Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

E esta? Zeno Debast diz que adaptação ao Sporting está a correr bem e tem tido ajuda de... ex Benfica

Central reforçou o Clube de Alvalade no mercado de transferências de verão, proveniente do Anderlecht, e custou perto dos 16 milhões de euros

Antigo jogador do Benfica tem dedo na adaptação de Debast ao Sporting
Antigo jogador do Benfica tem dedo na adaptação de Debast ao Sporting

  |

Icon Comentário0

Zeno Debast foi uma das contratações de verão do Sporting. Com um potencial tremendo, o central belga garante que está a melhorar na língua portuguesa e que vem tendo uma ajuda especial: Jan Vertonghen, compatriota e antigo jogador do Benfica.


"Fui muito bem recebido no grupo. Os jogadores experientes cuidaram bem de mim, um pouco como Vertonghen fez", disse, à Pickxsports, acrescentando: "também já percebo bem os termos do futebol em português. É um pouco como o francês, mas depois da seleção nacional também vou começar a ter aulas adicionais".


Sobre a reação dos adeptos belgas à sua saída para o Sporting, Debast acredita que "É bom ouvir isso! O meu irmão Milan também ainda joga lá nas camadas jovens". Para terminar, o defesa assumiu estar "grato ao selecionador nacional pelas oportunidades que tive" e comentou a despedida de Vertonghen, assumindo ser "uma pena que nos tenha deixado, é uma personalidade enorme".


No mesmo momento, a nova aquisição do Sporting admitiu ter falado com Rúben Amorim depois do erro na Supertaça, que colocou Galeno na cara de Kovacevic e ditou o primeiro tento do Porto: "Ele defendeu-me após o erro que cometi na Supertaça contra o Porto. Não foi uma má partida da minha parte, mas cometi um erro no primeiro golo. Tive uma boa conversa com ele depois do jogo".

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast - avaliado em 18 milhões de euros - cumpriu quatro encontros. Nos 141 minutos dentro das quatro linhas, o central fez uma assistência, diante do Nacional. O jogador chegou ao Sporting oriundo do Anderlecht, a troco de 15,5 milhões de euros, a que se podem juntar mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. O central tem contrato até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.



Futebol

Exclusivo Leonino – Sporting toma decisão sobre Rodrigo Marquês

Avançado da formação dos verdes e brancos vê futuro tomar uma reviravolta depois de entendimento da estrutura

Sporting deixa porta da saída aberta a Rodrigo Marquês
Sporting deixa porta da saída aberta a Rodrigo Marquês

  |

Icon Comentário0

O Sporting tomou uma decisão em relação a Rodrigo Marquês: o avançado é para deixar os leões, sabe o Leonino. De acordo com a informação apurada pelo nosso Jornal, o jovem avançado não tem vindo a corresponder às expectativas da estrutura, o que leva a que tenha de procurar novos projetos.


Fonte próxima do processo do jogador refere que a Direção liderada por Frederico Varandas estar disposta a libertar o atleta ou na próxima janela de inverno ou mesmo na de verão, mediante propostas. O jogador acabou por não ter a margem de progressão que era esperada.


Na temporada passada, avançado leonino, agora com 21 anos, chegou mesmo a ser o segundo melhor marcador da fase de apuramento de campeão da Liga 3, com João Pereira no comando técnico, ao contabilizar nove golos apontados em 10 encontros. No entanto, a promoção à equipa B não tem corrido de feição.


Esta temporada, na Liga 3, Rodrigo Marquês – quem tem contrato até 2026 com o Clube de Alvalade – leva oito pela turma secundária verde e branca. Ao todo, o jogador contabiliza 305 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.

Rodrigo Marquês chegou ao Sporting em 2011, tendo subido a pulso nos escalões de jovens do emblema verde e branco. Desde que rumou a Acolchete, o avançado já venceu um título de campeão de iniciados, em 2017/18, sob comando técnico de Pedro Coelho.



Futebol

Falado no Sporting, decisão de Sérgio Conceição tem revelação

Antigo treinador do Porto tem sido um dos nomes colocados em cima da mesa para suceder a João Pereira em Alvalade

Sérgio Conceição tem sido um dos nomes pedidos pelos adeptos do Sporting
Sérgio Conceição tem sido um dos nomes pedidos pelos adeptos do Sporting

  |

Icon Comentário0

Sérgio Conceição tem sido um dos nomes pedidos pelos adeptos do Sporting para suceder a João Pereira no comando técnico dos leões. No entanto, para já, o antigo treinador do Porto não parece estar na órbita dos verdes e brancos, apesar de estar livre desde o último verão.


