Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A dois dias do embate entre Bélgica e Israel, compromisso internacional a contar para a UEFA Nations League A, Zeno Debast, central do Sporting, esteve à conversa com a comunicação social na manhã desta quarta-feira, dia 4 de setembro. O jovem internacional belga falou sobre os primeiros dias em Alvalade e abordou o "pequeno erro" que admitiu cometer no jogo frente ao Porto (4-3) e conta que recebeu o apoio de Rúben Amorim.
"Já entendo quase todos os termos futebolísticos em português. É um pouco semelhante ao francês. E agora, a partir de setembro, vou ter aulas de português. Aí vai ser ainda mais rápido. Ser campeão de Portugal? Sim, claro. Preciso de adaptar-me a uma nova cultura e a um novo sistema de jogo, com três na defesa e, às vezes, com cinco. Já jogámos uma vez com quatro na defesa. Isso faz parte da minha aprendizagem. Tento aproveitar ao máximo as oportunidades que vou tendo", acrescentou, falando no Clássico da Supertaça.
"Tive algumas conversas com ele, temos uma boa relação. A verdade é que ele defendeu-me após o erro que cometi na Supertaça contra o Porto. Não foi uma má partida da minha parte, mas cometi um erro no primeiro golo. Tive uma boa conversa com ele depois do jogo", afirmou.
Já sobre o último Clássico diante dos dragões (2-0) para a quara jornada da Liga Portugal Betclic, Debast enalteceu o ambiente de Alvalade e mostrou-se satisfeito por ter participado na partida: "O ambiente foi incrível. Foi ótimo poder entrar em campo num jogo assim e ter a sensação de vencer essa partida importante. Tentaremos manter esta boa forma", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast - avaliado em 18 milhões de euros - cumpriu quatro encontros. Nos 141 minutos dentro das quatro linhas, o central fez uma assistência, diante do Nacional. O jogador chegou ao Sporting oriundo do Anderlecht, a troco de 15,5 milhões de euros, a que se podem juntar mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. O central tem contrato até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Recorde o apoio de Rúben Amorim a Zeno Debast:
Com a Listada verde e branca, antigo futebolista dos leões que agora termina a carreira realizou 165 encontros, apontou 13 finalizações certeiras e conquistou cinco títulos
|
0Miguel Veloso anunciou o término da sua carreira de futebolista. Numa mensagem deixada nas redes sociais, o antigo jogador do Sporting – que vai prosseguir a carreira enquanto treinador – agradeceu a todos pelo apoio, mostrando-se feliz pelos feitos que alcançou. Recorde uma entrevista recente do português em que o mesmo fala sobre ... Rúben Amorim.
“Depois de muitos anos em campo, depois de muitas batalhas, emoções e vitórias, chegou a hora de me despedir da carreira de futebolista. Não foi uma decisão fácil, mas é o momento certo para virar a página e iniciar um novo capítulo”, começou por referir Miguel Veloso.
“Quando olho para trás e vejo toda a minha carreira, não posso deixar de dizer que foi realmente uma viagem incrível. Foram anos intensos e cheios de emoções que levarei sempre comigo”, acrescentou o antigo jogador do Sporting.
“Quero agradecer sinceramente à minha família, a todos os companheiros com quem partilhei o balneário e a todos os treinadores que me ajudaram a crescer. Mas um agradecimento especial vai para vocês, fãs. Deram-me força e motivação todos os dias, fazendo-me sentir parte de algo grande. Muito obrigado a todos!”, finalizou Miguel Veloso.
O Clube de Alvalade já fez questão de deixar uma mensagem ao antigo futebolista: “Obrigado por teres honrado o Sporting em todos os jogos que realizaste de leão ao peito. Que bonita carreira, Miguel Veloso. Esta será sempre a tua casa”.
Miguel Veloso representou o Sporting durante 11 temporadas: 2000/01 a 2010/11. Com a Listada verde e branca, o internacional por Portugal em 56 ocasiões (três golos) realizou 165 encontros, marcou 13 golos e conquistou duas Taças de Portugal (2006/07 e 2007/08), duas Supertaças Cândido de Oliveira (2007 e 2008) e um campeonato nacional de juniores (2004/05).
Para lá do Sporting, Miguel Veloso, que faz alguns anos da sua formação no Benfica, conta com passagens pelo Dínamo de Kiev (127 encontros, 14 golos), Génova (123 partidas, quatro golos), Hellas Verona (103 jogos, cinco golos), Pisa (28 partidas, um golo) e Olivais e Moscavide (28 jogos e sete golos).
