Futebol
Nuno Correia da Silva arrasa tratamento dado a craque do Sporting: "O seu valor é indiscutível"
28 Ago 2026 | 15:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Nov 2025 | 10:46 |
Afonso Moreira tem sido um dos principais destaques do Lyon no decorrer das últimas semanas. Titular apenas pela terceira vez esta temporada, o jogador que o Sporting 'despachou' por 2 milhões de euros marcou frente ao PSG e, apesar da derrota da sua equipa, foi merecedor de elogios.
O L'Équipe deixou clara a importância do extremo, que leva três golos e duas assistências no espaço de seis jogos: "Numa linha ofensiva desfalcada e dizimada desde a lesão de Fofana, o jovem português Afonso Moreira trouxe a sua energia e estatísticas: voltou a marcar num jogo importante e colocou a defesa parisiense em apuros".
"É difícil perceber onde encontrou forças para ir saudar as bancadas depois de um jogo de tamanha intensidade, mas mesmo abatido pela desilusão de uma derrota cruel no último minuto (2-3), Afonso Moreira não parecia sentir o cansaço. De cabeça baixa e cabelo a cair sobre a testa, o jovem português de 20 anos ergueu os braços e foi calorosamente aplaudido, uma justa recompensa pelo seu esforço e por mais um golo que fez vibrar o Groupama Stadium. Lançado nas costas de Warren Zaire-Emery após uma excelente desmarcação, o extremo do Lyon bateu Lucas Chevalier com tranquilidade", acrescentou o jornal gaulês.
De resto, a publicação ainda recorda que a "grave lesão de Fofana (...) foi naturalmente um duro golpe para o clube, num setor ofensivo tão limitado", no entanto, "a vitalidade e a vontade de Moreira, contratado por dois milhões de euros ao Sporting no verão, têm ajudado a atenuar essa perda nas últimas duas semanas".
Vale a pena recordar que Afonso Moreira se sagrou bicampeão nacional pelo Sporting e participou na conquista da última edição da Taça de Portugal. Na época passada foi opção em três encontros oficiais, mas sempre na condição de suplente utilizado. Saiu no verão rumo a França por 2 milhões de euros.
Treinador português de 54 anos destacou ainda a evolução do futebolista desde os tempos em que era orientado por Ruben Amorim
28 Ago 2026 | 17:34 |
A continuidade de Geny Catamo no Sporting continua a ser tema de discussão, sobretudo depois do interesse do Sunderland no extremo moçambicano. Luís Gonçalves, que trabalhou com o jogador na seleção de Moçambique, considera que o internacional é fundamental neste momento para a equipa.
"Sem dúvida que o Geny Catamo tem estado muito bem neste arranque de temporada, já conta com três assistências em três jogos. Geny conquistou o seu espaço naturalmente. O facto de Trincão e Pote saírem, este último vamos ver, não significa que terá mais espaço. O que é facto é que, nesta equipa do Sporting, Geny Catamo é fundamental, é precioso para Rui Borges. É um jogador que atingiu a sua maturidade futebolística e está num excelente momento de forma", começou por dizer ao 'Notícias ao Minuto'.
O treinador português destacou ainda a evolução do extremo desde os tempos em que era orientado por Ruben Amorim: "Efeitvamente, o Geny Catamo tem vindo a evoluir futebolisticamente, o que é bom. Recordo que nunca fase inicial, ainda sob o comando de Ruben Amorim, evoluiu muito a nível defensivo, ajudando a sua equipa no processo de transição defensiva e organização defensiva. Sendo um jogador explosivo e que tem um drible poderoso e que também finaliza, agora está mais refinado na questão do último passe, descobrindo colegas de equipa que fazem as desmarcações de rutura para o último terço. Daí as três assistências esta época. Com o passar dos anos, o Geny tem vindo a refinar e a evoluir tecnicamente. Atualmente é um jogador muito mais completo", prosseguiu.
Apesar de admitir que Geny poderá ambicionar uma mudança para Inglaterra, Luís Gonçalves entende que, desportivamente, o Sporting teria muito a perder com a saída: "O Sporting, do ponto de vista do clube, da equipa e dos objetivos da equipa, naturalmente deveria manter Geny Catamo. Ele é uma peça fundamental na manobra da equipa, principalmente em termos ofensivos, como é claro. Mas, por outro lado, também há a questão do valor de mercado do jogador, há a questão negocial. Se realmente O Geny sair pelos valores que o Sporting pretende, não deixa de ser um bom negócio. A questão que se coloca sempre é se têm substituto na altura. Acredito que o departamento de scouting do Sporting esteja a trabalhar nesse sentido, articulado com a equipa técnica, liderada por Rui Borges, e também pelo presidente", referiu.
