Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Um estudo elaborado pelo Observatório do Futebol (CIES) concluiu que Geovany Quenda é um dos melhores jovens alas com menos de 20 alas do mundo fora das 'Big Five'. O pupilo de Rúben Amorim é quarto classificado neste ranking com uma pontuação de 78 numa escala de 0 a 100.
O jovem futebolista surge como o único português numa lista, onde Jorrel Hato, do Ajax, aparece no primeiro lugar. Apenas outro ala deste top-10 tem a mesma idade de Geovany Quenda: Diego León, uns dias mais velho, sendo que os restantes têm 18 ou 19 anos.
O Manchester United demonstrou recente interesse em contratar o diamante do Sporting, que olha para o futebolista como uma aposta de futuro. O emblema de Old Trafford chegou, inclusive, a fazer uma sondagem junto dos responsáveis verdes e brancos, tal como outros clubes da Premier League e também o Leipzig, da Bundesliga, mas a saída do jogador só acontecerá pela cláusula de rescisão, fixada em 100 milhões de euros.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 14 partidas na presente temporada, nas quais disputou 930 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão na Liga portuguesa.
Veja a publicação do CIES:
Turma de Rúben Amorim recebe a formação comanda por Tiago Margarido nos quartos-de-final da Taça da Liga, esta terça-feira, dia 29 de outubro
|
0O Sporting vai voltar a entrar em campo já na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, frente aos madeirenses do Nacional, em jogo relativo aos quartos-de-final da Taça da Liga. O encontro diante da turma liderada por Tiago Margarido jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Vladan Kovacevic; Ricardo Esgaio, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Matheus Reis; Maxi Araújo, Morten Hjulmand, Daniel Bragança, Geny Catamo; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Conrad Harder. Este deverá, à partida, ser o onze inicial dos leões diante da formação adversária.
Vladan Kovacevic será o guarda-redes titular, em alternativa a Franco Israel. O trio de centrais terá mexidas, com Ousmane Diomande a ser acompanhado por Zeno Debast e Matheus Reis, sendo que Gonçalo Inácio deverá descansar e começar o encontro no banco de suplentes.
No meio-campo, Morten Hjulmand deverá estar de volta às opções iniciais, fazendo dupla com Daniel Bragança, que relega Hidemasa Morita para o banco de suplentes. As alas devem, ao que tudo indica, ficar entregues a Geny Catamo do lado direito, com Maxi Araújo a ocupar a faixa esquerda
Pedro Gonçalves deverá voltar a começar a partida nas opções iniciais, juntamente com Francisco Trincão. Por outro lado, Viktor Gyokeres deverá dar lugar a Conrad Harder, mas o ponta de lança sueco estará no banco de suplentes da equipa de Rúben Amorim.
Informações: Terça-feira – 29 de outubro – 20h315 – Estádio José Alvalade (SportTV 1).
Quem está fora: Eduardo Quaresma e Nuno Santos (lesões).
Dúvidas: Ninguém.
Equipa de Arbitragem: Árbitro: Hélder Carvalho; Assistentes: Francisco Pereira e Pedro Felisberto; 4.º árbitro: Luís Filipe; VAR -Manuel Oliveira; AVAR - Carlos Campos.
Treinadora orientou jogador de 17 anos no Damaiense, e revelou à Revista Sábado um episódio engraçado com o atleta luso-guineense
|
0Geovany Quenda, jovem talento de apenas 17 anos, tem sido um dos destaques da atual temporada do Sporting. No entanto, a sua trajetória começou a ganhar destaque muito antes, nos escalões mais jovens do Damaiense. Ana Correia, que foi a sua treinadora nos sub-11 e sub-9 do clube, recordou em declarações à revista Sábado um episódio significativo que ilustra o seu talento.
Durante um treino, Geovany Quenda apareceu de calções de ganga, o que não era permitido, mas Ana não hesitou em intervir. "Fui falar com o presidente e disse-lhe que o que tinha visto era muito interessante, que podia estar ali um talento, e convenci-o a abrir uma exceção", revelou.
Ana Correia também partilhou uma situação curiosa que teve com o jovem jogador, que atualmente atua na ala sob a orientação de Rúben Amorim. A treinadora notou que muitos miúdos têm dificuldades em compreender a dimensão coletiva do jogo. Para ajudá-lo, decidiu dar-lhe uma bola e desafiá-lo: "Como queres a bola só para ti, aqui tens uma. Hoje vais treinar com ela debaixo do braço, mesmo na parte do jogo”.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 14 partidas na presente temporada, nas quais disputou 930 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.
José Faria comentou na conferencia de imprensa, depois do jogo contra os minhotos, sobre a não utilização do internacional português
|
0Nani, antigo jogador do Sporting, não foi utilizado no jogo entre o Estrela da Amadora e o Vitória de Guimarães, que terminou empatado a 2-2, mas a sua ausência não se deveu a lesão, como esclareceu José Faria, o treinador da equipa lisboeta, durante a conferência de imprensa após o encontro.
José Faria informou que Nani esteve a recuperar de uma gastroenterite e não participou na partida por uma decisão técnica. O treinador defendeu a sua escolha ao afirmar que a seleção dos jogadores é baseada no desempenho e na preparação física, não apenas no nome ou no passado dos atletas.
Sobre a ausência de Nani, Faria reiterou que foi "apenas e só uma opção". O treinador acrescentou que outros jogadores, como Cissokho e Caio Santana, também não foram utilizados, e que a decisão não estava centrada apenas em Nani. "Entendo que haja curiosidade em relação ao passado dele, mas todos os jogadores são iguais na minha gestão. Joga quem trabalha, e isso não significa que Nani não o faça. É um excelente profissional, mas esta semana não treinou devido à gastroenterite", explicou.
O futebolista foi internacional por Portugal em 112 ocasiões e fez parte da equipa nacional que foi campeã da Europa em 2016. A nível de clubes, entre muitos outros títulos, foi várias vezes campeão inglês, tendo ainda ganho uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes.
Pelo Sporting, Nani atuou em três momentos distintos: o primeiro de 2005/06 a 2006/07, até se transferir para a Premier League. O segundo, por empréstimo dos red devils em 2014/15, e o terceiro em 2018/19. Com a Listada verde e branca, pela equipa principal, o craque fez 141 jogos, marcou 33 golos e fez 24 assistências. Conquistou três Taças de Portugal e uma Taça da Liga de leão ao peito