Reveja todos os golos de Miguel Veloso com a camisola do Sporting:
Frederico Varandas tentou contratação de jogador que tem vários títulos no currículo, mas escolha do futebolista foi outra
|
0É oficial! Mats Hummels é reforço da Roma para a nova temporada. O experiente central, campeão do Mundo pela seleção da Alemanha, assina a custo zero com o emblema liderado por Daniele De Rossi, uma vez que tinha acabado contrato com o Borussia Dortmund. O Sporting tentou contratar o defesa, mas sem sucesso.
O interesse do Clube de Alvalade foi noticiado por Nicolò Schira - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. Além dos leões, a fonte em questão revelou cobiça de Bolonha, West Ham, Leverkusen, Ajax, Maiorca, Real Sociedad e emblemas sauditas. No entanto, Hummels escolheu a Roma.
Com as saídas de Antonio Adán, Sebastián Coates ou Luís Neto, o plantel do Sporting ficou órfão de alguns dos seus principais líderes. Para lá da qualidade dentro do campo – Hummels foi peça chave na chegada do Dortmund à final da Liga dos Campeões –, os leões estariam, ainda, à procura de colmatar essa falta de experiência da turma de Rúben Amorim, isto apesar da chegada de, por exemplo, Zeno Debast, que viveu momentos complicados na sua estreia pelos leões.
Em 2023/24, com a camisola do Dortmund, Mats Hummels – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 40 encontros: 25 na Bundesliga, 13 na Liga dos Campeões e dois na DFB Pokal (Taça da Alemanha). Nos 2.931 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central apontou quatro golos (PSG, Eintracht Frankfurt e bis diante do Friburgo) e fez uma assistência (Atlético de Madrid).
Na sua carreira, para lá das 14 temporadas ao serviço do Dortmund (508 partidas, 38 golos e 19 assistências), Mats Hummels realizou 11 épocas pelo Bayern Munique (118 encontros, oito golos e seis assistências). Na sua sala de troféus, o alemão, agora com 35 anos, conta com um Campeonato do Mundo (2014), seis Bundesliga (2007/08, 2010/11, 2011/12, 2016/17, 2017/18 e 2018/19), quatro Supertaças (2013, 2016, 2017 e 2018) e quatro DFB Pokal (2007/08, 2011/12, 2018/19 e 2020/21).
Assista à apresentação do jogador:
Treinador dos leões não tem por hábito fazer alterações significativas no onze inicial dos verdes e brancos, mas esta temporada joga a Liga dos Campeões
|
0Zeno Debast iniciou a época a titular, estreando-se na Supertaça, diante do Porto. Com um jogo para esquecer, o central saltou para o banco de suplentes do Sporting, dando lugar a Ousmane Diomande na primeira jornada do campeonato. Rúben Amorim admitiu ter mexido em conformidade com os avançados do Rio Ave, mas o 'camisola 26' não mais saiu do onze inicial. O belga revela os motivos.
“O nível em Portugal é um pouco diferente: é um pouco mais rápido e há um pouco mais de treino tático e é mais técnico. Ainda estou no banco porque ainda estou a habituar-me ao novo sistema. Por vezes jogamos com três defesas, outras vezes com quatro”, disse na concentração da sua seleção.
Zeno Debast comentou também "a história e a grandeza do Clube", mostrando-se muito satisfeito por estar em Alvalade. Os adeptos têm demonstrado ao jovem defesa que, apesar da partida menos boa diante dos dragões, vão apoiar até ao fim.
No mesmo momento, a nova aquisição do Sporting admitiu ter falado com Rúben Amorim depois do erro na Supertaça, que colocou Galeno na cara de Kovacevic e ditou o primeiro tento do Porto: "Ele defendeu-me após o erro que cometi na Supertaça contra o Porto. Não foi uma má partida da minha parte, mas cometi um erro no primeiro golo. Tive uma boa conversa com ele depois do jogo".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast - avaliado em 18 milhões de euros - cumpriu quatro encontros. Nos 141 minutos dentro das quatro linhas, o central fez uma assistência, diante do Nacional. O jogador chegou ao Sporting oriundo do Anderlecht, a troco de 15,5 milhões de euros, a que se podem juntar mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. O central tem contrato até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.