
Futebol
André Geraldes pode ser o novo CEO de clube português; Ex team manager do Sporting em grande
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A dois dias do embate entre Bélgica e Israel, compromisso internacional a contar para a UEFA Nations League A, Zeno Debast, central do Sporting, esteve à conversa com a comunicação social na manhã desta quarta-feira, dia 4 de setembro. O jovem internacional belga falou sobre os primeiros dias em Alvalade e abordou o "pequeno erro" que admitiu cometer no jogo frente ao Porto (4-3) e conta que recebeu o apoio de Rúben Amorim.
"Já entendo quase todos os termos futebolísticos em português. É um pouco semelhante ao francês. E agora, a partir de setembro, vou ter aulas de português. Aí vai ser ainda mais rápido. Ser campeão de Portugal? Sim, claro. Preciso de adaptar-me a uma nova cultura e a um novo sistema de jogo, com três na defesa e, às vezes, com cinco. Já jogámos uma vez com quatro na defesa. Isso faz parte da minha aprendizagem. Tento aproveitar ao máximo as oportunidades que vou tendo", acrescentou, falando no Clássico da Supertaça.
"Tive algumas conversas com ele, temos uma boa relação. A verdade é que ele defendeu-me após o erro que cometi na Supertaça contra o Porto. Não foi uma má partida da minha parte, mas cometi um erro no primeiro golo. Tive uma boa conversa com ele depois do jogo", afirmou.
Já sobre o último Clássico diante dos dragões (2-0) para a quara jornada da Liga Portugal Betclic, Debast enalteceu o ambiente de Alvalade e mostrou-se satisfeito por ter participado na partida: "O ambiente foi incrível. Foi ótimo poder entrar em campo num jogo assim e ter a sensação de vencer essa partida importante. Tentaremos manter esta boa forma", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast - avaliado em 18 milhões de euros - cumpriu quatro encontros. Nos 141 minutos dentro das quatro linhas, o central fez uma assistência, diante do Nacional. O jogador chegou ao Sporting oriundo do Anderlecht, a troco de 15,5 milhões de euros, a que se podem juntar mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. O central tem contrato até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Recorde o apoio de Rúben Amorim a Zeno Debast:
Presidente e treinador do Clube de Alvalade acreditam que futebolista é muito importante no plantel e ligação aos leões é para prolongar
|
Frederico Varandas e Rui Borges querem que Hidemasa Morita renove contrato com o Sporting. O jogador é muito apreciado pelo treinador verde e branco, mas a sua ligação ao Clube de Alvalade termina no final da próxima temporada e poderá sair a custo zero.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os verdes e brancos, à semelhança do que outrora tinham feito, apresentaram mais uma oferta contratual ao 'camisola 5', que, contrariamente ao que se sucedeu num passado recente, não rejeitou de forma imediata.
Morita quer deixar o Sporting e conhecer outras realidades, visto já ter 30 anos. A Premier League é o desejo maior do nipónico, que teve uma época muito conturbada e pouco regular devido a lesões e ainda terá de estudar qual o caminho a percorrer caso abandone Alvalade.
A mesma fonte garante que, para já, não existe qualquer proposta para o médio continuar a carreira e, dessa forma, o Sporting faz contas com Morita para a próxima temporada, mesmo depois de já ter oficializado a chegada de Giorgi Kochorashvili.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 13 milhões de euros - contabilizou 35 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, dois na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.020 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Futebolista de Rui Borges tem sido muito utilizado esta temporada e forma física do atleta leonino causa alguma apreensão à estrutura
|
Nuno Santos sofreu uma grave lesão na jornada nove da Liga Portugal Betclic e ainda não tem data para regressar. A alternativa direta é Maxi Araújo, o que causa alguma apreensão à estrutura do Sporting, visto que o canhoto pode chegar aos 68 jogos esta temporada.
No total, entre Toluca e Sporting, Maxi - a contas com um processo disciplinar - leva umas impressionantes 66 partidas em 2024/25. No entanto, o ala canhoto foi convocado por Marcelo Bielsa para os compromissos diante de Paraguai (6 de junho) e Venezuela (11 de junho) e, habitualmente, é titular.
Após os compromissos internacionais, Maxi terá somente duas semanas de férias e apresentar-se-á ao trabalho na Academia Cristiano Ronaldo a partir de dia 1 de julho. O pouco período de descanso, aliado à sobrecarga de jogos, deixa os responsáveis leoninos algo preocupados.
A alternativa direta é Nuno Santos, que em outubro sofreu uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito. Apesar de já ter ultrapassado duas lesões graves na carreira, é incerta a forma física com que o 'camisola 11' irá regressar aos relvados, não tendo ainda sequer uma data oficial para tal.
Esta época, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - disputou 46 jogos com a camisola do Sporting: 28 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o canhoto alinhou durante 3.094 minutos, tendo feito quatro golos e apontado ainda cinco assistências.
Confira as declarações de Maxi Araújo sobre a possibilidade do Sporting conquistar o campeonato:
Depois de conquistar a Liga Europa ao serviço do Tottenham, antigo espanhol dos Clube leonino mostrou-se de língua afiada
|
Após conquistar a Liga Europa ao serviço do Tottenham, Pedro Porro deixou recados aos críticos do spurs, numa extensa entrevista. O antigo lateral-direito espanhol do Sporting não poupou nas palavras depois de conquistar o primeiro em 17 anos pelo clube londrino.
Pedro Porro:"Deixem-nos falar e fazer 'memes', agora"
Pedro Porro concedeu uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, após o Tottenham vencer a Liga Europa contra o Manchester United, por 1-0. Na peça em questão, o antigo lateral do Sporting atacou quem, durante tantos anos, fez pouco do clube londrino:”É a opinião das pessoas... É claro que isso te chega, mas nós não queremos saber. Na verdade, eu até lhes agradeceria, porque pode servir como motivação extra, como gasolina para te alimentar. E vencemos. Deixem-nos falar e fazer 'memes', agora”
“Há mais de 40 anos que não conquistávamos um troféu europeu. A reação das pessoas foi adorável. Quando entras no autocarro e dás a volta a Londres, sentes quão importante é. Mudas a vida de famílias. Elas tinham sofrido. Nós também sofremos, no dia a dia”, acrescentou o espanhol do Tottenham.
Pedro Porro terminou a entrevista falando sobre o sentimento após a conquista neste final de temporada: ”Agora as pessoas têm de respeitar um pouco mais o Tottenham, porque somos campeões da Liga Europa. A temporada tinha sido muito má, na Premier League, e conquistar a Liga Europa trouxe muita felicidade. Os adeptos tinham sofrido, e nós também”.
Esta temporada, com a camisola do Tottenham, Pedro Porro – avaliado em 45 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Premier League, 13 na Liga Europa, três na Taça de Inglaterra e dois na Taça da Liga inglesa. Ao todo, o lateral espanhol contabiliza 4.010 minutos, com quatro golos e nove assistências.