Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Debast não esconde admiração por companheiro de equipa do Sporting: "É um monstro"

Além de elogios ao seu colega de plantel, jogador belga abordou chegada de Rui Borges e mudanças na sua posição em campo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

04 Jun 2025 | 14:11 |

Icon Comentário0

Zeno Debast concedeu uma longa entrevista ao jornal belga Het Laatste Nieuws, na qual partilhou todos os pormenores da última temporada do Sporting. Além de explicar o que sentiu com a saída de Ruben Amorim, o 'camisola 6' dos leões elogiou Viktor Gyokeres e esclareceu as conversas com Rui Borges para mudar de posição.


Zeno Debast: "Gyokeres? É um monstro, um jogador incansável. O Viktor é o jogador mais completo que já vi"


Questionado sobre como é treinar com Viktor Gyokeres no Sporting, Zeno Debast nem pensou duas vezes: "É um monstro, um trabalhador incansável. O Viktor é o jogador mais completo que já vi. Nunca se satisfaz. É preciso ter dormido bem e tomado um bom pequeno almoço antes do treino. Caso contrário, não vai correr bem. Treinar contra jogadores assim torna-nos melhores”.


A temporada do belga foi marcada pela sua polivalência em campo, podendo atuar como defesa-central ou médio, algo que acabou por surgir de forma natura, apesar da adaptação ter sido complicada: "Jogava como lateral direito, lateral esquerdo, defesa-central, médio ofensivo. Com a bola isso não era tão difícil, mas quando perdíamos a posse, às vezes era complicado”.

Tinha dificuldade principalmente com o meu posicionamento, pensava 'devo continuar ou deixar a bola passar?'. De repente, também tinha de pressionar com o avançado e ficava com as costas viradas para a baliza”, acrescentou Zeno Debast sobre o processo de habituação a novas funções.


Zeno Debast: "Rui Borges? Também me vê como um médio e quis dar-me uma oportunidade"

Ainda assim, Debast revelou que a ideia partiu do treinador Rui Borges: "Falei com ele. Também me vê como um médio e quis dar uma oportunidade a isso. A escolha acabou por dar certo e continuei nessa posição. Cresci e fui criado como defesa-central, esses automatismos estão dentro de mim, às vezes ainda treino nessa posição, isso foi discutido internamente. Não quero perder as subtilezas e a sensação de defender”.


Futebol

Exclusivo Leonino - Nathan De Cat interessa ao Sporting, mas é sonho quase impossível

Apesar do entusiasmo, Clube de Alvalade sabe que será difícil garantir uma das maiores promessas emergentes do futebol mundial

Exclusivo Leonino - Sporting segue de perto Nathan De Cat, médio belga do Anderlecht, como possível reforço para a temporada de 2026/27
Exclusivo Leonino - Sporting segue de perto Nathan De Cat, médio belga do Anderlecht, como possível reforço para a temporada de 2026/27

23 Mar 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sporting segue de perto Nathan De Cat, médio belga do Anderlecht, como possível reforço para a temporada de 2026/27, sabe o Leonino. O Clube de Alvalade vê no jovem talento uma alternativa interessante para o setor médio, sobretudo face à possível saída de Morten Hjulmand.


A boa temporada do futebolista de 17 anos não passou despercebida e já despertou o interesse de grandes tubarões europeus, nomeadamente emblemas com maior capacidade financeira do que o emblema verde e branco para avançar para a sua contratação.


Apesar do entusiasmo, os leões sabem que será difícil garantir uma das maiores promessas do futebol mundial, mas continuam a acompanhar de perto a evolução do atleta e a estudar cenários que permitam aproximar-se de um acordo vantajoso.


Com o provável adeus de Morten Hjulmand, o Sporting está ativo no mercado em busca de um substituto capaz de assumir responsabilidades de imediato (Recorde AQUI) e De Cat surge como uma das alternativas jovens e promissoras a considerar.

Esta temporada, ao serviço do Anderlecht, Nathan De Cat – avaliado em 25 milhões de euros – leva 37 encontros disputados. Ao todo, nos 2.770 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio marcou três golos e fez cinco assistências.



Futebol

Sporting passeia em Alverca num jogo muito infeliz para Nuno Santos (Vídeos)

Em jogo a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, equipa verde e branca não teve dificuldades em derrotar formação ribatejana

Sporting venceu o Alverca este domingo, dia 22 de março; Nuno Santos teve de ser substituído ainda na primeira parte
Sporting venceu o Alverca este domingo, dia 22 de março; Nuno Santos teve de ser substituído ainda na primeira parte

22 Mar 2026 | 20:06 |

Icon Comentário0

O Sporting venceu o Alverca, por 4-1, este domingo, dia 22 de março, em jogo a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois da vitória épica a meio da semana na Liga dos Campeões, os leões não tiveram dificuldades para bater a equipa de Custódio Castro.


