Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Fev 2020 | 16:11 |
O duelo entre Sporting CP e Instanbul BB de amanhã, dia 20 de março, é uma oportunidade de ouro para os leões começarem bem a fase a eliminar da Liga Europa. Esta competição é a única prova que resta à equipa de Silas e, apesar de o Sporting CP não ter sido cabeça de série para estes dezasseis avos de final, pode-se considerar que teve sorte no sorteio, o que é diferente de considerar que esta é uma eliminatória fácil. Os turcos do Başakşehir estão no segundo posto do seu campeonato a apenas um ponto do Trabzonspor, ainda que tenham mais um jogo do que a equipa líder. O conjunto orientado por Okan Buruk apresenta um plantel recheado de experiência: Robinho, Gaël Clichy, Arda Turan, Martin Skrtel, Mehmet Topal, Demba Ba, Gökhan Inler ou Eljero Elia. Nesta equipa da principal cidade turca, jogam ainda algumas caras conhecidas dos portugueses: Miguel Vieira, antigo jogador do FC Paços de Ferreira; Carlos Ponck, que atuou nas últimas duas temporadas no CD Aves; ou Júnior Caiçara, que, em 2010/2011 e 2011/2012, representou o Gil Vicente FC. Segundo o site especializado Transfermarket, Edin Visca (12 milhões de euros), Irfan Can Kahveci (seis milhões de euros) e Mert Günok (quatro milhões de euros) são os jogadores mais valiosos da equipa turca. Depois de um início de temporada muito mau, no qual perdeu cinco dos primeiros sete jogos, a equipa do Başakşehir apenas perdeu mais dois jogos esta temporada, um em novembro com os italianos da AS Roma para a Liga Europa e outra a 25 de janeiro, com o Fenerbachçe. Não se espera um jogo fácil, mas a verdade é que no único jogo desta equipa em Portugal saíram derrotados. Já na Turquia, conseguiram bater o SC Braga. Os dois jogos foram para a Liga Europa, mas para a fase de grupos. O Sporting CP chega a este jogo como uma das duas equipas com mais participações nesta fase da Liga Europa (LER AQUI). Mas nas sete vezes anteriores, apenas por três vezes os leões conseguiram passar à fase seguinte. A equipa de Silas, ao contrário do seu adversário, está numa fase muito irregular, na qual venceu apenas dois dos seus últimos seis jogos, sendo estas duas vitórias nos dois últimos jogos em casa, o que pode ser um indicador positivo para os leões. Com o regresso de Vietto às opções do treinador, a equipa ganha mais um elemento ofensivo. Além disso, Acuña também está de regresso aos relvados e pode ser mais um elemento importante. O jogo tem lugar amanhã, dia 20 de março, no Estádio José Alvalade, e início agendado para as 17h55. O árbitro do encontro será o inglês Anthony Taylor.
Fotografia do Istanbul BB.
Treinador do Clube de Alvalade falou aos jornalistas nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro, antes de novo jogo para a Liga Portugal Betclic
12 Dez 2025 | 13:12 |
Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Sporting - AFS, esta sexta-feira, dia 12 de dezembro. O encontro está marcado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, que terá um regresso, mas muitas outras ausências.
Quais os desafios que o AFS pode colocar?
"É uma equipa bastante agressiva, intensa, com jogadores experientes. À partida chegam aqui sem nada a perder e podem vir com mais confiança, descontraídos no sentido positivo. Acho que vamos ter uma equipa completamente tranquila, tem muito a ganhar e pouco a perder. À 2.ª jornada empataram em Braga e isso dita bem o que pode acontecer se entrarmos em facilitismos. E o grande desafio será esse, a equipa estar ligada depois de uma semana de exigência máxima com jogos frente a Benfica e Bayern. Mantê-los com a mesma energia, foco, rigor e intensidade para conseguirmos fazer um grande jogo e ganhar".
O que aconteceu com Pote? Estava apto para jogar?
"Estava apto para jogar. Tanto estava que jogou. Caso contrário nem corríamos esse risco. Temos demonstrado muito bem o que fazemos a gerir jogadores. Felizmente temos tido poucas lesões musculares. O Pedro, e tinha dito isso antes do jogo, tinha sentido um desconforto no treino e acaba por ter uma lesão muscular. Não posso estar aqui a dizer quanto tempo será porque não pertenço à parte médica. O que posso dizer é que não poderá dar o contributo nos próximos jogos. Dará outro".
