Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

É ASSIM MESMO! PORTO PERDE SURPREENDENTEMENTE EM CASA E DEIXA SPORTING AINDA MAIS LÍDER DA LIGA PORTUGUESA

Dragões claudicaram e ficam assim a sete pontos de distância do emblema verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

25 Fev 2024 | 20:55 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Porto perdeu por 32-28, em pleno Dragão Arena, protagonizando a grande surpresa da 19ª jornada do Campeonato Nacional de andebol. Ao perderem em casa com a equipa minhota, os dragões sofreram a quarta derrota consecutiva na temporada e deixam o Sporting ainda mais líder da competição. Pannda, lateral-direito brasileiro do ABC, com oito golos, foi o melhor marcador de uma partida em que o guarda-redes Humberto Gomes foi igualmente decisivo para o triunfo. No FC Porto, Pedro Valdes foi o melhor marcador, com cinco golos.


Nesta jornada, o Sporting derrotou o Gaia, no passado sábado, dia 24 de fevereiro, por 36-23, em jogo válido para a 19.ª jornada do Campeonato Placard. A equipa leonina continua a realizar uma temporada sensacional e segue invicto na liga portuguesa. Os leões somaram a 16.ª vitória consecutiva em todas as competições.



 Kiko Costa, com oito golos, esteve novamente em destaque e conseguiu realizar mais uma exibição de grande nível. Etienne Mocquais (cinco), Jan Gurri e Espen Vag (quatro) foram os restantes melhores marcadores do lado verde e branco.


Desta forma, os comandados de Ricardo Costa seguem com 57 pontos e ocupam o primeiro lugar do Campeonato Nacional. O Porto é segundo classificado com 50 pontos. Já o Benfica fecha o pódio no terceiro lugar com 49 pontos.

O Sporting vira agora atenções para as competições internacionais e vai preparar a próxima partida, agendada para terça-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Fuchse Berlin. O apito inicial do encontro a contar para a terceira jornada da Main Round da EHF European League está agendado para as 19h45, no Pavilhão João Rocha. Na ronda anterior, os leões somaram um triunfo histórico em casa da equipa alemã (32-31).


Modalidades

Europa rende-se ao Sporting: há várias estrelas nomeadas

Com uma temporada desportiva de grande nível coletivo e individual, os atletas verdes e brancos ganham destaque no continente europeu

Depois da época no Sporting, Francisco Costa, Martim Costa e Salvador Salvador, estão nomeados para prémios importantes para a modalidade na Europa
Depois da época no Sporting, Francisco Costa, Martim Costa e Salvador Salvador, estão nomeados para prémios importantes para a modalidade na Europa

18 Jun 2026 | 16:43 |

Icon Comentário0

Depois de já terem sido nomeados em 2025 para os prémios de melhor lateral direito e melhor lateral esquerdo, respetivamente, os irmãos Francisco Costa e Martim Costa, jogadores do Sporting, voltam a estar entre os possíveis vencedores para o prémio de melhor jogador europeu das suas respetivas posições.


Na participação no Campeonato da Europa de 2026, em que Portugal conseguiu um inédito quinto lugar, Francisco Costa foi eleito o melhor jogador jovem e o melhor lateral direito, para além de, com 61 golos, ter batido o recorde de golos de um português num campeonato continental.


Salvador Salvador, capitão dos leões e peça fundamental na estrutura de Ricardo Costa - que deverá continuar como técnico verde e branco -, está nomeado para melhor defensor de 2026, um prémio que já venceu no Europeu. Também Luís Frade, ex-Sporting, que venceu a Liga dos Campeões pelo Barcelona, está entre os candidatos ao galardão para pivô.


Depois uma temporada desportiva de grande sucesso, onde conquistaram o terceiro triplete consecutivo em Portugal e com um enorme percurso na EHF Champions League, o Sporting continua a destacar-se a nível europeu, no mundo do andebol e entre as melhores equipas da atualidade.

Desta forma, a votação irá ser realizada na aplicação da EHF, entre dia 17 e 21 junho. Os adeptos poderão votar e as suas decisões serão combinadas com as de treinadores, jogadores, jornalistas e, ainda, representantes da EHF. Os vencedores serão conhecidos a 23 e 24 de julho.



Modalidades

Oficial, Sporting! Ricardo C. é apresentado como... Selecionador Nacional

Treinador faz parte dos quadros do Clube de Alvalade e, em comunicado, Federação de Andebol de Portugal divulgou o seu mais recente cargo

Ricardo Candeias, adjunto do Sporting, vai assumir o comando da Seleção Nacional de sub-20 de andebol, sucedendo a Carlos Martingo no cargo.
Ricardo Candeias, adjunto do Sporting, vai assumir o comando da Seleção Nacional de sub-20 de andebol, sucedendo a Carlos Martingo no cargo.

17 Jun 2026 | 16:05 |

Icon Comentário0

Ricardo Candeias vai assumir o comando da Seleção Nacional de sub-20 de andebol, sucedendo a Carlos Martingo no cargo. O até então treinador adjunto de Ricardo Costa - que ficará em Alvalade - na equipa do Sporting dá assim mais um passo na carreira e prepara-se para viver a primeira experiência como responsável máximo por uma equipa principal.


A confirmação foi feita pela própria Federação de Andebol de Portugal, que optou por promover uma solução interna para assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido nos escalões jovens da seleção nacional.


"A continuidade do trabalho desenvolvido nas Seleções Nacionais jovens ficará entregue a Ricardo Candeias, atual treinador adjunto de Carlos Martingo, que rumou ao Porto", pode ler-se na nota divulgada pelo organismo que tutela a modalidade.


A Federação destaca ainda o conhecimento acumulado pelo técnico ao longo dos últimos anos junto das seleções nacionais. "Depois de ter acompanhado de perto este percurso e o trabalho diário da equipa técnica, Ricardo Candeias assumirá a liderança no novo ciclo, assegurando uma transição natural e dando seguimento ao projeto competitivo e formativo desenvolvido nos últimos anos", acrescenta o comunicado.

Antes de integrar a estrutura federativa, Ricardo Candeias construiu parte da carreira em França, onde desempenhou funções de treinador adjunto e de guarda-redes no Chartres. Posteriormente regressou a Portugal para integrar a equipa técnica do Sporting, Clube onde continuou a consolidar a sua experiência ao mais alto nível.


Festa do triplete:


Modalidades

Apontado à saída do Sporting, Ricardo Costa tem atualização sobre 26/27

Treinador da equipa de andebol dos verdes e brancos ganhou tudo na presente temporada e tem sido uma das figuras de grande assédio no mercado

Ricardo Costa já não deverá rumar ao Flensburg no imediato. O treinador do Sporting foi apontado ao emblema alemão nas últimas semanas
Ricardo Costa já não deverá rumar ao Flensburg no imediato. O treinador do Sporting foi apontado ao emblema alemão nas últimas semanas

16 Jun 2026 | 13:42 |

Icon Comentário0

Ricardo Costa já não deverá rumar ao Flensburg no imediato. O treinador do Sporting foi apontado ao emblema alemão nas últimas semanas, mas os responsáveis do clube decidiram, para já, manter a confiança em Ales Pajovic, afastando uma mudança no comando técnico.


Segundo informações divulgadas na Dinamarca, o Flensburg chegou a demonstrar interesse no técnico leonino, sobretudo numa altura em que também acompanha de perto a evolução dos filhos de Ricardo Costa, ambos apontados ao andebol alemão. No entanto, a direção do clube optou por adiar qualquer decisão relacionada com o cargo de treinador principal.


Boy Meesenburg, presidente do conselho consultivo do Flensburg, confirmou que Pajovic continuará à frente da equipa. O técnico esloveno tem contrato válido até 2027 e o clube ainda não definiu se pretende prolongar o vínculo ou avançar para uma mudança quando o atual acordo terminar.


Desta forma, a possibilidade de Ricardo Costa assumir o comando do histórico emblema germânico fica, pelo menos para já, suspensa. O interesse existiu, mas não avançou para uma fase mais concreta, permitindo ao treinador continuar focado no projeto do Sporting.

Ainda assim, o cenário não está totalmente encerrado. Os responsáveis do Flensburg continuam sem tomar uma decisão definitiva relativamente ao futuro de Pajovic e não é de excluir que o nome de Ricardo Costa volte a ganhar força caso exista uma mudança na liderança técnica nos próximos meses.


Para já, o treinador leonino mantém-se concentrado na preparação da nova temporada, enquanto o Sporting continua a contar com uma das figuras mais importantes do projeto que tem dominado o andebol nacional nos últimos anos. Aliás, no final da conquista da Supertaça, Ricardo Costa garantiu que tanto ele como os filhos ficariam em Alvalade para 2026/27.

Confira a publicação:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting acaba com modalidade e deixa dezenas de atletas ao abandono
Modalidades

Sporting acaba com modalidade e deixa dezenas de atletas ao abandono

12 Jun 2026 | 16:47

Icon Comentário0
Treinador do Sporting faz balanço de época histórica: "Todos sabem do momento delicado que passámos"
Modalidades

Treinador do Sporting faz balanço de época histórica: "Todos sabem do momento delicado que passámos"

09 Jun 2026 | 11:49

Icon Comentário0
Lateral do Sporting mostra-se orgulho dos colegas: "Melhor equipa que já existiu em Portugal"
Modalidades

Lateral do Sporting mostra-se orgulho dos colegas: "Melhor equipa que já existiu em Portugal"

09 Jun 2026 | 10:41

Icon Comentário0