Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Um estudo elaborado pelo Observatório do Futebol (CIES) concluiu que Geovany Quenda é um dos melhores jovens alas com menos de 20 alas do mundo fora das 'Big Five'. O pupilo de Rúben Amorim é quarto classificado neste ranking com uma pontuação de 78 numa escala de 0 a 100.
O jovem futebolista surge como o único português numa lista, onde Jorrel Hato, do Ajax, aparece no primeiro lugar. Apenas outro ala deste top-10 tem a mesma idade de Geovany Quenda: Diego León, uns dias mais velho, sendo que os restantes têm 18 ou 19 anos.
O Manchester United demonstrou recente interesse em contratar o diamante do Sporting, que olha para o futebolista como uma aposta de futuro. O emblema de Old Trafford chegou, inclusive, a fazer uma sondagem junto dos responsáveis verdes e brancos, tal como outros clubes da Premier League e também o Leipzig, da Bundesliga, mas a saída do jogador só acontecerá pela cláusula de rescisão, fixada em 100 milhões de euros.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 14 partidas na presente temporada, nas quais disputou 930 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão na Liga portuguesa.
Veja a publicação do CIES: