
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de terem partilhado balneário no Anderlecht, Zeno Debast e Kasper Schmeichel reencontraram-se no Sporting - Celtic, da passada quarta-feira, dia 16 de julho. O jogo amigável não correu bem para os leões, que saíram com a derrota frente ao emblema escocês, por 2-0.
A fotografia do momento foi divulgada nas redes sociais do central belga do Clube de Alvalade, com a seguinte mensagem: "Foi bom poder voltar a ver-te irmão". Zeno Debast e Kasper Schmeichel representaram as mesmas cores em 2023/24.
Zeno Debast deixou o Anderlecht no verão passado para reforçar o Sporting. O internacional de 21 anos, que também pode atuar como médio-defensivo, rendeu cerca de 15 milhões de euros aos cofres do emblema de Bruxelas, no qual fez toda da sua formação.
Kasper Schmeichel, filho de Peter Schmeichel que se tornou numa lenda entre os postes leoninos, só representou o Anderlecht em 2023/24. O dinamarquês de 38 anos reforçou o Celtic a custo zero no verão passado. Vale a pena recordar que o guardião do emblema escocês chegou a treinar no Sporting em 1999/00, quando o seu pai defendia a baliza dos leões.
Depois da derrota frente ao Celtic por 2-0, o Sporting volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 21 de maio, frente aos ingleses do Sunderland. O emblema britânico que é um dos recém promovidos à Premier League 2025/26 vai disputar o amigável com o Sporting às 20h00, novamente no Estádio do Algarve.
Presidente do Clube de Alvalade esteve presente no particular de pré-época frente aos escoceses e teve muito trabalho no Estádio do Algarve
|
Frederico Varandas fez questão de estar presente no primeiro jogo de preparação aberto ao público da pré-época do Sporting. O Presidente do Clube de Alvalade chegou com o plantel leonino ao Estádio do Algarve para assistir ao embate com o Celtic e foram vários os adeptos que requisitaram o líder verde e branco.
Com fotografias tiradas e conversas finalizadas, Frederico Varandas dirigiu-se até à tribuna, onde assistiu ao jogo, que terminou com a derrota do Sporting por 2-0, com os restantes membros da Direção que também se encontram no Algarve.
O embate com os escoceses do Celtic não correu como Rui Borges tinha teorizado para a sua equipa. Numa primeira parte repartida, com ambas as formações a tentarem desfazer o nulo, o mesmo acabou por prevalecer até ao intervalo e as equipas voltaram para o balneário com 0-0 no marcador.
Porém, no segundo tempo, o rendimento do Sporting baixou significativamente e não foi preciso esperar muito para que o campeão escocês fizesse o primeiro golo. Após uma entrada desleixada de Jeremiah St. Juste na grande área, Reo Hatate abriu o marcador (47’), com um remate que não foi defendido por Franco Israel por pouco. O 2-0 surgiu aos 70’ por parte de Luke McCowan, que após tirar nova má abordagem do neerlandês.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 21 de maio, frente aos ingleses do Sunderland. O encontro diante da turma liderada por Régis Le Bris, que vai jogar na Premier League em 2025/26, jogar-se-á às 20h00, novamente no Estádio do Algarve.
Avançado está numa shortlist dos verdes e brancos para o mercado de verão e conta com vários clubes interessados na sua contratação
|
O Goztepe deixou Rômulo Cardoso fora dos amigáveis de pré-temporada. O clube turco sabe do grande interesse de vários emblemas na contratação do avançado, com o Sporting incluído no lote, e quer evitar ao máximo uma lesão que comprometa a transferência.
Segundo informação avançada pelo jornal Fanatik, Rômulo viajou com o plantel para a Eslovénia, mas não foi utilizado nos encontros frente a CSKA 1948 e Rijeka para evitar problemas físicos que acabem por prejudicar os planos da formação da cidade de Izmir.
A mesma fonte admite que Rômulo Cardoso "deve ser vendido no início de agosto" com o Goztepe a apontar para um negócio que ultrapasse os 20 milhões de euros. Recentemente, o Leipzig levou uma nega após apresentar uma oferta na casa dos 16,5M.
No entanto, o emblema germânico não baixa os braços e irá voltar à carga por Rômulo, apresentando nova proposta aos turcos. Além dos alemães e do Sporting, o brasileiro é muito cobiçado pelo Fulham de Marco Silva, antigo treinador dos verdes e brancos.
Em 2024/25, ao serviço do Goztepe, Rômulo Cardoso - avaliado em 7 milhões de euros - disputou 33 jogos, tendo somado 2.773 minutos. No total, o avançado brasileiro assinou 17 golos e 10 assistências, foi o melhor marcador da equipa turca e assinou uma das melhores épocas da sua carreira.
Avançado brasileiro tirou três adversários do caminho e bateu Agustín Rossi, custando a liderança isolada do Brasileirão ao rival
|
O Santos venceu o Flamengo, por 1-0, em partida válida para a 14.ª jornada do Brasileirão. Gonzalo Plata, antigo jogador do Sporting, foi titular e totalista, mas saiu derrotado graças a um lance brilhante de Neymar, que valeu a conquista de três pontos à equipa da casa.
Fruto do favoritismo, apesar de jogar fora de portas, o Flamengo dominou todo o encontro. Ainda assim, o Santos aproveitou o contra-ataque para tentar quebrar a formação orientada por Filipe Luís, obrigado a usar o ex Sporting como ponta de lança devido a uma zanga com Pedro, habitual titular.
A segunda parte foi bastante semelhante à primeira, com o mengão a dominar a posse de bola e a ditar o ritmo do encontro. No entanto, o peixe voltaria a fazer-se valer de jogadas rápidas de transição, conseguindo mesmo visar a baliza de Agustín Rossi.
Aos 84 minutos, Neymar recebeu um passe de Guilherme e, depois de tirar três adversários da frente, atirou a contar e abriu o marcador. O placard não mais voltou a mexer e o Santos saiu vitorioso, fazendo com que o ex Sporting e companhia perdessem a liderança isolada do campeonato.
Gonzalo Plata – avaliado em 7 milhões de euros – representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos onde marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Rúben Amorim, muito por culpa de atitudes extra-campo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.