Onda de lesões
"É o que é, fazem parte do futebol. Felizmente não temos tido muitas. O ano passado houve muitas e algumas musculares, este ano tivemos duas, no máximo três, musculares. Controlámos muito bem. O departamento de performance, o posto médico e a equipa técnica têm feito um grande trabalho. As lesões de agora são traumáticas, não controlamos. É um jogo de contacto. Apesar da lesão do Pote... Tomara não termos lesões porque é isso que queremos evitar, mas é preciso levantar a cabeça e seguir em frente. Os jogadores vão para a CAN também... São coisas que não controlamos".
Cansaço para o jogo
"Penso e acredito que não. Fazemos o nosso trabalho muito bem feito aqui com toda a estrutura naquilo que é tentar recuperar ao máximo os jogadores. Sinto-os super motivados e isso é sinal que a energia vai lá estar. O cansaço é mais mental do que físico muitas vezes. Claro que se tivermos a intensidade que queremos, podemos sentir um pouco mais à frente, mas é para isso que existem substituições. O treinador depois tem de tomar as decisões nos melhores momentos para dar intensidade".
Assinava agora a renovação?
"Assinava, sem problema algum. Mas não é algo que me passe pelo pensamento. Tenho contrato até 2027 e sei bem da confiança que têm em nós. Apenas focado e só em fazer o meu trabalho, que acho que tem sido bem feito. Tudo o resto é consequência disso. Vou sempre olhar para o futuro. As coisas a seu tempo virão dentro daquilo que é a nossa competência. Mas o meu foco é ser cada vez melhor, tornar o Sporting mais forte, voltar a ganhar títulos. É esse o meu único foco".
Já tem lista de reforços para janeiro?
"Não tenho listas, já disse que não estou muito focado no mercado. Temos muitos jogos e não perco tempo a olhar para isso. Não sei se iremos ou não ao mercado. Foco-me muito nas minhas soluções atuais que são as que me importam. Queremos dar resposta nestes jogos e não dá para ir buscar ninguém. A seu tempo vamos tomar essas decisões. Neste momento, o meu foco está nos jogadores que tenho e que podem jogar. Em Munique demos resposta e não ganhámos. E respondendo à primeira pergunta, o grupo está confiante e super motivado. Percebeu muito bem o que fomos capazes de fazer nestes últimos dois jogos de maior exigência, percebemos o que fizemos bem e menos bem. Eles sabem e percebem, são muito ambiciosos e não se cansam de ganhar. Estão sempre à procura de serem melhores. Sabem o que poderíamos ter feito melhor e o que fizemos muito bem. Estão super motivados. Afetados? Não. Não saímos felizes de Munique porque queríamos ganhar, mas demos o nosso melhor e fizemos um grande jogo. Continuamos o nosso crescimento apesar de um resultado que não nos agrada. A equipa sabe muito bem do que tem sido capaz e quer manter e melhorar cada vez mais".
Sporting tentou Geny e Diomande frente ao Santa Clara
"Em relação a Diomande e Geny, tentámos. É algo que sabemos que não será fácil, mas tentámos até porque só jogam um contra o outro no dia 24. Tentar apelar a isso. Se não acontecer, é seguir. Resposta? Para já, que saiba, não".
Privilegiado no Sporting
"Claramente, e já disse isso. Há bocado disseram que sou muito feliz no Sporting e sou muito mesmo. O dia-a-dia deixa-me feliz, é muito alegre, positivo, energia muito boa. E isso sente-se claramente. Seja na formação, seja na ala da equipa principal. Fico feliz porque os miúdos têm conseguido dar seguimento à imagem Sporting, naquilo que é passar da formação para a equipa principal. Temos conseguido meter mais miúdos connosco e isso é de valorizar, é sinal que o trabalho está a ser bem feito. Não tem só a ver comigo, a equipa técnica chama-os porque têm mostrado valências. Feliz por darem essa imagem e continuidade à imagem Sporting, de acreditar muito na formação. Olho para a equipa B e vejo uma equipa muito focada, rigorosa, miúdos que mesmo quando estão aqui e voltam não ficam em bicos de pés. Percebem a exigência, o quanto custa ter uma oportunidade. Os prémios depois é valorização individual, trabalham muito e nada melhor do que ser reconhecidos por isso. Às vezes achamos que estamos bem e podemos não estar, mas ser reconhecidos pelos outros passa confiança. E isso é bom para todos. Mas é consequência do trabalho diário deles. Têm de querer ganhar muito mais e a dificuldade de ser um jogador excecional é manter a consistência".
