nas meias-finais da Liga Europa
  • 15 ou 16 de Maio - Semana livre entre as duas últimas jornadas


Futebol

Exclusivo Leonino - Leonardo Jardim é o favorito de Varandas para ser treinador do Sporting

Presidente leonino vê no técnico português um perfil que reúne características que considera importantes para liderar a equipa verde e branca

Exclusivo Leonino - Leonardo Jardim é, neste momento, o treinador que mais agrada a Frederico Varandas para assumir o comando técnico do Sporting
Exclusivo Leonino - Leonardo Jardim é, neste momento, o treinador que mais agrada a Frederico Varandas para assumir o comando técnico do Sporting

24 Set 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Leonardo Jardim é, neste momento, o treinador que mais agrada a Frederico Varandas para assumir o comando técnico do Sporting, caso Rui Borges deixe o cargo, sabe o Leonino. O Presidente leonino vê no técnico português um perfil que reúne características que considera importantes para liderar a equipa, mas a possibilidade de concretizar o regresso a Alvalade esbarra, nesta fase, em vários obstáculos.


Ao que o nosso Jornal apurou, o principal problema está no vínculo com o Flamengo. O treinador assinou contrato com o emblema brasileiro até dezembro de 2027, pelo que uma eventual regresso a Alvalade implicaria uma negociação com o clube do Rio de Janeiro e uma saída antecipada do técnico.


Além da questão contratual, o momento desportivo também dificulta qualquer tentativa imediata. O Brasileirão e a Libertadores entraram na fase decisiva da temporada e o Flamengo continua envolvido na luta pelo campeonato brasileiro e na principal competição sul-americana.


Neste contexto, Leonardo Jardim não pretende abandonar o Flamengo nesta altura da época. A prioridade passa por concluir o trabalho no clube brasileiro e disputar até ao fim as competições que ainda estão em aberto. Também Sérgio Conceição foi apontado aos leões, mas, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, o mesmo não faz parte das opções.

Lembrar que Leonardo Jardim orientou o Sporting na temporada desportiva de 2013/2014, atingindo o segundo posto do Campeonato Nacional. Pelo emblema verde e branco, o técnico somou 23 vitórias, oito empates e quatro derrotas em 35 jogos disputados. Rumou ao Mónaco por 3 milhões de euros.



Futebol

Varandas prefere quartos da Champions ou vencer a Taça? Líder do Sporting dá resposta muito clara

No Portugal Football Summit, Presidente leonino defendeu que Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira

Frederico Varandas prefere que Sporting chegue aos quartos de final da Liga dos Campeões a vence uma Taça de Portugal
Frederico Varandas prefere que Sporting chegue aos quartos de final da Liga dos Campeões a vence uma Taça de Portugal

23 Set 2026 | 17:52 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas voltou a explicar o modelo que tem permitido ao Sporting crescer financeiramente e manter uma aposta forte no futebol, destacando a importância da Liga dos Campeões e da valorização de jogadores. No Portugal Football Summit, o Presidente leonino defendeu que o Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira, apontando Viktor Gyokeres e Issa Doumbia como exemplos do perfil de jogador que os leões procuram. Além do mais, referiu que prefere chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões a vence uma Taça de Portugal.


“É mais difícil comprar jogadores de 30M€ do que vender de 70M€. Não se pode pedir racionalidade à paixão. Há uma pessoa que tem ordenado de 600 euros e gasta 500 numa Gamebox. Claro que essa pessoa tem paixão e há irracionalidade. Sporting precisa de Gyökeres, Doumbias e jogadores que façam crescer o Sporting e depois do rendimento desportivo deem mais valias”, explicou.


O dirigente revelou ainda que a presença na Champions pesou diretamente na contratação de dois reforços no último mercado: “Não teríamos contratado dois jogadores se não houvesse Champions no último mercado. Tenho uma visão fria do que é um jogador do Sporting. Temos de entender que um jogador tem os seus objetivos, crescimento e num momento o seu fim. Temos de agradecer o que fizeram, colocar o nome na história do Sporting e a seguir ir buscar outros. Não podemos ter um Gyökeres quatro ou cinco anos. Se acontecer, é porque algo correu mal”.