A jogar no reduto da formação ribatejana, o Clube de Alvalade esteve melhor e com mais bola, conseguindo algumas a aproximações à baliza adversária. O 1-0 apareceu aos 22 minutos por Pedro Gonçalves. O jogador aproveitou um mau passe da equipa da casa e, dentro da grande área, atirou colocado para o lado esquerdo de André Gomes. Aos 27 minutos, Nuno Santos, que voltou à titularidade 512 dias depois, queixou-se da coxa esquerda e teve de ser substituído por lesão, tendo sido muito aplaudido pelos Sportinguistas.


Na segunda parte, Luis Suárez fez o 2-0 aos 50 minutos. O colombiano ganhou no corpo a corpo com um opositor, ajeitou a bola para o pé direito e, de fora da grande área, atirou ao ângulo superior direito. Geny Catamo fez o terceiro aos 68'. O ala partiu da direita para dentro e, com um remate seco, fuzilou a baliza do guardião contrário. Marezi (83')  ainda reduziu para o Alverca, antes de Pedro Gonçalves (86') bisar de livre direto.


Com esta vitória – a 32.ª em 44 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 65 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (69) está no primeiro posto Já o Benfica é terceiro com 65, mas mais um jogo.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no fim de semana de 4/5 de abril frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para a jornada 28 da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Petit, jogar-se-á no Estádio José Alvalade ainda com horário por definir.


Pedro Gonçalves (1-0):



Luis Suaréz (2-0):



Geny Catamo (3-0):


Pedro Gonçalves (4-1):



Futebol

Sporting perde 2-0 e deixa Benfica com caminho aberto para ser campeão

Rival encarnado continua no primeiro lugar e tem mais oito pontos do que o Clube de Alvalade, que fica assim mais longe do primeiro lugar

Futebol feminino do Sporting perdeu frente ao Torreense por 2-0, este domingo, dia 22 de março, e fica mais longe do Benfica
Futebol feminino do Sporting perdeu frente ao Torreense por 2-0, este domingo, dia 22 de março, e fica mais longe do Benfica

22 Mar 2026 | 17:03 |

Icon Comentário0

A equipa de futebol feminino do Sporting perdeu frente ao Torreense por 2-0, este domingo, dia 22 de março. Em partida relativa à 14.ª jornada da Liga BPI, a turma verde e branca voltou a sofrer novo desaire, depois do triunfo frente ao Marítimo na ronda anterior.


A jogar fora da casa, apesar de a equipa leonina ter conseguido mais posse de bola, foi mesmo o Torreense que desequilibrou a partida com um lance de bola parada. Aos 37 minutos, Jenna Tivnan cabeceou o esférico para o fundo das redes, conseguindo aproveitar a bola colocada por Catarina Pereira.


Na segunda parte, que ficou marcada por poucas ocasiões flagrantes para ambas as formações, foi mesmo a equipa de Torres Vedras a voltar a faturar. Aos 90+4', Paloma Lemos, de fora da área, atirou forte e sem hipóteses de defesa para Anna Wellmann.


Com esta derrota - a quinta em 29 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira ocupam o segundo lugar do Campeonato Nacional com 28 pontos. O Benfica continua no primeiro lugar e tem mais oito pontos do que o Clube de Alvalade (36).

O emblema verde e branco vira agora atenções para a 15.ª jornada da Liga BPI. O próximo encontro do Sporting está marcado para domingo, dia 5 de abril, às 11h00, frente ao Braga, orientado por Marwin Bolz, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting B opera reviravolta frente ao Feirense e põe fim a quatro derrotas consecutivas
Futebol

Sporting B opera reviravolta frente ao Feirense e põe fim a quatro derrotas consecutivas

22 Mar 2026 | 15:58

Icon Comentário0
Fotis Ioannidis continua com época azarada no Sporting e só deve voltar em...
Futebol

Fotis Ioannidis continua com época azarada no Sporting e só deve voltar em...

22 Mar 2026 | 14:55

Icon Comentário0
Extremo cobiçado pelo Sporting tem novo valor de mercado; Alvo de Palmeiro vale 15M
Futebol

Extremo cobiçado pelo Sporting tem novo valor de mercado; Alvo de Palmeiro vale 15M

22 Mar 2026 | 11:49

Icon Comentário0