
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
O Sporting fechou a contratação de Brandon Johns Jr. como o mais recente reforço da equipa de basquetebol. Luis Magalhães refresca o plantel com sangue novo, depois de ter visto confirmadas várias saídas nos verdes e brancos.
Segundo informações avançadas pala página Basquetebol Notícias, o norte-americano de 25 anos deverá rumar ao Pavilhão João Rocha na próxima temporada, depois de completar o seu primeiro ano a jogar no continente europeu, ao serviço dos suecos do Lulea, em 2024/25.
Brandon Johns Jr. atua na posição de poste, podendo também ser utilizado como extremo. O jogador conta com uma envergadura de 2,03m e 109kg, e fez o seu percurso pelo basquetebol universitário dos Estados Unidos ao serviço dos Michigan Wolverines e VCU Rams.
Vale a pena recordar que o Sporting encontra-se em processo de renovação do seu plantel depois de uma temporada abaixo das expetativas. Nomes como Denilson Tavares, Tim Guers, Cat Barber, Jeremiah Bailey, Ludgy Debaut, Nick Ward, Arnette Hallman, Keonté Kennedy e Isaiah Armwood não irão transitar para a época seguinte.
No sentido inverso, a Direção de Frederico Varandas já apresentou a contratação de Francisco Amarante (ex-Oviedo) e são expectáveis as transferências de atletas como Rui Palhares, Malik Morgan, Robby Robinson, Maleeck Harden-Hayes, o regresso de João Fernandes e o retorno de empréstimo de Malik Bowman.
Confira, abaixo, a publicação do Basquetebol Notícias:
Emblema verde e branco volta a mostrar porquê de ser um Clube "tão grande como os maiores da Europa" e assegura presença em prova continental
|
O Sporting vai marcar presença na próxima edição da FIBA Europe Cup. Depois de já conhecido o calendário do basquetebol leonino, os comandados de Luís Magalhães ficaram a conhecer os seus potenciais adversários na prova europeia. Esta será a sexta presença consecutiva dos leões nesta competição.
Através da sua conta oficial do X, a FIBA anunciou os participantes da fase regular da sua quarta competição do continente europeu. Juntamente com o Clube de Alvalade, emblemas como Neftchi (Azerbeijão), Cedevita Junior (Croácia), Keravnos (Chipre), Bilbao Basket (Espanha), Zaragoza (Espanha), Tartu Ulikool (Estónia), Dijon Basket (França), Dinamo Sassari (Itália), Rostock Seawolves (Alemanha), Trefl Sopot (Polónia), Valcea 1924 (Roménia) e Aliaga Petkismpor (Turquia) estão presentes na prova.
Quem se poderá juntar ao Sporting e aos restantes conjuntos na FIBA Europe Cup é o Porto. A equipa do Norte do país poderá integrar a competição caso os comandados de Fernando Sá não assegurem a sua continuidade na fase de qualificação da Liga dos Campeões.
Vale a pena recordar que o Sporting encontra-se em processo de renovação do seu plantel depois de uma temporada abaixo das expetativas. Nomes como Denilson Tavares, Tim Guers, Cat Barber, Jeremiah Bailey, Ludgy Debaut, Nick Ward, Arnette Hallman, Keonté Kennedy e Isaiah Armwood não irão transitar para a época seguinte.
No percurso inverso, a direção de Frederico Varandas já apresentou Francisco Amarante (ex-Oviedo) como reforço para 2025/26. Ainda não oficializados mas apontados a Alvalade estão Rui Palhares, Malik Morgan, Robby Robinson, Maleeck Harden-Hayes o regresso de João Fernandes e o retorno de empréstimo de Malik Bowman.
Confira, abaixo, a publicação da FIBA:
Temporada 2025/26 está prestes a começar para o Clube de Alvalade e o princípio de calendário adivinha-se complicado para os leões
|
A equipa de basquetebol do Sporting já conhece o seu calendário do campeonato 2025/26. No papel, a formação orientada por Luís Magalhães não terá tarefa facilitada e vai receber o campeão nacional, Benfica, no Pavilhão João Rocha logo na segunda jornada, numa época em que os leões estão em renovação de plantel.
Através do site oficial do Clube, os verdes e brancos informaram os adeptos da agenda para a nova edição da Liga Betclic. Na primeira jornada, o conjunto leonino terá de se deslocar a Guimarães para defrontar o Vitória no fim-de-semana de 5 e 6 de outubro.
Apesar de jogar contra uma das equipas com maior tradição no basquetebol português, o conjunto orientado por Luís Magalhães terá de defrontar em sequência aquelas que se adivinham nos dois principais candidatos ao título: Benfica, no Pavilhão João Rocha, e Porto, no Dragão Arena.
Vale a pena recordar que o Sporting encontra-se em processo de renovação do seu plantel depois de uma temporada abaixo das expectativas. Nomes como Denilson Tavares, Tim Guers, Cat Barber, Jeremiah Bailey, Ludgy Debaut, Nick Ward, Arnette Hallman, Keonté Kennedy e Isaiah Armwood não irão transitar para a época seguinte.
No percurso inverso, a direção de Frederico Varandas já apresentou Francisco Amarante (ex-Oviedo) como reforço para 2025/26. Ainda não oficializados mas apontados a Alvalade estão Rui Palhares, Miguel Correia, João Embaló, o regresso de João Fernandes e o retorno de empréstimo de Malik Bowman.
Confira, abaixo, o calendário do basquetebol do Sporting:
Clube de Alvalade está de luto, depois do falecimento do antigo técnico da secção de basquetebol que chegou a ser Selecionador nacional
|
O Sporting está de luto, depois da morte de Adriano Baganha, antigo treinador da equipa de basquetebol dos leões. O ex técnico verde e branco também foi jogador, tendo chegado a disputar 12 partidas pela Seleção Nacional da modalidade - viria, mais tarde, a orientar também a turma das quinas. A notícia surge poucos dias depois do falecimento de António Morato.
Sporting: "Foi como treinador que deixou uma marca indelével na história do Clube"
O Clube de Alvalade emitiu uma nota de condolências através dos seus canais oficiais, que lê o seguinte: "O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte de Adriano Baganha, uma figura marcante do basquetebol Leonino, que faleceu esta terça-feira, aos 83 anos".
"Adriano Baganha representou o Sporting CP e outros clubes ao longo da sua carreira como jogador, tendo igualmente integrado a Selecção Nacional. No entanto, foi como treinador que deixou uma marca indelével na história do Clube, ao conduzir a equipa principal de basquetebol à conquista do título nacional na época de 1980/1981. Mais tarde, viria também a orientar a Selecção Nacional", escreveram de seguida os leões, numa ode ao percurso do antigo técnico.
Os verdes e brancos terminaram com uma mensagem ao círculo próximo do treinador: "Aos seus familiares e amigos, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, expressando igualmente o seu reconhecimento pelos muitos anos de dedicação, esforço e devoção à causa Leonina".
A Federação Portuguesa de Basquetebol também deixou uma nota de condolências, onde destaca a importância de Adriano Baganha para a modalidade: "Durante vários anos foi o timoneiro do coletivo das Quinas, tendo sido agraciado em 2017 com o Prémio Prestígio e Consagração (...) Antigo atleta do Sporting (onde jogou com o irmão Augusto, que também chegou a treinar), foi também treinador dos leões, tendo conquistado o Campeonato Nacional da I Divisão em 1981/82. Ambos acabariam por marcar uma era no clube de Alvalade como treinador e jogador".