L. Gonçalves: "Sair agora, faz com que a equipa do Sporting fique muito mais enfraquecida"
No entender do antigo selecionador moçambicano, perder Geny nesta fase seria particularmente complicado para os leões: "Uma decisão olhando só à questão técnica, ao plano técnico de Catamo sair agora, faz com que a equipa do Sporting fique muito mais enfraquecida, até porque, como todos sabemos, já houve saídas muito importantes nesta época do plantel do Sporting. Contudo, o futebol é assim mesmo, e os jogadores vão e vêm, e realmente este não é o momento ideal para que o Sporting perca mais um jogador da qualidade de Geny", finalizou.
Mudança para Alvalade representa um novo desafio na carreira, depois de uma passagem pelo futebol português ao serviço de Farense e Nacional
28 Ago 2026 | 16:42 |
Kaique Pereira está cada vez mais perto de ser oficializado como reforço do Sporting e, antes de iniciar uma nova etapa em Alvalade, despediu-se do Palmeiras, de Abel Ferreira, através das redes sociais. O guarda-redes brasileiro, de 23 anos, deixou uma mensagem emotiva ao clube onde cumpriu grande parte da formação.
Kaique: "Obrigado, Palmeiras! Hoje despeço-me deste clube que mudou a minha vida"
"Obrigado, Palmeiras! Hoje despeço-me deste clube que mudou a minha vida. Cheguei em 2019 e pude viver momentos que ficarão eternizados na minha memória", escreveu o guardião numa publicação no Instagram, recordando os anos passados no emblema paulista.
Kaique fez questão de destacar também o papel das camadas jovens no seu percurso: "Faço questão de agradecer todo o período vivido nas categorias de base, no qual evoluí como profissional e pessoa, conquistei títulos e me fez chegar preparado ao profissional. Foi uma honra vestir essa camisa", acrescentou.
O guarda-redes já se encontra em Portugal para concluir os últimos passos antes de ser apresentado oficialmente. A mudança para Alvalade representa um novo desafio na carreira, depois de uma passagem pelo futebol português ao serviço de Farense e Nacional.
O reforço vai assumir o papel de concorrente de Rui Silva na baliza leonina, chegando ao Sporting com contrato até 2031. O Clube investiu 4 milhões de euros na contratação do jogador, que agora inicia uma nova aventura depois de se despedir do 'verdão'.
Negociações estão praticamente concluídas e o internacional português de 27 anos de idade deverá mesmo sair dos italianos do Milan
28 Ago 2026 | 16:20 |
Rafael Leão está muito perto de trocar o Milan pelo Galatasaray, numa transferência que terá impacto direto no Sporting. O avançado português já terá dado o aval à mudança para a Turquia, com o clube de Istambul a preparar-se para pagar 45 milhões de euros fixos, aos quais poderão acrescer mais 5 milhões mediante objetivos.
De acordo com Sacha Tavolieri, as negociações estão praticamente concluídas e o internacional português de 27 anos deverá mesmo rumar ao campeão turco. A operação coloca, assim, ponto final numa novela que se prolongava há várias semanas e que poderá levar Leão a uma nova aventura no futebol europeu.
Nicolò Schira acrescenta que o jogador deverá assinar um contrato válido por quatro temporadas, até 2030, com um salário de 12 milhões de euros por ano. O Galatasaray prepara-se, por isso, para oficializar nos próximos dias uma contratação de peso para a sua participação na Liga dos Campeões.
E é precisamente na principal competição europeia de clubes que surge o reencontro com o Sporting. O Galatasaray vai defrontar os leões na fase de liga, o que significa que Rafael Leão regressará a Alvalade, estádio onde deixou de jogar em 2018, depois da polémica rescisão na sequência do ataque à Academia de Alcochete.
O avançado português também esteve nas contas do Aston Villa, mas acabou por dar preferência ao emblema turco. Leão junta-se a um plantel onde já figuram nomes como Davinson Sánchez, Ilkay Gündogan, Leroy Sané e Victor Osimhen.
Nuno Correia da Silva arrasa tratamento dado a craque do Sporting: "O seu valor é indiscutível"
28 Ago 2026 | 15:43
Oficial! William Carvalho tem novo clube; Ex médio do Sporting ruma ao...
28 Ago 2026 | 12:52
Médio despede-se do Sporting, mas diz que não guarda rancor: "Não me arrependo"
28 Ago 2026 | 12:40