Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Fev 2020 | 16:11 |
O duelo entre Sporting CP e Instanbul BB de amanhã, dia 20 de março, é uma oportunidade de ouro para os leões começarem bem a fase a eliminar da Liga Europa. Esta competição é a única prova que resta à equipa de Silas e, apesar de o Sporting CP não ter sido cabeça de série para estes dezasseis avos de final, pode-se considerar que teve sorte no sorteio, o que é diferente de considerar que esta é uma eliminatória fácil. Os turcos do Başakşehir estão no segundo posto do seu campeonato a apenas um ponto do Trabzonspor, ainda que tenham mais um jogo do que a equipa líder. O conjunto orientado por Okan Buruk apresenta um plantel recheado de experiência: Robinho, Gaël Clichy, Arda Turan, Martin Skrtel, Mehmet Topal, Demba Ba, Gökhan Inler ou Eljero Elia. Nesta equipa da principal cidade turca, jogam ainda algumas caras conhecidas dos portugueses: Miguel Vieira, antigo jogador do FC Paços de Ferreira; Carlos Ponck, que atuou nas últimas duas temporadas no CD Aves; ou Júnior Caiçara, que, em 2010/2011 e 2011/2012, representou o Gil Vicente FC. Segundo o site especializado Transfermarket, Edin Visca (12 milhões de euros), Irfan Can Kahveci (seis milhões de euros) e Mert Günok (quatro milhões de euros) são os jogadores mais valiosos da equipa turca. Depois de um início de temporada muito mau, no qual perdeu cinco dos primeiros sete jogos, a equipa do Başakşehir apenas perdeu mais dois jogos esta temporada, um em novembro com os italianos da AS Roma para a Liga Europa e outra a 25 de janeiro, com o Fenerbachçe. Não se espera um jogo fácil, mas a verdade é que no único jogo desta equipa em Portugal saíram derrotados. Já na Turquia, conseguiram bater o SC Braga. Os dois jogos foram para a Liga Europa, mas para a fase de grupos. O Sporting CP chega a este jogo como uma das duas equipas com mais participações nesta fase da Liga Europa (LER AQUI). Mas nas sete vezes anteriores, apenas por três vezes os leões conseguiram passar à fase seguinte. A equipa de Silas, ao contrário do seu adversário, está numa fase muito irregular, na qual venceu apenas dois dos seus últimos seis jogos, sendo estas duas vitórias nos dois últimos jogos em casa, o que pode ser um indicador positivo para os leões. Com o regresso de Vietto às opções do treinador, a equipa ganha mais um elemento ofensivo. Além disso, Acuña também está de regresso aos relvados e pode ser mais um elemento importante. O jogo tem lugar amanhã, dia 20 de março, no Estádio José Alvalade, e início agendado para as 17h55. O árbitro do encontro será o inglês Anthony Taylor.
Fotografia do Istanbul BB.
Plantel principal dos verdes e brancos veio de folga após o empate com o Braga, válido para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic
10 Out 2025 | 13:18 |
Rui Borges aproveitou o regresso da equipa do Sporting aos trabalhos para colocar os pontos nos i's junto do seu plantel. Depois de três dias de folga, com muitos jogadores ausentes devido à paragem para as seleções, o técnico dos leões quis deixar uma mensagem.
Antes de arrancar com a sessão de trabalhos, o treinador dos verdes e brancos optou por se dirigir ao plantel e abordou tudo o que correu mal no empate frente ao Braga (1-1), tanto como apontou rapidamente para o próximo objetivo do Sporting, que é o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.
De acordo com o jornal Record, Rui Borges pediu ao seu grupo seriedade na preparação do jogo frente ao Paços de Ferreira e que todos encarem o adversário da Liga 2 com o maior respeito, uma vez que a deslocação ao seu terreno é tradicionalmente complicada.
Vale lembrar que o Sporting também deverá ter agendado um jogo particular para uma das próximas sessões de trabalho, mas ainda não se conhece o adversário escolhido. O objetivo da equipa técnica passa por dar minutos aos jogadores menos utilizados do plantel.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Jogador da formação verde e branca fez questão de mostrar a desilusão que sente nas suas mais recentes declarações aos meios de comunicação
10 Out 2025 | 12:46 |
Georgios Vagiannidis não quis esconder a sua frustração após a derrota da Grécia na última quinta-feira, 9 de outubro, por 3-1, com a Escócia. O jogador do Sporting, que foi titular na partida, fez o rescaldo da terceira jornada da fase de qualificação para o Mundial 2026.
Vagiannidis: "O jogo virou do nada"
"Os primeiros sentimentos são negativos, é difícil. Não acho que nada tenha corrido mal em termos do nosso plano de jogo, entrámos com muita dinâmica, dominámos desde o primeiro minuto e não consentimos qualquer oportunidade. Mas o futebol é assim, nem sempre o melhor vence. O jogo virou do nada, mas o futebol é assim", começou por dizer, em declarações à Alpha.
Afastado do Sporting para representar o seu país, Vagiannidis também abordou o que mudar para o próximo jogo, no qual estará frente a frente com o seu capitão no Clube de Alvalade, Morten Hjulmand, uma vez que irá defrontar a Dinamarca.
"A única coisa positiva que posso tirar de hoje é que não há necessidade de mudar muito no nosso plano, porque funcionou na maior parte do tempo. Fizemos o que sabemos fazer bem, manter a bola, criar oportunidades, não permitir oportunidades atrás de transições. Temos de estar mais focados nas bolas paradas, que não são o nosso ponto forte", atirou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 12 milhões de euros - participou em sete partidas. O lateral dos verdes e brancos disputou um total de 440 minutos, nos quais conseguiu fazer uma assistência para os companheiros de equipa.
Estrutura do Clube de Alvalade não tem tido vida facilitada com o jogador que ainda pertence aos quadros da SAD verde e branca até ao final da época
10 Out 2025 | 12:22 |
Jeremiah St. Juste acabou 'desmentido' pela imprensa nacional, após recorrer às redes sociais para deixar a dúvida sobre se está atualmente lesionado ou não. Ao que parece, o jogador está mesmo entregue à Unidade de Performance do Sporting há dez dias.
De acordo com o jornal O Jogo, o central neerlandês lesionou-se a 1 de outubro, o que impossibilitava a sua utilização na equipa B mesmo se João Gião assim o desejasse, uma vez que já falhou os trabalhos da formação secundária dos leões antes da partida frente ao Leixões, do último domingo.
"Não acreditem em tudo o que lêem na comunicação social", escreveu Jeremiah St. Juste, numa publicação partilhada através dos stories da sua conta pessoal do Instragram que, mais tarde, até acabaria por eliminar das suas redes sociais.
O defesa ainda não participou em qualquer partida esta época - apesar de ter estado no banco na Supertaça, que terminou com derrota dos leões por 1-0 frente ao Benfica) e de ter sido expulso no banco de suplentes - e está a cumprir os últimos meses ao serviço do Sporting.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.