Verdes e brancos voltam a entrar em campo já no próximo sábado, dia 13 de dezembro, em partida válida para a 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic
12 Dez 2025 | 12:57 |
Rui Borges confirmou: Francisco Trincão está apto e convocado para ir a jogo no Sporting - AFS, que se disputa no próximo sábado, dia 13 de dezembro. Depois de ter falhado a deslocação dos leões a Munique, o internacional português vai reforçar os verdes e brancos na Liga.
Rui Borges: "Trincão está apto"
"O Trincão está apto para este jogo. Pedro Gonçalves, Debast e Quenda estão fora. O Dani [Bragança] está a voltar, mas ainda não está apto para dar o seu contributo. Perdemos nós, perdem outras equipas outros tantos jogadores influentes. Há que seguir o nosso trabalho. O Edu [Quarema] fez outro grande jogo, em Munique. Eles estão todos aí à porta a querer jogar e isso deixa-me feliz", confirmou o treinador.
Rui Borges: ""Quando eles estão aptos para jogar, a 100%, dentro dos parâmetros definidos, vão a treino"
Ainda no que toca ao seu plantel, Rui Borges comentou as iminentes saídas de Ousmane Diomande e Geny Catamo para o CAN - que os leões ainda estão a tentar adiar - e a recuperação de Zeno Debast: "Quando eles estão aptos para jogar, a 100%, dentro dos parâmetros definidos, vão a treino. Acredito que o Zeno Debast volte no início do mês de janeiro. Se voltar antes, melhor para nós, dado que o Diomande vai para o CAN. Há sempre a parte física para responder à exigência do jogo. Quanto ao Diomande e ao Geny, tentámos [que estivessem com a equipa até à Taça de Portugal], até porque só jogam no dia 24. Apelámos a isso. É seguir, faz parte".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 19 partidas. O avançado internacional português foi titular em quase todos jogos oficiais. Até ao momento, registou oito golos e três assistências na conta pessoal.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 13 de dezembro, frente ao AVS. O encontro, a contar para a 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Pedro Sousa, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h30.
Treinador dos leões foi questionado sobre os rumores de um eventual novo contrato com o Clube de Alvalade e não mostrou qualquer dúvida
12 Dez 2025 | 12:49 |
Rui Borges foi questionado sobre os recentes rumores de que o Sporting estaria interessado em renovar o seu contrato. Em resposta aos jornalistas, o treinador mostrou-se satisfeito com o que tem feito em Alvalade, mas não se mostrou preocupado com esta questão.
Rui Borges: "Renovação? Assinada, sem problema algum"
"Assinava, sem problema algum. Mas não é algo que me passe pelo pensamento. Tenho contrato até 2027 e sei bem da confiança que têm em nós. Apenas focado e só em fazer o meu trabalho, que acho que tem sido bem feito. Tudo o resto é consequência disso. Vou sempre olhar para o futuro. As coisas a seu tempo virão dentro daquilo que é a nossa competência. Mas o meu foco é ser cada vez melhor, tornar o Sporting mais forte, voltar a ganhar títulos. É esse o meu único foco", começou por dizer.
Rui Borges: "Tenho contrato até 2027 e isso não me preocupa"
"Ligo a essa notícia como ligo às outras todas: nada. Foco-me no meu trabalho e é isso que me motiva, é esse o meu pensamento. Focado no trabalho, o trabalho é que vai dar consequência ao futuro. Sinto-me feliz aqui, independentemente de falarem de renovação ou não. Tenho contrato até 2027 e isso não me preocupa. Não se trata de confiança porque isso é demonstrado desde o primeiro dia. E nesta fase, nem precisava disso. Temos dado uma demonstração do que temos sido capazes e do que vamos fazer no futuro", atirou ainda Rui Borges.
Com o empate na última ronda do Campeonato frente ao Benfica, os comandados de Rui Borges têm agora 32 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (37) está no primeiro posto. Já os encarnados seguem na terceira posição com 29 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 13 de dezembro, frente ao AVS. O encontro, a contar para a 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Pedro Sousa, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h30.