Segundo o portal 'Desporto ao Minuto', a falta de clube acontece... por escolha. O treinador já terá recebido vários convites, mas não aceitou nenhum, pela vontade que tem em treinar no topo do futebol mundial, e pela crença de que construiu um palmarés que o permite ambicionar a tal posição num futuro próximo.


Sérgio Conceição terá, neste momento, convites de França, com destaque para o Nantes, onde já treinou. Inglaterra também chama pelo antigo treinador do Porto, com especial atenção para Everton ou West Ham. Por outro lado, Brasil e Médio Oriente também já ligaram para perceber a vontade do técnico em fazer a viagem longa e trabalhar num contexto diferente ao que conhece.


De momento, segundo a mesma fonte, o técnico ainda não um plano definido, mas há uma ambição clara: orientar uma equipa de topo nas melhores cinco ligas europeias. O treinador natural de Coimbra que garantias de sucesso e por isso continuará à espera do projeto ideal para continuar a sua carreira após sete anos no norte de Portugal.

Não está de parte, no entanto, a hipótese de vir a orientar uma seleção nacional. Conceição estaria aberto à possibilidade desde que, como já mencionado, fosse uma equipa que lhe permitisse manter-se no topo do futebol internacional. Relembrar que o técnico conquistou três títulos de campeão nacional, quatro Taças de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga em Portugal, motivo pelo qual acredita que o clube certo chegará.



Futebol

Utilização de Gyokeres no Sporting colocada em causa: “Menos autossuficiente”

Internacional sueco voltou a marcar com a Listada verde e branca, mas as suas exibições pelos leões continuam a ser alvo de escrutínio

Tomás da Cunha falou sobre a utilização de Gyokeres no Sporting de João Pereira
Tomás da Cunha falou sobre a utilização de Gyokeres no Sporting de João Pereira

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres foi um dos protagonistas do Sporting - Santa Clara, desta vez ao assinar o golo que garantiu a passagem dos leões aos quartos de final da Taça de Portugal. Tomás da Cunha aproveitou para analisar a utilização do internacional sueco por parte de João Pereira.


"João Pereira mexeu de forma tardia (Santa Clara ultra baixo), mas certeira. É o melhor momento desde que assumiu. Quenda pede pé trocado (limitações de Catamo vão superando as virtudes) e a agressividade de Harder ao segundo poste valeu golo (Gyokeres menos autossuficiente)", pode ler-se, na sua conta da plataforma 'X'.


O comentador desportivo falou ainda sobre a forma como os leões abordaram os instantes finais do tempo regulamentar: "Não é normal, numa equipa como o Sporting, permitir três oportunidades a um adversário inferior em tempo de descontos. Quando o Santa Clara atacou, sofreu. A desconfiança nota-se nas áreas, mas como consequência da degradação do jogo coletivo. Gyokeres foi buscar o erro".


De resto, Tomás da Cunha ainda falou sobre a forma como João Pereira abordou o encontro: "João Pereira mexeu de forma tardia (Santa Clara ultra baixo), mas certeira. É o melhor momento desde que assumiu. Quenda pede pé trocado (limitações de Catamo vão superando as virtudes) e a agressividade de Harder ao segundo poste valeu golo (Gyokeres menos autossuficiente)", sublinhou.

Com esta vitória – a 19.ª em 25 encontros na presente temporada –, os agora comandados por João Pereira passam à próxima fase da prova rainha do futebol português e continuam na luta pela conquista de uma competição que não vencem desde a temporada 2018/19.


O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.

Confira a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting - Porto da Taça da Liga com novas informações
Futebol

Sporting - Porto da Taça da Liga com novas informações

 

Icon Comentário0
Eduardo Quaresma termina Sporting – Santa Clara com más notícias
Futebol

Eduardo Quaresma termina Sporting – Santa Clara com más notícias

 

Icon Comentário0
Harder sai do banco para marcar e fala sobre titularidade no Sporting
Futebol

Harder sai do banco para marcar e fala sobre titularidade no Sporting

 

Icon Comentário0