F. Varandas: "Trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal"

A Liga dos Campeões assume, por isso, um papel central na estratégia leonina. Varandas classificou a competição como “indispensável” e lembrou que a campanha da temporada passada, que terminou nos quartos de final, representou cerca de 80 milhões de euros para o Clube. “Uma performance desportiva daquelas significou 80 milhões de euros ao Sporting e eu trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal. Se me derem a escolher, quero tudo, mas se pudesse escolher, escolheria aquilo sempre. 80 milhões de euros dão condições financeiras para continuarmos a ser altamente competitivos, por isso a Champions é o objetivo número um”, afirmou.


Além do mais, aproveitou também para voltar a defender Rui Borges, sobretudo perante as críticas à continuidade do treinador. Varandas destacou os resultados alcançados na Champions e lembrou o triunfo sobre o Galatasaray: “Recentemente fui massacrado por manter um treinador que não vence, mas e a Champions? Se calhar é importante alguém avisar o Galatasaray, porque estão convencidos de que perderam e se calhar não perderam... mas perderam! Champions League, campeão turco, uma equipa que se reforça no Bayern, Man. City, Milan, com três vezes a nossa massa salarial... somámos três pontos, mas também 2,1 milhões. A performance de um treinador tem vários quadrantes, mas esta não é valorizada”, atirou.

Varandas terminou a intervenção reforçando a evolução financeira alcançada pelo Sporting desde 2018. A SAD apresentou um lucro de 34,7 milhões de euros em 2025/26, o quinto exercício consecutivo com resultados positivos, enquanto o volume de negócios passou de cerca de 150 para 300 milhões de euros e os capitais próprios evoluíram de 13 milhões negativos para 76 milhões positivos. “Nunca daremos um passo maior do que a perna, mesmo que haja histerismo, de que é muito importante vencer. Quando era o campeonato era o bi, depois do bi era o tri... é muito importante vencer, mas queremos vencer com sustentabilidade e garantia do futuro. Estou tranquilo, porque aconteça o que acontecer, o Sporting vai ter condições de voltar a ser competitivo e lutar novamente pelo título. Não estamos numa montanha russa”, concluiu.


Futebol

R. Dias bate palmas ao rendimento de craque do Sporting: "Resposta implacável"

Futebolista está a atravessar um momento de grande eficácia nos leões, depois de um início de época marcado por alguma turbulência

Luis Suárez está a atravessar um momento de grande eficácia no Sporting; Rui Dias destacou resposta do avançado dos leões
Luis Suárez está a atravessar um momento de grande eficácia no Sporting; Rui Dias destacou resposta do avançado dos leões

23 Set 2026 | 16:28 |

Icon Comentário0

Luis Suárez está a atravessar um momento de grande eficácia no Sporting, depois de um início de época marcado por alguma turbulência. O avançado colombiano recuperou espaço na equipa e tem respondido dentro de campo, com uma sequência goleadora que o voltou a colocar entre os principais protagonistas dos leões.


Desde que reconquistou a titularidade, diante do Alverca, marcou em todos os seis jogos que disputou. O registo permite-lhe somar já sete golos em oito partidas realizadas esta temporada, sendo que seis desses tentos foram apontados na Liga.


O percurso recente ganha ainda mais relevância tendo em conta o contexto vivido pelo jogador no arranque da época. Rui Dias, jornalista do jornal 'Record', lembra que o atacante “tem sido sempre um caso no Sporting. Primeiro pelo amuo que só a persistência de Rui Borges resolveu a seu favor, depois porque, desde que reconquistou a titularidade".


R. Dias: “Implacável resposta de Luis Suárez"

Na análise publicada pelo jornalista, a atual fase do avançado representa uma resposta clara ao momento complicado que atravessou. “Implacável resposta de Luis Suárez. O colombiano está a reequilibrar-se depois de um início de época conturbado”.


Com sete golos no total e seis no campeonato, Suárez tem ainda um objetivo individual ao alcance. O camisola 97 mantém Pavlidis na mira, sendo que o internacional cafetero, que terminou como melhor marcador de 2025/26, contabiliza oito golos na Liga.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ruben Amorim tentou impedir que tanque dos leões rumasse ao Sporting no verão
Futebol

Ruben Amorim tentou impedir que tanque dos leões rumasse ao Sporting no verão

23 Set 2026 | 15:55

Icon Comentário0
Sporting está à procura de reforços e quer tirar avançado a Martin Anselmi
Futebol

Sporting está à procura de reforços e quer tirar avançado a Martin Anselmi

23 Set 2026 | 15:35

Icon Comentário0
Abel Ferreira visto como preferido para ser novo treinador do Sporting
Futebol

Abel Ferreira visto como preferido para ser novo treinador do Sporting

23 Set 2026 | 13:47

Icon Comentário0