Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Zeno Debast começou a carreira como médio. Formado no Anderlecht, o central do Sporting pisava terrenos mais adiantados, até ter sido aposta na defesa. Brian Riemer orientou o 'camisola 6' dos leões no emblema belga e recorda como o ensinou a melhorar os atributos defensivos.
"O Debast era um 'número 10' quando era mais jovem. Quando se vê a jogar, nota-se isso mesmo. Quando cheguei ao Anderlecht, ele não sabia soltar a bola. Ele é defesa central e não sabe soltar a bola!", relembrou o dinamarquês - que também falou de Morten Hjulmand - em declarações ao jornal O Jogo.
"O que expliquei foi que se ele quiser ser um central de topo europeu, e ele tem qualidades para isso, tem de aprender a defender. Era algo chave, porque tem o pacote todo. Normalmente os centrais são bons defesas e é preciso ensinar-lhes a jogar com bola, mas com Debast foi ao contrário", terminou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 22 milhões de euros - cumpriu 12 encontros. Nos 834 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central fez duas assistências e, ainda, um golo na Champions League - o primeiro da carreira.
O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
Rúben Amorim pede calma aos adeptos com Zeno Debast: