Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol Formação
|
0Diego Callai, jovem guarda-redes de 16 anos, assinou um contrato profissional com o Sporting CP. O guardião está no Clube desde 2015 e, na última temporada, entre juvenis e juniores, realizou 13 jogos. https://twitter.com/Sporting_CP/status/1286362726814683137 Em declarações ao site do Clube, Diego Callai afirmou que o objetivo passa por superar as expectativas que os leões depositam em si: “Este contrato não é algo somente relacionado comigo, é uma conquista coletiva que envolveu muitas pessoas como a minha família e os meus treinadores. Quero agradecer ao Sporting CP pela confiança que tem depositado em mim e agora quero retribuir ao trabalhar cada vez mais e acreditando nas minhas capacidades. Tenho a certeza que vou conseguir superar as expectativas que o Clube deposita em mim”. O guardião de 16 anos revelou também que o Sporting CP é o Clube do seu coração: “Não posso levar esta assinatura de contrato como uma razão para relaxar, tem de ser algo que me incentive a trabalhar dentro de campo e a acreditar em mim. É muito bom assinar contrato profissional aos 16 anos e logo com o Clube do meu coração. Desde pequeno que persigo este sonho e sempre tive vários objetivos”. Por fim, Diego Callai disse que, apesar de ter nascido no Brasil, Portugal já é como uma primeira casa para si: “Tenho um vínculo tão forte com o Sporting CP que esta já é a minha primeira casa. Comecei na Cidade Universitária e depois tive de voltar para o Brasil, mas continuei sempre em contacto com o Clube. Chamavam-me para vir cá treinar e participar em torneios, o que significa que sempre acreditaram em mim”.
Fotografia de Sporting CP
Médio do emblema leonino faz balanço positivo das primeiras semanas da pré-temporada
|
0A equipa de iniciados do Sporting continua a preparar o arranque oficial da temporada 2024/2025, que vai acontecer no próximo dia 17 de agosto, frente ao Benfica. Diego Farinha, médio de 14 anos, falou aos meios de comunicação dos verdes e brancos e fez um balanço positivo nestas primeiras semanas de trabalho com o novo técnico António Cruz.
“O trabalho tem sido bom, já tivemos dois jogos bastante competitivos contra uma equipa mais velha e outra da nossa idade. Correram os dois bem”, disse o jovem jogador, que já tinha sido orientado por esta equipa técnica no Pólo EUL, nos sub-13, elogiando a forma como foi recebido pelos colegas de equipa.
“Receberam-me bem. A transição do Pólo EUL para a Academia foi boa, apesar de ter sido novo para nós. As diferenças é que aqui há muita responsabilidade e mais exigência. Mas como é o meu segundo ano cá, já me sinto mais confortável e estou mais habituado. Tem corrido tudo bem, somos muito unidos e alegres”, sublinhou.
Diego Farinha realçou depois que o Campeonato Nacional de sub-15 é “bastante difícil”, mas garantiu que a equipa está “preparada” e os jogadores “motivados”: "Vamos ter bons desafios para a equipa preparar-se bem. Vamos ter um torneio bastante competitivo com um jogo contra o Braga e outro frente ao Deportivo de La Coruña. Vão ser difíceis, mas é bom para prepararmos bem o campeonato”, concluiu.
Em 2023/24, os iniciados leoninos tiveram uma performance bastante aquém das expetativas, terminando no quarto lugar do campeonato, o que ditou a saída de Bernardo Bruschy do comando técnico. Os verdes e brancos (31) ficaram a 16 pontos do Benfica (47), nove do Porto (40) e dois do Braga (33).
Defesa mostra-se confiante para a ronda inaugural, mas coloca alguma água na fervura
|
0Rodrigo Dias foi o jogador escolhido para fazer a antevisão ao jogo da jornada inaugural da Liga Revelação frente aos sub-23 do Farense. Em declarações aos meios de comunicação dos leões, o ala esquerdo - que na última temporada realizou três jogos neste escalão - mostrou-se confiante para a ronda inaugural, mas coloca alguma água na fervura
“Foi uma boa pré-temporada. A equipa portou-se bem, ganhámos experiência contra equipas da Liga 3 e sub-23 e estamos preparados. A equipa está unida, muitos de nós já conheciam esta equipa técnica, adaptámo-nos muito bem e sentimos que estamos prontos”, disse o jogador de 19 anos. “Começamos frente ao Farense e sabemos que vai ser um jogo complicado, mas estamos confiantes”.
Também o técnico Pedro Coelho diz estar pronto para a estreia oficial no comando técnico da equipa de sub-23 do Sporting. Os leões recebem a turma algarvia, no Estádio Aurélio Pereira, às 16h00, desta quarta-feira, dia 7 de agosto, em jogo a contar para a primeira jornada da Série B da Liga Revelação.
O novo treinador sucedeu a João Pereira e mostrou-se satisfeito com o regresso da competição. O técnico de 35 anos, no entanto, deixou um alerta para os seus pupilo, lembrando que "neste escalão, só o talento não chega, é importante haver muito compromisso.
“Estamos todos muito contentes pelo regresso da competição, depois de uma pré-época com elevado grau de competitividade, na qual colocámos muitos desafios aos jogadores, tentando que todos tivessem o mesmo número de minutos. Sentimos que estão todos prontos para a nova temporada”, explicou Pedro Coelho.
Treinador dos leões tem dura tarefa em mãos, uma vez que a posição já está mais que fechada no seu plantel
|
0Rúben Amorim já tomou algumas decisões sobre a baliza do Sporting para 2024/25, mas ainda lhe faltam outras. Vladan Kovacevic e Franco Israel serão os guarda-redes verdes e brancos, que se preparam para lutar pela titularidade, uma vez que o internacional uruguaio não pretende abdicar da posição. No entanto, para o terceiro posto, os leões têm dois nomes: Diogo Pinto e Diego Callai.
Segundo revela o jornal A Bola, um dos dois jovens guardiões irá sair do Clube de Alvalade, com o objetivo de somar mais minutos e ganhar alguma experiência, uma vez que o espaço no plantel leonino é cada vez mais reduzido. A mesma fonte revela, no caso, que o mais expectável é que seja Callai a ir 'rodar', tal como aconteceu na época transacta.
Diego Callai – que chegou a Alvalade já há nove anos para a equipa dos sub-12 dos leões – leva desde então 55 jogos ao serviço da turma secundária do Sporting, tendo estado presente várias vezes nos treinos da equipa A, sob comando de Rúben Amorim. O promissor guarda-redes tem contrato assinado com os verdes e brancos até 2027.
O prodígio de 19 anos é encarado como uma das grandes pérolas do Clube de Alvalade, mas a administração leonina emprestou-o para que viesse a ganhar minutos e bagagem competitiva fora de Alcochete. A serviço do Feirense, Diego Callai – avaliado em 1 milhão de euros – disputou, no total, 11 jogos, mantendo a baliza a zeros em três ocasiões e tendo-se apresentado a um bom nível.
Já Diogo Pinto - avaliado em 500 mil euros - realizou três encontros (293 minutos) – Estoril Praia, Chaves e Porto –, aproveitando as ausências, por lesão, de Antonio Adán e Franco Israel. O jovem guardião contou ainda com oito partidas (720 minutos) pelo conjunto secundário dos leões, onde sofreu 10 golos.